terça-feira, 4 de maio de 2010

São Paulo precisa dos pênaltis para passar

Share |

Por Leonardo Martins


Os jogos de volta das oitavas-de-final da Libertadores começaram com um jogo emocionante. São Paulo e Universitário do Peru realizaram um bom jogo no Morumbi e precisaram dos pênaltis para definir o classificado da partida após o empate sem gols no tempo normal. Mais uma vez, Rogério Ceni garantiu a vaga ao pegar duas cobranças e o Tricolor passou de fase.

O São Paulo começou o jogo com Washington no banco e com Fernandinho ao lado de Dagoberto no ataque. Mas a apatia que vem tomando conta dos jogos do time nesta Libertadores voltou e o time foi pouco produtivo durante o jogo todo. Foi superior, mas faltou futebol no campo. Resultado disto, pragmatismo e torcida revoltada.

Mas o Universitário contribuiu com isto, fechando muito bem a defesa e não dando espaços para os ataques são-paulinos. Aos 18, primeira falha do sistema defensivo peruano e Hernanes cabeceou na trave. Aos 30, Marlos fez ótima jogada, mas Llontop fez a defesa. Aos 45, Fernandinho fez boa jogada na ponta esquerda e chutou na rede pelo lado de fora. Fora isto, brasileiros com a bola e peruanos se fechando muito bem.

Na volta do intervalo, Ricardo Gomes tirou Jorge Wagner para a entrada de Washington, mas a pouca ofensividade são-paulina continuava, porém algumas chances apareceram. Aos sete, boa trama do ataque brasileiro e Marlos acertou o travessão do goleiro peruano. Marlos também apareceu aos 12, mas o meia errou o chute.
O São Paulo era mais ofensivo, mas a equipe peruana tinha os contra-ataques a disposição, até acharam alguns, mas não aproveitaram para atacar o gol de Ceni. Aos 17, a primeira chance peruana e Rabanal isolou a bola após rebote da defesa paulista. A resposta do time mandante veio dois minutos depois com Fernandinho, que carimbou a zaga em um chute.

E o tempo passava no Morumbi, o nervosismo aumentava enquanto o gol não saía e chances eram desperdiçadas. Aos 22, Washington perdia o controle da bola e os pênaltis se aproximavam. Aos 28, Washington fez boa jogada e tocou para Dagoberto, mas o atacante chegou atrasado e perdeu a chance. Quatro minutos depois, Fernandinho chutou, o goleiro defendeu, a bola voltou para o camisa 12 que tocou para o artilheiro completar para longe.

Todo o time tricolor estava em cima dos peruanos, que se seguravam de forma heróica e garantiam a cobrança de pênaltis. Marcelinho Paraíba, que entrou no lugar de Fernandinho, ainda teve a última chance de garantir a vaga no tempo normal, mas o seu chute passou fora do gol e a vaga foi decidida nos pênaltis. Mas a torcida vaiou muito a atuação nos 90 minutos

Pênaltis que começaram com um susto, logo na primeira cobrança da equipe brasileira, o capitão Rogério Ceni perdeu a sua cobrança. Mas compensou o erro ao pegar duas cobranças peruanas, de Alva e Galván, Labarthe ainda errou a sua cobrança e deu a chance para Dagoberto fazer e colocar o Tricolor na próxima fase. 3 a 1 nas penalidades e a torcida, enfim, pôde comemorar a vaga as quartas-de-final.

O adversário do time tricolor sai do confronto entre Nacional-URU e Cruzeiro, que se enfrentam amanhã em Montevidéu, com vantagem para o time brasileiro. Jogo que terá cobertura do Esporte é Vida.