sábado, 11 de agosto de 2007

São Paulo bate Atlético-PR e termina o turno na liderança

Share |
Por Leonardo Martins


Em partida válida pela última rodada do 1o turno do Campeonato Brasileiro, o São Paulo bateu o Atlético-PR por 2 a 0 e conquistou o título simbólico de campeão do 1o turno, chegando aos 40 pontos e abrindo uma diferença de 8 pontos para o 2o colocado que no caso é o Botafogo. O jogo foi realizado agora a noite, no Estádio do Morumbi.

Como todos esperavam, o São Paulo partiu para cima da equipe paranaense no início do jogo. O primeiro gol não demorou a sair, aos 4 minutos o juiz apitou um tiro livre indireto a favor do São Paulo e dentro da área. Na cobrança, o goleiro Rogério Ceni ajeitou para o ala Jorge Wagner chutar e a bola passou dentro da barreira, tirando, assim, as chances de defesa do goleiro Guilherme e abrindo o placar. Após o gol, o tricolor, com sua ótima marcação, acalmou o jogo, não deixando os paranaenses criarem chances. Fui um jogo morno até o final do primeiro tempo, com poucas chances de gols de ambas as equipes e as defesas trabalhando bem.

Na volta do intervalo, o técnico do furacão, Antônio Lopes, tentou mudar o panorama do jogo alterando o seu time, mas esse esforço foi em vão. Já que, aos 8 minutos, o São Paulo marcou seu segundo gol com Borges, aproveitando o rebote do chute de Alex Silva que bateu na trave. Esse gol desanimou os paranaenses, que depois disto não criaram muitas chances. O São Paulo criou mais chances pra ampliar o placar, mas a pontaria, que tem sido um problema do São Paulo no Brasileirão, não funcionou e o jogo terminou com o placar de 2 a 0. O São Paulo com essa vitória dispara na liderança com 40 pontos e o Atlético-PR se mantém numa região perigosa com a 15a posição com 22 pontos.

Rodada de sábado – Campeonato Alemão

Share |
Por: Gabriel Seixas

A rodada do Campeonato Alemão teve hoje, sábado, mais 6 jogos. Destaque para a vitória convincente do Bayern de Munique, e as derrotas de Hertha Berlim e Wolfsburg. Amanhã, 2 jogos completam a rodada: Borussia Dortmund x Duisburg, e Nurnberg x Karlsruhe.


Bayer Leverkusen 0 x 0 Energie Cottbus

O Leverkusen, procurando apagar a má impressão deixada na Copa da Alemanha (onde foi derrotado pelo mediano St-Pauli), recebeu o Cottbus e tinha tudo para sair com os 3 pontos. Só que o Bayer 04 não contava com um paredão chamado Piplica – sem dúvida, o goleiro da rodada - , que fez defesas impressionantes e garantiu o empate.
A equipe do Leverkusen veio com apenas uma alteração em relação à equipe que começou a partida contra o St-Pauli: Callsen deu lugar a Karim Haggui na defesa. O defensor da Tunísia não foi muito exigido na partida, mas fez seu papel.
A equipe da casa foi armada no 4-2-3-1, com os úteis Schneider e Barnetta no meio, e Theofanis Gekas, destaque do Bochum na última temporada, isolado na frente.
Já o Cottbus jogou no interessante 4-1-4-1, com Kioyo isolado no ataque e Dennis Sorensen na meiuca.
O jogo foi totalmente dominado pelo Leverkusen, que esbarrava nas impressionantes defesas de Piplica. Friedrich, Barnetta e Schneider perderam as melhores oportunidades da partida, esbarrando na muralha. Resultado que demonstrou a incompetência do Bayer 04 no ataque, e a inconstância do Cottbus na defesa.

Bayern München 3 x 0 Hansa Rostock

O Bayern de Munique confirmou o favoritismo e derrotou o Hansa Rostock por 3x0. A equipe contou com uma atuação destacada do trio Ribéry – Klose – Toni, e com Zé Roberto e Van Bommel como volantes. A fragilidade do adversário favoreceu com que o esquema bastante ofensivo montado por Hitzfeld desse certo (tão ofensivo que até Lúcio subia ao ataque, para a fúria de Hitzfeld).
Sem Sagnol, Schlaüdraff, Podolski e Ismael (todos machucados), Ottmar escalou a equipe com Lahm na direita (principal arma da equipe no jogo de hoje) e o jovem Marcell Jansen na esquerda. Lúcio e o argentino Demichelis formaram a dupla de zaga; o meio-campo foi composto por Van Bommel, Zé, Ribéry e Schweinsteiger, e os centroavantes Klose e Luca Toni, que se movimentaram bastante, formaram a dupla de ataque. Os gols foram marcados por Klose (duas vezes) e Luca Toni.
Espera-se que o Bayern mantenha uma postura mais defensiva contra equipes mais qualificadas, como Werder Bremen, Schalke, Stuttgart, etc. O Hansa não deve almejar nada além do que escapar da segunda divisão da Bundesliga, até pelo plantel que a equipe dispõe.

