quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quando a soberba atrapalha

Share |

Por Leonardo Martins


O futebol tem inúmeros exemplos de soberba em confrontos mata-mata, ou eliminatórios, e o que se viu ontem no Pacaembu foi um exemplo de soberba. O Goiás, rebaixado no Brasileiro, eliminou o Palmeiras, favoritíssimo no confronto, da Sul-Americana com uma vitória por 2 a 1, de virada.

A soberba partiu do fato que o jogo de ida, em Goiânia, o Porco venceu por 1 a 0 e o Pacaembu esteve lotado para a partida de ontem. Durante a semana, o técnico Felipão desdenhou, indiretamente, ao afirmar que não sabia que tinha jogo domingo pelo Brasileirão, vale lembrar que o Palmeiras usava os reservas para jogos do Campeonato, priorizando, totalmente, a disputa da competição internacional.

Quanto ao jogo de ontem, o Palmeiras começou melhor, como era de se esperar, mas pecou, no primeiro tempo, nas finalizações, Luan e Tinga perderam boas oportunidades de abrir o placar. Já o time goiano esperava com calma, surgir alguma oportunidade de atacar.

Com 33 minutos, festa alviverde paulista com o gol de Luan, que recebeu e girou, chutando na saída de Harlei, a vantagem estava aumentada e aos goianos restavam dois gols. O Esmeraldino foi para cima e com uma pitada de sorte, conseguiu empatar o jogo ainda na primeira etapa. Aos 47, após confusão da zaga palmeirense, Carlos Alberto aproveitou para mandar de cabeça, encobrindo Deola.

No segundo tempo, o jogo foi, relativamente, tranqüilo para o Palmeiras. O time verde do Planalto Central pouco atacava, mas, a cada minuto que se passava, a tensão pairava no ar dos palmeirenses e o time em campo não aproveitava as chances que tinha. Como na que Lincoln errou, era um pouco da soberba palmeirense.

Como um time que nunca desiste, o Goiás foi, com paciência, buscando o gol e ele veio aos 38. Marcão cruzou para Rafael Moura que ajeitou de cabeça para Ernando completar para o gol. 2 a 1 e vaga indo para o time do Brasil Central.

Uma cena comoveu a todos depois do gol, um menino, na arquibancada, apareceu diante das câmeras chorando copiosamente, triste pela derrota do Palmeiras. Mas o Goiás, que não tinha nada a ver com isso, comemorou e muito a passagem para a final da Sul-Americana, a primeira final internacional de sua história. O adversário goiano na final sai hoje do confronto entre LDU e Independiente, o primeiro jogo foi 3 a 2 para os equatorianos.

Quanto ao Felipão, que sirva de lição para todos que, por mais que nos sentimos superiores, o adversário merece respeito e não agir com soberba.

Champions League – 5ª rodada da fase de grupos

Share |
Por Leonardo Martins


A UEFA Champions League chegou a 5ª rodada da fase de grupos nesta semana. Novos classificados foram definidos na rodada com muitos gols. Vamos a um resumo da rodada no Esporte è Vida.

Grupo A

O Grupo A conheceu seus dois classificados na rodada. Tottenham e Inter de Milão. Os Neoazurri suaram, mas conseguiram vencer o Twente em Milão por 1 a 0. Já o Spurs conseguiu uma vitória tranqüila em casa diante do Werder Bremen por 3 a 0 e está na próxima fase.

Grupo B

O Schalke 04 assumiu a liderança e garantiu a vaga na próxima fase ao vencer bem o Lyon por 3 a 0. Os franceses disputam a última vaga para a próxima fase com o Benfica, que perdeu a chance de encostar na equipe francesa ao perder por 3 a 0 para o Hapoel Tel-Aviv em Israel.

Grupo C

Mais dois classificados para a próxima fase no Grupo C. O Manchester United foi a Escócia e derrotou o Rangers pelo placar mínimo e garantiu a vaga. Já o Valência goleou o fraco Bursaspor por 6 a 1 em casa e também está na próxima fase.

Grupo D

O Barcelona confirmou a vaga e a boa fase ao golear o Panathinaikos por 3 a 0 em Atenas. Já a outra vaga do grupo será disputada entre Rubin Kazam e Copenhague, que se enfrentaram na Rússia e com vitória russa por 1 a 0.

Grupo E

Na capital italiana, a Roma passou sufoco, mas conseguiu virar para cima do Bayern de Munique por 3 a 2 e precisa de um empate na última rodada para conseguir a vaga. O Basel manteve pequena chance de classificação com a vitória sobre o Cluj por 1 a 0.

Grupo F

O já classificado Chelsea precisava de uma vitória para afastar a crise que rondava o Stamford Bridge e ela veio com certo sufoco sobre o lanterna Zillina por 2 a 1 de virada. A última vaga do grupo será disputada entre Marseille e Spartak, que se enfrentaram em Moscou e os franceses venceram por 3 a 0, assumindo a segunda colocação do grupo.

Grupo G

O Real Madrid continua impossível e conseguiu um excelente resultado na Holanda ao golear o Ajax por 4 a 0 com grande exibição de Cristiano Ronaldo, autor de dois gols. O time merengue se classificou juntamente com o Milan, que na rodada, foi a França e venceu o Auxerre por 2 a 0, com gol de Ronaldinho.

Grupo H

O Arsenal se complicou ao perder para o Braga em Portugal por 2 a 0 e viu o time português igualar-se na briga por uma vaga. Os dois gols do time português foram marcados por Matheus, ex-Vasco. O líder do grupo é o Shaktar Donnetsk que venceu o lanterna Partizan Belgrado por 3 a 0, com gols de Jadson e Eduardo da Silva.

A última rodada acontece nos dias 7 e 8 de dezembro e no Esporte é Vida você terá todos os detalhes da UEFA Champions League.