segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Londres em Ação – fechamento

Share |

É as Olimpíadas se foram embora, ao longo de 17 dias, o mundo se voltou para a Inglaterra com muito esporte, emoção, drama, alegria, enfim, tudo o que uma competição deste nível tem a nos oferecer. E estas Olimpíadas foram das emoções e eu, como escrevi quase todas as emoções do esporte nestes dias, vou escrever as minhas impressões sobre as competições em Londres.

Fazendo um balanço da participação brasileira em Londres, esperava-se mais de estrelas do esporte brasileiro. Casos das saltadoras Maurreen Maggi e Fabiana Murer, que fracassaram ainda nas eliminatórias. Outra estrela, que era medalha de ouro certa, César Cielo, decepcionou nos 50m e só trouxe o bronze, frustrando a torcida e ficando longe do bicampeonato olímpico na prova. A natação, assim como Cielo, decepcionou em Londres com apenas duas medalhas, o bronze de Cielo e a prata de Thiago Pereira, nos 400m medley.

O futebol, por ser a principal modalidade do país e pelos adversários serem mais fracos, também decepcionou no masculino. A derrota na final olímpica para o México adiou o sonho da inédita medalha dourada, o único título que falta ao nosso futebol, por mais quatro anos. O basquete feminino passou vergonha sendo eliminado na primeira fase. Já o masculino cumpriu um bom papel e chegou a segunda fase da competição.

Agora vou falar dos sucessos brasileiros em Londres. Qual brasileiro não se emocionou com as conquistas das medalhas de Sarah Meneses no Judô, ou de Arthur Zanetti nas argolas? Estas duas medalhas de ouro mostraram a garra brasileira, juntada ao talento, dão certo. Além destes ouros, destaques para o Judô, que além de Sarah, conquistou mais três medalhas, três bronzes, mas que levaram o esporte ao ser mais vitorioso em Londres do Brasil.

Outro esporte vitorioso nas Olimpíadas foi o esporte que é o mais vitorioso neste século, o Vôlei. Em Londres, novamente, tivemos 4 medalhas, duas na praia e duas na quadra. O ouro do vôlei feminino, o segundo seguido, mais a prata do masculino, esse foi frustrante porque tivemos a um ponto do ouro, mas mostra a força do vôlei brasileiro no cenário mundial.

As Olimpíadas de Londres foram os Jogos das estrelas. Grandes estrelas do Esporte mundial tiveram sucesso. Foi a última competição de Michael Phelps, que entrou para a história como o maior atleta olímpico de todos os tempos com 22 medalhas, sendo 18 de ouros, uma marca inigualável por muito tempo. Outra estrela, Usain Bolt, repetiu o show de Pequim e ganhou 3 ouros, mostra que é superior nas provas de atletismo. A Seleção Norte-Americana de basquete masculino com as estrelas da NBA, Lebron James e Kobe Bryant, deu show em Londres e a medalha de ouro veio com extrema facilidade.

Agora a bola está com a gente, dentro de quatro anos, as Olimpíadas serão no Rio de Janeiro. Cabe a nós organizar, preparar os atletas, para não fazer feio em casa e nos transformar em potência olímpica. Para isto, precisamos de mais investimentos em esporte e em qualificação nos aparelhos esportivos.

Como estou fechando a cobertura olímpica, agradeço a todos que viram e leram esta coluna durante os Jogos e continuem nos lendo na cobertura do brasileirão e de outras competições esportivas mundiais.