segunda-feira, 29 de junho de 2009

SELEÇÃO FAZ BARBA, CABELO E BIGODE NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Share |
Por Fernando Murilo

Mais uma batalha, digna das revoluções sociais da história da bola, foi travada hoje em Johanesburgo, capital da África do Sul. O país, que também será sede da próxima copa, recebeu com hospitalidade a final da Copa das Confederações, entre as seleções brasileira e norte-americana. Antes do jogo, uma grande homenagem ao jogador Marc Vivian Foe, que faleceu durante uma Copa das Confederações a seis anos. E a emoção desta homenagem parece que refletiu no aspecto da partida. Um jogo que foi eletrizante do início ao fim.

YES, WE CAN?!?

Nos primeiros 45 minutos, o Brasil teve posse na bola na maioria do tempo. Porém, um lance fatídico foi culminante para causar uma aflição ao time do técnico Dunga: foram um gol no início e outro no meio do tempo para a equipe americana, apostando nos contra-ataques, para ficar com tranquilidade na partida.

O escrete canarinho deu dez chutes a gol, onde não converteu nenhuma das oportunidades criadas. Os americanos deram quatro, dois no fundo das redes de Julio César, que eficiência! A seleção treinada por Bob Bradley abriu o placar aos dez minutos: Spector cruzou da direita, sem chegar muito a linha de fundo, e Dempsey pegou meio sem jeito de primeira, de um jeito suficiente para enganar o goleiro brasileiro. Era o primeiro gol norte-americano na partida. O Brasil teve boa chance para empatar num chute de Robinho, apõe lance indivual do Kaká. O camisa 11 bateu forte, mas Howard salvou. Foi a primeira das cinco defesas do goleiro americano na etapa inicial. O americano foi o arqueiro que mais defendeu bolas na Copa das Confederações, sendo um destaque do torneio. Os EUA responderam dois minutos depois, em bolas alçadas na área nos escanteios. Com a vantagem no placar, o time americano formava uma barreira intransponível quando o time de Dunga atacava, com 11 jogadores da intermediária para trás. A solução do time de Dunga era fazer cruzamentos, facilmente cortados pela defesa do grandalhão Demerit e da forte consistência ofensiva do capitão Bocanegra.

Aos 24 minutos da primeira etapa Felipe Melo arriscou de longe e Howard voltou a se destacar com uma boa defesa. Aos 25, Kaká tocou de calcanhar para Maicon pela direita. O lateral chegou com certo atraso na bola, e teve que chutar sem ângulo no gol com força, mas o goleiro salvou de novo. E quem diria, foi de Maicon, o lateral que foi bastante elogiado por toda a temporada, sendo um dos intocáveis da seleção e barrando até o Daniel Alves o erro que originou o segundo gol americano. Aos 26, o camisa 2 saiu jogando errado no ataque, os Estados Unidos saíram rapidamente num dos contra-ataques mais rápidos da história. Um tiro de quase 70 metros de distância, comandado pelo Donovan. O camisa 10 tocou na esquerda para Davies, que devolveu para o mesmo driblar Ramires, que foi de vez na bola e bater sem chances para Julio César. Dois a zero Estados Unidos, uma zebra do tamanho de todas as obras sulafricanas.

Perdendo por 2 a 0, o Brasil continuava com maior posse de bola e arriscava de todas as maneiras. Robinho chutou de fora da área, Howard salvou. André Santos tentou dentro da área, Howard salvou. Luís Fabiano mandou de cabeça, a bola foi para fora. Lences que formavam cada vez uma dúvida: a barreira Howard possuía alguma falha?!?

UMA REAÇÃO ILUMINADA

No segundo tempo, foi a vez do time de Dunga mostrar uma reação digna de filmes hollywoodianos, marcando um gol rápido. Logo no primeiro minuto, Maicon cruzou da direita, Luís Fabiano dominou, virou em cima do gigante DeMerit e bateu bem, finalmente furando o bloqueio de Howard: 2 a 1 para os EUA. O Fabuloso, como chama a imprensa espanhola, chegou a quatro gols e virou o artilheiro isolado da Copa das Confederações naquele momento.O Brasil passou a pressionar atrás do empate. Aos 12 da etapa final, surgia um novo ídolo que iria se consagrar: o raçudo capitão Lúcio tocou de cabeça e Howard salvou. Dois minutos depois, o lance mais polêmico da partida. Após cruzamento da esquerda, Kaká cabeceou e o goleiro americano tirou quando a bola já havia cruzado a linha. O árbitro, mal posicionado e o bandeirinha, provavelmente admirado com algum jogador não deram o gol.

Nos contra-ataques, os americanos voltaram a assustar a seleção. Primeiro, Donovan chutou de fora, Julio César pegou. Em seguida, Dempsey bateu forte da entrada da área forte para defesa do goleiro brasileiro.

Os lances exigiram da seleção uma nova postura. Ramires, excelente revelação da seleção nesta Copa, não conseguia acompanhar o ritmo dos contra-ataques americanos, além da posição mais criticada da seleção brasileira no momento, a lateral-esquerda, não estar rendendo bem com o André Santos. Dunga então resolveu mexeu na seleção e colocou Daniel Alves e Elano em campo. O Brasil ficou mais veloz. Mas Howard continuava inspirado: aos 25, Lúcio (mais uma vez ele, não perca a conta!) achou Luís Fabiano entre a zaga, o artilheiro invadiu a área e o goleiro americano chegou junto para evitar o empate.

Aos 29, Kaká caiu para a esquerda e Robinho pela direita. A inversão deu certo, na jogada mais mortal da seleção brasileira. O novo craque do Real cruzou, Robinho ficou sozinho na área, mas acertou o travessão, no rebote Luís Fabiano marcou e empatou a partida: 2 a 2. O quinto tento do artilheiro do torneio, alcançado a média desejada de um por jogo antes da competição.

Os americanos acusaram o golpe e o Brasil foi com tudo em busca da virada. Após blitz na área, Robinho recebeu na meia-lua, cortou para a direta e soltou uma bomba que saiu raspando o travessão de Howard. Aos 39 minutos, o Brasil chegou à virada. Elano, que entrou com Daniel Alves para não só melhorar a consistência do meio já citada, como também para dar mais qualidade para a bola parada bateu escanteio da direita e Lúcio, o capitão Lúcio, jogador que está sendo liberado para negociação pelo novo técnico do Bayern de Munique (vai entender esse holandês!) subiu no segundo pau para testar firme, sem chances para Howard. Muita festa dos brasileiros, que esperaram pelo apito final e comemoraram o título em Joanesburgo.

Estava selado o resultado do jogo. Uma seleção que em 7 jogos conquistou 7 vitórias, e além de tudo foi premiado com tudo que tinha direito. Conquistou o troféu de seleção mais disciplinada (Fair Play), a chuteira de ouro com o Luís Fabiano, o segundo e o terceiro melhor jogador da competição (Luís Fabiano e Kaká respectivamente) e só não levou o de luva de ouro, dado ao melhor goleiro do torneio pois o esquema tático era tão eficiente que pouco deu trabalho a Júlio César. Um poder de reação histórico, uma reação fantástica, e um grande aproveitamento. Esta é a ERA DUNGA, com críticas, mas sem dúvidas, com resultados.

E como não podia deixar de ser lembrado, o próximo jogo do escrete em competições oficiais é contra a seleção Argentina, na possível despedida do cargo de treinador para Diego Maradona. Será? É esperar pra ver!

- Espanha fatura o 3° lugar

A Seleção Espanhola faturou o 3° lugar da Copa das Confederações, um premio de consolação a fúria que chegou a áfrica favorita. Para faturar este prêmio, os espanhóis tiveram que superar os donos da casa por 3 a 2, na prorrogação.

Oitavas de final de Wimbledon

Share |
Por Leonardo Martins

Todos os jogos das oitavas-de-final de Wimbledon foram disputados nesta segunda-feira. Tanto na chave masculina, quanto na feminina tivemos grandes jogos. Vamos ao resumo do dia.

- Federer bate Soderling e está nas quartas

Na reedição da final de Roland Garros, o suíço Roger Federer voltou a bater o sueco Robin Soderling, mas desta vez, Soderling deu mais trabalho. O suíço fechou o jogo em 3 sets a 0 (6/4, 7/6 e 7/6). Federer enfrenta na quarta o grandalhão croata, Ivo Karlovic. O croata derrotou o número 7 do mundo, o espanhol Fernando Verdasco, por 3 sets a 1 (7/6, 6/7, 6/3 e 7/6).

- Murray vence batalha e faz a alegria dos ingleses

O queridinho da torcida inglesa, o britânico Andy Murray, venceu o suíço Stanislas Wawrinka. Em jogo que foi até a noite na Inglaterra (graças ao teto retrátil que foi ‘inaugurado”hoje), Murray teve muitas dificuldades para superar o top20 por 3 sets a 2 (2/6, 6/3, 6/3, 5/7 e 6/3). Murray faz um belo confronto contra o espanhol Juan Carlos Ferrero. O ex-número 1 do mundo superou o francês Giles Simon, número 7 do mundo, por 3 sets a 0 (7/6, 6/3 e 6/2).

