sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

São Paulo perde na Colômbia

Share |
Por Leonardo Martins

Pela segunda rodada do Grupo 2 da Libertadores, o São Paulo foi a Colômbia enfrentar o Once Caldas. O Tricolor saiu na frente e fez um bom jogo, mas tomou a virada por 2 a 1.

Como era de se esperar, os colombianos foram para cima. Aos quatro minutos, Santoya avançou pela esquerda e fez bom chute, exigindo ótima defesa de Rogério Ceni. Aos poucos, o Tricolor foi controlando o jogo e chegando. Cleber Santana foi travado pela zaga e Washington cabeceou por cima.

Os brasileiros tocavam a bola com rapidez e faziam jogadas envolventes para vencer a marcação. Resultado deste domínio do São Paulo foi o gol com direito a recorde. Aos 33, Rogério Ceni cobrou falta e, aproveitando desvio na barreira, a bola entrou. Foi o 11° gol do goleiro na Libertadores, se tornando o maior artilheiro são-paulino na competição.

Na empolgação, a equipe brasileira quase chegou ao segundo gol. Marcelinho Paraíba recebeu passe de Washington, cortou a marcação e chutou com perigo. Os mandantes voltaram a dar trabalho para Rogério na cobrança de falta de Valencia e no chute cruzado de Moreno.

No segundo tempo, o Once começou a pressão em busca da virada. Colocou o meia Cardenas e Santoya voltou a exigir boa defesa de Rogério Ceni. Mas o gol de empate veio. Marcelinho Paraíba vacilou e Santoya cruzou para Uribe cabecear. 1 a 1.

Os colombianos voltaram a atacar com perigo, Cardenas acertou o travessão. O time tricolor estava perdido O Once Caldas adiantou sua marcação e armou novamente uma blitz. Tinha o controle da partida. Estranhamente, o São Paulo mudou o posicionamento que tinha dado certo no primeiro tempo. Hernanes, que havia ido muito bem pela esquerda, foi para a direita, e Cléber Santana foi para a esquerda. E o time demorou a acertar o seu posicionamento. Quando conseguiu, teve uma grande chance para marcar. Aos 24, Cléber Santana, da entrada da área, deu passe açucarado para Washington que, cara a cara com Martinez, chutou em cima do goleiro, perdendo um gol inacreditável.

Já dizia o ditado popular que quem não faz, toma. E foi exatamente o que aconteceu com o São Paulo. Dois minutos após Washington não conferir, aos 26, Moreno marcou um golaço. Após falha de Jorge Wagner na esquerda, o camisa 17 arrancou do meio-campo, passou por Jean, deu "ovinho" em Miranda, invadiu a área e bateu cruzado, sem defesa para Ceni. Festa para o atacante, que reestreava no time colombiano. Logo depois, o mesmo Moreno arriscou bomba de fora da área. O goleiro são-paulino, milagrosamente, evitou o terceiro gol.

Irritado com o desempenho do time, Milton fez a primeira alteração. Sacou o apagado Marcelinho Paraíba e colocou Rodrigo Souto, que reestreou pelo Tricolor. Com isso, deu ainda mais liberdade para Cléber Santana e Hernanes encostarem em Washington. A tentativa, no entanto, não deu certo. Isso porque o time já não contava com o apoio dos laterais. Cansados, Cicinho e Jorge Wagner não passavam mais do meio-campo. O time só voltou a assustar Martinez aos 41, em lance de Cléber Santana pela esquerda. Ele avançou sobre a marcação adversária, cortou para o meio e bateu rasteiro. O goleiro colombiano rebateu como pôde e, na sobra, a defesa colombiana afastou o perigo.

Ceni ainda precisou trabalhar antes do apito final, com algumas defesas simples. Mas certamente o goleiro deve ter deixado o campo com uma sensação de tristeza, mesmo no dia em que atingiu mais uma marca histórica. Ricardo Gomes, que se recupera de um sangramento cerebral e está de licença, também não deve ter gostado de ver o resultado negativo pela TV.
O São Paulo está na segunda colocação do grupo 2 e na próxima rodada vai ao Paraguai enfrentar o Nacional.

Copa do Brasil – Rodada do meio de semana

Share |

Por Gabriel Seixas

Como não poderia deixar de ser, a rodada deste meio de semana da Copa do Brasil foi repleta de jogos, com diversos times em busca de um único objetivo: a vaga para a Libertadores do ano que vem. Alguns seguem adiante, outros ficaram pelo caminho, e outros ainda brigam para se manter vivos. Confira um resumo desta rodada.

