segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Se encerrou o melhor Brasileirão dos últimos tempos

Share |

Por Leonardo Martins


O melhor Campeonato Brasileiro dos últimos tempos terminou hoje e muita emoção aconteceu nos últimos 8 jogos que fecharam a última etapa. Não faltou festa, confusões e choros nos jogos que decidiram algo. A rodada coroou o Flamengo com o hexacampeonato e o fim do predomínio paulista após 5 títulos de equipes paulistas. O Blog Esporte é Vida trás um especial sobre esta última rodada.

Flamengo 2x1 Grêmio

Começamos no Rio, onde 85 mil pessoas compareceram ao maior do mundo, o Maracanã, para ver o Flamengo ser Campeão, mas do outro lado tinha uma equipe disposta a calar a boca dos críticos, já que o Grêmio foi acusado de que poderia entregar o jogo para prejudicar o Rival Inter na disputa do título. Mas no fim, o hexa rubro-negro veio.

A partida no Rio começou com muito nervosismo por parte do Fla, o Grêmio endureceu o jogo e Túlio quase marcou. A resposta veio com Adriano, mas a zaga desviou. Aos 20, o susto veio a tona e pensamentos de Maracanazzo apareceu. Douglas Costa cobrou escanteio e Roberson desviou para o gol. 1 a 0.

Pouco depois, o Inter abriu o placar em Porto Alegre e só a virada daria o título no Maracá. O gol tranqüilizou o time carioca que foi em busca dos gols que lhe dariam o título. O empate veio aos 29 minutos, bola cruzada na área, Adriano dividiu com o zagueiro gremista e a bola sobrou para David chutar e fazer uma explosão no estádio.

A torcida se inflamou enquanto os gols do Inter apareciam e a necessidade de vitória era mais presente. Zé Roberto perdeu chance clara aos 35. Nos acréscimos, Adriano cobrou falta e Marcelo Grohe defendeu. Na saída para o intervalo, o técnico Andrade pediu mais garra aos jogadores flamenguistas.

Quando o segundo tempo começou, a pressão flamenguista aumentou, mas Douglas Costa ainda assustou Bruno em um chute de longe. Mas logo o Fla dominou as ações, Adriano aproveitou escanteio de Pet, mas mandou para fora. Airton exigiu boa defesa de Grohe.

Grohe, mostrando que o Grêmio não estava querendo entregar o jogo fácil, fazia milagres. Leo Moura e Willians tentaram, mas o goleiro defendia tudo. Numa chance, Adriano teve tudo para fazer o gol do título, mas Grohe defendeu.

Se os atacantes não resolviam, coube a um zagueiro fazer o gol do título. Aos 23, Petkovic cobrou escanteio e Ronaldo Angelim cabeceou para o gol, virando o jogo e finalmente colocando o título no caminho do Fla.

Mas o jogo continuou tenso, com os gaúchos querendo estragar a festa flamenguista, Maylson errou gol claro. Na seqüência, Adriano exigiu outra defesa de Marcelo Grohe. Nos últimos minutos, o Flamengo controlou a bola até o fim do jogo. O título flamenguista estava consumado e todos no Maracanã se emocionaram com esse título.

Foi o sexto título brasileiro do Flamengo que se iguala ao São Paulo como o maior ganhador de títulos do Campeonato Brasileiro.

Internacional 4x1 Santo André

Em Porto Alegre, o Inter sentiu o gostinho do título enquanto vencia o seu jogo e seu rival Grêmio segurava o Flamengo no Maracanã, mas o tricolor não segurou e o título ficou no Rio. Ficou como consolação a vaga na Libertadores após 3 anos de ausência e o vice-campeonato brasileiro. Já para o Santo André, a pequena estadia na elite acabou e a equipe do ABC volta a B.

O jogo foi de uma equipe só, o Inter. A equipe colorada buscou o gol e ele veio quase ao mesmo instante que o gol do Grêmio no Maracá. Aos 21, Kleber cruzou e Alecsandro testou para o gol. 1 a 0 e o título indo para o Sul.

Os colorados queriam fazer sua parte logo. Nem o empate do Fla diminuiu o ritmo colorado. A equipe do Santo André, já conformada com o rebaixamento, não oferecia resistência. O segundo saiu novamente dos pés de Kleber, o lateral cruzou para Taison, Neneca deu rebote e Índio aproveitou. 2 a 0 e o Inter dependia do rival grêmio para garantir o tetra.

A esperança colorada morreu quando Ronaldo Angelim virou o jogo no Maracanã para o Flamengo. Mesmo com esta decepção o Inter fez mais dois gols no fim de jogo. Aos 22, Andrezinho cobrou falta com perfeição e fez o terceiro. Giuliano, de cabeça, aos 38 fez o quarto. O Ramalhão fez o de honra com Nunes cobrando pênalti. Final de jogo, 4 a 1 e o vice-campeonato garantido. O Santo André volta a B.

São Paulo 4x0 Sport

O Tricolor garantiu mais uma vaga a Libertadores ao golear o rebaixado e lanterna Sport no Morumbi. Será a sexta participação seguida do Tricolor paulista na Libertadores. O São Paulo garantiu a terceira colocação.

O Tricolor, que tinha poucas chances de título, jogou pela Libertadores, a torcida tomou um susto quando o único que poderia tirar a vaga, o Cruzeiro, abriu o placar diante do Santos. Com isso, bastava um golzinho dos pernambucanos que a vaga estaria fugindo. Mas o São Paulo encontrou dificuldades para furar a retranca imposta pelo Sport.

O jogo ficou equilibrado, mas a maior qualidade dos mandantes falou mais alto e o gol veio. Após bela tabela entre Dagoberto e Washington, o artilheiro completou para o gol. 1 a 0 e a vaga estava sendo assegurada. A essa altura, o Sport já havia perdido Moacir expulso de campo.

Na segunda etapa, o São Paulo só administrou a partida e marcou mais gols. Aos 7, o capitão Rogério Ceni bateu falta com perfeição e fez o segundo. Aos 20, Washington matou no peito e mandou de primeira, um golaço no terceiro do Tricolor. Para fechar o ano, Washington fez o terceiro gol dele na partida e o 4º no Morumbi. No final, deu até para zoar os palmeirenses que perderam a vaga na Libertadores para o Cruzeiro, e a disputa desta vaga virá em seguida.

Santos 1x2 Cruzeiro

O dono da última vaga a Libertadores é o Cruzeiro. Atual vice-campeão da competição sul-americana, a Raposa praticamente só jogou um turno, pois no 1º o clube de Minas abdicou-se do Brasileiro devido a disputa das finais da Libertadores. No segundo turno, como um bom mineiro, os celestes foram chegando de mansinho e, contando com tropeço de outros, e conseguiram a vaga com a vitória na Vila.

Como só a vitória interessava aos azuis, o time foi em busca do gol e ele veio no início de jogo. Aos 4 minutos, Jonathan avançou e tocou para Wellington Paulista mandar no ângulo de Felipe. Agora o time dependia do Botafogo para conseguir seu objetivo.

Depois do gol, os azuis de Minas dominaram o jogo, voltaram a criar chances de gols, principalmente com Wellington Paulista, mas Felipe estava atento e defendia os chutes. Já o Santos, sem pretensões no Campeonato, não oferecia resistências e perigos a equipe azul.

No segundo tempo, os santistas começaram a jogar e o Cruzeiro, com uma tática arriscada, chamou a equipe mandante para atacar. Resultado pressão santista e o gol foi questão de tempo. Mas antes festa azul com o gol do Botafogo no Engenhão, o milagre da vaga estava sendo concretizado.

O Santos marcou aos 25, Neymar aproveitou falha da zaga cruzeirense e marcou. Tristeza da torcida azul. Adilson Batista, em uma última tentativa de conseguir a vitória, colocou o gladiador Kleber em campo e foi muito feliz. Aos 30, após confusão na área, a bola sobrou para o camisa 30 marcar. A vaga estava voltando para as mãos celestes.

Nem o segundo gol dos cariocas diminuiu a tensão na Vila. Um pouco antes do gol de Kleber, Jonathan havia sido expulso. Os últimos minutos foram de muita tensão para o time, pois o Santos continuou a pressão, mas a zaga segurou bem e o apito final selou a ótima recuperação do time neste segundo turno com a vaga na fase preliminar da Libertadores contra o Real Potosí da Bolívia.

Botafogo 2x1 Palmeiras

Um dos jogos mais aguardados da rodada aconteceu no Engenhão, onde o jogo mexeu nas duas partes da tabela. O Palmeiras, postulante ao título, enfrentou o Botafogo, que queria fugir do Z-4. No fim, só o Botafogo conseguiu seu objetivo que foi de fugir do rebaixamento. Enquanto o Palmeiras amargou a perda da vaga na Libertadores.

O jogo era altamente tenso. O Palmeiras foi para cima dos cariocas, já sabendo da vitória do Cruzeiro e Diego Souza obrigou Jefferson a uma boa defesa. O gol do Grêmio foi altamente comemorado por ambas torcidas, mas o gol do Inter frustrou os palmeirenses.

O Bota se salvava com a vitória parcial do Fluminense sobre o Coxa, mas não queria depender de seu rival e perdeu duas ótimas chances. Uma com Lúcio Flávio que cabeceou para fora e outra com Reinaldo, que exigiu milagre de Marcos. No intervalo, o gol do Coritiba colocava os alvinegros na Série B.

No segundo tempo, o clima de tensão pairou no Engenhão. Um gol do bota salvava a equipe do rebaixamento e tirava os verdes da Libertadores, já que o Cruzeiro vencia o Santos. Este gol veio aos 11 minutos, Lúcio Flávio cruzou e Wellington cabeceou para o gol.

O gol aumentou o desespero verde, que logo se descuidou e tomou o segundo. Aos 20, Jobson completou cruzamento de Renato e deu alívio a torcida botafoguense. Ao Palmeiras restava secar o Cruzeiro e deu certo, já que Neymar empatou o jogo para o Santos. Mas a vaga voltou a ficar distante do porco quando os celestes marcaram o segundo.

Nem o gol de Robert no finalzinho mudou a situação das duas equipes. Botafogo na elite e paulistas fora da Libertadores. A derrota de ontem foi o fim de uma grande decepção para os palmeirenses, já que eles lideraram o campeonato por um turno inteiro, 19 rodadas, e no fim deixaram escapar a vaga na próxima Libertadores.

Coritiba 1x1 Fluminense

No jogo que definiu o último rebaixado, Coxa e Flu realizaram um jogo tenso e que culminou no rebaixamento dos paranaenses graças a vitória do Botafogo. O Flu conseguiu o que poucos imaginavam, escapar do rebaixamento.

O jogo foi equilibrado com as duas equipes buscando o gol e criando boas chances de gols. O Flu teve um gol não dado, já que o zagueiro do Coxa tirou a bola de Fred de dentro do gol. Mas o Tricolor não desistiu e marcou o gol. Aos 26, Marquinho bateu falta rasteira no canto de Vanderlei. Com esse resultado e o empate do Bota, o Coxa-branca estava sendo rebaixado.

A tensão aumentou no estádio e o Coritiba foi com tudo para cima do Flu. Conseguiu o gol de empate aos 38. Marcelinho Paraíba cobrou falta na cabeça de Pereira que testou firme e provocou certo alivio. Empate em Curitiba e empate no Rio significava que as duas equipes tivessem livres do Rebaixamento.

O jogo permaneceu em banho-maria até que surge a informação dos gols do Botafogo. A partir daí, os donos da casa, rebaixados com o empate, foram para o tudo ou nada e realizaram uma pressão absurda no campo. Com a vitória do Botafogo, quem perdesse em Curitiba estava rebaixado.

O Flu jogava pelo empate e estava jogando na defesa, se segurando a todo custo para não levar o gol do rebaixamento. No final de jogo, a alegria e o alívio do milagre tricolor contrastou com a tristeza e o choro dos torcedores paranaenses.

A nota triste deste jogo foi a invasão de vândalos no campo de jogo, revoltados com o rebaixamento coxa-branca, estes vândalos invadiram o gramado e promoveram um quebra-quebra sem tamanho. Os torcedores agrediram o juiz da partida, jogadores do Flu e policiais. O Estádio Couto Pereira pode ser interditado pelo STJD.

Outras partidas

- No Barradão, Vitória e Goiás encerraram sua participação com um empate movimentado em dois gols. Felipe fez dois gols para os goianos enquanto Roger e Leandro Domingues. As duas equipes estão na Sul-Americana.

- Sem emoção. A melhor definição para o empate em 0 a 0 entre Barueri e Atlético-PR, neste domingo, no Eduardo José Farah, em Presidente Prudente. Não fosse a classificação do time paulista para a Sul-Americana, em 11º lugar, teria sido um mero amistoso. O Furacão precisava da vitória para disputar a competição continental em 2010, mas terminou o Brasileirão na 14ª colocação

Classificação final da Série A

1º Flamengo – 67pts (Campeão)
2º Internacional – 65pts (19V)
3º São Paulo – 65pts (18V)
4º Cruzeiro – 62pts (18V)
Palmeiras – 62pts (17V)
6º Avaí – 57pts
7º Atlético-MG – 56pts
8º Grêmio – 55pts (21SG)
9º Goiás – 55pts (-1SG)
10º Corinthians – 52pts
11º Barueri – 49pts (7SG)
12º Santos – 49pts (0SG)
13º Vitória – 48pts (-6SG)
14º Atlético-PR – 48pts (-7SG)
15º Botafogo – 47pts
16º Fluminense – 46pts
17º Coritiba – 45pts
18º Santo André – 41pts
19º Náutico – 38pts
20º Sport – 31pts

Vaga na Libertadores
Vaga na Sul-Americana
Rebaixados a Série B

Nenhum comentário: