segunda-feira, 16 de março de 2009

Clássico sem gols mas com emoções

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde de ontem, no Mineirão, Cruzeiro e América fizeram um jogo movimentado que fechou a nona rodada do Campeonato Mineiro. O empate sem gols não diz o que foi o jogo, pois as duas equipes desperdiçaram muitas chances.

Talvez devido ao jejum de sete anos sem vitórias sobre o Cruzeiro, o América começou a partida com bastante "fome" de gol. Partiu para cima logo nos primeiros minutos, mostrando que não facilitaria a vida celeste no Mineirão. Conforme os minutos iam transcorrendo, a Raposa equilibrava a partida. Aos 9 minutos, houve até uma reclamação por parte do Coelho por um suposto pênalti de Sorín em Bruno Mineiro, mas a jogada de maior perigo saiu dos pés Elicarlos, aos 12 minutos. Sorín descobriu Kléber pelo meio, e este rolou para o chute de Elicarlos. Flávio voou para espalmar para fora.

Mesmo com a superioridade técnica da Raposa, o América se comportava como time grande, fazendo jus aos seus tantos títulos mineiros. Aos 16 minutos quase marcou em jogada na área, mas o juiz assinalou impedimento. Aos 30 e 36 teve outras oportunidades através dos pés de Luciano e Tucho, respectivamente, mas esbarraram em boas defesas do Fábio. O Cruzeiro teve a melhor chance de abrir o placar no primeiro tempo aos 34 minutos de jogo. Soares recebeu a bola dentro da área e chutou forte para o gol. Flávio, em dois tempos, defendeu o primeiro chute e bloqueou o segundo, no rebote de Gerson Magrão.

A segunda etapa começou de forma bem parecida com a anterior. O Cruzeiro procurando brechas na defesa do Coelho, que por sua vez respondia em jogadas de muito perigo no ataque. O América teve dois bons lances com Luciano aos 6 e 7 minutos. Mas faltou pontaria. Na primeira, tabelou com Bruno Mineiro e chutou para fora. Na segunda, invadiu a área pela esquerda e mandou a bola para fora novamente. A resposta cruzeirense veio aos 13 minutos com Sorín, que aproveitou cruzamento de Marquinhos Paraná, dominou no peito e bateu colocado para o gol. O goleiro Flávio mais uma vez se esticou todo e salvou o América.

A melhor oportunidade de todo o jogo aconteceu aos 25 minutos. Em uma troca envolvente de passes no ataque celeste, entre Camilo, Kléber e Soares, a bola chegou aos pés de Jonathan pelo lado direito. Livre de marcação ele soltou uma bomba na trave. A partir daí, as duas equipes pecaram pela falta de criatividade ofensiva e ficaram presas facilmente na marcação dos defensores. O empate coroou a aplicação tática do América, mas não foi tão comemorado pelos jogadores celestes que vêem o Galo se aproximar na tabela.

O Cruzeiro continua na liderança com 21 pontos, mas agora tem essa posição ameaçada por Galo e Ituiutaba que encostaram. Na próxima rodada, os celestes tem o Rio Branco em Andradas, mas antes o clube enfrenta o Universitário de Sucre pela Libertadores. Já o América vem em 5º com 14 e tem boas chances de chegar a próxima fase, na próxima rodada, o Coelho tem pela frente o Democrata em Governador Valadares.

Outros jogos

Villa Nova(10º) 2x2 Uberlândia(8º)
Tupi(9º) 0x1 Rio Branco(4º)
Uberaba(7º) 1x0 Democrata(6º)
Ituiutaba(3º) 2x0 Social(11º)