domingo, 16 de agosto de 2009

Série B – Resumo da 18ª rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

Ao final da 18ª rodada, poucas mudanças na tabela de classificação. A ponta da tabela continua sendo disputada por Atlético Goianiense e Vasco, e apesar do empate em casa, o Ceará permanece no G-4, ao lado do Guarani, que voltou a embalar. Destaque também para a reabilitação do Campinense, que agora não está tão longe dos outros times em número de pontos, e principalmente a ascensão do São Caetano, que após vencer sete de oito partidas, já figura na 6ª posição. Vamos ao resumo dos jogos:

Paraná 3x0 Vila Nova

Jogando em casa, o Paraná confirmou a boa campanha na Vila Capanema nesta segundona – o que não aconteceu no ano passado, por exemplo. Jogando boa parte da partida com um a mais, o tricolor fez 3 a 0, com Gabriel e duas vezes Rafinha, meio-campo cedido por outro tricolor, o paulista. Com o resultado, o Paraná abriu vantagem de cinco pontos para a zona de rebaixamento, e seis pontos para o G-4, enquanto o Vila segue ameaçado.

Ceará 1x1 Ponte Preta

A torcida do Vozão esperava uma vitória para confirmar a boa fase. Não viu, mas o time permanece no G-4 com a combinação dos resultados. E olha que o time começou atrás no placar, pois Lins marcou para a Macaca. Geraldo, o melhor em campo, empatou o jogo. Apesar da pressão do Ceará, o jogo terminou mesmo empatado. A Ponte aumenta sua série para 4 jogos sem vencer.

Brasiliense 2x1 Bragantino

Nem a qualidade técnica dos times, e muito menos o gramado favoreceu a partida. Melhor para o Brasiliense, que venceu no fim, com gol de Moacri. Abuda havia marcado para o Brasiliense, enquanto Lúcio havia feito para o Bragantino.

Atlético-GO 2x1 Juventude

Em busca de manter a liderança da competição, o Atlético sofreu, mas venceu o Juventude jogando em Goiânia. No primeiro tempo, Mendes marcou para o Juventude, dando um susto nos goianos. Logo depois, Brasão empatou o jogo, com um toque por cima do goleiro. Por fim, Róbston chutou de fora da área, a bola foi desviada e morreu no fundo da rede. Liderança dos goianos, zona de rebaixamento para o Juventude.

Duque de Caxias 2x3 Figueirense

Após amargar uma série de 3 jogos sem vencer, e ver o G-4 se distanciar cada vez mais, o Figueirense voltou a vencer. E fora de casa. Sem o artilheiro Rafael Coelho, o dono do time foi Fernandes, que marcou duas vezes. Talhetti marcou o outro do Figueira, enquanto Silva e Leandro Cruz descontaram para o Duque.

São Caetano 2x0 Fortaleza

Em uma tarde inspirada do artilheiro Washington, o São Caetano venceu o Fortaleza e aumentou a série de vitórias para sete em apenas oito partidas. O atacante ex-Palmeiras marcou os dois gols da vitória, deixando o Azulão a três pontos do G-4, sendo que na próxima rodada, o time tem um confronto direto contra o Figueirense. O Fortaleza vive o drama da zona do rebaixamento, em 17º.

ABC 1x2 Campinense

No jogo dos desesperados, aconteceu o inesperado. O Campinense venceu, e fora de casa – pela primeira vez no campeonato. Buick, de falta, abriu o placar para os paraibanos. Bruno Barros empatou a partida, mas Edmundo, de cabeça, garantiu a vitória do Campinense. Os dois times permanecem nas duas últimas posições, se candidatando firmemente a uma das vagas na próxima Série C.

Guarani 2x1 Bahia

Em um jogo repleto de polêmica – dois pênaltis e três expulsões -, o Guarani finalmente voltou a embalar. Com a vitória, o Bugre permanece em terceiro, agora com cinco pontos de vantagem sobre o 5º colocado, Figueirense. Ricardo Xavier, de pênalti, marcou o primeiro para o Guarani. Fabinho, numa cobrança de falta direta para o gol, aumentou a vantagem. Nádson descontou para os baianos, que ainda tiveram Leandro expulso em outro pênalti para o Bugre, novamente batido por Ricardo Xavier, dessa vez desperdiçado. Depois, Adriano Gabiru e Ricardo Xavier ainda foram expulsos, nada que comprometesse a vitória bugrina.

Portuguesa 1x3 Vasco

Num jogo que parecia praticamente definido, com a Portuguesa abrindo o placar e dominando o jogo, Dorival Júnior mexeu, o Vasco reagiu e venceu a partida, continuando na cola do Atlético/GO em busca da liderança. A Lusa começou na frente com um gol de Dinei. Então, Dorival Júnior, no intervalo, sacou Nilton e colocou Adriano. O suficiente para colocar fogo no jogo. Nos primeiros minutos da segunda etapa, Gian aproveitou cobrança de falta de Carlos Alberto e empatou. Adriano virou o jogo, e pouco depois, Ygor deixou a Lusa com dez, após falta dura em Alex Teixeira. Mas logo o número de jogadores de cada equipe igualou novamente, pois Ernani foi expulso pelo Vasco. Quando Thiago Gomes já havia sido expulso pela Lusa, Preto cometeu pênalti e deixou a Lusa com oito jogadores em campo. Elton converteu o pênalti, no ângulo, e manteve o Vasco empatado em número de pontos com o Atlético na liderança. A Lusa continua fora do G-4, e agora com um clima interno cada vez mais tenso. Missão dura para René Simões.

Ipatinga 2x2 América-RN

No Ipatingão, o jogo estava praticamente decidido, mas como de praxe nessa rodada, o resultado foi mesmo decidido no fim. O Ipatinga começou na frente, com gol de Marcelo Moscatelli. No segundo tempo, o time de Natal reagiu e virou com gols de Rafael e Guaru. Mas, aos 44 do segundo tempo, Thiago Mathias desviou de cabeça e empatou para o Tigre. As duas equipes continuam no meio da tabela, perto da zona do rebaixamento.

Classificação:

1º Atlético/GO – 36 (11 vitórias)
2º Vasco – 36 (10 vitórias)
3º Guarani - 34
4º Ceará - 30
5º Figueirense - 29
6º São Caetano – 27 (8 vitórias, saldo 9)
7º Portuguesa – 27 (8 vitórias, saldo 1)
8º Ponte Preta – 27 (7 vitórias)
9º Brasiliense – 26 (8 vitórias)
10º Bragantino – 26 (7 vitórias)
11º Paraná – 24 (7 vitórias)
12º Ipatinga – 24 (6 vitórias)
13º América-RN – 23 (7 vitórias)
14º Duque de Caxias – 23 (6 vitórias)
15º Vila Nova - 22
16º Bahia - 21
17º Fortaleza – 19 (saldo -5, 28 gols marcados)
18º Juventude – 19 (saldo -5, 22 gols marcados)
19º ABC - 15
20º Campinense - 13

Nenhum comentário: