domingo, 27 de janeiro de 2008

Palmeiras empata com Mirassol e se distancia da liderança

Share |
Por Gabriel Seixas


Em jogo realizado na Arena Barueri, o Palmeiras - que tinha o mando de campo do jogo, já que não pode atuar no Palestra Itália porque o estádio está em reformas -, ficou apenas num empate com o Mirassol em 2 a 2. O rosto estampado pelos torcedores que foram até o estádio caracterizaram a atuação do Palmeiras, que acumulou erros durante a partida e permitiu que o Mirassol apresentasse seu futebol com certa facilidade, jogando de igual pra igual com a equipe do Palestra. Com o resultado, o alviverde se distanciou da líder Ponte Preta e corre sérios riscos de ficar de fora do G-4 no fim da rodada. O alviverde ocupa a terceira posição com oito pontos. Já o Mirassol conquistou seus primeiros pontos fora de casa, reabilitando-se da derrota frente a Ponte Preta por 3 a 2, somando 4 pontos em 12º lugar.

Pelo lado do Palmeiras, um esquema bastante ousado montado por Wanderley Luxemburgo. O que na teoria é um 4-2-2-2, na prática torna-se um 4-2-1-3. Isto porque William, que recentemente conquistou a titularidade no time de Luxa, joga como atacante pela esquerda, e não como um meia armador. Ele divide a responsabilidade de criar as jogadas pelos flancos com o também atacante Luiz Henrique, porém, ambos comprometeram ofensivamente na partida, e não desempenharam aquilo que Luxemburgo esperava. Já que não há uma explicação técnica, há uma tática: Talvez William e Luiz Henrique estejam jogando em posições onde não se sentem bem em atuar - William, canhoto, joga pela esquerda e Luiz Henrique, destro, pela direita. No futebol moderno, é comum o canhoto jogar na direita e o destro jogar pela esquerda, facilitando os arremates cruzados. Luxa pensou diferente, comprometendo a atuação de ambos os jogadores.

Na zaga, os torcedores palmeirenses não vêem a hora de Henrique estar regularizado e fazer a sua estréia com a camisa do Palmeiras. Isto porque Dininho começou pessimamente a temporada, e hoje mais uma vez fez uma partida ruim. Os alas, Elder Granja e Leandro foram muito bem anulados por Cláudio e Fabinho Capixaba - méritos ao treinador Luiz Carlos Martins. Quem também mereceu atenção especial no jogo foi Valdívia. Que o diga o volante Jéfferson, que só não ficou os 90 minutos grudados no chileno porque foi substituído por Claudinho Baiano, na metade do segundo tempo.

Já o Mirassol apresentava uma formação mais cautelosa para o confronto. O rodado Luis Carlos Martins escalou a equipe no 3-4-1-2, com vários jogadores conhecidos no futebol brasileiro: Começando pelo goleiro Alexandre Fávaro, que defendeu Ponte Preta, Brasiliense, dentre outros clubes. Passamos pela zaga, onde encontramos o experiente zagueiro André Turatto, 31 anos e capitão da equipe do interior. Chegamos até o meio-campo onde encontramos o polivalente Sandro Silva, volante que teve boa passagem pelo Remo no ano passado, apesar do rebaixamento. E terminamos no ataque, onde encontramos o atacante Anderson Lobão, que teve seu contrato com o Volta Redonda rescindido ainda nesse ano. Estes jogadores são mesclados com as duas maiores apostas do time: O zagueiro Montoya, que teve passagem discreta pelo Marília, e o meia canhoto Xuxa, cria da casa e único armador da equipe.

Enfim, o jogo. O Palmeiras começou assustado, enquanto o Mirassol passou os primeiros minutos bastante cauteloso, anulando os espaços da equipe alviverde - que até então ganhava o meio-campo, criando boas oportunidades de gol. Quando o Palmeiras esfriou, foi a vez do time do interior colocar suas mangas pra fora. Fabiano Souza, com um chute de fora da área, e Fabinho Capixaba, que aproveitou rebatida estranha de Diego Cavallieri - a bola bateu no peito do meia do Mirassol e passou rente a trave - assustaram os torcedores em Barueri. Aos 18 minutos, o torcedor do Palmeiras até gritou gol, mas o bandeirinha deu impedimento depois da conclusão de Luiz Henrique, acertadamente. Porém, 19 minutos depois, veio a festa alviverde: Elder Granja cobrou escanteio da esquerda, Martinez desviou a bola e Gustavo, livre na área, cabeceou firme e abriu o placar para o Verdão, quando o Mirassol crescia no jogo. Esse valeu!

Na volta para o intervalo, alteração nas duas equipes: Pelo Palmeiras, Luxemburgo cometeu a mesma falha que apresentou contra o Santos: Colocou o volante Makelele e sacou o atacante William, quebrando o 4-3-3 e recuando a equipe alviverde, liberando Valdivia pra frente - lembrando que contra o Santos, Luiz Henrique foi substituído na volta para o segundo tempo. Já Luiz Carlos Martins lançou o atacante Fabinho no lugar do inócuo Fabiano Souza.

Por incrível que pareça, quem se deu bem foi mesmo o Mirassol. Aos 19 minutos, Fabinho chutou bem da meia-lua e obrigou Cavallieri a fazer boa defesa. Na cobrança do escanteio, o mesmo Fabinho colocou na cabeça de Montoya, que totalmente livre de marcação, tirou do alcance de Cavallieri e empatou o jogo. E olha que o zagueirão demorou pra acreditar que havia marcado o gol de empate - pouco depois, o mesmo colocou a bola por baixo da blusa e fez a tradicional homenagem ao filho.

Desesperado, Luxemburgo mexeu novamente: Lançou o atacante Osmar em campo, na vaga do cansado Luiz Henrique. Do outro lado, Claudinho Baiano estreou no Mirassol, entrando na vaga de Jéfferson - que havia recebido cartão amarelo após faltas seqüenciais em Valdivia.

Desta vez, quem se deu bem foi o alviverde. Valdivia ganhou espaço para mostrar seu futebol, e quando recebeu a bola de costas na área, foi puxado por Júlio César. É pênalti! Na cobrança, Alex Mineiro deslocou o goleiro e recolocou o Palmeiras na frente, marcando seu terceiro gol no Paulistão. Mas ainda havia esperanças na cabeça de Luiz Carlos Martins. Na alteração típica do desespero, o ex-pontepretano Léo Mineiro substituiu o lateral Cláudio, deixando a equipe com três atacantes. Em menos de um minuto em campo, Léo Mineiro aproveitou cruzamento da direita de Fabinho Capixaba e botou pra rede, no seu primeiro toque na bola no jogo. Já sem perspectivas de melhora, o Palmeiras se 'satisfez' com o empate, decepcionando o torcedor presente na Arena Barueri, que chiou bastante contra a equipe.


Outros jogos da rodada: (*)

Rio Preto 0x1 Guaratinguetá
Thiago Gomes

Ponte Preta 3x0 São Caetano
César, Marcelo Soares e Wanderley


* Mais detalhes sobre os dois jogos no fim da rodada, quando o Esporte é Vida divulga uma "geral" sobre a rodada do Paulistão.