quinta-feira, 11 de março de 2010

Washington dá a vitória ao São Paulo

Share |

Por Leonardo Martins


Em mais um jogo da Taça Libertadores, o São Paulo foi ao Paraguai enfrentar o Nacional pelo Grupo 2. Assim como no último jogo da equipe no Paulista, o artilheiro Washington marcou os dois gols da equipe são-paulina na vitória por 2 a 0, deixando o Tricolor em uma boa condição para se classificar.

O São Paulo mostrou sua superioridade no campo desde o 1° minuto de jogo, com bons toques de bola e velocidade, os brasileiros criaram boas chances. Aos 6, Richarlysson acertou a trave do goleiro Caffra. Seis minutos depois, Washington recebeu bom passe de Marcelinho Paraíba, mas esbarrou na defesa do goleiro paraguaio.

Com as chances não aproveitadas, o Tricolor diminuiu o ritmo de jogo e passou a atacar menos. Cicinho e Marcelinho Paraíba sumiram do jogo e a partida ficou fraca. Aos paraguaios, restaram sair para o jogo, porém, lhes faltava qualidade na hora da finalização. Aos 42, se não fosse o desvio de Rogério Ceni no chute de Aquino, os paraguaios tinham saído com a vitória parcial para o intervalo.

No segundo tempo, Cleber Santana entrou na vaga de Hernanes, mas os paraguaios continuavam gostando do jogo e foram ao ataque. Bordón e Ramos assustaram o gol de Ceni. Mas no lance seguinte, Dagoberto deu ótimo passe para o artilheiro Washington driblar o goleiro e marcar o gol são-paulino. 1 a 0.

O gol facilitou as coisas para os brasileiros, já que os adversários sentiram o gol e pararam de atacar. O Tricolor passou a tocar com tranqüilidade e o jogo piorou novamente. Dagoberto quase marcou um golaço ao acertar um belo voleio que Caffra defendeu,

O mesmo Dagoberto que saiu para a entrada de Fernandinho. A revelação do Brasileiro 2009 entrou e pouco fez, mas na única boa jogada que fez, o atacante achou Washington embaixo do gol, que fez o segundo, aos 45.

Final de jogo e uma boa vitória são-paulina em terras paraguaias. Na próxima semana, as duas equipes voltam a se enfrentar na capital paulista.

Liga Europa – Jogos de ida das oitavas-de-final

Share |

Por Gabriel Seixas
Negrito
A fase oitavas-de-final da Liga Europa começou nesta quinta-feira, com oito jogos. Como já era de se esperar, ficou evidenciado o equilíbrio entre as equipes: quatro das oito partidas disputadas terminaram empatadas. Sem contar que, dos quatro vencedores, três jogaram em casa. O único visitante que se deu bem foi o Standard Liège, que derrotou o Panathinaikos e praticamente encaminhou sua classificação. Confira um resumo geral da rodada:

A única partida que terminou sem gols foi entre Atlético de Madrid e Sporting, que jogaram na Espanha. Ambas as equipes vivem momento instável, e encontram na Liga Europa seu ponto de equilíbrio. Os madrilenhos não souberam tirar vantagem da superioridade numérica em campo (Grimi, no primeiro tempo, e Tonel, na etapa final, foram expulsos pelo Sporting), e acabaram saindo frustrados.

Outras três partidas terminaram em 1 a 1: uma delas foi Rubin e Wolfsburg, em jogo disputado em Kazan, na Rússia. O equatoriano Noboa abriu o placar para os mandantes no primeiro tempo, mas Misimovic, na etapa final, empatou para os Lobos. Também terminou em 1 a 1 o jogo entre Benfica e Marseille, no Estádio da Luz. Os benfiquistas, que vivem ótima fase – com um ataque elogiadíssimo pela imprensa europeia -, marcaram com o lateral Maxi Pereira, mas no último minuto, Ben Arfa empatou para os franceses. Pra fechar, um dos jogos mais atrativos da rodada, Valencia e Werder Bremen, também empataram em 1 gol. Frings colocou o Werder na frente, em cobrança de pênalti, mas Juan Mata, na etapa final, empatou para o Valencia.

A grande surpresa da rodada foi a vitória do Lille sobre o Liverpool por 1 a 0. Os franceses, que despontaram como sensação no campeonato nacional, e agora não conseguem manter o ritmo, marcaram aos 39 do 2º tempo com o jovem belga Hazard. A derrota só tumultua ainda mais o ambiente do Liverpool, que vai mal no Campeonato Inglês e já decepcionou a torcida com a eliminação na Champions League.

