segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ligue 1 – Lyon recupera a soberania e se isola na liderança da competição

Share |

Por Gabriel Seixas

A décima primeira rodada da Ligue 1 foi realizada neste final de semana, com oito jogos no sábado e dois no domingo. Os destaques da rodada ficaram por conta do Lyon, que se distanciou do vice-líder Nancy e agora lidera com dois pontos de vantagem, e do Marseille, que figurava entre os três últimos da competição (o que rebaixaria a equipe), mas, com a vitória de ontem sobre o Lens, livrou a equipe da zona. Confira um balanço especial da rodada deste final de semana:

Auxerre 5 x 3 Lorient

Dando continuidade a sua recuperação no campeonato, o Auxerre derrotou o Lorient de virada por 5 a 3, e agora mantém uma razoável distancia para a zona do rebaixamento com 12 pontos, na 15ª colocação. O Lorient, que figurava no início do campeonato como a grande zebra da competição – chegando a liderar a Ligue 1 -, agora amarga o 13º lugar, com 13 pontos. A equipe visitante começou pressionando, e logo aos 6 minutos, o argelino Rafik Saïfi abriu o placar. No segundo tempo, o romeno Daniel Niculae empatou para os donos da casa. Porém, Saïfi voltou a marcar e recolocou o Lorient na frente. Foi aí que a estrela do técnico Jean Fernández começou a brilhar. O treinador colocou o armador Jelen no lugar do lateral Jaures, e em seu primeiro minuto de jogo, empatou a partida. Três minutos depois, o mesmo Jelen fez 3 a 2 e virou o placar. Aos 37 minutos, em rápido contra-ataque, Niculae marcou o segundo dele no jogo, o quatro do Auxerre. Já nos acréscimos, Jelen fez o seu hat-trick e ampliou a vantagem. No último minuto, Kemal Bourhani aproveitou vacilo da zaga e diminuiu o placar, impedindo que o Auxerre construísse uma goleada no Abbe Deschamps.

Caen 1 x 0 Lille

O inconstante Caen recebeu o Lille no Michel D’Ornano, e agradando aos 18.000 espectadores, derrotou a equipe adversária por 1 a 0. Com a vitória, o Caen é 16º com 11 pontos, enquanto o LOSC é 11º, com 13 pontos.
As duas equipes entraram com formações bem diferentes da anterior: O Caen, comandado por Patrick Parizon, entrou em campo com apenas um atacante (o jovem Yoan Gouffran). Já o Lille, que também atuava no 4-2-3-1, agora atua no 4-2-2-2, com espaço para o belga Mirallas e o experiente Patrick Kluivert no ataque.
Após um primeiro tempo insosso, Parizon ficou insatisfeito com a exibição de sua equipe e trocou o volante Lemaitre pelo atacante N’Diaye. A alteração surtiu efeito, e aos 15 do 2º tempo, Grégory Tafforeau marcou contra, dando a vitória ao Caen.

Nice 3 x 1 Metz

No Municipal du Ray, o Nice afundou ainda mais o condenado Metz. Sem dar sopa pro azar, a equipe de Frédéric Antonetti derrotou os lanternas do campeonato por 3 a 1. O Nice agora alcança a zona da Copa Intertoto, em sétimo lugar com 17 pontos. Como dito, o Metz é o lanterna com apenas cinco, tendo vencido apenas uma partida no campeonato.
Aproveitando-se da fragilidade do adversário, o Nice abriu o placar logo aos 11 minutos, com o marfinense Bakary Koné. No 2º tempo, aos 13 minutos, Koné aproveitou pênalti sofrido por Hellebuyck e converteu facilmente, marcando o segundo. Sete minutos depois, o zagueiro Kante aproveitou bola na área e fez o terceiro. Aos 23, o armador Barbosa descontou para o Metz, dando números finais a partida. Com a entrada de Habib Bamogo na vaga de Koné, o Nice apenas administrou o placar até o fim da partida.

Rennes 3 x 0 Le Mans

Comprovando a sua ótima campanha na competição após um início de campanha que parecia prever o pior, o Rennes goleou o Le Mans por 3 a 0 e permaneceu na zona que levaria a equipe a Champions League, em terceiro lugar com 21 pontos, 4 a menos que o líder Lyon. O Le Mans, adversário de ontem não vem muito atrás, em quarto lugar com 19 somados.
Philippe Redon se rendeu ao apelo dos torcedores e escalou o experiente Sylvain Wiltord como titular da equipe, ao lado de Pagis no ataque. Não demorou muito para que a dupla funcionasse: Aos 11 minutos, Pagis aproveitou passe de Wiltord e fez 1 a 0. No segundo tempo, aos 8 minutos, Wiltord arriscou da entrada da área e fez o segundo. Insatisfeito com a exibição pífia de sua equipe, Rudi Garcia colocou o Le Mans no ousado 4-3-3. A ousadia não valeu a pena, e aos 47 minutos, o suíço Julian Esteban – que havia entrado no lugar de Pagis, e que também tinha perdido a posição para Wiltord – fez o terceiro e fechou a conta.

Strasbourg 1 x 1 Bordeaux

O Strasbourg começa a mostrar que já não é mais o mesmo do início da competição. O antigo “saco de pancadas” do torneio agora já se mostra mais consistente, e conseguiu segurar o Bordeaux dentro de seus domínios após estar ganhando, mais cedeu o empate no segundo tempo. Agora, os Girondins são 5º com 19 pontos, enquanto o Strasbourg é 9º, fora da zona da Intertoto com 16 pontos.
Jean-Marc Furlan, principal responsável da subida de produção da equipe, manteve o 4-3-3 e comemorou logo aos 15 minutos, quando o artilheiro Gameiro inaugurou o marcador. Do outro lado, Laurent Blanc havia barrado três jogadores: O atacante Chamakh, que deu lugar a Jussiê; O lateral-esquerdo Marange, substituído por Jurietti; E o volante brasileiro Fernando Menegazzo, poupado para o jogo de Quinta pela Copa da UEFA, cedeu vaga ao argentino Alonso. Na volta para o intervalo, Blanc lançou o atacante Chamakh no lugar do “intocável” Chalmé. A alteração surtiu efeito, e o artilheiro David Bellion, aos 17 minutos, empatou o jogo. Blanc ainda colocou o brasileiro Fernando no segundo tempo, mas o empate permaneceu.

Toulouse 0 x 2 Saint-Etienne

O Saint-Etienne visitou a equipe do Toulouse, e surpreendeu a todos. Com uma campanha de 5 jogos e 4 derrotas fora de casa (a outra partida foi empate, ou seja, o time não havia vencido fora de seus domínios), o Etienne derrotou os mandantes por 2 a 0, no Municipal de Toulouse. A partida foi decidida ainda no primeiro tempo: O trio de ataque visitante formado por Ilan – Feindouno – Gomis surtiu efeito novamente: Aos 29, Ilan serviu Gomis, que tocou na saída de Riou e fez 1 a 0. Sete minutos depois, Feindouno fez jogada individual e novamente o francês Bafetimbi Gomis marcou, fazendo o segundo dele, o segundo a partida. Poucos minutos antes do intervalo, o volante “violeta” Batlles foi expulso e deixou o Toulouse com 10, que mesmo exercendo uma pressão aos visitantes – e contando com a volta do atacante Francileudo Santos -, não conseguiu vencer a zaga verde. O Toulouse, sentindo o desgaste da temporada (já que disputou Liga dos Campeões, Copa da UEFA, Copa da Liga e a Ligue 1 até aqui), é apenas o 10º com 14 pontos, enquanto o Etienne é 8º com 17, alcançando a zona da Copa Intertoto.

Valenciennes 0 x 0 Paris Saint-Germain

A campanha como visitante do PSG na competição é mesmo inacreditável. A equipe, que ainda não conseguiu vencer no Parc des Princes (seu estádio) na temporada, segurou um empate em 0 a 0 contra o Valenciennes, e manteve sua invencibilidade como visitante – três empates e duas vitórias. Outro detalhe é que a equipe só sofreu um gol fora de casa, que foi contra o Monaco, na vitória por 1 a 1. Do outro lado, o Valenciennes também está invicto como mandante: São quatro vitórias e apenas dois empates. Sem poder contar com o meia Jérôme Rothen, titular da seleção francesa nos últimos dois jogos, Paul Le Guen mudou o esquema: Do 4-4-2, a equipe passou a jogar no 4-3-3, com Diané, N’Gog e Arnaud no ataque, e Pauleta apenas como opção no banco. Do outro lado, o artilheiro Johan Audel manteve-se inoperante do início ao fim, sendo substituído por Pujol e dado apenas um chute a gol. Agora, o Valenciennes é 6º com 18 pontos (fazendo campanha histórica até aqui), enquanto o PSG desponta como decepção e é apenas o 15º, com míseros 12 pontos.

Lyon 3 x 1 Monaco

O hepta está a caminho! O Lyon recebeu o Monaco no Gerland e não deu zebra: 3 a 1 para os atuais pentacampeões do torneio. A situação do Monaco permanece crítica, já que a equipe ocupa a 12ª posição com apenas 13 pontos. Alain Perrin, preocupado com o desempenho da equipe na Champions League, poupou o lateral Clerc e os volantes Bodmer e Toulalan para o jogo. Além disso, o técnico também ganhou um reforço especial: Fred, pela primeira vez na temporada, esteve a disposição do treinador, que decidiu deixá-lo no banco de reservas. Já o Monaco, do técnico Jean Petit, também veio bastante modificado. Com o rodízio de jogadores bastante comum na França, os titulares até então absolutos como Muratori, Bernardi, Leko e até mesmo o artilheiro Piquionne ficaram no banco. O esquema tático também mudou: O 4-3-3 transformou-se em 4-4-2, com o tcheco Köller e Pino no ataque.
A equipe do Lyon começou a todo vapor, e aos 12 minutos, Govou sofreu pênalti. Juninho cobrou com categoria e fez 1 a 0. Seis minutos depois, o defensor Réveillère ampliou a vantagem. Ainda no primeiro tempo, aos 42, o zagueiro Monsoreau subiu no segundo pau, e aproveitando cobrança de escanteio, reduziu a vantagem dos mandantes. Porém, na volta para o intervalo, o artilheiro Karim Benzema marcou seu 11º gol na competição e fez 3 a 1. O mesmo Benzema, 5 minutos depois, deu lugar ao brasileiro Fred, que voltou a atuar e perdeu um gol feito no fim da partida, quando chutou forte em cima do capitão Roma.

Nancy 1 x 1 Sochaux

O Nancy tropeçou na hora em que não devia. Liderando com folga o campeonato e tendo uma partida a menos em relação aos demais, a equipe de Pablo Correa empatou com o mediano Sochaux em casa e deixou a liderança escapar para o Lyon, que agora tem dois pontos a mais que a equipe. A história poderia ser melhor, já que o brasileiro Kim, aos 26 minutos, fez 1 a 0 e marcou seu sexto gol na competição. Na volta para o intervalo, o Sochaux armou um contra-ataque e Erding empatou a partida. Correa fez o que pode: Colocou o armador Curbelo na vaga do apagado Issiar Dia, mas a alteração não surtiu efeito e o Nancy tropeçou em suas próprias deficiências, e também na tabela. Já o Sochaux permanece na zona do rebaixamento, em penúltimo com 8 pontinhos.

Marseille 1 x 0 Lens

No jogo dos desesperados, o Olympique de Marselha voltou a vencer e derrotou o Lens pelo placar mínimo, no Vélodrome. A equipe mandante, que tem uma campanha irretocável na Liga dos Campeões – 2 jogos e 2 vitórias – saiu da zona de rebaixamento da Ligue 1 nesta rodada, ocupando a 16ª posição com 10 pontos, e empurrando o adversário de ontem pra lá, já que o Lens tem apenas nove.
O Marseille entrou em campo sem o badalado Samir Nasri, machucado, e o goleiro Carrasso, que ficará de fora por sete meses. Além disso, o experiente Karim Ziani foi poupado. No primeiro tempo, a equipe pagou pelos erros, e sofreu com a ausência do lateral Taiwo e a contusão do zagueiro Rodriguez, logo aos 25 do 1º tempo. Zubar substituiu o primeiro, enquanto Faty entrou no lugar do segundo. Na volta para o intervalo, Ziani entrou na vaga de Cheyrou, e a equipe marcou o gol da vitória aos 29, por intermédio do criticado Zenden, que não coleciona boas atuações pelo Marseille, e teve seu dia de herói. O Lens não esboçou qualquer tipo de reação, e parecia conformado com a derrota.

Romário será treinador do Vasco na 4ª

Share |

Por Leonardo Martins


A diretoria do Vasco tomou uma decisão curiosa na tarde desta segunda-feira. Com a demissãode Celso Roth após a derrota para o Atlético-MG e a proximidade do jogo decisivo de quarta contra o América-MEX, válido pela Copa Sul-Americana. O polêmico Presidente do Vasco, Eurico Miranda, anunciou o atacante Romário como treinador da equipe cruzmaltina na partida contra os mexicanos

Romário terá sua primeira experiência como treinador e ainda jogará a partida como atacante titular do Vasco, uma dupla função em campo. O baixinho tem a difícil missão de reverter o placar do 1º jogo no México, em que o América ganhou por 2 a 0, portanto, o Vasco terá que ganhar por 3 gols de diferença para chegar as semifinais da competição sul-americana.

Esta não será a 1ª vez que um jogador em atividade comandará uma equipe. Em 96, o atual técnico Renato Gaúcho comandou o Fluminense duas vezes durante o Campeonato Brasileiro, não obtendo muito sucesso.

A princípio, Romário só comandará o time carioca neste jogo, já que um técnico pode estar a caminho de São Januário para comandar a equipe no restante do ano.

Campeonatos da Europa - Classificação e resultados (19 a 21/10)

Share |
Por Saimon Nouh

CAMPEONATO ALEMÃO - 10 RODADAS

Bayern de Munique 26pts
Werder Bremen 20pts
Hamburgo 20pts
Karlshurer 19pts
Schalke 17pts
Hannover 17pts
Bayer Leverkusen 15pts
Eintracht Frankfurt 15pts
Wolfsburg 13pts
Borussia Dortmund 13pts
Hertha Berlim 13pts
Arminia Bielefeld 11pts
Hansa Rostock 10pts
Stuttgart 10pts
Nuremberg 9pts
Bochum 9pts
Duisburg 9pts
Energie Cottbus 4pts

Resultados:
Energie Cottbus 1x2 Duisburg
Bochum 1x2 Bayern de Munique
Werder Bremen 3x1 Hertha Berlim
Hamburgo 4x1 Stuttgart
Hansa Rostock 1x1 Schalke
Bayer Leverkusen 2x2 Borussia Dortmund
Nuremberg 5x1 Eintracht Frankfurt
Karlshurer 0x0 Arminia Bielefed
Hannover 2x2 Wolfsburg





















CAMPEONATO ESPANHOL - 8 RODADAS

Real Madrid 19pts
Villarreal 18pts
Valencia 18pts
Barcelona 17pts
Espanyol 16pts
Atlético de Madrid 14pts
Mallorca 14pts
Racing Santander 12pts
Almería 11pts
Zaragoza 11pts
Sevilla 9pts [1 Jogo a menos]
Murcia 9pts
Atletic Bilbao 9pts
Osasuña 8pts [1 Jogo a menos]
Recreativo Huelva 8pts
La Coruña 8pts
Betis 7pts
Getafe 5pts
Valladolid 5pts
Levante 1pt


Resuultados:
Getafe 2x0 Murcia
Recreativo Huelva 0x2 Mallorca
Espanyol 2x1 Real Madrid
La Coruña 2x4 Valencia
Betis 1x1 Racing Santander
Valladolid 1x2 Atletic Bilbao
Villarreal 3x1 Barcelona
Almería 2x0 Osasuña
Atlético de Madrid 4x0 Zaragoza
Levante 0x2 Sevilla


















CAMPEONATO HOLANDÊS - 8 RODADAS
Feyenoord 21pts
PSV 20pts
Ajax 18pts
Groningen 14pts
De Graafschap 14pts
NAC Breda 14pts
Vitesse 13pts
Twente 12pts
Roda 12pts
Utrecht 12pts
Heerenveen 11pts
AZ Alkmaar 8pts
Willem II 6pts

Sparta 5pts
NEC 5pts
Heracles 5pts
Excelsior 4pts

VVV Venlo 3pts

Resultados
De Graafschap 4x0 Sparta
Feyenoord 1x0 Excelsior
Ajax 0x0 NEC
PSV 3x1 VVV Venlo
Heracles 2x2 Vitesse
AZ Alkmaar 0x1 Heerenveen
Willem II 0x0 NAC Breda
Roda 1x1 Utrecht
Groningen 1x0 Twente





















CAMPEONATO ITALIANO - 8 RODADAS

Internazionale 20pts
Juventus 17pts
Fiorentina 16pts
Roma 15pts
Palermo 12pts
Genoa 12pts

Udinese 12pts
Napoli 11pts
Sampdoria 11pts
Atalanta 11pts
Milan 10pts
Catania 10pts
Lazio 10pts
Torino 8pts
Cagliari 8pts
Empoli 8pts
Siena 6pts
Parma 6pts
Reggina 4pts
Livorno 2pts

Resultados
Milan 0x1 Empoli
Juventus 1x0 Genoa
Reggina 0x1 Internazionale
Roma 4x4 Napoli
Sampdoria 3x0 Parma
Udinese 1x1 Palermo
Livorno 0x1 Lazio
Fiorentina 3x0 Siena
Cagliari 1x1 Catania
Atalanta 2x2 Torino



















CAMPEONATO PORTUGUÊS - 7 RODADAS

Porto 21pts
Sporting 14pts
Maritimo 14pts

Benfica 13pts
Vitória de Guimarães 12pts

Vitória de Setúbal 11pts
Braga 10pts
Belenenses 10pts
Leixões 6pts
Estrela Amadora 6pts
Nacional 6pts
Academica 6pts
Paços Ferreira 5pts
Naval 5pts
Boavista 4pts
União Leiria 3pts


Não houve rodada do Campeonato Português neste fim de semana.






























CAMPEONATO ESCOCES - 10 RODADAS

Celtic 22pts
Rangers 22pts
Hibernian 21pts
Dundee United 19pts
Motherwell 16pts
Aberdeen 14pts
Hearts 14pts
Kilmarnock 13pts
St Mirren 10pts
Falkirk 8pts
Inverness 7pts
Gretna 4pts

Falkirk 1x1 Kilmarnock
Hearts 1x3 Dundee United
Motherwell 2x1 Hibernian
St Mirren 1x0 Gretna
Rangers 3x0 Celtic
Inverness 1x2 Aberdeen






























CAMPEONATO INGLÊS - 10 RODADAS

Arsenal 25pts [1 Jogo a menos]
Manchester United 23pts
Manchester City 22pts
Liverpool 19pts [1 Jogo a menos]

Portsmouth 18pts
Blackburn 18pts [1 Jogo a menos]
Chelsea 18pts
Newcastle 17pts [1 Jogo a menos]
Aston Villa 14pts [1 Jogo a menos]
West Ham 13pts [1 Jogo a menos]
Everton 13pts
Reading 10pts
Fulham 8pts
Birmingham 8pts
Midlesbrough 8pts
Wigan 8pts
Sunderland 8pts
Tottenham 7pts
Derby County 6pts
Bolton 5pts

Arsenal 2x0 Bolton
Aston Villa 1x4 Manchester United
Blackburn 4x2 Reading
Everton 1x2 Liverpool
Manchester City 1x0 Birmingham
Midlesbrough 0x2 Chelsea
Fulham 0x0 Derby County
Wigan 0x2 Portsmouth
West Ham 3x1 Sunderland
Newcastle 3x1 Tottenham

Legenda:

Vermelho = UCL
Verde= Copa da UEFA
Rosa = Playoffs
Laranja = Rebaixados



O Campeonato Francês terá matéria destacada no Blog Esporte é Vida, aguardem!!!

Furacão vence lanterna e entra na briga pela Sul-Americana

Share |

Por Daniel Castro


O Atlético conseguiu mais uma vitória e continua sua ascensão no Campeonato Brasileiro. Dessa vez a vitória foi contra o já rebaixado América, que não encontrou motivação suficiente para derrotar o mandante, que vinha embalado com sua melhora de produção no campeonato. Mesmo jogando um futebol abaixo do esperado, o Atlético não decepcionou os 16927 torcedores que compareceram a Kyocera Arena, e venceu por 2 a 0.

O primeiro gol foi marcado por Ferreira, aos 19 minutos da primeira etapa. O restante do primeiro tempo foi frio, com o Atlético criando apenas mais uma boa chance. O América contava com uma boa partida de Berg, mas não foi suficiente para assustar.

Na segunda etapa o América chegou a gostar da partida, mas logo seu ímpeto foi freado com o segundo gol atleticano. Dessa vez foi Marcelo Ramos que marcou, em um lance confuso. O gol serviu para aliviar a pressão da torcida, já que o atacante vinha fazendo uma má partida Merecem destaque mais uma bela partida dos colombianos Ferreira e Valencia.Com 2 a 0 a equipe paranaense só cozinhou o jogo, esperando o apito do árbitro Francisco de Assis Almeida filho.

Na próxima rodada as duas equipes tem compromissos difíceis. O América recebe o Flamengo, enquanto o Atlético encara o Cruzeiro no Mineirão.

Corinthians perde mais uma e não sai da zona de rebaixamento

Share |

Por Saimon Nouh


O discurso sobre a importância do confronto com o Náutico na luta contra o rebaixamento para a Série B ao longo da semana parece ter sido em vão. O Corinthians foi derrotado pelo Náutico por 1 a 0, na tarde deste ultimo domingo. Com a derrota o Corinthians segue na zona de rebaixamento, cada vez mais próximo da Série B. O gol do Náutico foi marcado por Geraldo já nos acréscimos do segundo tempo e para piorar foi de pênalti cometido por Ailton. Com o resultado, a equipe paulista, que não conseguiu superar o adversário nenhuma vez nesta temporada (perdeu e empatou pela Copa do Brasil e ainda foi derrotado em casa no primeiro turno do Nacional), ocupa a 17ª colocação com 38 pontos, cinco atrás do time nordestino, que ganhou um pouco mais de fôlego na batalha para seguir na Série A e ainda tentar uma vaga na Copa Sul-Americana. Para não disputar a Segundona em 2008, o Corinthians ainda tem mais seis rodadas para evitar o pior. Pelas contas do treinador Nelsinho Baptista e da diretoria, é preciso conquistar 11 dos próximos 18 pontos que serão disputados. O técnico deixou claro que quer que o time vença os três jogos em casa e pelo menos uma vitória ou dois empates fora. Se não fizer isso já na próxima rodada vai começar a depender de outros times.

O primeiro tempo foi bastante sonolento e sem emoções demonstrou que não é à toa que as duas equipes estão em situação incômoda e brigam para não cair. Os únicos lances de perigo saíram apenas nos instantes finais. Pelo lado corintiano, Fábio Ferreira foi o único a dar um pouco de esperanças à torcida. Numa descida pela direita, o zagueiro invadiu a área e foi desarmado no momento da conclusão. Ele, porém, conseguiu se recuperar ao roubar a bola de chutar em cima do goleiro Fabiano que fez uma defesa difícil. Após o susto, o Náutico, que insistiu nos chutes de longa distância, também teve grande chance de marcar com Felipe. Aproveitando uma falha do volante Carlos Alberto, que furou ao tentar afastar o perigo dentro da área, o atacante da equipe bateu de bico da entrada da área. O goleiro e seu xará Felipe teve que espalmar para escanteio.

Sem conseguir pressionar o adversário, o treinador Nelsinho Baptista mandou a campo no segundo tempo o garoto Bruno Bonfim também conhecido pela torcida da fiel como Dentinho. Mas foi o Náutico que voltou melhor e só não marcou porque esbarrou no goleiro Felipe, que para muitos é o melhor goleiro do Brasileirão ao lado de Rogério Ceni do São Paulo e Diego Cavalieri do Palmeiras. O primeiro milagre aconteceu após a zaga falhar e Júlio César chutar para ótima defesa do jovem goleiro. Na seqüência, a bola voltou a ser levantada na área e Geraldo concluiu para outra excelente intervenção de Felipe. O destaque do Corinthians no Brasileirão, no entanto, não conseguiu defender o pênalti cobrado por Geraldo aos 45 minutos do segundo tempo. A penalidade marcada pelo juiz Heber Roberto Lopes do PR ocorreu após Aílton empurrar Vágner Silva numa disputa dentro da área. Pênalti bobo, pois Felipe tinha praticamente a bola nas mãos. Os jogadores do Náutico se ajoelharam no gramado antes da cobrança. Geraldo bateu bem e deu a vitória ao time pernambucano. Com a derrota e outros resultados desfavoráveis, o Corinthians terminará a próxima rodada na zona de rebaixamento mesmo que vença.

A luta contra o rebaixamento terá mais um round no próximo domingo, dia 28. O Náutico pega o Grêmio no estádio Olímpico, em Porto Alegre. O jogo está sendo chamado de "A Batalha dos Aflitos II" em virtude do confronto entre os dois no Brasileiro da Série B de 2005. Já o Corinthians recebe, no Pacaembu, o Figueirense, outra equipe que tenta se manter na elite do Campeonato Brasileiro.

Inter vence e praticamente rebaixa o rival Juventude

Share |

Por Saimon Nouh

Numa atuação boa e tranqüila, o Internacional derrotou o rival Juventude por 3 a 0, na tarde deste domingo, no encerramento da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro e chegou aos 44 pontos se distanciando um pouco mais da zona de rebaixamento e afundando ainda mais o Juventude para a Série B. Com a "goleada" por 3x0, afastou-se da turma debaixo da tabela, e passou a encaminhar bem sua presença na Copa Sul-Americana de 2008 que é o que a equipe deve conseguir após o término do Campeonato. Ao mesmo tempo, a derrota do time de Caxias do Sul deixou-o a um passo da queda para a Série B nacional que era aguardada há muito tempo, mas o time sempre se safava. O Juventude estacionou nos 31 pontos, em penúltimo lugar, e só um aproveitamento de 100% nas seis últimas rodadas da competição pode evitar a queda. O Juventude tem o terceiro pior retrospecto em casa. Só é melhor que Corinthians e América. Fora de casa o time da serra é melhor apenas que o já rebaixado América de Natal.

A marcação era a maior preocupação dos dois times nos primeiros instantes de confronto. Depois de lances de desorganização da defesa, o Inter tomou o controle, e assustava nas jogadas aéreas. Mas foi com a bola no chão que Magrão abriu o placar. Fernandão passou para o meia, que dominou com categoria, se livrando da marcação, e em seguida tocou no canto esquerdo para fazer 1 a 0 e seu segundo gol com a camisa do Inter (o primeiro foi semana passada contra o Corinthians). Não demorou para a equipe colorada chegar aos 2 a 0. Em cobrança de falta aos 31, Fernandão bateu rasteiro, por baixo da barreira, surpreendendo o goleiro Michel Alves e ampliando a vantagem. O time alviverde pouco conseguiu criar, só teve oportunidade aos 43, após Renato invadir a área e chutar forte, mas Clemer defendeu com segurança.

No segundo tempo o Inter priorizava a posse de bola. O Juventude, desesperado, ia para frente e dava espaços para o Inter chegar ao ataque. A zaga colorada exagerava nas faltas próximas ao gol, permitindo que o adversário criasse perigo, mas o Juventude não conseguiu o gol. Com paciência, os donos da casa mantinham o controle do confronto, e chegavam no ataque com mais consistência. Abalada com a derrota, a equipe da serra não conseguia sair do campo defensivo. Fernandão, o nome da partida, fez 3 a 0 aos 43 minutos. Marcão fez boa jogada pela esquerda, cruzou na cabeça do atacante, que colocou no canto direito e deu números finais ao placar.

O Internacional volta a campo no próximo domingo. O jogo será fora de casa contra o quase rebaixado Paraná Clube. O confronto será às 18h10min no estádio do Pinheirão em Curitiba. O Juventude joga no mesmo horário e no mesmo dia. O adversário será o Botafogo no estádio Alfredo Jaconi em Caxias.

Raikkonen vence em Interlagos e é campeão da temporada

Share |


Por Leonardo Martins


A temporada 2007 de Fórmula 1 não poderia terminar melhor do que foi, com muita emoção e polêmica, ingredientes que sobraram na temporada. Os pilotos fizeram do GP Brasil, disputado ontem em Interlagos, uma apoteótica corrida para fechar a temporada com chave de ouro. E, para a surpresa de todos, o finlandês Kimi Raikkonen venceu e faturou o título da temporada.


Foi uma prova perfeita para Kimi e a Ferrari. Na largada, o finlandês passou o então líder da temporada, Lewis Hamilton, pulando para 2º lugar. O inglês da McLaren também foi ultrapassado por seu companheiro, Fernando Alonso. Logo depois, começou a ser desenhado o título de Kimi, quando Hamilton foi ultrapassar Alonso e foi parar fora da pista, caindo para o 7º lugar. Enquanto isso, Felipe Massa passeava na pista e abria vantagem considerável para Raikkpnen, que vinha em 2º lugar e Alonso, que não conseguia acompanhar o ritmo da Ferrari.


Hamilton começou uma corrida de recuperação, fazendo ultrapassagens e chegando ao 5º lugar, resultado que lhe daria o título. Porém, a sorte sorriu novamente para Raikkonen, quando a McLaren de Hamilton deu um problema de câmbio e o inglês veio andando lentamente na pista, perdendo muitas posições, mas o problema foi solucionado rapidamente e Hamilton começou a voar na pista. Agora, só a vitória interessava a Kimi na busca pelo título. Na 1ª sessão de pit stops, Massa continuou em 1º.


Lá trás, Hamilton fazia ultrapassagens e mais ultrapassagens tentando chegar ao 5º lugar que lhe daria o título, porém, a McLaren fez uma estratégia errada, fazendo três pit-stops para o Inglês, tirando todas as possibilidades de se chegar na pista ao título. Na frente, continuava o passeio da Ferrari com Massa e Raikkonen e o famoso jogo de equipe da Ferrari entrou em ação e na 2ª sessão de pit-stops, os ferraristas inverteram a posição. Agora sim, o resultado que interessava a Raikkonen estava garantido, só um milagre tiraria o título do Finlandês.


O outro brasileiro, Rubens Barrichello, que vinha fazendo uma boa corrida, estourou o motor e não completou a corrida, terminando a desastrosa temporada sem marcar pontos. Um fato curioso da corrida aconteceu quando o japonês Nakajima, em um pit-stop, atropelou 2 mecânicos da Williams, um destes mecânicos foi até levado ao centro médico do circuito.


Para Hamilton, só interessava a quebra de outros carros para chegar em 5º, quando o inglês estava em 7º teve uma boa disputa pelo 4º lugar entre Rosberg e Kubica, os dois quase deram o título a Hamilton quando quase se tocaram, mas Hamilton terminou na 7ª posição. Diante disto, coube a Raikkonen trazer o carro para a vitória e ao título. Felipe Massa e Fernando Alonso completaram o pódio.


Terminada a corrida, o chefão da McLaren, Ron Dennis, numa última cartada para dar o título a Hamilton, tentou desclassificar os pilotos da BMW e da Williams por causa de supostas irregularidades no combustível. Mas Ron não obteve sucesso e o título da temporada ficou mesmo com Kimi Raikkonen.


Raikkonen, de 28 anos recém-completados, conseguiu o título mundial após 2 vices-campeonatos, em 2003 e 2005 e dá a Finlândia o seu 3º piloto campeão mundial de Fórmula 1. Os também finlandeses, Keke Rosberg e Mika Hakkinen haviam conquistado títulos da Fórmula 1.


Mais uma temporada da Fórmula 1 terminou e foi uma das melhores dos últimos anos, com 4 excelentes pilotos disputando a temporada com igualdade. No final, a frieza de Raikkonen se sobressaiu e o ferrarista, que era a grande zebra desta final, conseguiu passar por cima dos piliotos da McLaren e conquistou o título. Agora Fórmula 1, só em 2008 e esperamos novamente uma temporada fantástica assim como foi em 2007.