segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Botafogo vence e está na final da Taça Guanabara

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde deste sábado, em um Maracanã cheio, Botafogo e Fluminense fizeram uma das semifinais da Taça Guanabara (1º turno do Campeonato Carioca). As duas equipes fizeram um ótimo clássico, como manda a tradição de clássicos, e o alvinegro venceu por 2 a 0, classificando a Final do turno.

O Fluminense começou com um esquema de jogo fora do habitual que o time vinha jogando, com apenas dois atacantes, Leandro Amaral e Washington e começou melhor, mas Thiago Neves era bem marcado por Diguinho e não abastecia os atacantes. Apesar do bom inicio tricolor, o Bota era mais perigoso. Aos 9 minutos, Wellington Paulista acertou o travessão de Fernando Henrique. Três minutos mais tarde, novamente Wellington Paulista obriga o goleiro tricolor a fazer uma ótima defesa. O Fluminense respondeu em um chute de Arouca que o goleiro Castillo defendeu bem. Com chances dos dois lados, a partida era equilibrada e boa de se assistir. Na terceira tentativa de Wellington Paulista no jogo, o camisa 9 finalmente abriu o placar. Aos 29 minutos, em cobrança de escanteio, Zé Carlos desvia, Fernando Henrique falha e Wellington Paulista aparece sozinho para empurrar a bola para o fundo das redes.

O gol animou os tricolores que saíram em busca do empate. Thiago Neves exigiu nova boa intervenção de Castillo em uma falta cobrada. Em outro lance, Washington fez o gol mas o juiz marcou impedimento do Camisa 9 tricolor O Botafogo teve uma grande baixa neste 1º tempo, Zé Carlos saiu sentindo dores musculares e entrou em seu lugar Fábio e criou chance para ampliar o placar antes do intervalo com Lúcio Flávio, mas o goleiro tricolor fez uma defesa difícil. O Fluminense também teve chance, mas Thiago Neves não aproveitou a chance e o Bota entrou no vestiário com a vitória parcial.

O técnico do Flu, Renato Gaúcho voltou do intervalo disposto a mudar a história do jogo colocando Conca no lugar de Arouca, mas a substituição não deu muito certo, pois desestruturou o meio tricolor. E o Botafogo teve outra baixa, Jorge Henrique saiu lesionado. O Técnico Cuca resolveu colocar uma maior marcação, colocando o zagueiro Édson. Renato Gaúcho coloca o 3º atacante, Dodô no lugar de Maurício e foi com tudo para buscar o empate. Mas o Botafogo foi tranqüilizando e não teve sustos até os 30 minutos.

Aos 30 minutos, uma expulsão poderia ter mudado a história do clássico, o lateral botafoguense Triguinho foi expulso após cometer falta violenta em Gabriel. Com a vantagem no campo, o Fluminense se animou mais ainda, mas desarrumado em campo, não criava as chances, só criou aos 39 minutos com Thiago Neves que Fábio tirou em cima da linha. O Botafogo tinha os contra-ataques a sua disposição e aproveitou 2. Um para a expulsão de Thiago Silva e o outro para arrumar o pênalti que decretou a vitória e a vaga na final. Aos 47 minutos, Luiz Alberto fez pênalti em Túlio que Lúcio Flávio converteu e marcou o 2º do Botafogo. Classificando o time alvinegro para a Final.

Nenhum comentário: