terça-feira, 15 de abril de 2008

O Adeus de um gênio

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite de ontem, no Rio de Janeiro. O atacante Romário lançou um DVD com alguns de seus 1002 gols. Mas o fato mais significativo deste lançamento foi o anúncio, por parte do baixinho, da sua aposentadoria do futebol, aos 42 anos. Romário alegou que está parado desde novembro e não tem mais condições de voltar a jogar profissionalmente. A última partida profissional de Romário foi em outubro, quando entrou em campo com a camisa do Vasco contra o Palmeiras. Desde então, Romário começou uma pequena passagem como técnico da equipe cruzmaltina, que não durou muito e está sem clube desde que seu contrato com o Vasco terminou no final do mês passado.

Com esse anúncio, o futebol mundial perde um dos seus maiores gênios. Romário, com 23 anos de carreira, conseguiu inúmeros feitos e títulos, mas também criou muita confusão. Quem não se esquece do jogo épico contra o Uruguai, nas Eliminatórias para a Copa de 94. O Brasil precisava de uma vitória para se classificar a Copa e o técnico Parreira o chamou para salvar a seleção. O Baixinho correspondeu a altura marcando os dois gols da vitória e abrindo o caminho para o Tetra nos Estados Unidos. Aliás, o título de 94 se deveu muito a genialidade do atacante que fez gols importantíssimos e comandou a nossa seleção na conquista.

Para muitos, Romário é considerado o gênio da grande área, tamanha a facilidade que tinha em fazer gols. Isso é comprovado pelo número de gols dele, foram 1002 durante a carreira toda. Sendo decisivo em muitas conquistas de clubes pelos quais o atacante atuou. O Baixinho fez história no Flamengo, no Vasco, no Barcelona e no PSV da Holanda.

O atacante ainda vai fazer um jogo de despedida futuramente, no Maracanã, aí sim será a última vez que veremos o gênio atuando e encantando todos com seu faro de gol. Obrigado Romário pelos serviços prestados ao futebol.