quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O Mico de Abu Dhabi

Share |
Por Leonardo Martins

E não é que chegou o dia que não teremos a Final do Mundial de Clubes entre um europeu e um sul-americano. O jogo de ontem entre Mazembe, do Congo, e o Inter, mostrou mais uma vez que o futebol não cabe mais soberba e apatia dentro de campo. O resultado foi um mico enorme para o time brasileiro e o pequeno Mazembe chegou ao seu ápice.

O time africano já havia aprontado na fase anterior ao derrotar o favorito Pachuca por 1 a 0 e o Colorado chegou ao confronto com a toda pompa de ser favorito para se chegar a final do Mundial de Clubes contra, possivelmente, a Internazionale. Mas os comandados de Celso Roth esqueceram-se que para chegar a final, tinham que passar pela semifinal.

Quanto ao jogo, a partida foi equilibrada, porque o Inter não jogou tudo o que sabia e o que tivera mostrado na Libertadores, por isto possibilitou ao Mazembe atacar com enorme tranqüilidade. Faltou mais ataque, mais força para se chegar ao ataque, mais organização tática no gramado. O primeiro tempo até que foi favorável aos colorados, que chegaram por várias vezes, mas o gol não saiu.

Mas não podemos deixar de ressaltar a bela partida do time africano, especialmente, do goleiro Kidiaba. O jogador com sua cabeleira estranha, que já havia sido o destaque da partida anterior contra os mexicanos, mais uma vez foi o destaque no jogo de ontem, com suas defesas arrojadas, sem falar da dancinha que ele faz quando o time faz o gol. Mais um jogador folclórico que entra para a história do futebol. Fora o goleiro, o time congolês foi mais objetivo.

Objetividade que foi vista no segundo tempo, com o Inter tomando o gol aos 7 em um chute de rara felicidade de Kabangu. Depois do gol africano, a apatia e o desespero tomaram conta do colorado, D’Alessandro e Tinga, nomes do time, não rendiam nada em campo, aliás, ninguém jogava bem no time colorado. Faltou, também, ousadia ao técnico Celso Roth, que só alterou o time quando já perdia e nem assim, o time foi capaz de reagir. Celso Roth, que todos achavam que havia melhorado com o título da Libertadores, mas o jogo de ontem desmistificou e desmentiu essa suposta melhora, e não sabe se fica no Inter para 2011.

Mas voltamos ao jogo, o time africano jogou por terra as esperanças coloradas no Mundial aos 40 minutos quando Kaluytuka fez boa jogada individual e chutou no canto do contestado Renan. Era a consagração do Mazembe e uma das maiores vergonhas do futebol brasileiro em sua história, pela primeira vez em 50 anos, um time sul-americano não disputará a Final do Mundial.  Agora resta lutar pela honra na decisão do terceiro lugar, mas o mico não será apagado da história colorada e nem do futebol brasileiro.