terça-feira, 2 de outubro de 2007

Clubes Paranaenses na Rodada

Share |
Por Daniel Castro

Duas vitórias e uma derrota. Esse foi o saldo da participação paranaense na rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro. Com bons públicos, Paraná Clube e Coritiba se saíram vencedores, enquanto atuando fora de casa, o Atlético foi derrotado.

Pela Série B, na sexta, o Coxa venceu o Ipatinga por um a zero, quase matando sua torcida do coração. No fim da partida o juiz marcou pênalti duvidoso a favor da equipe da casa. Anderson Lima errou o pênalti três vezes, mas o bandeirinha mandou voltar nas três, com o argumento que o goleiro Fred se adiantou antes da cobrança. Na quarta vez Anderson finalmente marcou, conquistando a vitória apertada após uma boa atuação da equipe mineira, que contou com uma partida excelente do seu sistema defensivo. O Coritiba sentiu muito a falta do jovem Pedro Ken.

Pela Série A o Atlético decepcionou no sábado, ao ser humilhado pelo Náutico, pelo placar de cinco a zero. O timbu foi muito superior, e se aproveitou de uma atuação desastrosa da equipe paranaense para golear. Marcelinho abriu o placar logo aos 3 minutos. Acosta não podia passar em branco, e ampliou aos 20. Felipe deixou o seu aos 31 e voltou a marcar no segundo tempo, aos 34. Dejair fechou o caixão rubro-negro aos 46. O sistema defensivo atleticano foi ridículo. Danilo e Rogério Corrêa foram horrorosos. Claiton não marcou ninguém. Jancarlos tomou um baile de Julio César, e com isso estourava tudo sobre Alan Bahia, que não deu conta de marcar. Enquanto isso o alvirrubro passeava, com shows de Felipe, Marcelinho e Dejair, amparados por um meio-campo seguro com Radamés e Daniel Paulista. O Atlético precisa ficar de olhos abertos, porque na rodada do meio de semana já pode voltar para zona de rebaixamento.

Finalmente o Paraná, que surpreendeu a todos e derrotou o Fluminense, na Vila Capanema, por três a um. A equipe carioca veio sonolenta, mas mesmo assim abriu o placar com Somália, após cruzamento de Junior César e falha do goleiro Gabriel. O tricolor partiu para cima do Flu, e Jefferson empatou de cabeça, aos 25 minutos. Com um petardo de esquerda, Batista virou aos 40. Na segunda etapa o Paraná ainda ampliou, após chute forte de Vandinho e falha do goleiro Fernando Henrique. Mesmo com as entradas de Gabriel, Soares e Jean, a equipe carioca não conseguiu reagir, e jogo acabou dessa forma mesmo: três a um para o tricolor paranaense.

Na terça feira o Coritiba vai a Fortaleza encarar o tricolor nordestino, esperando alcançar mais uma vitória rumo a primeira divisão. Na quarta o Atlético recebe o Botafogo, que também está em crise. Oportunidade de voltar a respirar para o rubro-negro. Na quinta o Paraná também vai ao nordeste, encarar o lanterna e virtualmente rebaixado América. Se as equipes confirmarem as expectativas, a semana pode ser bastante positiva para a torcida paranaense.