- Djokovic vai bem e se classifica

O sérvio Novak Djokovic, número 4 do mundo, venceu com tranqüilidade o novato surpreendente, o israelense Dudi Sela, por 3 sets a 0 (6/2, 6/4 e 6/1). O sérvio nas quartas de final enfrenta o alemão Tommy Haas. Haas superou o russo Igor Andreev por 3 sets a 0

- Roddick e Hewitt vencem e se enfrentam

O número 6 do mundo, Andy Roddick, continua bem em Wimbledon. O americano venceu o tcheco Tomas Berdych por 3 sets a 0 (7/6, 6/4 e 6/3). Roddick faz um confronto interessante contra o australiano Lleyton Hewitt. Lleyton teve inúmeras dificuldades contra o, também tcheco, Radek Stepanek, mas conseguiu uma ótima virada por 3 sets a 2 (4/6, 2/6, 6/1, 6/2 e 6/2).

- Safina vence e segue firme

A número 1 do mundo, a russa Dinara Safina, venceu com sustos a francesa Amelie Mauresmo. No jogo que “inaugurou” o teto retrátil da quadra central, Safina virou o jogo e venceu por 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 6/4). A russa terá que enfrentar a surpresa da competição, a alemã Sabine Lisicki. A novata derrotou a número 9 do ranking, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, por 2 sets a 0 (duplo 6/4).

- Serena vence bem

Na cola de Safina no ranking, a americana Serena Williams venceu com maior tranqüilidade a russa Daniela Hantuchova por 2 sets a 0 (6/3 e 6/1). Serena pega a bielo-russa Viktoria Azarenka. A número 8 derrotou a russa Nadia Petrova por 2 sets a 1 (7/6, 2/6 e 6/3).

- Venus vence e Ivanovic chora

No grande jogo da rodada no feminino, a atual bicampeã, Venus Williams, nem precisou se esforçar muito para derrotar a sérvia Ana Ivanovic. Venus venceu o 1° set por 6/1 e no 1° game do segundo set, a musa sérvia sentiu uma contusão na coxa e abandonou a partida e chorou bastante. Uma cena comovente que marcou o dia em Wimbledon. Venus enfrenta a polonesa Agneska Radwanska. A polonesa superou a novata Melaine Oudin por 2 sets a 0 (6/4 e 7/5).

- Dementieva vence

A número 4 do mundo, a russa Elena Dementieva, derrotou a compatriota Elena Vesnina por 2 sets a 0 (6/3 e 6/1). Dementieva enfrenta a experiente italiana Francesca Schiavone. Schiavone superou a francesa Virginie Razzano por 2 sets a 0 (6/2 e 7/6).

- Brasil em Wimbledon

No torneio de duplas, o mineiro Bruno Soares ao lado do Zimbábue Kevin Ullyett venceu Wassen, da Holanda, e Zelenay da Eslovênia, por 3 sets a 0 (6/4, 7/6 e 7/6). A dupla enfrenta os irmãos Mike e Bob Bryan, número 2 do mundo. Já pelo torneio juvenil, Tiago Fernandes derrotou o suíço Sandro Ehrat por 2 sets a 0.(duplo 6/4) e Guilherme Clevar foi derrotado pelo alemão Kevin Krawietz por 2 sets a 0 (duplo 7/6).

Amanhã acontecem as quartas-de-final da chave feminina, com cobertura completa do Esporte é Vida.

Balanço do Brasileirão

Share |
Por Leonardo Martins

- Série A

A Série A teve sua 8ª rodada disputada no fim de semana e algumas mudanças aconteceram.

O líder Atlético-MG perdeu a invencibilidade no campeonato ao perder para o surpreendente Barueri por 4 a 2. O Barueri assumiu a 4ª colocação. O Inter encostou no Galo e venceu após 6 partidas graças ao equatoriano Bolaños, autor dos 3 gols da vitória colorada sobre o Coxa por 3 a 0. O Vitória continua com a 3ª colocação após a goleada sobre o Santo André por 4 a 1.

Nos clássicos da rodada, 2 empates. Sem gols no Fla-Flu e o Palmeiras cedeu o empate ao Santos no final por 1 a 1. Palmeiras que demitiu o técnico Luxemburgo. Além do Inter, 3 outras equipes que tem jogos decisivos no meio de semana por Libertadores e Copa do Brasil pouparam jogadores. O adversário do colorado na final da Copa do Brasil, o Corinthians, foi a Curitiba e perdeu para o Atlético-PR por 1 a 0. O Cruzeiro, com apenas 1 titular, venceu o Avaí por 1 a 0 no Mineirão. Seu adversário na semifinal, o Grêmio, foi derrotado em Recife pelo Sport por 3 a 1.

Na estréia do técnico Ricardo Gomes, o São Paulo reencontrou com a vitória ao superar o Náutico por 2 a 0. O Botafogo ficou com a lanterna ao ser goleado pelo Goiás em casa por 4 a 1.

Classificação após 8 rodadas

1° Atlético-MG – 17pts (8SG)
2° Internacional – 17pts (4SG)
3° Vitória – 16pts
4° Barueri – 13pts (5SG)
5° Palmeiras – 13pts (2SG)
6° Corinthians – 11pts (3V e 1SG)
7° Flamengo – 11pts (3V e -3SG)
8° Goiás – 11pts (2V)
9° Cruzeiro – 10pts (3V)
10° Santos – 10pts (2V, 2SG e 17GM)
11° São Paulo – 10pts (2V, 2SG e 9GM)
12° Santo André – (2V e -1SG)
13° Fluminense – (2V e -2SG)
14° Grêmio – 9pts
15° Sport – 8pts (0SG)
16° Atlético-PR e Náutico – 8pts (-6SG e 9GM)
18° Coritiba – 7pts (2V)
19° Avaí – 7pts (1V)
20° Botafogo – 6pts

Próxima rodada

04/07 – 18h30
Santos x Sport
Santo André x Barueri

05/07 – 16h
Atlético-MG x Botafogo
Coritiba x São Paulo
Goiás x Cruzeiro
Grêmio x Atlético-PR

18h30
Avaí x Palmeiras
Flamengo x Vitória
Náutico x Internacional

08/07 – 21h50
Corinthians x Fluminense

- Série B

Resultados da 8ª rodada

Ipatinga 0x1 Fortaleza
América-RN 1x2 Ponte Preta
Guarani 1x0 São Caetano
Juventude 1x1 Vila Nova
Figueirense 1x1 Vasco
Duque de Caxias 0x0 Bahia
Bragantino 1x2 Portuguesa
Atlético-GO 2x0 ABC
Ceará 2x0 Campinense
Paraná 0x2 Brasiliense

Classificação

1° Guarani – 22pts
2° Brasiliense – 18pts
3° Atlético-GO – 16pts
4° Ponte Preta – 14pts (6SG)
5° Portuguesa – 14pts (2SG)
6° Vasco – 13pts
7° América-RN – 12pts (4V)
8° Duque de Caxias – 12pts (3V, 3SG e 12GM)
9° Bahia – 12pts (3V, 3SG e 9GM)
10° Figueirense – 11pts (3SG)
11° Ipatinga – 11pts (2SG)
12° Vila Nova – 11pts (-3SG)
13° Bragantino – 10pts (0SG)
14° Fortaleza – 10pts (-1SG)
15° Ceará – 9pts
16° Juventude – 8pts (-3SG)
17° Paraná – 8pts (-4SG)
18° ABC – 6pts
19° São Caetano – 4pts
20° Campinense – 3pts

- Série C

5ª Rodada

Grupo A
Luverdense-MT 3x2 Paysandu-PA
Rio Branco-AC 3x1 Sampaio Correia-MA

Classificação
1° Águia-PA – 10pts
2° Paysandu-PA – 7pts
3° Rio Branco-AC – 6pts
4° Sampaio Correia-MA – 3pts (-3SG)
5° Luverdense-MT – 3pts (-5SG)

Grupo B
ASA-ÁL 5x2 Confiança-SE
CRB-AL 1x2 Icasa-CE

Classificação
1° ASA-AL – 10pts (7SG)
2° Icasa-CE – 10pts (6SG)
3° Salgueiro-PE – 6pts
4° Confiança-SE – 3pts
5° CRB-AL – 0pt

Grupo C
Mixto-MT 0x1 América-MG
Guaratinguetá-SP 5x2 Gama-DF

Classificação
1° América-MG – 10pts
2° Guaratinguetá-SP – 6pts
3° Ituiutaba-MG – 5pts
4° Gama-DF – 4pts
5° Mixto-MT – 3pts

Grupo D
Brasil-RS 2x1 Marcílio Dias-SC
Marília-SP 2x0 Caxias-RS

Classificação
1° Caxias-RS – 9pts
2° Marília-SP – 8pts
3° Brasil – 7pts
4° Marcílio Dias-SC – 3pts
5° Criciúma-SC – 1pt