segunda-feira, 21 de julho de 2008

Cai o ultimo invicto da Série B.

Share |

Por Maurício Fernando

Bahia derruba a invencibilidade do líder Corinthians, com direito a falha do goleiro Felipe.

Enfim caiu o ultimo invicto da série B de 2008. O líder Corinthians sucumbiu após 11 rodadas, e o algoz foi o Bahia, em pleno Pacaembu , pelo placar de 1 a 0. Com o resultado, a vantagem do Corinthians para o vice líder cai para apenas três pontos, enquanto que o Bahia, é o décimo colocado.

Empurrado por mais de 30 mil torcedores, a equipe corintiana iniciou pressionando, e chegou a ter um gol anulado de Fábio Ferreira, mas não conseguia abrir o placar. Já o Bahia, aproveitou a chance que teve. Elias bateu falta alta, o goleiro Felipe saiu mal, e a bola encobriu o goleiro corintiano (que admitiu a falha após o jogo), o Bahia abria o placar.

Chances para o empate não faltaram, William cabeceou para fora, Lulinha e Acosta acertaram a trave após defesas do goleiro Darci, essas foram as principais chances da equipe da casa no primeiro tempo.

Temendo a falta de criatividade, o técnico corintiano Mano Menezes voltou do intervalo com Douglas no lugar de Lulinha. Com o camisa 10, a equipe corintiana se soltou mais, porém continuo esbarrando na falta de pontaria, perdendo inúmeras chances, duas delas inacreditáveis com Elias e Fabio Ferreira.

No final ainda sobrou tempo para o substituto Careca, e o uruguaio Acosta perderem cada um, uma chance, para desespero da fiel torcida. Dando números finais a partida.

Na próxima rodada, o Corinthians tem parada duríssima, o Ceará no Castelão, a equipe com melhor rendimento dentro de casa (5 vitórias e 1 empate), enquanto que o Bahia enfrenta o São Caetano em casa. Ambas as partidas já nessa terça feira.

Outras partidas da 12ª Rodada


Grêmio Barueri-SP 4x3 Ceará-CE
São Caetano-SP 0x4 ABC-RN
Avaí-SC 2x0 Gama-DF
Brasiliense-DF 1x2 Paraná-PR
Bragantino-SP 0x2 Criciúma-SC
Vila Nova-GO 2x2 Santo André-SP
Fortaleza-CE 0x3 Ponte Preta-SP
América-RN 3x0 Marília-SP
Juventude-RS 4x0 CRB-AL

Pet comanda virada atleticana no Mineirão

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite deste domingo, no Mineirão, Atlético-MG e Coritiba fecharam a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um ótimo jogo, o Galo conseguiu uma virada ótima e ganhou a 1ª após 6 jogos de jejum por 3 a 2.

O primeiro tempo pode ser resumido em antes e depois da entrada de Petkovic. Antes, o Atlético, que entrou em campo já com a pressão de acabar com o jejum de seis partidas sem vencer, tinha como maior novidade a volta de outro veterano, Marques, recuperado de contusão, no ataque ao lado de Castilho. Além disso, Gedeon entrava no meio-campo com a camisa 10, já que Petkovic, ausente da equipe no último jogo, ainda se recuperava de dores musculares. A intenção era dar mais velocidade, e o time até que criou a primeira chance de gol logo aos quatro minutos, desperdiçada por Castilho ao cabecear mal na pequena área após centro de Marques. O problema é que a defesa cometeu pecados capitais que não estavam no programa. Com isso, o Coritiba marcou dois gols em 20 minutos. O primeiro surgiu de uma bola centrada. O zagueiro Marcos agarrou outro zagueiro, Maurício, do Coxa, dentro da área. Pênalti bem marcado, que Keirrison não desperdiçou aos nove minutos - bola de um lado, goleiro para o outro. Entre um chute e outro do Galo - Gedeon arriscava, mas mandava na mão do goleiro Vanderlei, que substituía Edson Bastos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo -, outra falha clamorosa da defesa atleticana. Aos 18 minutos, Rubens Cardoso subiu pela esquerda e centrou na área. César Prates tentou cortar de carrinho e marcou contra, para desespero da torcida do Galo.