Bochum 2 x 2 Werder Bremen

Entra ano, sai ano, e o Werder Bremen continua perdendo pontos preciosos em jogos onde a equipe está com a faca e o queijo na mão para sair com os 3 pontos. Após abrir 2 – 0 no marcador, a equipe vacila no fim e cede o empate ao Bochum.
Thomas Schaaf escalou o Werder no 4-4-2, com Rosenborg e Sanogo no frente, e Diego armando as jogadas da equipe. Já o Bochum contava com a dupla Epalle – Sestak, que se movimentou bastante e levou bastante perigo a defesa do Werder.
O 1º tempo foi bastante equilibrado, com o Bochum ligeiramente superior aproveitando-se do fato de estar jogando em casa. Mas, quem saiu na frente foi o Werder: Sanogo, um dos destaques da partida, sofreu pênalti; Diego bateu e converteu, sem chances para Lastuvka: 1x0. 6 minutos depois, foi a vez de Sanogo vencer o goleiro do Bochum e ampliar o marcador.
O Werder Bremen passou a jogar nos erros do adversário, e o Bochum saindo para o desespero no ataque. O que ninguém esperava é que esse desespero surtisse efeito tão rápido. Em 2 minutos (47’ e 49’), Sestak e Bechmann empataram a partida. A partir daí, o jogo caiu de produção, e as equipes pareciam conformadas com o empate.

Eintracht Frankfurt 1 x 0 Hertha Berlim

45.900 pessoas viram o Hertha começar com o pé esquerdo a temporada 07/08. Tudo isso graças a Amanatidis, que além de fazer uma boa partida e ser o nome do jogo, marcou o gol da vitória do Frankfurt.
O Eintracht Frankfurt começou a partida no 4-2-3-1, promovendo as estréias de Mahdavikia e Inamoto – principais contratações da temporada feitas pela equipe – no meio-campo, com Amanatidis, destaque da partida, isolado na frente.
O Hertha armou um esquema mais defensivo, liberando os meias Gilberto (que é lateral na seleção) e Muller pra frente, com o perigoso Pantelic na frente.
O Frankfurt tinha o controle do jogo, aproveitando a superioridade do seu meio-campo e a movimentação impecável de Amanatidis. E foi com o atacante que a equipe abriu o placar, aos 31 minutos.
A equipe da casa sempre estava mais próxima de ampliar do que o Hertha empatar. O lateral Lúcio ainda entrou no 2º tempo pela equipe visitante, mas manteve-se apagado no tempo em que ficou no campo de jogo. 1 – 0, placar justo e que poderia ser bem maior.

Hannover 0 x 1 Hamburgo

Contando com um sistema defensivo praticamente intransponível, e com a equipe da casa frustrando 47.000 pessoas, o Hamburgo, um dos favoritos ao título, venceu o Hannover por 1x0, mesmo contando com os desfalques de Wicky, Sorín e Paolo Guerrero.
A equipe da casa jogou no 4-2-3-1, com o atacante Hanke, ex-seleção alemã no ataque, e o meia Bruggink como principal esperança de sair com os 3 pontos nessa partida.
O Hamburgo jogou no mesmo esquema, com um diferencial: Uma defesa quase intransponível. Mathijsen, Kompany e principalmente Benjamin, fizeram uma partida taticamente perfeita. Van der Vaart, destaque da equipe na última temporada, criou poucas oportunidades e não rendeu o esperado.
Foram dois tempos bastante distintos. O 1º foi totalmente dominado pelo Hamburgo, que explorava as jogadas pelo lado esquerdo com Benjamin, De Jong e Olic (depois, Romeo Castelen, que fez sua estréia). E, em uma dessas jogadas, o defensor Benjamin fez 1 – 0 para os visitantes.
No 2º tempo, o Hannover fez de tudo, mas não conseguiu o empate. O iraniano Hashemian ainda entrou na no intervalo (substituindo o apagado Hanke), mas não teve jeito. 1x0, e derrota em casa que pode complicar a situação do Hannover daqui pra frente.


