quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Kléber Pereira marca três e coloca o Santos na Libertadores

Share |

Por Daniel Castro

Um jogo tenso foi visto anteontem na Vila Capanema. De um lado o Paraná jogando suas últimas cartas para fugir do rebaixamento, e do outro o Santos, ansioso para confirmar sua vaga na Taça Libertadores.

O Santos passou por vários momentos de sonolência até conseguir a virada, e precisou das boas entradas de Petkovic e Renatinho para mudar o panorama da partida. O Paraná veio disposto a ganhar, com um equipe bastante ofensiva, e que contava apenas com Goiano fixo na marcação.

Quem começou bem a partida foram os mandantes, que assustaram em uma boa cabeçada de Giuliano, que encobriu Fábio Costa e passou pouco acima do gol. Lima e Josiel também assustaram o goleiro santista. Aos 30 minutos o Paraná finalmente marcou, com Jumar cobrando falta, que passou por todo mundo e contou com a colaboração de Fábio Costa. O Santos teve apenas uma chance no primeiro tempo, em uma boa cabeçada de Kleber Pereira

Veio o segundo tempo e o Santos passou a assustar o Paraná. Foi a vez do time da casa ser acuado. Porém, o Paraná contou com mais uma boa cobrança de falta, dessa vez de Paulo Rodrigues, e mais uma colaboração de Fábio Costa para ampliar o placar.

A partir daí o jogo mudou totalmente de figura, e Kleber Pereira entrou em ação para virar a partida. Luxemburgo acertou ao colocar Petkovic em campo no lugar de Marcos Aurélio. Foi do sérvio o cruzamento para o primeiro gol de Kleber. O segundo saiu após driblar o goleiro Gabriel com um sutil toque de cabeça, e o terceiro veio após cruzamento de Renatinho, que havia substituído Vitor Júnior ainda no primeiro tempo.

A virada carimbou o passaporte do peixe para a Libertadores, e deixou o Paraná em situação crítica, que passa a depender de dois tropeços dos seus adversários diretos na briga pelo rebaixamento (Corinthians e Goiás).

Na próxima rodada o Paraná enfrenta o Vasco em São Januário, enquanto o Santos encara o Fluminense na Vila Belmiro.

Palmeiras perde, mas só depende de si para chegar a Libertadores

Share |
Por Saimon Nouh


Na última partida no Beira-Rio pelo Campeonato Brasileiro, o Inter bateu o Palmeiras por 2x1 na tarde do ultimo domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Se por um lado o time gaúcho se garantiu de vez na Copa Sul-Americana, por outro acabou parando um
adversário direto do rival Grêmio na briga por uma vaga na Libertadores da América. O time alviverde esperava sair do Beira-Rio ao menos com um empate, mas não saiu dos 58 pontos. Mas o time de São Paulo segue no grupo dos quatro primeiros, com a derrota do Cruzeiro para o Sport no Recife. No dia 2 de dezembro, encerra a temporada em casa, com a obrigação de conseguir a vitória sobre o Atlético-MG para não depender de outros resultados. Os colorados, que subiram para 54 pontos, se despediram da torcida da melhor forma, mas nem todos ficaram satisfeitos. Ao bater a equipe paulista, ajudou o maior rival na disputa pelas primeiras colocações. Na última rodada, o Inter enfrenta o Goiás, em Goiânia.

O Inter, tomou a iniciativa no começo, controlava o meio de campo, pressionava, chegava à frente com freqüência, porém sem efetividade. O Palmeiras era mais defensivo, com contra-ataques rápidos, criava mais perigo, mas Rodrigão, isolado, tinha dificuldade para superar a zaga colorada formada por Sidnei, Orozco e Marcão. Aos 36 minutos, Sidnei tentou cortar cobrança de falta, acerta o adversário e a bola fica para Makelele, que marca o gol, mas o árbitro assinala impedimento no lance. Lance que o juiz errou feio, já que dois jogadores do Inter davam condição para Makelele. Com o susto o Inter pareceu acordar, e aos 40 minutos fez 1 a 0, na insistência de Iarley pela direita, que cruzou fraco mas David falhou ao tentar afastar e Fernandão não perdoou. Os palmeirenses reclamaram de falta no lance. Segundo eles, Iarley empurra Dininho e o tira do lance. O juiz ignora e marca o gol.

