Por Saimon Nouh
O adversário de ontem era o ideal para que o Palmeiras conseguisse uma vitória tranqüila e continuasse por duas rodadas seguidas dentro do G-4, a zona de classificação a Libertadores 2008. Só que na noite deste domingo em Natal, o Palmeiras bobeou e apenas empatou com o último colocado e praticamente rebaixado América-RN. Assim, os comandados do técnico Caio Júnior chegaram aos 44 pontos e saíram do G-4 do Campeonato Brasileiro, já que o Santos venceu o Vasco por 1x0. A última vez que o Palmeiras havia permanecido por duas rodadas consecutivas nesta parte da tabela de classificação foi no dia 14 de julho, após vitória sobre Náutico por 1x0 e empate contra o Grêmio. No fim de semana passado o Palmeiras venceu o Corinthians por 1x0. A vitória no clássico garantiu esta posição ao time do Palestra Itália. Agora o empate faz o time cair para a quinta posição.
Já o clube do Rio Grande do Norte, praticamente rebaixado à Série B, conseguiu seu terceiro ponto nos últimos quatro compromissos. Agora com 13, o time alvirrubro tem 21 pontos de desvantagem em relação ao Paraná Clube, primeiro figurante fora da degola. É óbvio que não há chance de recuperação.
Mesmo sem poder contar com seus principais jogadores Valdivia e Edmundo, o Palmeiras iniciou a partida dominando as ações ofensivas e criando várias chances de gol, principalmente com Caio, em cobranças de falta. Mas a ausência da dupla responsável por 10 gols do time na competição pareceu pesar. Intranqüilos à frente do goleiro Sérvulo, os atacantes Luiz Henrique e Max não foram efetivos ao concluir as jogadas. Principalmente Max que perdeu pelo menos três gols incríveis. E a situação piorou ainda mais quando o meio-campista Martinez, que já marcou cinco vezes no Nacional, chocou-se com adversário, sangrou o nariz e teve de ser substituído. Hoje o médico do Palmeiras afirmou que ele ficará de três a seis semanas sem jogar. Ele perderá jogos importantes contra Santos, Vasco e Grêmio. A partir daí, o América-RN acreditou em suas forças e arriscou algumas investidas contra Diego Cavalieri.
Na etapa final, o Palmeiras buscou alternativas, com a substituição de sua dupla de ataque, mas novamente esbarrou em seus próprios erros de finalização e nas intervenções do camisa 1 americano, que foi o melhor jogo do América-RN ontem. Enquanto que a situação se repetiu do outro lado, com Cavalieri defendendo as poucas situações criadas pelos anfitriões. No fim, Sérvulo salvou o América-RN em dois lances e decretou o placar de 0x0.
Na seqüência do Campeonato, o Palmeiras volta a encarar um adversário nordestino. Às 19h30 da próxima quarta-feira, recebe no Parque Antarctica o Náutico, que vem em ascensão. Já o América-RN, no dia seguinte, encara o Paraná Clube, novamente em seus domínios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário