sexta-feira, 25 de junho de 2010

Espanha vence Chile e avança em 1º; chilenos encaram Brasil

Share |

Por Gabriel Seixas


- Era pra ser um dos grandes jogos da 3ª rodada, mas de certa forma, frustrou boa parte das expectativas. A partir do momento em que a bola começou a rolar (não necessariamente, vamos esperar a partir do primeiro gol da Espanha, aos 25 minutos), Chile e Espanha tiveram poucos motivos para se preocupar com uma possível perda de suas respectivas vagas para as oitavas-de-final. Os espanhois venceram por 2 a 1, numa partida que pegou fogo nos 45 minutos iniciais, mas foi “cozinhada” de maneira sonolenta no segundo tempo.

- Marcelo Bielsa parecia pouco preocupado em enfrentar a atual campeã europeia. Como previsto, não abdicou do costumeiro futebol ofensivo e envolvente, escalando a equipe no 3-3-1-3. Matias Fernandez, suspenso, foi substituído por Valdivia, que funcionou como uma espécie de “enganche”, o armador central do time. No ataque, Mark Gonzalez e Sanchez foram muito discretos pelos flancos, isolando Beausejour na frente. A atuação abaixo da crítica da Roja só não lhe custou a vaga porque a Suíça não passou de um 0 a 0 com Honduras.

- Já a Espanha cumpriu seu objetivo, que era vencer e consequentemente carimbar a liderança do grupo. A Fúria se prepara para um confronto inédito frente a Portugal na história das Copas (o clássico da Península Ibérica), enquanto o Chile cruza o caminho do Brasil já nas oitavas – o único confronto sul-americano desta fase. Vicente del Bosque promoveu apenas a volta de Iniesta como novidade, na vaga de Jesus Navas. Capdevila, que tinha seu posto ameaçado na lateral-esquerda, foi mantido.

- Nem parecia a Espanha nos primeiros minutos iniciais. Muitos passes errados, pouca criatividade e susto nos contra-ataques, o que não é característica da Fúria, sempre acostumada a pressionar os adversários. Mas o Chile estava longe de ser um primor de futebol, pelo contrário: em 20 minutos, já havia recebido três cartões amarelos. Inclusive dois dos amarelados, os zagueiros Ponce e Medel, estão suspensos, impedidos de enfrentar o Brasil.

- Num lance isolado, a Espanha abriu o placar aos 25 minutos. Fernando Torres recebeu lançamento longo, e fora da área, o goleiro chileno Bravo chegou atabalhoado para afastar o perigo, de carrinho. Pra azar do arqueiro, a bola sobrou limpa para o artilheiro David Villa, que não se intimidou com a distância de 45 metros para o gol e bateu de primeira, com a perna canhota, encobrindo quem estava a sua frente. Golaço! É o 3º de Villa no Mundial, alcançando o argentino Higuaín e o eslovaco Vittek na artilharia da Copa.

- Aos 37 minutos, o Chile se rendeu de vez. Em jogada de contra-ataque, Torres serviu Villa na esquerda, que dominou a bola e tocou curto para Iniesta. De chapa, o meia do Barcelona mandou no cantinho de Bravo, sem chances para o goleiro. A título de curiosidade, o gol de Iniesta foi o centésimo desta edição da Copa do Mundo.

- Pra piorar as coisas para o Chile, quando Torres passou a bola para Villa, ainda no lance do gol, ele foi tocado por Estrada na entrada da área. O juiz deu vantagem, mas não esqueceu do lance. Apresentou o cartão amarelo para Estrada, e como o volante chileno já estava “amarelado”, foi expulso. Não pareceu a melhor decisão, já que a impressão que fica é a de que Torres sequer foi tocado pelo defensor chileno.

- Àquela altura, um gol da Suíça no outro jogo eliminaria o Chile do Mundial. Bielsa foi forçado a mexer no intervalo, trocando o apagado Mark Gonzalez por Paredes, e substituindo Valdivia pelo volante Millar, recompondo o meio-campo. Se Millar entrou em campo apenas para evitar uma tragédia, acabou fazendo algo muito melhor. Aos dois minutos, ele recebeu passe curto de Sanchez, e da entrada da área, bateu colocado. A bola desviou em Piqué e morreu no ângulo de Casillas.

- A partir daí, muito toque de bola de ambas as equipes e nenhuma oportunidade clara de gol. Ambos pareciam satisfeitas com o resultado, mesmo porque a Suíça não fazia sua parte contra Honduras. Fabregas e Javi Martinez, que entraram durante o jogo pela Fúria, pouco fizeram para mudar a história da partida.