Ao Coxa, com vantagem de 2 a 0 em 20 minutos, bastava se plantar bem na defesa e esperar aumentar o desespero do Galo para partir em contra-ataques. Carlinhos Paraíba ditava bem o ritmo da equipe no meio-campo. Só que o time recuou muito, e o técnico Gallo resolveu pôr Petkovic no lugar de Renan. O talento do veterano meia sérvio foi fundamental para a reação do Atlético. Um minuto depois de entrar, dominou uma bola na esquerda, levantou a cabeça e centrou na medida para Gedeon bater de primeira e diminuir o placar aos 30 minutos. O sérvio parecia mordido. Passou a comandar a equipe, sempre saindo da meia-esquerda. De seus pés saíam as melhores jogadas. Aos 38, mandou de fora da área para boa defesa de Vanderlei, que aos 41 salvou novamente o Coxa, em chute de Sérgio Araújo. O goleiro do Coritiba selava o seu nome como destaque do primeiro tempo - e também da partida - após a defesa sensacional aos 42, em bomba de fora da área de Marques. Só que o troco chegou rápido. Aos 44, Pet entrou driblando na área até ser derrubado por Rubens Cardoso. Pênalti que o jogador cobrou com categoria, deslocando Vanderlei e empatando a partida.

Mal começou a segunda etapa, Rubens Cardoso deu um presente para o adversário. O jogador, que já tinha cartão amarelo após ter feito pênalti em Petkovic, entrou de sola em César Prates e acabou expulso. O técnico Dorival Júnior não demorou a tirar um atacante para pôr um volante - saiu Keirrison, entrou Veiga. O técnico Gallo fez o contrário e ousou: tirou um zagueiro - Vinicius - para pôr um atacante - Eduardo. Aos 14, o Galo quase virou a partida. Pet tocou na área para Eduardo que bateu meio prensado, e ainda encontrou o goleiro Vanderlei, que tocou com o pé para escanteio. O time desperdiçou outra chance aos 20 minutos, com Castilho. O jogo caiu sensivelmente de ritmo, principalmente porque ao Coritiba, com um a menos em campo, era melhor tocar a bola para sair do Mineirão com o empate. O Galo, por sua vez, já dava sinais de cansaço pelo esforço para sair da esvantagem de 2 a 0. Mas Eduardo estava cheio de gás, e foi ele o autor do gol da virada, aos 27 minutos, ao receber de cabeça de Castilho. Depois, o próprio Eduardo desperdiçou a chance de ampliar o placar. Mas o Coxa piorou sua situação ao ter Marlos expulso aos 39, ao entrar duro em Petkovic. No último minuto, Eduardo perdeu mais um gol, mas nem precisava mais. O Galo, por ora, espantou a crise.

O Resultado não alterou a classificação do Galo, já que continua no 16º lugar com 15 pontos, próximo a zona vermelha, e o Coxa continuou na 10ª posição com 17. Na próxima rodada, o Atlético vai ao Rio enfrentar o Botafogo e o Coritiba recebe o Ipatinga.

Série C 2008 – 4ª rodada da fase 1

Share |
Por Leonardo Martins

Neste final de semana foi disputada a 4ª rodada da primeira fase da Série C. rodada que apontou os três primeiros classificados a segunda fase. Salgueiro-PE, Icasa-CE e Guaratinguetá-SP garantiram a vaga com 2 rodadas de antecipação.

Jogos atrasados disputados na última quarta-feira

Grupo 1
Fast-AM 1 x 2 Luverdense-MT – Vivaldo Lima (Manaus)

Grupo 2
Progresso-RR 2 x 1 Cristal-AP – Ribeirão (Boa Vista)

Jogos da 4ª rodada

Sábado, 19/07

Grupo 12
Linhares-ES 2 x 2 Macaé-RJ - Conilon (Jaguaré)

Domingo, 20/07

Grupo 1
Rio Branco-AC 3 x 2 Luverdense-MT - Arena da Floresta (Rio Branco)

Grupo 2
Progresso-RR 0 x 1 Remo-PA - Ribeirão (Boa Vista)
Holanda-AM 2 x 0 Cristal-AP - Vivaldão (Manaus)

Grupo 3
Paysandu-PA 2 x 1 Palmas-TO - Curuzu (Belém)
Bacabal-MA 1 x 2 Águia-PA - Correão (Bacabal)

Grupo 4
Barras-PI 1 x 0 Horizonte-CE - Juca Fortes (Barras)
Sampaio Corrêa-MA 0 x 0 Picos-PI - Nhozinho Santos (São Luis)

Grupo 5
Santa Cruz 2 x 0 Potiguar de Mossoró - Arruda (Recife)
Campinense-PB 0 x 1 Central-PE - Ernani Sátiro (Campina Grande)

Grupo 6
Santa Cruz-RN 0 x 2 Salgueiro-PE - Iberezão (Santa Cruz)
Icasa-CE 2 x 0 Treze-PB - Mauro Sampaio (Juazeiro do Norte)

Grupo 7
Atlético-BA 0 x 0 ASA-AL - Antônio Carneiro (Alagoinhas)
Confiança-SE 3 x 0 Petrolina-PE - Lourival Batista (Aracaju)

Grupo 8
CSA-AL 1 x 3 Vitória da Conquista-BA - Nelson Feijó (Maceió)
Itabuna-BA 2 x 1 Sergipe - Luiz Viana Filho (Itabuna)

Grupo 9
Atlético-GO 3 x 0 Operário-MS - Antônio Accioly (Goiânia)
Águia Negra-MS 0 x 3 Mixto-MT - Ninho da Águia (Rio Brilhante)

Grupo 10
Dom Pedro-DF 0 x 0 Itumbiara-GO - Boca do Jacaré (Taguatinga)
Anápolis-GO 2 x 0 Legião-DF - Jonas Duarte (Anápolis)

Grupo 11
Serra-ES 2 x 0 Duque de Caxias-RJ - Municipal (Aracruz)
América-MG 1 x 0 Paulista - Independência (Belo Horizonte)

Grupo 12
Boavista-RJ 1 x 3 Guaratinguetá-SP - Eucy Resende (Saquarema)

Grupo 13
Ituiutaba-MG 4 x 1 Noroeste-SP - Fazendinha (Ituiutaba)
Mirassol-SP 3 x 1 Tupi-MG - José Maria Maia (Mirassol)

Grupo 14
Linense-SP 0 x 1 Guarani - Gilbertão (Lins)
Ituano-SP 4 x 2 Madureira-RJ - Novelli Junior (Itu)

Grupo 15
Marcílio Dias-SC 2 x 0 Engenheiro Beltrão-PR - Hercílio Luz (Itajaí)
Toledo-PR 2 x 1 Inter de Santa Maria-RS - 14 de Dezembro (Toledo)

Grupo 16
J. Malucelli-PR 0 x 0 Brasil de Pelotas-RS - Eco-Estádio (Curitiba)
Caxias-RS 3 x 0 Metropolitano-SC - Centenário (Caxias do Sul)

A quinta rodada desta fase acontece neste meio de semana.

Grêmio vence confronto direto e assume a 2ª colocação

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, no último sábado em Porto Alegre, Grêmio e Cruzeiro fizeram confronto direto valendo a 2ª colocação do Campeonato. O placar de 1 a 0 para os gaúchos foi pouco devido a má partida cruzeirense.

Depois de muito mistério na Raposa, o técnico Adilson Batista optou por escalar Henrique, Gérson Magrão, Jonathan e Jonathas nas vagas dos desfalques Fabrício, Ramires, Wagner e Weldon. Marquinhos Paraná voltou à sua posição de origem, e deixou no banco Elicarlos, autor do gol salvador na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR no meio da semana. A escalação cruzeirense não funcionou. O Tricolor começou melhor e com dez minutos já tinha chegado com perigo duas vezes, uma com Willian Magrão e outra com André Luís, ambas defendidas por Fábio. Até que, aos 18, Rafael Carioca cruzou na área para o lateral Paulo Sérgio, que encheu o pé de primeira, entre as pernas do goleiro celeste, abrindo o placar no Olímpico. O camisa 2 quase fez o segundo dele aos 25, mas desse vez, Fábio fez ótima defesa. O arqueiro celeste era disparado o que mais trabalhava até então. Aos 36, ele fez mais uma importante defesa à queima-roupa em cabeçada de Léo. E nos acréscimos, voltou a pegar uma perigosa cobrança de falta de Anderson Pico.

O time gaúcho voltou do intervalo com Thiego no lugar de Léo, que sentiu dores o músculo posterior da coxa esquerda e foi poupado. E a equipe mineira retornou um pouco melhor, chegando timidamente perto da área adversária, uma vez com Guilherme e outra com Jonathas. Aos sete, Gérson Magrão apareceu muito bem, em jogada individual, mas acertando a rede pelo lado de fora. Aos 14, o zagueiro Espinoza fez uma besteira que quase decidiu o jogo. O equatoriano entregou a bola nos pés de Perea, dentro da área celeste, mas o colombiano chutou em cima de Fábio. O camisa 1, porém, estava bem alerta. e voltou a fazer ótima defesa em perigoso chute de André Luís. O goleiro tricolor Victor trabalhou pela primeira vez aos 20, espalmando bela batida de Charles de fora da área. Aos 25, Reinaldo, que entrou no lugar do cansado Perea, fez uma boa jogada pela direita e deixou Tcheco na cara do gol, mas o meia gremista furou feio na frente do gol vazio. Depois, aos 31, Makelele, que substituiu André Luiís, avançou pela esquerda, tocou para Reinaldo bater cruzado para fora. O Tricolor ainda desperdiçou uma outra chance incrível aos 41, mas Jonathan salvou um chute de Rafael Carioca em cima da linha. Mas 1 a 0 foi o suficiente para o Grêmio tomar a segunda posição da Raposa.

O Grêmio terminou a rodada em 2º lugar com 25 pontos 1 a mais que a Raposa. Na próxima rodada, os gaúchos vão a Florianópolis enfrentar o Figueirense e os mineiros recebem o Goiás.