quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mundial Interclubes: Barcelona vence Atlante e pega Estudiantes na final

Share |

Por Gabriel Seixas

Foi mais complicado do que se esperava, mas o Barcelona conseguiu superar o Atlante, do México. O time catalão sofreu o primeiro gol, empatou ainda no primeiro tempo, mas só na segunda etapa conseguiu impor sua superioridade técnica para, enfim, marcar o gol da virada e poder apenas administrar a partida com uma exibição de gala dos craques, sobretudo de Messi, que entrou no segundo tempo e decidiu a partida. O Barça derrotou o Atlante por 3 a 1, e agora pega o Estudiantes na final do Mundial. Resta ao Atlante brigar pelo 3º lugar contra os coreanos do Pohang.

Pep Guardiola, técnico do Barcelona, decidiu deixar jogadores titulares como Piqué e Henry no banco de reservas, assim como o possível melhor do mundo Lionel Messi, na intenção de poupá-lo para a final, no sábado. Mas o Atlante estava disposto a estragar os planos do time catalão, e aos 5 minutos de jogo, abriu o placar. Rojas aproveitou desatenção da zaga do Barça, entrou na área como um foguete e deu um toque por cima de Valdés. Com o gol escancarado, ele escorou de carrinho pras redes.

Valendo-se de sua superioridade técnica, o Barcelona foi pra cima, mas não conseguia marcar. Depois de algumas oportunidades desperdiçadas, como uma cabeçada de Busquets e um chute perigoso de Iniesta de fora da área, o Barça empatou aos 35. Xavi cobrou escanteio da direita, Yaya Touré escorou e Busquets, de primeira, completou pro gol.

O empate persistiu até o intervalo, e continuou até os primeiros minutos do segundo tempo. Foi quando Guardiola decidiu lançar Messi em campo, no lugar de Touré. E deu certo. No primeiro toque na bola do argentino, ele recebeu lançamento de Ibrahimovic, e com categoria, driblou o goleiro antes de tocar pro gol.

Com o jogo praticamente ganho, o supercampeão europeu ainda marcou mais um. Iniesta, dentro da área, deu um toque em profundidade para o jovem Pedro, que marcou o último gol da partida. Aliás, o jovem Pedrito tem uma marca a ser exaltada: ele guardou pelo menos um gol em seis (!) competições diferentes – Supercopa da Espanha e da Europa, Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões e agora Mundial.

Depois do terceiro gol, viu-se um bombardeio do Barcelona, que por capricho, não conseguiu marcar mais gols. O Atlante chegou com perigo em pelo menos duas oportunidades, mas também não soube aproveitar suas (poucas) chances de se manter vivo no jogo. Barcelona e Estudiantes farão a final no sábado, as 14h00 (horário de Brasília). O Esporte É Vida, é claro, vai trazer tudo que acontecer de melhor no jogo.

Nenhum comentário: