segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cruzeiro vence e continua na briga

Share |

Por Leonardo Martins


No fechamento da 31ª Rodada do Brasileirão, o Cruzeiro enfrentou o desmotivado Corinthians em São Paulo. A Raposa manteve o bom futebol ao vencer pelo placar mínimo e continua na briga pelo g-4.


O Cruzeiro contava com a volta de seu camisa 10, Gilberto, que estava suspenso. O Corinthians contava com a volta de Ronaldo ao comando de ataque.


Sem um meia de origem, o Corinthians apostou na movimentação de seus jogadores para passar pela barreira mineira formada pelos volantes Fabrício, Henrique e Marquinhos Paraná. Ronaldo, de volta após duas semanas de treinamentos, mostrou mais disposição e quase fez um golaço. Logo aos dois minutos, ele entortou Gil na área, driblou Cláudio Caçapa, mas foi travado no chute, e a bola saiu para escanteio. Aos oito, o Fenômeno marcou ao receber cruzamento de Edu pela esquerda, mas em impedimento, bem marcado pela arbitragem.


Preocupado mais com a defesa, o Cruzeiro deu pouco trabalho a Felipe. A primeira tentativa surgiu apenas aos 15 minutos, em chute de longa distância de Guerrón, que o goleiro alvinegro segurou. O equatoriano, aliás, teve pouco espaço para trabalhar, já que atuou centralizado na área, sempre acompanhado por Chicão ou William. Thiago Ribeiro e Gilberto eram as opções para os contra-ataques, porém, sempre com um número elevado de passes errados.


O marasmo só foi quebrado a partir dos 34 minutos. Diego Renan, uma das revelações da equipe mineira, fez boa jogada pelo lado esquerdo, avançou para o meio e chutou. Felipe pegou bem. O Corinthians respondeu pouco depois, aos 36, com uma grande oportunidade para Jorge Henrique. Dentinho cruzou da direita, a bola atravessou toda a área e sobrou para o atacante. Ele tentou pegar de primeira, mas a bola tocou no gramado antes e subiu muito, por cima da meta.


Quando conseguiu encaixar uma boa troca de passes, o Cruzeiro chegou ao gol, aos 40. Pelo lado esquerdo, Thiago Ribeiro passou para Marquinhos Paraná, que deu excelente passe para Fabrício. O volante cruzou para a área e Gilberto, atrás da linha da bola, apenas desviou para o gol. Os corintianos reclamaram impedimento, mas o gol foi legal.


No segundo tempo, o Corinthians reapareceu mais disposto, quase marcando nos primeiros minutos. Aos dois, Ronaldo recebeu de Alessandro e serviu Edu, que bateu à direita. Logo em seguida, aos quatro, Jucilei subiu de cabeça após cobrança de falta pela esquerda e assustou Fábio.


Com Fernandinho no lugar de Guerrón, o técnico Adilson Batista tentou dar mais velocidade ao Cruzeiro nos contra-ataques. Apesar do bom espaço dado pela defesa paulista, os mineiros não conseguiram encaixar uma saída rápida. Melhor para o Corinthians. Na chance mais perigosa, Ronaldo, aos dez, recebeu lançamento na área e desviou de cabeça para Jorge Henrique. De frente para Fábio, o baixinho cabeceou, mas o goleiro defendeu espetacularmente.


Mano Menezes também optou por trocar sua equipe em busca do empate. Dentinho, machucado, deu lugar ao argentino Defederico, enquanto Boquita substituiu Edu. As trocas, porém, não tiveram muito resultado. O Cruzeiro continuou dominando o meio de campo e dificultando a produção alvinegra no setor.


Mas, aos 28, o Cruzeiro ficou com um jogador a menos. Marquinhos Paraná e Fernandinho reclamaram de uma falta de Elias, e o clima esquentou. Vários jogadores trocaram empurrões, mas apenas Fernandinho, que já tinha cartão amarelo, recebeu o vermelho.


A vantagem fez o Corinthians se animar. Boquita, aos 37, recebeu passe de Jorge Henrique e chutou da entrada da área, quase acertando o ângulo esquerdo de Fábio. Mano Menezes tratou de reforçar o ataque, com Edno no lugar do volante Jucilei. Mesmo assim, o Corinthians teve problemas para criar. Ronaldo ainda lutou, mas já era tarde para buscar o empate. E O Time azul entra na briga pelo título brasileiro.

O Corinthians volta a campo na quarta-feira quando enfrenta o Vitória em Salvador. Já a Raposa recebe o perigado Santo André no Mineirão.


Curtinha


- O Avaí deu adeus a qualquer chance de Libertadores ao empatar em casa com o desesperado Sport por 2 a 2. Os pernambucanos continuam em situação perigosa na penúltima posição. O Leão poderia ter saído da ressacada com um excelente resultado, já que fez dois gols com Wilson e Luciano Henrique, no inicio de jogo. Ainda no primeiro tempo, Marquinhos diminuiu o placar. Na segunda etapa, Luis Ricardo empatou a partida para os mandantes.


Classificação

1° Palmeiras – 54pts

2° Atlético-MG – 53pts

3° Internacional – 52pts (15V)

4° São Paulo – 52pts (14V)

5° Flamengo – 51pts

6° Cruzeiro – 48pts

7° Goiás – 47pts

8° Grêmio – 44pts (12V e 18SG)

9° Vitória – 44pts (12V e 2SG)

10° Avaí – 44pts (11V)

11° Corinthians – 42pts

12° Barueri – 41pts (6SG)

13° Santos – 41pts (-2SG)

14° Atlético-PR – 39pts

15° Coritiba – 37pts

16° Santo André – 32pts (8V e -13SG)

17° Náutico – 32pts (8V e -17SG)

18° Botafogo – 32pts (6V)

19° Sport – 29pts

20° Fluminense – 27pts