quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Libertadores começa com empates para o Brasil

Share |

Por Leonardo Martins


O sonho de qualquer time brasileiro, a Libertadores, começou nesta semana com a fase pré-Libertadores. Como sendo o atual campeão, o Brasil tem dois times na disputa desta fase, Grêmio e Corinthians, e ambos entraram em campo na noite desta quarta-feira. Dois péssimos empates aconteceram.

Corinthians 0x0 Tolima-COL

O fantasma da Libertadores e suas eliminações traumáticas voltou a rondar os lados do Corinthians com o péssimo empate sem gols diante do Tolima diante de 26 mil pessoas no Pacaembu. O Timão se complica para o jogo de volta na Colômbia.

A pressão histórica que a competição traz ao clube somado ao nervosismo do confronto eliminatório fizeram com que os brasileiros ficassem mais nervosos, nem a experiência de jogadores como Roberto Carlos e Ronaldo fez com que a equipe se tranqüilizasse em campo. Resultado disto, muitos erros de passe e, praticamente, nenhuma chance no primeiro tempo, o que irritava a torcida corintiana.

Alheio a pressão que vinha para o lado brasileiro, o Tolima foi mais tranqüilo na primeira etapa e criou as melhores chances. O time colombiano foi para surpreender e conseguiu com três atacantes. Aos 25, Murilo driblou Júlio César e fez o gol, mal anulado pela arbitragem que alegou impedimento, inexistente, do atacante.

No segundo tempo, a pressão corintiana aumentou, mas fora de forma desorganizada e as chances não apareceram. Eram erros bobos de passe que atrapalhavam o andamento do time em campo. Já os colombianos continuavam tentando explorar os erros e o nervosismo paulista.

Nos últimos 15 minutos, a torcida, até então, calada e impaciente com o time em campo, resolveu acordar e incentivar a equipe. Mas ontem não era o dia do Corinthians e a vaga para a fase de grupos terá que vir fora de casa na Colômbia. A boa notícia é que para isto, o time de Ronaldo precisa de apenas um empate com gols em Ibagué.

Livsrpool-URU 2x2 Grêmio

Ainda ressentido pela saída de Jonas, o artilheiro do Brasileiro em 2010, o Grêmio entrou em campo para enfrentar o Liverpool no Uruguai. O empate em 2 gols foi ruim porque a equipe gremista esteve duas vezes na frente do placar, mas abriu pequena vantagem para a decisão da vaga em casa.

Foram 25 minutos e 4 gols. O primeiro tempo foi elétrico e as bolas paradas deram o tom do jogo. Aos 6 começou o show de gols originários da bola parada. Douglas cruzou para a área, André Lima cabeceou no travessão e a bola bateu nas costas de Castro antes de entrar. 1 a 0 Grêmio. Dois minutos depois, Franco acertou cobrança de falta e marcou o gol de empate.

Aos 14, nova trapalhada de Castro na cobrança de falta de Douglas. O goleiro foi para a bola e não achou nada, a bola acabou entrando e o gol do Grêmio aconteceu. 2 a 1. Mas os uruguaios foram para o ataque e aos 23, Guevara aproveitou cruzamento de cabeça e empatou o jogo novamente.

No meio do primeiro tempo, uma briga generalizada entre as torcidas e a polícia Uruguaia chamou a atenção. Felizmente, a confusão não acarretou feridos.

Depois de um primeiro tempo movimentado, as duas equipes diminuíram o ritmo na etapa final. Como o 2 a 2 era positivo para o Grêmio, os gaúchos só administraram o resultado e combateram o inofensivo ataque do time uruguaio.

André Lima ainda perdeu uma boa chance de desempatar o jogo, mas o que se viu foi um jogo ruim entre duas equipes que estão no inicio da temporada. O Tricolor joga por um empate sem gols ou por um gol para avançar a fase de grupos da Libertadores, o jogo de volta será em Porto Alegre.