Os esquemas se inverteram na etapa complementar. A equipe colorada retornou com uma postura mais recuada, saindo nos contra-golpes. O Palmeiras, com mais posse de bola, buscava o empate e dava espaços atrás. Conforme o tempo passava a intensidade do confronto foi diminuindo. Aos 33 minutos, Marcão roubou a bola no campo de defesa, arrancou em direção ao gol, e só não marcou porque dividiu a bola com o zagueiro. Dois minutos depois, ele fez lançamento primoroso para Fernandão, que bateu de primeira, fazendo 2 a 0. Esse gol de Fernandão foi o gol 1000 do Campeonato Brasileiro de 2007. Aos 47 minutos, Rodrigão ainda fez um lindo gol de bicicleta, mas não havia mais tempo de mudar o resultado.

Grêmio passa fácil pelo América

Share |

Por Saimon Nouh


O Grêmio goleou o já rebaixado América-RN por
3 a 0, no ultimo sábado, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado em cima do lanterna, que não contou com torcida na arquibancada por punição do STJD, manteve os gaúchos com o sonho de conquistar um lugar no G-4. O time precisa de tropeços de Palmeiras e Cruzeiro e ainda precisa vencer o desesperado Corinthians. O tricolor gaúcho segue com remotas chances de conseguir classificação para a Libertadores da América. Subiu para os 57 pontos, e agora torce por tropeços de Palmeiras e Cruzeiro. No encerramento do Brasileiro, dia 2 de dezembro, retornará ao Olímpico para enfrentar o Corinthians. Palmeiras e Cruzeiro também jogam em casa. Enfrentam Atlético-MG e América-RN, respectivamente. Parado nos 17 pontos, fazendo a pior campanha da história dos pontos corridos e sem chance de alcançar o penúltimo colocado, o time potiguar, com casa vazia, não tem mais preocupação com a competição. Entrou em campo com diversos reservas, pois poupou titulares para a Copa Rio Grande do Norte, e assim conheceu a sua 28ª derrota na Série A. Na rodada final terá pela frente o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

O Grêmio começou melhor o confronto, o que era bastante esperado. Chegava mais à frente, mas o América, mesmo cheio de desfalques, era organizado e fechava bem os espaços. Mas não demorou muito para o time tricolor fazer 1 a 0. Aos 21 minutos, a revelação do Grêmio para 2008, Maylson fez grande passe para William Magrão, que apareceu na área e tocou por cima do goleiro Azul, abrindo o placar. O domínio gaúcho era total, tanto que o goleiro Marcelo Grohe era mais um que assistia à partida, e a defesa pouco precisava correr, pois o América não chegava com perigo ao gol gremista. Só aos 31 minutos o América assustou, quando Léo Papel pegou rebote de escanteio e chutou forte, por cima. Os donos da casa ainda pressionaram, mas nada mudou até o intervalo, e o placar de momento mostrava a vitória gaúcha. Na segunda etapa o ritmo caiu, com o Grêmio administrando a vantagem, exageravam nas atrasadas para o goleiro, e o América não parecia determinado em reverter o resultado. Os gaúchos chegaram aos 2x0 aos 21 minutos quando Diego Souza fez jogada pela esquerda e chutou. Depois de confusão na área, a bola fica para Marcel, que completa para o gol. Em seguida a equipe do técnico Mano Menezes fez mais um. Aos 27 minutos, o colombiano Bustos cobrou escanteio, Diego Souza dominou no peito e chutou rasteiro, com estilo, e ampliou para 3 a 0 o resultado. Nos últimos minutos o time potiguar ainda foi para cima tentar evitar a goleada, mas os poucos chutes ao gol não passaram das mãos de Marcelo Grohe.

AMÉRICA-RN
Azul; Ângelo, Rogélio, Róbson e Berg; Carlos Eduardo, Joellan, Tony e Vasconcelos (Washington); Rogélio Ávila (Binha) e Léo Papel
Técnico: Paulo Moroni

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Patrício, William, Léo e Bustos; William Magrão, Maylson, Diego Souza e Ramón (Sandro Goiano); Jonas (Jonatan) e Marcel (Tuta)
Técnico: Mano Menezes