Por Gabriel Seixas
A décima primeira rodada da Ligue 1 foi realizada neste final de semana, com oito jogos no sábado e dois no domingo. Os destaques da rodada ficaram por conta do Lyon, que se distanciou do vice-líder Nancy e agora lidera com dois pontos de vantagem, e do Marseille, que figurava entre os três últimos da competição (o que rebaixaria a equipe), mas, com a vitória de ontem sobre o Lens, livrou a equipe da zona. Confira um balanço especial da rodada deste final de semana:
Auxerre 5 x 3 Lorient
Dando continuidade a sua recuperação no campeonato, o Auxerre derrotou o Lorient de virada por 5 a 3, e agora mantém uma razoável distancia para a zona do rebaixamento com 12 pontos, na 15ª colocação. O Lorient, que figurava no início do campeonato como a grande zebra da competição – chegando a liderar a Ligue 1 -, agora amarga o 13º lugar, com 13 pontos. A equipe visitante começou pressionando, e logo aos 6 minutos, o argelino Rafik Saïfi abriu o placar. No segundo tempo, o romeno Daniel Niculae empatou para os donos da casa. Porém, Saïfi voltou a marcar e recolocou o Lorient na frente. Foi aí que a estrela do técnico Jean Fernández começou a brilhar. O treinador colocou o armador Jelen no lugar do lateral Jaures, e em seu primeiro minuto de jogo, empatou a partida. Três minutos depois, o mesmo Jelen fez 3 a 2 e virou o placar. Aos 37 minutos, em rápido contra-ataque, Niculae marcou o segundo dele no jogo, o quatro do Auxerre. Já nos acréscimos, Jelen fez o seu hat-trick e ampliou a vantagem. No último minuto, Kemal Bourhani aproveitou vacilo da zaga e diminuiu o placar, impedindo que o Auxerre construísse uma goleada no Abbe Deschamps.
Caen 1 x 0 Lille
O inconstante Caen recebeu o Lille no Michel D’Ornano, e agradando aos 18.000 espectadores, derrotou a equipe adversária por 1 a 0. Com a vitória, o Caen é 16º com 11 pontos, enquanto o LOSC é 11º, com 13 pontos.
As duas equipes entraram com formações bem diferentes da anterior: O Caen, comandado por Patrick Parizon, entrou em campo com apenas um atacante (o jovem Yoan Gouffran). Já o Lille, que também atuava no 4-2-3-1, agora atua no 4-2-2-2, com espaço para o belga Mirallas e o experiente Patrick Kluivert no ataque.
Após um primeiro tempo insosso, Parizon ficou insatisfeito com a exibição de sua equipe e trocou o volante Lemaitre pelo atacante N’Diaye. A alteração surtiu efeito, e aos 15 do 2º tempo, Grégory Tafforeau marcou contra, dando a vitória ao Caen.
Nice 3 x 1 Metz
No Municipal du Ray, o Nice afundou ainda mais o condenado Metz. Sem dar sopa pro azar, a equipe de Frédéric Antonetti derrotou os lanternas do campeonato por 3 a 1. O Nice agora alcança a zona da Copa Intertoto, em sétimo lugar com 17 pontos. Como dito, o Metz é o lanterna com apenas cinco, tendo vencido apenas uma partida no campeonato.
Aproveitando-se da fragilidade do adversário, o Nice abriu o placar logo aos 11 minutos, com o marfinense Bakary Koné. No 2º tempo, aos 13 minutos, Koné aproveitou pênalti sofrido por Hellebuyck e converteu facilmente, marcando o segundo. Sete minutos depois, o zagueiro Kante aproveitou bola na área e fez o terceiro. Aos 23, o armador Barbosa descontou para o Metz, dando números finais a partida. Com a entrada de Habib Bamogo na vaga de Koné, o Nice apenas administrou o placar até o fim da partida.
Rennes 3 x 0 Le Mans
Comprovando a sua ótima campanha na competição após um início de campanha que parecia prever o pior, o Rennes goleou o Le Mans por 3 a 0 e permaneceu na zona que levaria a equipe a Champions League, em terceiro lugar com 21 pontos, 4 a menos que o líder Lyon. O Le Mans, adversário de ontem não vem muito atrás, em quarto lugar com 19 somados.
Philippe Redon se rendeu ao apelo dos torcedores e escalou o experiente Sylvain Wiltord como titular da equipe, ao lado de Pagis no ataque. Não demorou muito para que a dupla funcionasse: Aos 11 minutos, Pagis aproveitou passe de Wiltord e fez 1 a 0. No segundo tempo, aos 8 minutos, Wiltord arriscou da entrada da área e fez o segundo. Insatisfeito com a exibição pífia de sua equipe, Rudi Garcia colocou o Le Mans no ousado 4-3-3. A ousadia não valeu a pena, e aos 47 minutos, o suíço Julian Esteban – que havia entrado no lugar de Pagis, e que também tinha perdido a posição para Wiltord – fez o terceiro e fechou a conta.
Strasbourg 1 x 1 Bordeaux
O Strasbourg começa a mostrar que já não é mais o mesmo do início da competição. O antigo “saco de pancadas” do torneio agora já se mostra mais consistente, e conseguiu segurar o Bordeaux dentro de seus domínios após estar ganhando, mais cedeu o empate no segundo tempo. Agora, os Girondins são 5º com 19 pontos, enquanto o Strasbourg é 9º, fora da zona da Intertoto com 16 pontos.
Jean-Marc Furlan, principal responsável da subida de produção da equipe, manteve o 4-3-3 e comemorou logo aos 15 minutos, quando o artilheiro Gameiro inaugurou o marcador. Do outro lado, Laurent Blanc havia barrado três jogadores: O atacante Chamakh, que deu lugar a Jussiê; O lateral-esquerdo Marange, substituído por Jurietti; E o volante brasileiro Fernando Menegazzo, poupado para o jogo de Quinta pela Copa da UEFA, cedeu vaga ao argentino Alonso. Na volta para o intervalo, Blanc lançou o atacante Chamakh no lugar do “intocável” Chalmé. A alteração surtiu efeito, e o artilheiro David Bellion, aos 17 minutos, empatou o jogo. Blanc ainda colocou o brasileiro Fernando no segundo tempo, mas o empate permaneceu.
Toulouse 0 x 2 Saint-Etienne
O Saint-Etienne visitou a equipe do Toulouse, e surpreendeu a todos. Com uma campanha de 5 jogos e 4 derrotas fora de casa (a outra partida foi empate, ou seja, o time não havia vencido fora de seus domínios), o Etienne derrotou os mandantes por 2 a 0, no Municipal de Toulouse. A partida foi decidida ainda no primeiro tempo: O trio de ataque visitante formado por Ilan – Feindouno – Gomis surtiu efeito novamente: Aos 29, Ilan serviu Gomis, que tocou na saída de Riou e fez 1 a 0. Sete minutos depois, Feindouno fez jogada individual e novamente o francês Bafetimbi Gomis marcou, fazendo o segundo dele, o segundo a partida. Poucos minutos antes do intervalo, o volante “violeta” Batlles foi expulso e deixou o Toulouse com 10, que mesmo exercendo uma pressão aos visitantes – e contando com a volta do atacante Francileudo Santos -, não conseguiu vencer a zaga verde. O Toulouse, sentindo o desgaste da temporada (já que disputou Liga dos Campeões, Copa da UEFA, Copa da Liga e a Ligue 1 até aqui), é apenas o 10º com 14 pontos, enquanto o Etienne é 8º com 17, alcançando a zona da Copa Intertoto.
Valenciennes 0 x 0 Paris Saint-Germain
A campanha como visitante do PSG na competição é mesmo inacreditável. A equipe, que ainda não conseguiu vencer no Parc des Princes (seu estádio) na temporada, segurou um empate em 0 a 0 contra o Valenciennes, e manteve sua invencibilidade como visitante – três empates e duas vitórias. Outro detalhe é que a equipe só sofreu um gol fora de casa, que foi contra o Monaco, na vitória por 1 a 1. Do outro lado, o Valenciennes também está invicto como mandante: São quatro vitórias e apenas dois empates. Sem poder contar com o meia Jérôme Rothen, titular da seleção francesa nos últimos dois jogos, Paul Le Guen mudou o esquema: Do 4-4-2, a equipe passou a jogar no 4-3-3, com Diané, N’Gog e Arnaud no ataque, e Pauleta apenas como opção no banco. Do outro lado, o artilheiro Johan Audel manteve-se inoperante do início ao fim, sendo substituído por Pujol e dado apenas um chute a gol. Agora, o Valenciennes é 6º com 18 pontos (fazendo campanha histórica até aqui), enquanto o PSG desponta como decepção e é apenas o 15º, com míseros 12 pontos.
Lyon 3 x 1 Monaco
O hepta está a caminho! O Lyon recebeu o Monaco no Gerland e não deu zebra: 3 a 1 para os atuais pentacampeões do torneio. A situação do Monaco permanece crítica, já que a equipe ocupa a 12ª posição com apenas 13 pontos. Alain Perrin, preocupado com o desempenho da equipe na Champions League, poupou o lateral Clerc e os volantes Bodmer e Toulalan para o jogo. Além disso, o técnico também ganhou um reforço especial: Fred, pela primeira vez na temporada, esteve a disposição do treinador, que decidiu deixá-lo no banco de reservas. Já o Monaco, do técnico Jean Petit, também veio bastante modificado. Com o rodízio de jogadores bastante comum na França, os titulares até então absolutos como Muratori, Bernardi, Leko e até mesmo o artilheiro Piquionne ficaram no banco. O esquema tático também mudou: O 4-3-3 transformou-se em 4-4-2, com o tcheco Köller e Pino no ataque.
A equipe do Lyon começou a todo vapor, e aos 12 minutos, Govou sofreu pênalti. Juninho cobrou com categoria e fez 1 a 0. Seis minutos depois, o defensor Réveillère ampliou a vantagem. Ainda no primeiro tempo, aos 42, o zagueiro Monsoreau subiu no segundo pau, e aproveitando cobrança de escanteio, reduziu a vantagem dos mandantes. Porém, na volta para o intervalo, o artilheiro Karim Benzema marcou seu 11º gol na competição e fez 3 a 1. O mesmo Benzema, 5 minutos depois, deu lugar ao brasileiro Fred, que voltou a atuar e perdeu um gol feito no fim da partida, quando chutou forte em cima do capitão Roma.
Nancy 1 x 1 Sochaux
O Nancy tropeçou na hora em que não devia. Liderando com folga o campeonato e tendo uma partida a menos em relação aos demais, a equipe de Pablo Correa empatou com o mediano Sochaux em casa e deixou a liderança escapar para o Lyon, que agora tem dois pontos a mais que a equipe. A história poderia ser melhor, já que o brasileiro Kim, aos 26 minutos, fez 1 a 0 e marcou seu sexto gol na competição. Na volta para o intervalo, o Sochaux armou um contra-ataque e Erding empatou a partida. Correa fez o que pode: Colocou o armador Curbelo na vaga do apagado Issiar Dia, mas a alteração não surtiu efeito e o Nancy tropeçou em suas próprias deficiências, e também na tabela. Já o Sochaux permanece na zona do rebaixamento, em penúltimo com 8 pontinhos.
Marseille 1 x 0 Lens
No jogo dos desesperados, o Olympique de Marselha voltou a vencer e derrotou o Lens pelo placar mínimo, no Vélodrome. A equipe mandante, que tem uma campanha irretocável na Liga dos Campeões – 2 jogos e 2 vitórias – saiu da zona de rebaixamento da Ligue 1 nesta rodada, ocupando a 16ª posição com 10 pontos, e empurrando o adversário de ontem pra lá, já que o Lens tem apenas nove.
O Marseille entrou em campo sem o badalado Samir Nasri, machucado, e o goleiro Carrasso, que ficará de fora por sete meses. Além disso, o experiente Karim Ziani foi poupado. No primeiro tempo, a equipe pagou pelos erros, e sofreu com a ausência do lateral Taiwo e a contusão do zagueiro Rodriguez, logo aos 25 do 1º tempo. Zubar substituiu o primeiro, enquanto Faty entrou no lugar do segundo. Na volta para o intervalo, Ziani entrou na vaga de Cheyrou, e a equipe marcou o gol da vitória aos 29, por intermédio do criticado Zenden, que não coleciona boas atuações pelo Marseille, e teve seu dia de herói. O Lens não esboçou qualquer tipo de reação, e parecia conformado com a derrota.
Um comentário:
Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!
Postar um comentário