- Com a eliminação da Suíça, a Espanha consagrou-se como a sexta e última equipe europeia classificada para as oitavas-de-final, o pior desempenho do continente na história das Copas em uma primeira fase. Foram sete europeus eliminados (França, Grécia, Eslovênia, Sérvia, Dinamarca, Itália e Suíça), e os que ainda restaram vão duelar entre si: Holanda x Eslováquia, Alemanha x Inglaterra e Espanha x Portugal.

- Já o Brasil certamente ficou de olho neste confronto. Não foi das melhores atuações do Chile, mas os comandados de Bielsa já se mostraram um time ofensivo, com jogadores individualmente muito capacitados, porém com uma defesa fácil de ser penetrada. Com a suspensão dos zagueiros Ponce e Medel, a fragilidade defensiva pode ficar ainda mais evidenciada. Encontro marcado para o jogo sul-americano: segunda-feira, 15h30, horário de Brasília. A Copa do Mundo chega aos 75% de seus jogos disputados. Alguém aí já está com saudades?

Oitavas de Final

26/06 – Sábado

11h – Uruguai x Coréia do Sul – Porto Elizabeth
15h30 – Estados Unidos x Gana – Rustemburgo

27/06 – Domingo

11h – Alemanha x Inglaterra – Bloemfontein
15h30 – Argentina x México – Soccer City

28/06 – Segunda

11h – Holanda x Eslováquia – Durban
15h30 – Brasil x Chile – Ellis Park

29/06 – Terça

11h – Paraguai x Japão – Pretória
15h30 – Espanha x Portugal – Cidade do Cabo

Brasil e Portugal empatam e seguem adiante

Share |

Por Leonardo Martins


Na última rodada do Grupo G, em Durban, Brasil e Portugal realizaram o esperado jogo. Em um jogo sem muitas emoções, as duas equipes conseguiram um empate sem gols e seguem adiante no Mundial. O empate no Moses Mabhinda fez com que a vitória da Costa do Marfim sobre a Coréia do Norte por 3 a 0 ficasse como um amistoso de luxo.

O Brasil entrou em campo com três alterações, Nilmar, Júlio Baptista e Daniel Alves entraram nos lugares de Robinho (poupado), Kaká (suspenso) e Elano (machucado). Já os Lusos, entraram precavidos com o astro Cristiano Ronaldo como centroavante e isolado na frente.

Bom o jogo foi fraco, no primeiro tempo, os brasileiros esbarraram na marcação lusa e tinha um problema claro, a falta de velocidade e de armação, Júlio Baptista não entrou em campo praticamente e dava lentidão as jogadas, enquanto isso, o único que tentava era Maicon que dava arrancadas pela direita, mas não eram muito objetivas.

Lances de emoção, só na boa jogada de Luis Fabiano que cruzou e Nilmar apareceu em velocidade para completar, a bola bateu no goleiro Eduardo e na trave. Vale ressaltar que o juiz Benito Archundia teve trabalho na primeira etapa com as entradas duras, principalmente no duelo particular entre Pepe e Felipe Melo, os dois levaram cartão amarelo. Temendo que o volante ser expulso, Dunga tirou o camisa 5 para colocar Josué.

O segundo tempo, o panorama alterou um pouco, com Portugal dominando o jogo, mas esbarrando na marcação brasileira. No ataque, os mesmos problemas do primeiro tempo continuavam, as chances eram escassas assim como o futebol da seleção. Os lusos queriam ir para o jogo tanto que colocaram Simão no lugar do lateral Duda.

Cristiano Ronaldo tentou fazer jogadas pela direita e uma quase deu certo. O jogador do Real Madrid cruzou e Raul Meirelles aproveitou falha da zaga para aparecer livre na área, Júlio César fez bela defesa e mandou para escanteio. Enquanto isso, Dunga mostrava irritação com a marcação brasileira.

Mas o técnico brasileiro demorou a mexer no time. Enquanto isso, o amarelado Pepe saiu para a entrada Pedro Mendes, mas os lusos começaram a tocar a bola querendo o fim do jogo. Ramires entrou no lugar do inócuo Júlio Baptista e o meia que joga no país adversário quase fez no chute que desviou em Bruno Alves e Eduardo fez boa defesa. O primeiro lugar foi garantido, mas a atuação brasileira deixou o sinal de alerta ligado para as oitavas de final.

O jogo das oitavas acontece na segunda-feira contra o segundo colocado do Grupo H, que define sua situação daqui a pouco.

No outro jogo do Grupo G, a Costa do Marfim venceu tranquilamente a Coréia do Norte por 3 a 0, mas ficou na primeira fase. Yaya Toure, Romaric e Kalou fizeram os gols marfinenses na despedida dos elefantes no mundial.