sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Vai começar o Campeonato Mineiro 2008

Share |
Por Leonardo Martins

Neste domingo começa o Campeonato Mineiro 2008. A edição deste ano não apresenta mudanças significativas na fórmula de disputa, sendo a mesma dos últimos quatro campeonatos. O Mineiro está mais forte financeiramente, a TV detentora dos direitos do campeonato aumentou em cinco vezes a cota, portanto, os clubes tem mais dinheiro para contratações de nível. Por isso, a edição do mineiro promete ser uma das melhores dos últimos tempos.
O Campeonato Mineiro sofreu uma baixa sentida, o América, que foi rebaixado no ano passado ao módulo 2, não disputará a competição pela primeira vez em sua história. Mesmo sem o Coelho, a competição promete, devido as boas contratações que os clubes fizeram para a disputa.
O atual campeão Atlético quer o bicampeonato no ano em que completa 100 anos de existência. Para isso a equipe apostou na base do time que terminou bem o ano passado e contratou bons nomes. A principal contratação atleticana foi a volta do ídolo do clube, Marques, que chega para ser o principal nome do time. Outras contratações boas foram, do goleiro Sérvulo, do lateral Nêgo. O Galo ainda contratou dois estrangeiros, o lateral uruguaio Augustin Viana e o zagueiro paraguaio Ricardo Martinez, que promete dar experiência ao time atleticano.
O Cruzeiro quer recuperar a hegemonia no estado e em ano que o clube volta a Libertadores, montou um time bom. O clube manteve a base do time que o levou a Libertadores no Campeonato Brasileiro e ainda trouxe uma comissão técnica nova, comandada pelo técnico Adilson Batista e jogadores de ótimo nível. Dentre as contratações do clube estão do atacante Marcel, que chega para ser o artilheiro da equipe, o lateral promissor Apodi, o volante Fabrício, o lateral Jadilson e o zagueiro equatoriano Espinoza. Essas contratações pretendem dar mais competitividade ao time azul e dar os títulos que a torcida tanto deseja.
A terceira força do estado completa 10 anos esse ano e em grande estilo. Estamos falando do Ipatinga, que estreará na elite do futebol brasileiro. O Tigre quer surpreender os dois grandes da capital e ganhar o 2° título estadual de sua história com a base que subiu a Série A mesclado com boas contratações. Dentre elas estão a volta do volante Paulinho e as contratações do volante Paulinho Dias, dos atacantes Marcelo e Renna.
Outras equipes podem surpreender, como o Villa Nova, que também completa seu centenário esse ano, o Ituiutaba, o Democrata de Governador Valadares e o Tupi. Essas equipes trarão muita competitividade ao campeonato.

Primeira Rodada
27/01 – 10h – Democrata-SL x Atlético
27/01 – 10h – Rio Branco x Ipatinga
27/01 – 16h – Cruzeiro x Uberaba
27/01 – 16h – Guarani x Social
27/01 – 17h – Villa Nova x Ituiutaba
28/01 – 19h30 – Democrata-GV x Tupi

Balanço da 3ª Rodada do Campeonato Paulista

Share |
Por Saimon Nouh

Portuguesa 1x0 São Caetano
No jogo em que as duas equipes estão com estádios interditados, a Portuguesa jogando em Jundiaí venceu o São Caetano. O jogo foi bastante equilibrado e parecia que os times estavam satisfeitos com o empate. Só que aos 40 minutos Ramón fez boa jogada com Christian e bateu sem chances para o goleiro, gol que definiu o jogo.

Marília 0x1 Palmeiras
Foi um jogo bastante violento em Marília, mas também foi um jogo bastante disputado e que a bola parada resolveu o jogo. E foi um lindo gol: Elder Granja cobrou uma falta perfeita e colocou no ângulo. Gol que decidiu a partida. O destaque negativo é o meia Deyvid Sacconi do Palmeiras que rompeu os ligamentos e fica 6 meses fora de campo. O chileno Valdivia fraturou o nariz e se jogar no sábado, será com uma máscara no rosto.

Bragantino 3x1 Rio Preto
O jogo começou morno e o Bragantino só abriu o placar no fim do primeiro tempo com Malaquias. Na segunda etapa Bill praticamente matou o jogo fazendo 2x0. Nei Santos de cabeça marcou o terceiro, enlouquecendo a torcida que foi ao estádio. O gol de honra do Rio Preto saiu no finzinho com Jeferson, mas já era tarde e terminou 3x1 Bragantino.

Ponte Preta 3x2 Mirassol
Jogo de gols bonitos em Campinas. Logo com 1 minuto de jogo Renato fez o primeiro da líder Ponte Preta. O Mirassol foi atrás do empate e ele veio com Montoya que mandou uma bomba no gol. Ainda no primeiro tempo a Ponte ampliou o placar com Renato de pênalti. Na segunda etapa Renato apareceu de novo e marcou o terceiro numa linda cobrança de faltas. Fabinho Capixaba descontou para o Mirassol num belo chute, mas terminou 3x2 e a Macaca lidera com 100% de aproveitamento.

Guaratinguetá 2x0 Barueri
O Guará que é atual campeão do Torneio do Interior venceu o Barueri pelo placar de 2x0. Cada gol saiu em um tempo. No primeiro Michael cobrou bem o pênalti e fez 1x0 Guará. No começo do segundo tempo o Guaratinguetá ampliou e praticamente matou o jogo com gol de Dinei de cabeça.

Corinthians 2x0 Paulista
Não foi espetacular a partida que o Corinthians fez, mas o time do Paulista começa muito fraco esse ano. Mano Menezes escalou o time com três atacantes, mas que marcou o primeiro gol foi o lateral-esquerdo André Santos que mandou uma bomba de canhota. Na etapa final o Corinthians chegou ao segundo gol com Acosta de letra, após cruzamento de Alessandro. O Paulista tentou pressionar, mas não conseguia e acabou mesmo no 2x0 Corinthians.

Ituano 1x1 São Paulo
O São Paulo perdeu o 100% de aproveitamento diante do Ituano. Segundo o técnico Muricy Ramalho, foi porque a arbitragem atrapalhou. Quando o jogo estava 0x0, o zagueiro Marcio Alemão do Ituano marcou gol contra, mas o bandeira anulou dizendo que Borges estava impedido. O que acontece é que Borges não tocou na bola. Voltando ao jogo, Souza em uma sensacional cobrança de falta fez 1x0. O Ituano foi pra cima e chegou ao empate com Vinicius após cruzamento em que ninguém desviou. O juiz deu o gol para Felipe, alegando que ele tocou na bola.

Rio Claro 2x1 Sertãozinho
O Rio Claro começa bem o Paulistão 2008, com duas vitórias em três jogos. Contra o Sertãozinho quem fez 1x0 foi Luciano logo no começo do jogo. O experiente zagueiro Fernando Lombardi marcou o segundo gol de cabeça. O Sertãozinho ensaiou uma recuperação com gol de Assis de falta, mas a reação parou por aí e o Rio Claro venceu o jogo.

Juventus 3x1 Santos
O Santos ainda não se acertou no Campeonato Paulista. A derrota da vez foi para o Juventus na Rua Javari. Os dois primeiros gols foram de João Paulo. O terceiro saiu dos pés de Lima. Já nos acréscimos o Santos descontou com o volante Marcinho Guerreiro que marcou seu primeiro gol com a camisa do Santos, que ocupa a 18ª colocação.

Noroeste 2x1 Guarani
O Guarani segue na lanterna do Paulistão. A derrota da vez foi para o Noroeste. O primeiro gol foi de Gilsinho. Depois disso o Guarani pressionou até o empate, mas foi o Noroeste quem marcou, com Otacílio Neto. O Guarani descontou com Marcinho, mas não foi o suficiente para arrancar um ponto do Noroeste que venceu por 2x1.