sábado, 5 de julho de 2014

Quartas-de-final da Copa das Copas

Share |


As quartas-de-final do Mundial foram disputadas nesta sexta e sábado. Foram quatro jogos disputados e emocionantes que definiram os semifinalistas da próxima semana.

França 0x1 Alemanha


O Maracanã viu um clássico mundial entre França e Alemanha e o jogo foi aquilo que imaginávamos, um jogo de xadrez entre os dois campeões mundiais. No final, a precisão germânica foi o determinante para a vitória da Alemanha por 1 a 0, a 13ª  passagem as semifinais de Copa do selecionado tricampeão.

O calor das 13h na Cidade Maravilhosa não atrapalhou o rendimento das equipes. Logo aos oito minutos, Kroos alçou na área para a cabeçada de Hummels e fazer o gol dos alemães. O gol fez com que os alemães ficassem mais tranquilos no jogo, a França não repetiu as boas atuações dos últimos jogos e esbarrava nas ótimas atuações de Hummels e Boateng.

No segundo tempo, os franceses foram para cima e criaram boas chances de gol, mas quando não eram os zagueiros, o goleiro Neuer mostrava segurança. Os alemães ficaram mais tranquilos, mas seguraram o ritmo e não criaram boas chances. No fim, a vitória alemã mostrou porque o futebol alemão é o mais eficiente desta Copa e chegaram a sua 13ª semifinal de Copa, a quarta seguida.

Brasil 2x1 Colômbia


O futebol apresentado foi bem melhor que os outros jogos da Copa e, mais uma vez, a torcida em Fortaleza fez um show e apoiou o time brasileiro. Os colombianos eram o melhor ataque da competição, mas pararam na dupla de zaga Thiago Silva e David Luiz, que curiosamente foram os autores dos gols da classificação. O placar de 2 a 1 foi menos sofrido que o jogo contra o Chile e a Seleção esta a dois jogos do Hexa.

O time canarinho começou o jogo empolgado e querendo se redimir do sofrimento causado nas oitavas. O gol saiu de uma forma parecida que o jogo no Mineirão. Escanteio cobrado por Neymar e Thiago Silva apareceu na segunda trave para marcar o gol para explodir o Castelão.

Depois do gol, o Brasil controlou o jogo e não deixou os erros de outras partidas se repetirem, foi um primeiro tempo empolgante do time da casa.  Por pouco, Hulk não fez  o segundo, parando no bom goleiro Ospina. Cuadrado, um dos destaques colombianos na Copa era anulado por Hulk e Marcelo. Só o excelente James Rodriguez levava algum tipo de perigo para a zaga brasileira

No segundo tempo, o ritmo da Seleção em campo caiu um pouco, mas não como nas oitavas. O Brasil apresentava mais tranquilidade em campo e o jogador mais eficiente da Copa, o zagueiro David Luiz, apareceu mais uma vez para fazer o gol.  Aos 18, o zagueiro e melhor jogador brasileiro na Copa fez um golaço ao acertar no ângulo uma falta de longe.  Festa no Castelão.

A partir daí, os colombianos foram para cima com tudo e chegaram num pênalti de Júlio César em Gutierrez, bem batido por James Rodriguez que chegou ao 6º gol na Copa, se isolando, mais, na liderança da artilharia do Mundial no Brasil. O gol deu ânimo a seleção cafetera, mas o Brasil conseguiu a vaga as semifinais.

A parte triste do jogo em Fortaleza foi a péssima arbitragem do juiz espanhol Carballo Velasco. O árbitro fez uma arbitragem confusa e não se impôs em campo, marcando inúmeras faltas, o que deixou a partida violenta. A vítima dessa violência da partida foi a estrela do Brasil Neymar, que fraturou a coluna ao receber entrada forte  do lateral Zuñiga. O camisa 10 brasileiro não disputa mais jogos na Copa.

Sem Neymar e sem Thiago Silva, suspenso pelo segundo amarelo, o Brasil faz uma semifinal de arrepiar contra a Alemanha, terça-feira, no Mineirão. Brasil e Alemanha reeditam a final de 2002 em que os brasileiros faturaram o quinto título mundial.

Argentina 1x0 Bélgica


Os argentinos fizeram um jogo seguro na Capital Federal diante dos belgas e, novamente, contaram com a grande torcida que invadiu o estádio em Brasília. Apesar de alguns sustos, a Argentina venceu por 1 a 0 e voltou a semifinal após 24 anos.

Assim como nos outros jogos de ontem, a Argentina fez o gol rapidamente. Higuain aproveitou rebote da zaga belga e chutou no canto de Courtois. Festa argentina no Nacional Mané Garrincha. Depois do gol, os argentinos controlaram o jogo e não permitiram muitos ataques da equipe europeia.

No segundo tempo, a mesma tônica de jogo e os argentinos aproveitando bons contra-ataques com Higuain que acertou o travessão e Messi, que parou em Courtois. Já a Bélgica, sem criatividade, não conseguiu acertar o gol de Romero. Com isto, a passagem a semifinal pela Argentina virou realidade.

A bruxa passou, também, em Brasília. O melhor jogador argentino ao lado de Messi, o meio-campista Angel Di Maria, sofreu uma contusão muscular e está fora dos dois últimos jogos da Argentina.

Holanda (4)0x0(3) Costa Rica


Mais uma disputa de pênaltis emocionante no fechamento das quartas-de-final. Na despedida da “cidade dos gols”, o gol não apareceu, mas Holanda e Costa Rica fizeram um jogo emocionante. A laranja conseguiu a vaga nos penais na capital baiana diante da grande história da Copa, os costarriquenhos.

O jogo inteiro foi a Holanda buscando o jogo e no ataque contra uma Costa Rica que jogava no contra-ataque e defendendo muito. Tanto no primeiro tempo, como no segundo, os holandeses buscaram o gol e parando no goleiro da Copa até agora, Keylor Navas. Navas foi o grande responsável da partida ir a prorrogação com grandes defesas,  quando o goleiro não defendia, a trave que salvava o gol da Holanda.

No tempo extra, o jogo permaneceu o mesmo com a Holanda procurando o gol e Navas e a trave salvando os costarriquenhos. Os Ticos até deram um sufoco chegando ao gol holandês com perigo, mas o jogo e a decisão da vaga ficou mesmo para a disputa de pênaltis. A Holanda guardou uma carta na manga, a entrada do goleiro reserva, Krul, só para pegar pênaltis e a tática holandesa deu certo, pois o goleiro defendeu dois pênaltis e se tornou o grande herói da classificação as semifinais.

Holanda e Argentina fazem a outra semifinal da Copa na quarta-feira, na Arena Corinthians em São Paulo. O jogo é uma reedição da final da Copa de 1978 em que os argentinos conquistaram o primeiro título mundial.