quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O dia olímpico – 21/08

Share |

Por Leonardo Martins


Está chegando a hora das definições nas Olimpíadas. Algumas das modalidades mais importantes já conhecem seus campeões.

- Brasil é medalha de prata novamente no futebol

A torcida era grande pelo título olímpico no futebol feminino e não faltou luta para as guerreiras, mas como no futebol, nem sempre o melhor ganha e as brasileiras perderam o título para os Estados Unidos. Assim como em 2004, o título olímpico foi decidido na prorrogação, e o título foi embora por apenas um gol. O Brasil dominou o jogo todo, mas foi parado pela ótima marcação norte-americana. Marta teve uma ótima chance de fazer o gol no tempo normal, mas a goleira Hope Solo fez um milagre. A goleira brasileira também fez milagre ao salvar a tentativa por cobertura de Rodriguez. No 1º tempo da prorrogação, visivelmente mais inteira, as americanas conseguiram o gol do título. Aos 5 minutos, Lloyd acertou um bom chute e marcou. Após o gol, as brasileiras tentaram reagir, mas, na base do desespero, pouco conseguiram as chances e os EUA conquistaram o terceiro título olímpico na modalidade. O bronze ficou com as alemãs que derrotaram as japonesas por 2 a 0.

- Vela ganha mais uma medalha

Os velejadores Robert Scheidt, bicampeão olímpico na classe laser, e Bruno Prada venceram a última regata da classe star e ficaram com a prata. É a quarta medalha de Scheidt em Olimpíadas, empatando com Gustavo Borges como segundo maior atleta olímpico do país. O maior atleta é Torben Grael com 5 medalhas olímpicas.

- Vôlei arrasa anfitriãs e está na final

A Seleção feminina segue a busca do ouro olímpico no vôlei arrasando os adversários. Desta vez, foi as donas da casa, atuais campeãs olímpicas, que sentiram a força das meninas. Foi um jogo duro, mas o melhor jogo das brasileiras se sobressaiu e venceram por 3 sets a 0 (27/25, 25/22 e 25/14). Na final, o Brasil enfrenta os Estados Unidos, que arrasaram as cubanas, em busca do ouro inédito. A disputa do bronze reunirá chinesas e cubanas.

- Pela primeira vez o vôlei de praia feminino não traz medalhas

Pela primeira vez na história dos Jogos, o vôlei de praia feminino do Brasil não traz medalhas. Na decisão do bronze, Renata e Talita perderam para as chinesas Xue e Zhang Zi por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17). Na final, Walsh e May, dos EUA, conquistaram o bicampeonato olímpico ao derrotar as chinesas Tian Jia e Wang por 2 sets a 0 (duplo 21/18).

- Basquete feminino

Resultados das semifinais
Estados Unidos 67x52 Rússia
Austrália 90x56 China

Decisão do Bronze
Rússia x China

Decisão do Ouro
Estados Unidos x Austrália

- Handebol feminino

Resultados das semifinais
Noruega 29x28 Coréia do Sul
Rússia 22x20 Hungria

Decisão do Bronze
Coréia do Sul x Hungria

Decisão do Ouro
Noruega x Rússia

- Atletismo

Jadel Gregório decepcionou ao ficar na 6ª posição na final do salto triplo. As equipes masculina e feminina do revezamento 4x100m rasos estão nas finais. Fabiano Peçanha, nos 800m rasos, está fora da final.

- Hipismo

O Brasil saiu sem medalhas da final individual de saltos. Rodrigo Pessoa, campeão em Atenas 2004, foi para o desempate pelo bronze e completou seu percurso sem erros, mas mais lento que as duas adversárias. O bronze foi da norte-americana Beezie Madden. A disputa do ouro também foi decidida em um desempate, com vitória do canadense Eric Lamaze, sem faltas, contra uma falta do sueco Rolf-Goran Bengtsson, que ficou com a prata. Outra brasileira participante, Camila Mazza, terminou na décima posição. Ela só competiu na final pois alguns cavaleiros foram desclassificados por seus animais estarem dopados. Um deles foi o brasileiro Bernardo Alves. Seu cavalo teve detectada a substância proibida capsaicina, existente em pomadas aplicadas para aliviar a dor das montarias.

Quadro de Medalhas

País................................ Ouro......... Prata.......... Bronze
1º China......................... 46............. 15.............. 22
2º Estados Unidos.......... 29............. 35.............. 31
3º Grã-Bretanha............. 17............. 12.............. 11
4º Rússia........................ 16............. 16.............. 20
5º Austrália..................... 11............. 13.............. 14
33º Brasil....................... 1............... 2................ 5