quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Champions League – Fechamento da última rodada da fase de grupos
Por Gabriel Seixas
Já estão definidos os 16 classificados para a fase final da Champions League. Com o fechamento da última rodada nesta quarta-feira, alguns times que ainda não haviam se classificado, confirmaram presença. Casos de Barcelona, Internazionale, Stuttgart e Olympiakos. Das outras equipes que já haviam se classificado antecipadamente e que jogaram hoje, aparecem Fiorentina, Lyon, Sevilla e Arsenal. Essas oito equipes se juntarão a Bordeaux, Bayern de Munique, Manchester United, CSKA, Real Madrid, Milan, Chelsea e Porto nas oitavas-de-final. As equipes que terminaram em 3º lugar nos seus respectivos grupos têm um alento: o direito de disputar a fase eliminatória da Liga Europa. São os casos de Liverpool, Rubin Kazan, Unirea e Standard Liège, que jogaram hoje, e Juventus, Wolfsburg, Marseille e Atlético de Madrid, que atuaram ontem. Confira um resumo dos jogos desta quarta-feira.
Grupo E
Fiorentina e Lyon já estavam classificados, mas ainda havia uma disputa em jogo para a última rodada: a liderança do grupo. E nessa, quem se deu melhor foi a Fiore, que foi até Anfield vencer o Liverpool por 2 a 1. Os ingleses encerraram a sua participação na Champions de forma melancólica, conquistando apenas 7 pontos em 18 disputados. E olha que o Liverpool começou na frente, com um gol de Benayoun, completando cobrança de falta. No segundo tempo, Jorgensen empatou, e nos minutos finais, Gilardino fez o gol que garantiu a Fiorentina em 1º lugar. Como consolo, o Liverpool disputará a fase final da Liga Europa.
Já o Lyon recebeu o saco de pancadas Debrecen, e repetiu a goleada que havia feito nos próprios húngaros, há algumas rodadas: 4 a 0. Gomis e Michel Bastos colocaram os franceses em vantagem ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o bósnio Pjanic e o lateral Cissokho completaram o massacre. Enquanto o Lyon garantiu sua passagem para a próxima fase, o Debrecen encerra sua participação sem nenhum ponto conquistado.
Classificação:
1º Fiorentina - 15
2º Lyon - 13
3º Liverpool - 7
4º Debrecen – 0
Grupo F
Barcelona e Internazionale confirmaram suas classificações pelo Grupo F. O Barça derrotou o Dinamo Kiev, de virada, por 2 a 1. Milevskiy, cobrando falta, colocou os donos da casa na frente, contando com uma falha grotesca do goleiro catalão Valdés. Mas Xavi (eleito o 3º melhor jogador do mundo pela France Football), ainda no primeiro tempo, empatou. O argentino Messi, melhor do mundo segundo a mesma France Football, cobrou falta com perfeição e virou o jogo, confirmando a liderança do Barcelona no grupo.
Já a Internazionale espantou a zebra e bateu o Rubin Kazan por 2 a 0, com um gol em cada tempo. Na etapa inicial, o artilheiro Eto’o colocou os nerrazurri na frente, num chute forte de canhota, dentro da área. No segundo tempo, o polêmico Balotelli, cobrando falta, fechou a conta. O bom time do Rubin terá a oportunidade de disputar a Liga Europa nessa temporada.
Classificação:
1º Barcelona - 11
2º Internazionale - 9
3º Rubin Kazan - 6
4º Dinamo Kiev – 5
Grupo G
Num duelo direto pela segunda vaga do grupo, o Stuttgart bateu o Unirea por 3 a 1. O jogo foi praticamente decidido nos primeiros 11 minutos, quando os alemães abriram 3 a 0 de cara. Marica, Träsch e Pogrebnyak fizeram os gols. No início do segundo tempo, aos dois minutos, Semedo descontou para o Unirea. Mas a reação parou por aí. Ao menos, o time romeno ainda disputará a Liga Europa.
O outro classificado, Sevilla, venceu o Rangers por 1 a 0 e confirmou sua campanha suprema no grupo. Sem Luis Fabiano, contundido, coube a Kanouté chamar a responsabilidade de fazer os gols. E aos oito minutos do primeiro tempo, o atacante de Mali converteu um pênalti com categoria. Por outro lado, o Rangers se despede da competição de forma vexatória. Esperava-se muito mais do que 2 pontos conquistados em 18 disputados. Num jogo com poucas emoções, o destaque ficou para as estrelas de Hollywood que acompanharam o jogo: nada mais, nada menos que Tom Cruise, Katie Holmes e Cameron Diaz marcaram presença.
Classificação:
1º Sevilla - 13
2º Stuttgart - 9
3º Unirea - 8
4º Rangers – 2
Grupo H
Líder isolado do grupo, o Arsenal poupou alguns titulares (dentre eles Fabregas e Arshavin) para encarar o Olympiakos, fora de casa. E foram derrotados por 1 a 0, permitindo que os gregos também passassem de fase. O gol da vitória foi do brasileiro Leonardo, no segundo tempo, numa partida de poucas emoções.
No outro jogo, o Standard Liége arrancou um empate nos acréscimos com o AZ Alkmaar em 1 a 1, e se garantiu na Liga Europa. Mesmo jogando melhor, o Liège acabou sofrendo um gol ainda no primeiro tempo, quando Lens colocou os holandeses na frente, completando um cruzamento da esquerda. Valente, o time buscou a reação, e empatou aos 50 da etapa final, quando no desespero, o goleiro Bolat foi pra área e conseguiu marcar o gol decisivo, de cabeça.
Classificação:
1º Arsenal - 13
2º Olympiakos - 10
3º Standard Liège - 5
4º AZ Alkmaar - 4
Legenda:
Classificados para a próxima fase
Liga Europa
Eliminado
Panorama da próxima fase:
Definidos os 16 times classificados para as oitavas-de-final, vale destacar que os primeiros colocados de cada grupo só podem enfrentar os segundos colocados de outro grupo. Os confrontos serão definidos através de sorteio, que será realizado no dia 18 de Dezembro. Detalhe: confronto entre equipes do mesmo país ou de times da mesma chave serão evitados.
Primeiros colocados: Bordeaux-FRA, Manchester United-ING, Real Madrid-ESP, Chelsea-ING, Fiorentina-ITA, Barcelona-ESP, Sevilla-ESP e Arsenal-ING.
Segundos colocados: Bayern de Munique-ALE, CSKA Moscow-RUS, Milan-ITA, Porto-POR, Lyon-FRA, Internazionale-ITA, Stuttgart-ALE e Olympiakos-GRE.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário