sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O maior espetáculo da Terra

Share |



Por Leonardo Martins



Uma festa inesquecível marcou a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Pequim, a 29ª da história moderna. Foram 4 horas de um show de luzes e cores que encantaram todos os que viram esta cerimônia, que entrou para a história como uma das mais bonitas da história dos jogos.

A China prometeu um show de recursos visuais e cumpriu. Na 1ª parte, a China contou ao mundo os seus 5 mil anos de história, sempre com muita luz e cores. Passou das invenções que o país trouxe ao mundo, como o papel e a bússola, até a modernidade e a abertura ao mundo ocidental. Uma coisa de encher os olhos.

Logo em seguida, veio as 204 delegações que disputarão os jogos e as principais estrelas participaram do desfile. As 91 mil pessoas que assistiram a abertura tratou os países que desfilaram com muito respeito, inclusive o rival histórico, o Japão. A delegação brasileira entrou puxada pelo nosso porta-bandeira, Robert Scheidt, e foi aplaudida. Um dos momentos mais emocionantes aconteceu quando o país sede entrou. O porta-bandeira chinês, o astro do basquete Yao Ming, entrou ao lado de um menino de 9 anos, sobrevivente do terremoto que arrasou uma província chinesa no último mês de maio. O público ficou eufórico com esta cena.

Passado o desfile das delegações, aconteceram os discursos do presidente do comitê organizador e do presidente do COI, Jacques Rogge, que fez um apelo para o fim do dopping no esporte. O presidente chinês, Hu Jintao, declarou aberta a 29ª Olimpíada da Era Moderna.

Mas o melhor ficou para o final. O fogo olímpico adentrou ao Ninho dos Pássaros e quem teve a honra de acender a pira olímpica foi o herói nacional, o ex-ginasta Li-Ning. Antes de acender a pira, Ning foi alçado até o teto do estádio e deu uma volta voando no teto, uma das cenas mais emocionantes da história dos Jogos.

E foi este o maior espetáculo da terra. Agora serão 17 dias de muito suor, luta e emoção dos atletas que competirão nos jogos. Aqui no Blog Esporte é Vida você não perderá nada do que acontecer em Pequim.