terça-feira, 15 de junho de 2010

Giro pela Copa – 15/05

Share |
Por Leonardo Martins

- Fúria completa para a estreia

Última grande seleção a estrear no Mundial, a equipe da Espanha contará com suas principais estrelas no jogo desta quarta contra a Suíça. Fernando Torres e Iniesta, que eram dúvidas, foram confirmados pelo técnico Vicente Del Bosque e entrarão em campo no duelo.

- Frango de Green vira sátira de site

O lance mais marcante do mundial até agora, o frango do goleiro Green da Inglaterra, virou sátira do site alemão “Lego Fussbal”. O site reproduz lances da Copa usando bonecos de Lego, muito engraçado.

- Buffon fora do jogo da Itália

Além do empate contra o Paraguai, a Itália também lamenta a contusão de seu goleiro, Gianluigi Buffon, Buffon saiu no intervalo com dores na perna. O Camisa 1 foi submetido a exames nesta terça-feira e foi constatado dores no nervo ciático. Dificilmente, o goleiro volta a jogar na primeira fase e fica condicionado a uma classificação italiana para a segunda fase.

- Agenda de amanhã

O último grupo a abrir seus trabalhos na Copa é o H da favorita Espanha. As 8h30, em Nelspruit, o confronto da América Latina entre Chile e Honduras, e as 11h tem Espanha e Suíça em Durban. E as 15h30, abrindo a segunda rodada, os anfitriões sul-africanos medem forças contra o Uruguai em Pretória.

Venceu, mas não convenceu

Share |

Por Gabriel Seixas


- Pelo que foi a partida, ficou de bom tamanho. Tendo em vista o futebol pragmático de nossa seleção, soa como inocência uma expectativa de algo maior do que vimos no Ellis Park, em Joanesburgo, na vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte. Individualmente, nossa seleção ficou devendo, absolutamente contida pelo ótimo posicionamento defensivo dos norte-coreanos (sempre com, no mínimo, oito jogadores naquela faixa do campo), principalmente no primeiro tempo. A disparidade técnica entre os times é gritante, mas acabou não refletindo no placar.

- Em muitos momentos da partida, a ansiedade afetou diretamente a nossa seleção. O único jogador que foi capaz de chamar a responsabilidade para si foi Robinho, na minha opinião, o melhor em campo. Maicon teve ótima participação, sobretudo por ter marcado o primeiro gol (que soltou de vez a seleção), mas falhou no gol norte-coreano. Juan e Felipe Melo também tiveram boas apresentações, mas fica difícil esboçar alguma comemoração, sobretudo quando se analisa o adversário.

- A Coreia do Norte foi a campo num autêntico 5-4-1, sobretudo porque os laterais Cha Jong-Hyok e Ji Yun-Nam pouco se arriscaram na frente. O primeiro, que é o ala direita, tentou duas finalizações, ambas sem direção. O segundo foi mais efetivo, marcando o gol de honra da seleção aos 44 do segundo tempo. Jong Tae-Se, o Rooney Asiático, batalhou sozinho na frente e talvez tenha sido o grande destaque da partida até o intervalo.

- No primeiro tempo, muita posse de bola, poucas finalizações. Quando tocava a bola, o Brasil penetrava com facilidade a defesa adversária, mas ainda assim fazia uso dos chutões em alguns momentos. Os chutes de fora da área também eram ótimas alternativas, como observaram (e fizeram uso de tal) Elano, Robinho, Maicon e Michel Bastos.

- Surpreendentemente, a Coreia do Norte também se soltou na partida em alguns momentos. Jong Tae-Se caiu nas costas de Maicon e criava jogadas insinuantes, mas ainda assim, Julio César pouco trabalhou na etapa inicial, a não ser na hora de cobrar tiros de meta.

- Se o Brasil voltou para a etapa final sem alterações, ao menos a postura do time foi diferente, buscando o jogo pelas laterais, principalmente pela direita, com Maicon. Taticamente, Kaká foi importante, apesar de estar visivelmente sem ritmo. Na primeira jogada trabalhada da seleção canarinho, gol aos 10 minutos. Com maestria, Felipe Melo (quem diria!) lançou Elano, que passou em profundidade para Maicon. Do flanco direito, sem ângulo, o lateral enganou o goleiro norte-coreano e bateu direto, pro fundo das redes.

- Era o que precisava pro Brasil se soltar de vez na partida. Robinho arriscou um chute perigosíssimo de longa distância, mas o camisa 11 decidiu mesmo com uma primorosa assistência, aos 26 minutos. Técnica e visão de jogo foram os elementos que envolveram o passe perfeito que deixou Elano na cara do gol, que chutou cruzado e ampliou o placar.

- Com Daniel Alves, Nilmar e Ramires em campo, a seleção diminuiu o ritmo. As alterações foram corretas, porém não surtiram efeito. Resultado: nossa seleção freou o ritmo, e a Coreia do Norte, na única vez em que ameaçou Julio Cesar em todo o segundo tempo, descontou aos 44 minutos. Ji Yun-Nam entrou livre nas costas de Maicon e Lúcio, e cara a cara com Julio César, tocou na saída do goleiro brasileiro.

- Atuação burocrática, jogo de baixo nível técnico e resultado magro. Não há como não se perguntar de que serviram os excessivos treinos secretos. Entretanto, nossa seleção tem total capacidade de se recuperar durante o Mundial, principalmente se Kaká recuperar a velha forma, e Luis Fabiano voltar a marcar gols (são seis partidas consecutivas “em branco”). Sendo assim, as expectativas para o jogo contra a Costa do Marfim, no domingo, limitam-se ao que foi conquistado hoje: a vitória.

Empate entre Costa do Marfim e Portugal favorece o Brasil

Share |

Por Leonardo Martins


Abrindo o Grupo G, o do Brasil, um confronto aguardado entre Costa do Marfim e Portugal aconteceu em Porto Elizabeth. Em um jogo com mais marcação, as duas equipes empataram sem gols, o placar favorece o Brasil que jogará logo mais.

Com o craque Didier Drogba no banco, a Costa do Marfim veio para o campo com uma postura defensiva e marcando muito o craque português, Cristiano Ronaldo. Resultado disto, mais um jogo sem muitas emoções.

Portugal tinha maior posse de bola, mas com dificuldades de penetrar a defesa africana. Aos 10, o astro Ronaldo quase marcou ao chutar de longe e acertar a trave de Barry. Foi a única chance do craque no jogo todo. Os marfinenses, aos poucos, foram equilibrando o jogo e Kalou assustou Eduardo em chute que passou perto do gol.

Os lusos-brasileiros, Deco e Liédson, estavam tímidos em campo assim como o atacante Gervinho da Costa do Marfim. Cristiano Ronaldo só foi visto ao se meter em confusão com Demel, os dois foram advertidos com o Cartão Amarelo.

Costa do Marfim estava vencendo o ataque português com uma marcação boa, mas não indo ao ataque. Faltava Didier Drogba, que funcionava como um treinador no banco. O segundo tempo estava a porta.

E ele veio com uma melhora no ritmo de jogo, a equipe laranja resolveu sair para o jogo e Gervinho chutou cruzado para fora. Aos 8, Kalou entrou livre e chutou para a defesa de Eduardo.

Após esse começo, o jogo voltou a estaca do primeiro tempo e as marcações voltaram a dominar o jogo. Aos 20, o astro do Chelsea e da equipe africana, Didier Drogba, entrou para a alegria de todos no estádio. Antes, Carlos Queiroz tirou o inoperante Danny e colocou Simão, Deco também saiu para a entrada de Tiago.

Nem com as alterações, os times continuaram mornos em campo, mas Portugal quase marcou na cabeçada de Liédson que Barry defendeu plasticamente. Cristiano Ronaldo continuava sumido diante a marcação de Demel. Já Drogba entrou e não alterou o rumo do jogo.

Nos últimos instantes, o ataque da equipe africana finalmente apareceu e pressionou a equipe lusa. Na melhor chance, Dindane achou Drogba livre de marcação, mas o atacante foi atrapalhado por Bruno Alves e a finalização saiu longe do gol. E mais um jogo sem gols na Copa do Mundo e o Brasil pode assumir a liderança do Grupo G caso vença a Coréia do Norte daqui a pouco e que terá cobertura do Esporte é Vida.

Os Marfinenses voltam a campo contra o Brasil e os portugueses enfrentam a Seleção norte-coreana.

Nova Zelândia empata no fim

Share |

Por Leonardo Martins


Abrindo o 5° dia da Copa do Mundo, a Nova Zelândia enfrentou, em Rustemburgo a estreante desta copa, a Eslováquia. Em um novo jogo sem emoção, a equipe da Oceania conseguiu o empate nos acréscimos do segundo tempo por 1 a 1.

A Nova Zelândia começou o jogo chutando com dois chutes em quatro minutos, mas que não levaram perigo. Mas aos poucos a equipe da ex-Tchecoslováquia começou a dominar e Weiss começou a distribuir passes, como aos 27, em que Sestak chutou com perigo.

