domingo, 5 de outubro de 2008

Palmeiras vence o Galo e continua na liderança

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde deste sábado, com o Palestra Itália lotado, o Palmeiras recebeu o Atlético-MG querendo se manter na liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista conseguiu uma vitória boa por 3 a 1 e permanece por mais uma rodada na liderança da competição.

O Galo viveu mais um dia de muita confusão no seu centenário. Os jogadores Calisto, Mariano e Lenilson saíram da concentração da equipe na capital paulista e só retornaram no final da madrugada. Resultado desta balada foi que os jogadores foram afastados e muito dificilmente voltam a vestir a camisa atleticana. O garoto Cheslon foi chamado as pressas para substituir o lateral Mariano.

As confusões fora do campo refletiram dentro de campo, pois a equipe do Atlético iniciou o jogo mal, cedendo muitos espaços aos palmeirenses atacarem e pouco atacavam. Aheio a estas confusões alvinegras, estava o Palmeiras, mas este também não fazia uma boa partida, errando muitos passes e concluindo mal a gol.

Mesmo errando passes, os paulistas criaram as chances de abrir o placar. Kleber e Alex Mineiro, por 2 vezes, exigiram trabalho da zaga atleticana e do goleiro Juninho. O Galo respondeu com Jael que Marcos fez boa defesa. O gol palmeirense era questão de tempo, mas um vacilo da zaga verde pôs um ar de dramaticidade ao jogo.

Aos 31, Maurício erra uma saída de bola e Marques rouba a bola, o atacante toca para o jovem Renan Oliveira tocar para as redes. 1 a 0 Atlético. Quatro minutos depois, a crise vivida pelo clube alvinegro afetou o rendimento do time e o xodó da massa, Marques, foi expulso ao colocar a mão na bola.

Era o que faltava para explodir a torcida que animou o time palmeirense para buscar o empate. Primeiro foi Pierre que acertou 2 chutes longe do gol. Mas aos 43 saiu o gol de empate. Alex Mineiro viu a passagem do lateral Leandro e deu um belo passe, Leandro encheu o pé e estufou as redes de Juninho. 1 a 1 no Palestra. Antes do fim da etapa, Élder Granja cruzou para a cabeçada de Alex Mineiro que acertou a trave.

Vanderlei Luxemburgo fez 2 alterações no intervalo, sacou Pierre e Martinez para as entradas de Evandro e Léo Lima. O galo também fez alteração, tirou Élton e colocou Denílson para reforçar a marcação. O segundo tempo começou como havia terminado o primeiras, com os mandantes querendo a vitória Leo Lima, em dois belos chutes de fora da área, quase virou o placar. No primeiro, aos oito minutos, a bola explodiu no travessão. No segundo, aos 10, tirou tinta da trave direita.

Preocupado com o sufoco que o Galo estava levando, o técnico sacou o meia Renan Oliveira e promoveu a entrada do atacante Raphael Aguiar com a finalidade de segurar a bola no ataque. E, aos 16, Raphael Aguiar, após passe de Serginho, exigiu grande defesa de Marcos. Luxemburgo respondeu em seguida e colocou Denílson na vaga de Elder Granja. E logo na primeira jogada do atacante, aos 17, Denílson barbarizou pelo setor esquerdo e cruzou na medida para Alex Mineiro, que matou a bola no peito e fez um golaço: 2 a 1.

Perdido em campo após o segundo gol, o Galo se fechou na defesa para impedir a goleada. O Palmeiras continuou martelando no ataque, criou várias jogadas e chegou ao terceiro gol aos 33 minutos. Denílson tocou para Kléber, que encheu o pé. O goleiro Juninho falhou e soltou a bola e Denílson apenas empurrou para o fundo da rede: 3 a 1. Depois, o Verdão tocou a bola até o fim do jogo. E a torcida gritou olé.

O Palmeiras continua na liderança empatado com o Grêmio com 53 pontos e na próxima rodada vai a Florianópolis enfrentar o Figueirense. Já o Galo não saiu do lugar com 34 e no 12º lugar e na próxima rodada vai ao Maracanã enfrentar o Flamengo.

Outros jogos

Grêmio(2º) 2x1 Botafogo(9º)
Douglas e Rever; Renato Silva

Ipatinga(18º) 1x3 São Paulo(5º)
Adeilson; Jean, Rodrigo e Jorge Wagner

Náutico(15º) 0x2 Flamengo(4º)
Marcelinho Paraíba e Léo Moura

Santos(13º) 4x0 Atlético-PR(16º)
Cuevas, Molina, Kleber Pereira e Fabiano Eller

Coritiba(6º) 4x2 Internacional(10º)
Índio(Contra), Keirrison(2) e Maurício; Maurício(Contra) e Nilmar

Vasco(20º) 2x4 Figueirense(14º)
Leandro Amaral e Edmundo; Asprilla, Marquinho(2) e Cleiton Xavier