quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Rodada emocionante fecha as Eliminatórias

Share |

Por Leonardo Martins


Foi uma noite inesquecível para o futebol sul-americano, a noite que encerrou as Eliminatórias para a Copa do Mundo. A última vaga direta e a vaga à repescagem estava sendo disputada entre Argentina, Uruguai. O Blog traz um resumo desta rodada emocionante para você.

Uruguai 0x1 Argentina


O jogo mais aguardado da rodada aconteceu no lendário Estádio Centenário, onde Uruguai e Argentina duelaram pela última vaga direta a Copa. O jogo foi tenso, mas no final a sorte de Maradona, que sempre o acompanhou em jogos importantes, foi decisiva para a classificação hermana que calou os 60 mil uruguaios que lotaram o Centenário com a vitória por 1 a 0.

Quando começou o jogo se viu um Uruguai melhor em campo e aproveitando as falhas da marcação argentina. A melhor chance da 1ª etapa aconteceu logo no início quando Suarez dividiu com o goleiro Romero, mas a bola foi para fora.

Aos poucos, no seu melhor estilo, os argentinos foram cadenciando o jogo e viam na figura de Verón sua alma em campo. Verón, mais uma vez, mostrou que cresce nestes jogos e foi figura importante no toque de bola. A partida era como um clássico entre uruguaios e argentinos, muita violência e pouco futebol. Zagueiros das duas equipes foram, em muitas vezes, desleais em campo. Por isso, o arbitro Carlos Amarilla do Paraguai teve que trabalhar. Foram cinco cartões amarelos na 1ª etapa.

Do lado argentino, mais uma vez o craque Messi não repetia as mesmas atuações que o consagraram no Barcelona, era pouco acionado. Do lado uruguaio, a falta de um meio organizador atrapalhava a equipe, que era marcada pela defesa hermana. Isto permaneceu por toda a partida.

Na segunda etapa, o panorama do jogo se manteve com os Argentinos segurando o 0 a 0 e o Uruguai querendo a vaga direta, mas atacando de forma nada organizada. O único momento de comemoração da torcida foi quando o Chile marcou diante do Equador, outro postulante a vaga.

Maradona segurava o empate colocando o volante Monzon no lugar do meia Di Maria e o técnico uruguaio colocou Cristian Rodriguez no lugar de Gargano, deixando-a mais ofensiva. Aos 30, a sorte de Maradona apareceu. Primeiro, o Uruguai mexeu colocando “El Loco Abreu” no lugar de Suarez. O técnico argentino foi avisado da altura do atacante uruguaio por Carlitos Tevez e colocou o grandalhão Bolatti no lugar de Higuaín. Aos 39, Cáceres, do Uruguai fez falta violenta e foi expulso. Na cobrança, após confusão na área, o zagueiro que “El Pibe“ havia colocado, Bolatti, empurrou para o gol. Era o gol da vaga a África para os argentinos.

O jogo terminou em festa da Argentina no Centenário com a vaga direta para a Copa. Ao Uruguai restou a vaga na repescagem contra a Costa Rica, 4ª colocada na Concacaf.

Chile 1x0 Equador

Além do jogo do Centenário, o jogo de Santiago entre Chile e Equador valia vaga ao Equador, mas, após duas copas, os equatorianos não estarão no mundial após a derrota para os chilenos por 1 a 0. O Chile agiu com profissionalismo e partiu para o ataque apoiado por sua torcida, exigindo boas defesas de Elizaga. A pressão chilena só diminuiu quando Suazo aproveitou cruzamento e finalizou bonito para o gol, levando a torcida ao delírio. Este gol representou o fim equatoriano do sonho de disputar a 3ª Copa Seguida. O Chile volta ao mundial após 12 anos de jejum.

Peru 1x0 Bolívia

No jogo entre as duas últimas equipes na classificação das eliminatórias sul-americanas. Em Lima, o Peru venceu a Bolívia por 1 a 0, mas terminou as eliminatórias em último lugar. A Bolívia termina com o feito de ter vencido as 3 seleções mais tradicionais das Eliminatórias, Paraguai, Argentina e Brasil em La Paz. O gol peruano saiu com Fano na Segunda etapa.

Brasil 0x0 Venezuela

O remendado time do Brasil recebeu a Venezuela em Campo Grande, e não saiu de um empate sem gols. Com a seleção canarinha classificada pra Copa, e a Venezuela sem chances de classificação – apenas uma combinação improvável classificaria a equipe -, o jogo não passou de um simples amistoso. O jogo foi fraco, e o Brasil não soube aproveitar as oportunidades que teve para marcar. E ainda teve que disputar boa parte do segundo tempo com um jogador a menos, já que Miranda foi expulso. Nem mesmo a presença do trio Kaká, Nilmar e Luis Fabiano foi capaz de dar a vitória. Dos ‘novatos’ em campo, destaque para o volante Lucas, bastante participativo quando foi exigido – poucas vezes, é bem verdade, já que a Venezuela contra-atacou pouco. Foi o primeiro empate brasileiro contra a Venezuela na história das Eliminatórias. Mesmo com o empate, a Seleção terminou as Eliminatórias em primeiro lugar.

Paraguai 0x2 Colômbia

O título simbólico do Brasil veio graças a derrota do Paraguai em casa para a Colômbia por 2 a 0. O Paraguai chega a sua 4ª copa seguida e os colombianos, que não disputam o mundial desde 98, vão ver mais uma vez da TV a Copa. Adrian Ramos e Rodallega fizeram os últimos gols das Eliminatórias Sul-Americanas e, consequentemente, os gols da vitória colombiana.

Classificação final

1º Brasil – 34pts
2º Chile – 33pts (10SG)
3º Paraguai – 33pts(8SG)
4º Argentina – 28pts
5º Uruguai – 24pts
6º Colômbia – 23pts
7º Equador – 23pts
8º Venezuela – 22pt€s
9º Bolívia – 15pts
10º Peru – 13pts

Nenhum comentário: