segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Raikkonen vence em Interlagos e é campeão da temporada

Share |


Por Leonardo Martins


A temporada 2007 de Fórmula 1 não poderia terminar melhor do que foi, com muita emoção e polêmica, ingredientes que sobraram na temporada. Os pilotos fizeram do GP Brasil, disputado ontem em Interlagos, uma apoteótica corrida para fechar a temporada com chave de ouro. E, para a surpresa de todos, o finlandês Kimi Raikkonen venceu e faturou o título da temporada.


Foi uma prova perfeita para Kimi e a Ferrari. Na largada, o finlandês passou o então líder da temporada, Lewis Hamilton, pulando para 2º lugar. O inglês da McLaren também foi ultrapassado por seu companheiro, Fernando Alonso. Logo depois, começou a ser desenhado o título de Kimi, quando Hamilton foi ultrapassar Alonso e foi parar fora da pista, caindo para o 7º lugar. Enquanto isso, Felipe Massa passeava na pista e abria vantagem considerável para Raikkpnen, que vinha em 2º lugar e Alonso, que não conseguia acompanhar o ritmo da Ferrari.


Hamilton começou uma corrida de recuperação, fazendo ultrapassagens e chegando ao 5º lugar, resultado que lhe daria o título. Porém, a sorte sorriu novamente para Raikkonen, quando a McLaren de Hamilton deu um problema de câmbio e o inglês veio andando lentamente na pista, perdendo muitas posições, mas o problema foi solucionado rapidamente e Hamilton começou a voar na pista. Agora, só a vitória interessava a Kimi na busca pelo título. Na 1ª sessão de pit stops, Massa continuou em 1º.


Lá trás, Hamilton fazia ultrapassagens e mais ultrapassagens tentando chegar ao 5º lugar que lhe daria o título, porém, a McLaren fez uma estratégia errada, fazendo três pit-stops para o Inglês, tirando todas as possibilidades de se chegar na pista ao título. Na frente, continuava o passeio da Ferrari com Massa e Raikkonen e o famoso jogo de equipe da Ferrari entrou em ação e na 2ª sessão de pit-stops, os ferraristas inverteram a posição. Agora sim, o resultado que interessava a Raikkonen estava garantido, só um milagre tiraria o título do Finlandês.


O outro brasileiro, Rubens Barrichello, que vinha fazendo uma boa corrida, estourou o motor e não completou a corrida, terminando a desastrosa temporada sem marcar pontos. Um fato curioso da corrida aconteceu quando o japonês Nakajima, em um pit-stop, atropelou 2 mecânicos da Williams, um destes mecânicos foi até levado ao centro médico do circuito.


Para Hamilton, só interessava a quebra de outros carros para chegar em 5º, quando o inglês estava em 7º teve uma boa disputa pelo 4º lugar entre Rosberg e Kubica, os dois quase deram o título a Hamilton quando quase se tocaram, mas Hamilton terminou na 7ª posição. Diante disto, coube a Raikkonen trazer o carro para a vitória e ao título. Felipe Massa e Fernando Alonso completaram o pódio.


Terminada a corrida, o chefão da McLaren, Ron Dennis, numa última cartada para dar o título a Hamilton, tentou desclassificar os pilotos da BMW e da Williams por causa de supostas irregularidades no combustível. Mas Ron não obteve sucesso e o título da temporada ficou mesmo com Kimi Raikkonen.


Raikkonen, de 28 anos recém-completados, conseguiu o título mundial após 2 vices-campeonatos, em 2003 e 2005 e dá a Finlândia o seu 3º piloto campeão mundial de Fórmula 1. Os também finlandeses, Keke Rosberg e Mika Hakkinen haviam conquistado títulos da Fórmula 1.


Mais uma temporada da Fórmula 1 terminou e foi uma das melhores dos últimos anos, com 4 excelentes pilotos disputando a temporada com igualdade. No final, a frieza de Raikkonen se sobressaiu e o ferrarista, que era a grande zebra desta final, conseguiu passar por cima dos piliotos da McLaren e conquistou o título. Agora Fórmula 1, só em 2008 e esperamos novamente uma temporada fantástica assim como foi em 2007.

Nenhum comentário: