sexta-feira, 20 de junho de 2008

Outros jogos das Eliminatórias

Share |
Por Leonardo Martins

Além do Clássico mundial entre Brasil e Argentina, já destacado aqui no Blog, a 6ª rodada das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa de 2010 teve outros 4 jogos que movimentaram o continente.

Uruguai 6x0 Peru

No jogo que abriu a rodada, em Montevidéu, o Uruguai se recuperou do empate da rodada anterior e foi em grande estilo. Os uruguaios fizeram a maior goleada destas Eliminatórias ao derrotar o Peru por 6 a 0. Mesmo com a goleada, o Uruguai termina a rodada fora da zona de classificação a Copa em 6º com 8 pontos. O Peru ficou com a lanterna da competição com 3 pontos. O grande destaque da vitória uruguaia foi o atacante Forlán, autor de 3 gols. Bueno fez outros 2 e “El Loco” Abreu completou o placar.

Bolívia 4x2 Paraguai

Em La Paz, a Bolívia conseguiu sua 1ª vitória nas Eliminatórias ao vencer o Paraguai, líder da competição, por 4 a 2. Com o resultado, os bolivianos deixaram a lanterna e passou para o 9º lugar com 4 pontos. Os Paraguaios foram beneficiados com os outros resultados da rodada, já que se mantêm na liderança com 13 pontos. O destaque da vitória boliviana foi o atacante Botero, que fez 2 gols, Gutierrez e o ex-cruzeirense, Marcelo Moreno, fizeram os outros gols bolivianos. Valdez e Santa Cruz descontaram para os paraguaios.

Equador 0x0 Colômbia

Em Quito, Equador e Colômbia não balançaram as redes e realizaram um jogo morno. Melhor para os colombianos que, agora, é a única equipe sem derrotas nas Eliminatórias e permanecem na 3ª colocação com 10 pontos. O Equador continua em situação complicada com 5 pontos e na 8ª colocação.

Venezuela 2x3 Chile

Em Puerto La Cruz, a Venezuela recebeu o Chile tentando entrar na zona de classificação para a Copa, mas quem entrou nesta zona foram os Chilenos que venceram por 3 a 2 e assumiram o 4º lugar e deixaram o Brasil em 5º. Os venezuelanos terminaram a rodada em 7º com 7 pontos. Os gols da vitória chilena saíram com Suazo, autor de 2 gols, e Jara. Maldonado e Arango fizeram para os donos da casa.

Próxima rodada – 6 e 7/09

Chile x Brasil
Argentina x Paraguai
Peru x Venezuela
Equador x Bolívia
Colômbia x Uruguai

Alemanha faz despedida forçada a Felipão

Share |

Por Leonardo Martins


Terminou a Era Felipão em terras portuguesas. A Seleção de Portugal, comandada por Luis Felipe Scolari, enfrentou a Alemanha pela abertura das quartas-de-final da Eurocopa na tarde desta quinta-feira, na Basiléia. Em um ótimo jogo, os alemães venceram por 3 a 2 e garantiram a 1ª vaga as semifinais da Euro.

A Alemanha começou o jogo imprimindo um ritmo fortíssimo que surpreendeu a equipe lusitana, marcando no campo português e criando boas chances para marcar. Portugal, por sua vez, ficava preso a esta marcação. Podolski e Schweinsteiger formavam uma boa dupla e desta dupla nasceu o 1º gol alemão. Aos 23, Podolski cruza da esquerda e o meia aparece livre para tocar para o gol. O ritmo alemão envolvia os portugueses e não demorou muito para a equipe alemã ampliar o placar. Aos 26, Schweinsteinger cobrou falta na cabeça do artilheiro Klose para marcar. A vaga estava sendo assegurada.

Só depois que os germânicos marcaram o 2º, que Portugal foi para cima, mas a defesa alemã estava sempre segura. Cristiano Ronaldo, principal arma portuguesa, estava apagado em campo, mas na 1ª chance que teve, saiu o gol português. Aos 42, o craque avançou pela esquerda e chutou para a defesa de Lehmann, a bola sobrou livre para Nuno Gomes completar para o gol. O gol fez com que os portugueses ficassem esperançosos na segunda etapa.

Na segunda etapa, os papéis se inverteram com Portugal buscando o gol de empate e a Alemanha recuada em seu campo e exercendo uma marcação eficiente. A equipe lusitana tentava o gol a qualquer custo, mas esbarrava no paredão que era a defesa branca. Com a eficiência de sempre, apresentada pela seleção alemã, os alemães marcaram o 3º gol e foi muito parecido com o 2º. Novamente, Schweinsteiger cobrou falta para a área, desta vez, foi o capitão Ballack, aproveitando falha do goleiro Ricardo, completar de cabeça, aos 16 minutos. Mesmo com a desvantagem no placar, a equipe de Felipão nunca desistiu e batalhou para empatar e levar o jogo para a prorrogação. Até conseguiu um gol, aos 42, quando Nani cruzou para Postiga marcar, mas era tarde demais. E este foi o fim da Era Felipão em terras lusitanas.

Felipão, que trouxe novamente Portugal ao hall das grandes seleções mundiais, sendo vice-campeão na Euro 2004 e conquistando o 4º lugar na Copa do Mundo em 2006, larga o comando de Portugal e vai voltar a um clube para dirigir o poderoso Chelsea da Inglaterra. Enquanto os alemães esperam o vencedor do confronto entre Croácia e Turquia para conhecerem seu adversário nas semifinais da Eurocopa.