Jogando em casa, o Hamburgo venceu o Anderlecht por 3 a 1. Os holandeses Mathijsen e van Nistelrooy abriram 2 a 0 para o HSV, mas Lègear descontou para os belgas. Porém, Jarolim fez mais um para o Hamburgo e fez com que seu time, no jogo da volta, jogue até mesmo por uma derrota por um gol de diferença para se classificar. Situação semelhante a dos alemães vive a Juventus, que também venceu em casa por 3 a 1. A vítima foi o Fulham, que viu os defensores Legrottaglie e Zebina abrirem 2 a 0 para a Juve. Etuhu descontou, mas ainda no primeiro tempo, Trezeguet fez o terceiro dos italianos.

Pra encerrar, o último jogo a ser contado neste resumão praticamente decidiu um classificado para as quartas-de-final: é o Standard Liège, que construiu uma grande vantagem sobre o Panathinaikos. Os belgas venceram fora de casa por 3 a 1, e no jogo da volta, em casa, ainda se dão ao luxo de perder por 1 gol de diferença para se classificarem. Os grandes destaques do Liège, Jovanovic e Witsel, abriram 2 a 0 ainda no primeiro tempo. No início da etapa final, Vyntra diminuiu para o Panatha, mas Igor de Camargo pôs um ponto final na importante vitória dos visitantes, virtualmente classificados.

Corinthians empata na Colômbia

Share |

Por Leonard0 Martins


O Corinthians realizou seu segundo jogo pela Libertadores nesta quarta-feira ao enfrentar, fora de casa, o Independiente Medellín. Em um jogo fraco, a equipe corintiana saiu atrás no placar, mas buscou o empate por 1 a 1 e assumiu a liderança do Grupo 1 da Libertadores.

Mano Menezes resolveu reforçar a marcação com a entrada de Jucilei no lugar de Tcheco. Além disso, o lateral Alessandro sentiu e Marcelo Mattos foi para a direita. E o jogo foi bem morno no 1° tempo.

O Corinthians era bem postado em sua defesa e pouco era ameaçado. Aos 9, Restrepo acertou um chute de longe, mas parou na defesa de Felipe. Ronaldo ficava preso no ataque e na única oportunidade dele, o Fenômeno dominou de peito, mas não chutou.

Os Brasileiros eram um pouco melhores em campo, mas as chances eram mal aproveitadas. Elias e Roberto Carlos chegaram ao ataque, mas não concluíram bem ao gol. O lateral também chegou outra vez ao ataque só que o goleiro chegou antes do pentacampeão

Aos 39, os colombianos perderam uma chance de ouro. Pardo driblou demais na área e demorou a chutar, exigindo ótima defesa do camisa um alvinegro. Quatro minutos mais tarde, foi a vez de Roberto Carlos chutar para a defesa do goleiro experiente, Bobadilla. Assim foi o primeiro tempo em Bogotá, já que o estádio em Medellín está ocupado.

No segundo tempo, o jogo permaneceu morno. Ronaldo, sumido no 1° tempo, começou a buscar a bola, mas os colombianos continuavam em cima. Aos 13, Valencia assustou Felipe em cobrança de falta. Danilo saiu para a entrada de Dentinho, mas os alvinegros continuavam errando chances. Ronaldo exigiu boa defesa de Bobadilla e Jorge Henrique chutou longe.

Os colombianos voltaram ao ataque. Restrepo exigiu boa defesa do Arqueiro brasileiro em chute de longe. Depois, Ronaldo saiu para a entrada de Souza e o Corinthians voltou ao ataque.

Mas a noite poderia ter sido ruim, aos 30, Valencia cruzou para Valoyes, que aproveitou a falha da zaga, e marcou o gol dos colombianos. O gol foi irregular, mas o juiz não viu e confirmou o gol.

Os alvinegros foram em busca do empate e foram premiados com um golaço. Aos 39, Dentinho arriscou um lindo chute no ângulo de Bobadilla, um golaço que decretou o alívio entre os corintianos.

O Corinthians conseguiu o empate que lhe deu a liderança do Grupo 1 e agora volta a jogar na outra semana contra o Cerro Porteño no Paraguai.

