domingo, 11 de dezembro de 2011

A Superioridade do Barça

Share |

xavi real madrid x barcelona (Foto: AP)Com o futebol brasileiro parado, as atenções de quem gosta de futebol se voltam para os Campeonatos Europeus e a grande pedida deste fim de semana foi o Superclássico Espanhol entre Real Madrid e Barcelona pelo Campeonato da Espanha. Mesmo jogando fora de casa e enfrentando um Real motivado, o Barcelona comprovou, mais uma vez, a superioridade no clássico ao derrotar por 3 a 1 o rival de virada.

O Real Madrid começou o jogo com mais ousadia em relação a outros clássicos contra o Barça com uma trinca de meias formada por Cristiano Ronaldo, Ozil e Di Maria. Já o Barcelona mandou a campo aquela equipe que já estamos acostumados a ver, excetuando a entrada de Alexis Sanchez no lugar de Villa.

E o jogo começou em Madrid com uma falha que o Barcelona não costuma cometer. Aos 10 segundos, o goleiro catalão Victor Valdes entregou a bola nos pés de Di Maria, que tentou o passe e a bola sobrou para Ozil bater para o gol, mas a bola bateu na zaga e sobrou livre para Benzema concluir com perfeição. Delírio merengue em Madrid e 1 a 0 no placar.

O gol não assustou o time blaugrana que impôs o famoso toque de bola envolvente, mas  encontrava dificuldades perante a pressão madrilenha. Mesmo assim, Messi começou a jogar e quase empatou aos 6 ao exigir excelente defesa de Casillas. Cristiano Ronaldo respondeu em chute que passou perto, mas foi a única chance do português no jogo, pois foi bem marcado pela defesa barcelonista.

Mesmo jogando aquém do esperado, o Barça dominava as ações e o empate veio em uma jogada iniciada pelo melhor do mundo. Aos 29, Messi achou Alexis Sanchez com um belo passe e o chileno, que estava nervoso em campo, tocou na saída de Casillas e empatou o jogo. E o roteiro de outros jogos ia se repetindo.

Fora isto, o jogo no primeiro tempo foi truncado e, em certos momentos, violento. A torcida pediu a expulsão de Messi após entrada em Xabi Alonso, o argentino já havia levado amarelo por reclamação, mas o juiz nada deu.

Veio o segundo tempo e a superioridade catalã foi mais presente em campo, todas as virtudes do time apareceram no jogo, a movimentação constante, trocas de bola freqüente e um pouco de sorte. Foi assim que o Barça chegou a virada. Aos 7, Xavi chutou da entrada da área e a bola bateu em Marcelo e matou o goleiro Casillas, virada catalã e Santiago Bernabeu calado.

Com a virada, o Real foi para cima, Kaká e Higuain entraram para tentar mudar a cara do jogo, mas a superioridade catalã era forte e o terceiro gol era questão de tempo e ele veio aos 20 minutos. Messi iniciou a jogada e tocou para Daniel Alves e o brasileiro cruzou na cabeça de Fabregas que fez o terceiro. Mais uma vitória catalã na casa do Real estava a caminho.

Depois disto, o jogo esfriou e só esquentou nas confusões armadas pelos merengues, mas o Barcelona ficou mais próximo de um quarto gol do que o Real diminuir e chegar ao empate. O que se viu foi, mais uma vez, o Barcelona dominar e engolir o rival.

A equipe espanhola já está em solo japonês onde disputa o Mundial de Clubes. O Barça estréia na quinta-feira contra o Al-Saad do Catar buscando uma vaga na final. A outra semifinal é entre o Santos e o Kashiwa Reysol, campeão Japonês, o jogo do Peixe é na quarta. Os dois jogos terão cobertura do Esporte é Vida.