O goleiro neozelandês, Paston, quis atrapalhar a sua equipe pois errou bisonhamente uma bola e entregou nos pés de Vittek, mas o jogador não aproveitou e a zaga tirou para escanteio. Aos 39, nova atrapalhada do goleiro, Durica quis achar algum companheiro e o goleiro deixou passar, mas Killen não e salvou o gol. Do outro lado, o goleiro Mucha passava segurança a defesa européia.

No segundo tempo, os europeus eram melhores e conseguiram o gol. Aos cinco, Sestak cruzou e Vittek, em impedimento, conseguiu a cabeçada no canto de Paston. Primeiro gol como Eslováquia em Copas.

Depois do gol, a Nova Zelândia foi para o ataque, mas como tem pouca técnica, abusavam do jogo aéreo e davam campo para os eslovacos atacarem. Aos 24, Sestak acionou Vittek, que quase na pequena área encheu o pé, mas o zagueiro Reid salvou.

A equipe neozelandesa foi para cima e Smeltz cabeceou para perto do gol, mas a bola foi para fora. Mas no último lance do jogo, Hamsik perdeu a bola para Smeltz cruzar e Reid completou para o gol e o empate veio com certa emoção. Foi o primeiro ponto das duas equipes em Copas.

Na próxima rodada, a Nova Zelândia pega a Itália e a Eslováquia enfrenta o Paraguai, os dois jogos no domingo.

Em jogo fraco tecnicamente, Itália e Paraguai empatam

Share |

Por Gabriel Seixas


- Itália em Copas do Mundo é sinônima de favoritismo. Isso não significa necessariamente que cria-se uma expectativa por um futebol bonito, até porque estamos tratando de Itália. Hoje, contra o Paraguai, a atual campeã mundial era favorita, mas pareceu ter esbarrado nas suas próprias limitações. No fim das contas, um empate em 1 a 1 ficou de bom tamanho.

- Não há do que reclamar: a tônica desta Copa é o equilíbrio, a forte marcação, e infelizmente, os jogos de baixo nível técnico. Italianos e paraguaios protagonizaram um deles. É iminente a falta de criatividade da Azzurra sem Pirlo, contundido, que no jogo de hoje foi substituído por Montolivo. Com fracos chutes de longa distância, o armador que atua na Fiorentina pouco fez para a torcida italiana não lamentar a ausência do craque do time.

- Os paraguaios não deixaram pra menos. Dentro de sua proposta de jogo, ao menos conseguiram resultado na etapa inicial. No único lance que merece registro do primeiro tempo, Aureliano Torres cobrou falta da direita, e Alcaraz, de cabeça, ganhou de Cannavaro no ar e mandou pras redes. Foi só, mas ficou de ótimo tamanho para os albirrojos. Faltava uma movimentação maior de Barrios e Haedo Valdez na frente, dupla que atua junta no Borussia Dortmund, mas não fez jus ao entrosamento.

- Pra piorar a situação da Itália, o goleiro Buffon não conseguiu voltar para o segundo tempo. O jovem Marchetti entrou em seu lugar, e teve pouquíssimo trabalho. Só sofreu um susto durante o tempo em que esteve em campo, ainda nos minutos iniciais, num chute de Vera do flanco direito, que passou com perigo por cima da meta do goleiro italiano.

- Porém, mais um lance de bola parada resolveu a partida. Simone Pepe, que variou no jogo entre meia e atacante pela esquerda, cobrou escanteio, o goleiro Villar saiu mal, e De Rossi completou de carrinho para o gol. Na comemoração, a vibração que soou como desabafo. Tem que respeitar a Itália.

- Nem as entradas de Gilardino e Di Natale deixaram a Itália mais insinuantes. Apesar da pressão nos minutos finais, só um chute de muito longe de Montolivo tirou o sono do goleiro Villar, que fez ótima defesa, mandando pra escanteio. O Paraguai teve mais motivos para comemorar, mesmo porque marcaram seu gol na única finalização que direcionaram a meta em toda a partida. O fato é que as duas seleções têm capacidade de mostrarem muito mais, porém ficaram devendo. Por sorte, não é exclusividade delas.


- Agenda da Copa

Amanhã é o dia da estreia da nossa seleção na Copa, as 15h30 contra a misteriosa Coréia do Norte no Ellis Park. Mas teremos dois jogos antes, fechando o Grupo F, a Nova Zelândia enfrenta a Eslováquia em Rustemburgo. E abrindo o Grupo do Brasil, um grande confronto entre Costa do Marfim e Portugal em Porto Elizabeth. Os três jogos terão cobertura do Esporte é Vida.