Os classificados

Cinco times conseguiram eliminar o jogo da volta e se classificar antecipadamente para a 2ª fase. Os destaques foram Atlético-MG e Portuguesa, que golearam Juventus/AC e Atlético Roraima, respectivamente, por 7 a 0. O Galo mineiro contou com uma atuação inspirada de Obina, autor de nada mais, nada menos do que cinco gols. A Lusa teve como destaque o uruguaio Biscayzacú, que guardou dois.

Comparado a Atlético/MG e Lusa, o Ceará foi mais modesto. Venceu por “apenas” 5 a 0 o Picos, do Piauí. Leozinho, com dois gols, roubou a cena. Outro time do Nordeste, o Sport, eliminou o Brasília com uma goleada por 4 a 2 na capital federal. Ciro e Eduardo Ramos dividiram a artilharia rubro-negra no jogo. Pra fechar, o Avaí venceu o Ypiranga/RS por 3 a 0, com direito a dois gols do veterano Sávio, ex-Flamengo.

Outros dez times também garantiram presença na próxima fase, mas através do jogo da volta. O Palmeiras goleou o Flamengo-PI por 4 a 0 (Robert foi o artilheiro da partida, com dois gols), e agora enfrenta o Paysandu, que venceu o Potyguar de Currais Novos por 3 a 1. Os paranaenses Atlético e Paraná também avançaram, ambos com goleada: o primeiro aplicou 4 a 0 no Vilhena, e o segundo 6 a 1 no Cerâmica, de virada, com direito a dupla Márcio Diogo e Marcelo Toscano marcando dois gols cada.

O Vasco só empatou com o Sousa/PB em 0 a 0, ganhando vaias da torcida. Mas como havia vencido o jogo da ida por 2 a 1, também passou de fase. Quem mereceu vaias mesmo foi o Juventude, que foi derrotado pelo Corinthians/PR em casa por 1 a 0 (mesmo placar do jogo da ida), e está fora da Copa do Brasil.

Com uma vantagem de 4 a 0 construída no primeiro jogo, o Votoraty se deu ao luxo de perder por 2 a 1 para o Treze e mesmo assim se classificar. Agora o time do interior paulista encara o Grêmio na segunda fase. O Fortaleza bateu o Tigres/RJ por 3 a 2, no sufoco, e também se classificou. Já a Ponte Preta despachou o Lideral/MA por 4 a 0 e já conhece seu adversário na segunda fase: a Portuguesa. Por fim, os conterrâneos do eliminado Lideral, o Sampaio Corrêa, deram orgulho ao estado do Maranhão: venceram o São Domingos/SE por 2 a 1 e estão classificados.

Vai ter jogo da volta...

Outros jogos de ida da primeira fase foram disputados nesta quarta-feira (13, no total), e necessitarão de um novo confronto (com mando de campo invertido) para decidir os classificados. As maiores decepções foram Fluminense e Santos: o primeiro empatou com o Confiança em 1 a 1, em Sergipe. Gum marcou para o Flu, e Serginho empatou. Já o Peixe venceu o Naviraiense/MS por apenas 1 a 0, e não conseguiu eliminar o jogo da volta, como era previsto. O meia Marquinhos fez seu primeiro gol com a camisa santista.

Goiás e Coritiba tiveram dificuldades para vencer seus jogos. O primeiro chegou a estar perdendo por 2 a 1 para o Ituiutaba, virou o jogo, mas não eliminou a partida de volta. Já o segundo derrotou a Luverdense por 1 a 0, gol de Ariel, na estreia do atacante Bill, ex-Corinthians – que por sinal, foi expulso.

O Náutico decepcionou, e só empatou com o Ivinhema/MS em 1 a 1. Pior ainda foi o Vitória, que jogou sob o calor de 15h15 em Alagoas e não resistiu ao Corinthians Alagoano: foi derrotado por 3 a 1. O Guarani venceu o Araguaína por 1 a 0, em Tocantins, com gol de Anderson.

Uma grata surpresa foi a Chapecoense, que sapecou um 3 a 0 convincente no Brasiliense, e só não passou de fase porque o regulamento diz que quem vencer por dois ou mais gols de diferença apenas fora de casa, avança de fase com antecipação (pelo menos até a 2ª fase).

Pra fechar, dois amazonenses foram a campo: o Nacional foi o único que teve motivos para comemorar, pois conseguiu um importante empate sem gols fora de casa com o ASA. Já o América recebeu o Santa Cruz, e mesmo jogando melhor, saiu derrotado por 1 a 0 – e ainda teve dois jogadores expulsos.

Outros resultados (jogos de ida):

São José/AP 1x1 América/RN
São Mateus/ES 1x2 Remo/PA
Uberaba/MG 1x0 Londrina