Outros jogos


Grupo 1
Racing-URU 2x1 Cerro Porteño-PAR

Grupo 2
Once Caldas-COL 1x1 Monterrey-MEX

Grupo 3
Bolívar-BOL 0x0 Estudiantes-ARG
Alianza Lima-PER 2x0 Juan Aurich-PER

Grupo 6
Deportivo Cuenca-EQU 2x0 Morelia-MEX
Nacional-URU 2x2 Banfield-ARG

Grupo 8
Universidad Católica-CHI 2x2 Universidad de Chile-CHI

Love “impera”, Flamengo vence o Caracas e segue 100% na Libertadores

Share |

Por Gabriel Seixas

Desfalcado de sua principal estrela, o ‘Imperador’ Adriano (que foi manchete em todos os meios de comunicação futebolísticos na véspera do jogo), o Flamengo teve muitas dificuldades para vencer o Caracas na Venezuela por 3 a 1. O rubro-negro jogou praticamente o 2º tempo inteiro com um jogador a menos, com a expulsão de Toró. Quando o jogo estava empatado em 1 a 1, o artilheiro Vagner Love, que marcara o primeiro gol, fez mais um e desempatou o jogo. Rodrigo Alvim fechou a conta no último minuto, enquanto Castellín fez o de honra do Caracas. O Flamengo segue com 100% de aproveitamento e com a liderança do Grupo 8 da Libertadores em dois jogos disputados, enquanto o Caracas vive situação inversa: perdeu as duas partidas e é o lanterna. O próximo compromisso do Fla é pelo Campeonato Carioca, no domingo: é o ‘Clássico dos Milhões’, contra o Vasco.

O Flamengo viveu um clima tenso na véspera da partida, causado pelo episódio de Adriano, que se envolveu numa confusão em um baile funk, e dias depois, teve seu vício com o álcool revelado para a imprensa. Sem o Imperador, Andrade resolveu optar por Petkovic, que também não está tão à vontade na Gávea. O esquema tático também foi mudado: o time jogou num 4-2-3-1, com Vinicius Pacheco, Kléberson e Petkovic sendo os responsáveis pela criação, municiando Vagner Love, que antes do jogo, tinha 10 gols anotados na temporada.

O primeiro tempo foi simplesmente sofrível. Os dois times pareciam estar procurando se encontrar na partida, e praticamente não chutaram a gol. O Caracas teve sua melhor chance aos 30 minutos, quando Guerra recebeu pelo flanco direito, e na tentativa de encobrir Bruno, mandou por cima do gol.

Cinco minutos depois, Petkovic chutou de perna esquerda dentro da área, e o zagueiro do Caracas resvalou com a mão na bola. Pênalti! Vagner Love, que havia perdido um penal na estreia do Fla na Libertadores, foi para a cobrança, mas desta vez não decepcionou: chutou no canto direito do goleiro, que acertou o lado, mas não alcançou a bola: 1 a 0 Flamengo.

Em vantagem no placar, o Fla voltou para o 2º tempo com uma proposta de administrar o jogo. Mas o Caracas não deu a mesma moleza da primeira etapa: logo no primeiro minuto, Lucena arriscou de muito longe, e a bola passou com perigo rente ao gol de Bruno. Três minutos depois, outra chance ainda mais clara: Gómez cobrou falta com perfeição, por cima da barreira, mas a bola caprichosamente bateu no travessão.

A situação ficou ainda mais complicada aos oito minutos: Toró levou um drible desconcertante de Cichero e parou o venezuelano com falta. Recebeu o cartão amarelo, e como já havia levado outro anteriormente, foi expulso.

Andrade resolveu recuar o time, colocando Rodrigo Alvim e Ronaldo Angelim nas vagas de Fernando e Petkovic. Acuado, o Fla deu espaços, e o Caracas conseguiu o empate: Gómez lançou o atacante Castrillón, que girou pra cima de Álvaro, e bateu rasante de perna esquerda. Tudo igual na Venezuela.

O Flamengo continuava atônito. Vinicius Pacheco nem de longe lembrava aquele jogador incisivo de outros jogos, Kleberson chegava pouco, e Vagner Love estava muito isolado. O Fla só voltou a chegar com perigo aos 28 minutos. E que perigo! Love lançou Kleberson, que ficou cara a cara dentro da área. Ele chutou colocado, mas o goleiro Vega espalmou e a bola ainda bateu no travessão.

No minuto seguinte, Kleberson e Love inverteram os papeis: o primeiro lançou o segundo, que saiu na cara de Vega, driblou o goleiro, e ao contrário do seu companheiro, não desperdiçou.

O Caracas sentiu o gol, e não conseguiu impor o ritmo de jogo que exerceu nos primeiros minutos do segundo tempo. Chegou uma única vez aos 36 minutos numa cabeçada de Prieto, pra fora. E foi só.

Andrade queimou sua última substituição, lançando Fierro no lugar do apagado Vinicius Pacheco. O chileno entrou bem, mas quem marcou o último gol foi outro suplente: Rodrigo Alvim se aventurou pela direita, roubou a bola do marcador e foi em direção à área. Com precisão, ele chutou colocado, e a bola passou por debaixo das mãos do goleiro Vega. 3 a 1, placar final na Venezuela. E 100% de aproveitamento mantido pelo Flamengo, que encerra o “primeiro turno” de seu grupo enfrentando a Universidad de Chile, que fez 1 ponto em dois jogos.