Wolfsburg 1 x 3 Arminia Bielefeld

O início de uma nova era no Wolfsburg parece ter o mesmo fim das outras. Mesmo que sob a tutela de Félix Magath, e contando com a dupla romena (Munteanu e Radu), além do brasileiro Marcelinho Paraíba, a equipe perdeu em casa para o Bielefeld, decepcionando mais de 20.000 torcedores que compareceram ao estádio.
Magath armou a equipe da casa no 3-4-2-1, apostando no romeno Sergiu Radu como principal esperança de gols.
O Arminia armou um verdadeiro ferrolho no 5-3-2, anulando as jogadas ofensivas do VfL e explorando os erros do mesmo.
O VfL parecia fazer o gol sem muitas dificuldades, mas a equipe esbarrava no ferrolho montado pelo técnico da equipe adversária. Com Paraíba e Radu sendo marcados individualmente, o gol só saiu aos 38 minutos: Mas foi do Arminia. Wichniarek, aproveitando bobeira da zaga, faz 1 – 0.
Magath, inteligentemente, tira o apagado Gentner e põe Dejagah, para dar mais mobilidade ao meio-campo. Mas a tática não deu tão certo assim: Eigler e Kirch fizeram 2 gols em 30 minutos, e abriram 3 – 0 para o Arminia, jogando com autoridade, mesmo fora de casa. Perdido, o VfL ainda conseguiu uma reação 4 minutos depois, com o gol do romeno Radu. Magath ainda tentou colocar Dzeko para reforçar a marcação, mas não deu: 3 – 1, e derrota humilhante no seu próprio estádio, e que volta a preocupar os torcedores do VfL, que acreditam que, nesta temporada, o Wolfsburg pode até mesmo brigar por vaga nas Copas Européias.

Fechamento de turno no Brasileirão agita o fim de semana

Share |

Por Leonardo Martins


Neste fim de semana termina oficialmente o primeiro turno do brasileirão. Chegamos nesta última rodada do turno com muito equilíbrio no campeonato. Uma derrota pode derrubar o clube muitas posições e uma vitória pode subir muitas posições. O São Paulo pode garantir o titulo deste turno com uma vitória sobre o Atlético-PR no Morumbi. Vamos aos jogos desta rodada.

São Paulo x Atlético-PR

O São Paulo entra em campo para garantir o simbólico titulo do primeiro turno e com o apoio da torcida, que promete lotar o Morumbi. O Atlético-PR, que vem de uma vitória sobre o desesperado Flamengo, pretende iniciar uma recuperação no campeonato e deixar o fantasma do rebaixamento bem longe dos lados da Arena da Baixada. Espero um jogo muito truncado, pois, a defesa do tricolor é a melhor do campeonato (7 gols sofridos) e o furacão não deve se abrir jogando fora de casa. Mesmo assim, amplo favoritismo do líder que deve ser confirmada em campo.

Sport x Juventude

Bom jogo no Recife, o Sport pretende se recuperar da derrota sofrida no meio de semana para o Cruzeiro e joga em casa, onde é muito forte. O Juventude, que está na zona de rebaixamento, sabe que precisa da vitória para tentar sair da zona, mas tem o pior retrospecto entre os visitantes. Nesse jogo, favoritismo dos pernambucanos que tem um melhor time e joga em casa.

Flamengo x Náutico

Esse jogo tem um ar de desespero para o Flamengo, pois, é o penúltimo colocado do campeonato (mesmo com 4 jogos a menos) e precisa da vitória para tentar um basta na crise e começar uma recuperação rápida no campeonato. O Flamengo enfrenta o embalado Náutico, que começa a mostrar recuperação no campeonato e vem de duas vitórias, após um péssimo começo no campeonato. Espero um jogo aberto com o Flamengo partindo para cima e o Náutico explorando os erros dos cariocas. Sem favoritos esse jogo, devido a fase do Flamengo.

Atlético-MG x Palmeiras

Tem tudo para ser um bom jogo. O Galo entra em campo para tentar se recuperar da derrota no último jogo e o Palmeiras tentando se recuperar do empate em casa. O Atlético entra com o desfalque do meia Marcinho, que foi cortado por ato de indisciplina, e vai fazer falta, no seu lugar estréia o Marquinhos, reforço vindo do Santa Cruz. O Palmeiras entra animado com seu retrospecto fora de casa que é bom. Jogo aberto espera-se no Mineirão, outro jogo sem favoritos

Corinthians x Grêmio

Outro clássico na rodada. Nesse jogo, o Corinthians entra com sua eterna crise e com a obrigação da vitória, pois está na zona de rebaixamento e enfrenta o bom time do Grêmio, que vem embalado com a vitória sobre o América. Espero um jogo aberto, com o Corinthians tomando a iniciativa por jogar em casa e o Grêmio jogando no erro dos gaúchos. Mais um jogo sem favoritos.

Figueirense x Botafogo

O vice-líder Botafogo tenta em Florianópolis se recuperar do baque sofrido pela perda da liderança e para isso enfrenta outra equipe que vem de péssimos resultados, o Figueirense. Os catarinenses entram em campo para tentar conseguir boas posições na tabela. Os cariocas também tentam encostar no líder São Paulo, mas sabe que o jogo não será fácil, pois, jogar lá em Florianópolis sempre é muito complicado. Mesmo assim, pequeno favoritismo dos cariocas, porque tem um time melhor.


Amanhã postarei o resto dos jogos