quinta-feira, 26 de março de 2009

Grêmio vence na Bolívia

Share |

Por Leonardo Martins


O Grêmio fez seu terceiro jogo pela Libertadores ao enfrentar o Aurora na cidade boliviana de Cochabamba. Os gaúchos conseguiram uma boa vitória por 2 a 1 e continuam na liderança do grupo 7

Depois do jogo contra o Boyacá Chico, o jornal espanhol “El Mundo Deportivo” chamou Jonas de “pior atacante do mundo”, em referência aos três gols sequenciais que ele perdeu na partida. Nesta quarta-feira, mesmo que por apenas um instante, o jogador inverteu a situação. Aos 41 minutos, quando recebeu a bola de Alex Mineiro, avançou com ela dominada e mandou um chute forte, certeiro, o atleta virou o melhor atacante do planeta para os gremistas. Foi dele o gol que evitou uma injustiça no primeiro tempo em Cochabamba.

O Grêmio manteve sua especialidade na temporada: perder gols. Foi um atrás do outro, igualzinho às duas partidas anteriores pela Libertadores. O próprio Jonas teve duas oportunidades. Com cinco minutos, mandou uma bomba no travessão do Aurora. Aos 21, avançou livre pela esquerda, mas parou em grande defesa do goleiro Dulcich. Quando fez o gol, o jogador respirou aliviado.

Mas desperdiçar oportunidades não foi privilégio do camisa 7. Aos oito minutos, um lance exemplificou que a bola não anda muito amiga do Tricolor. Souza, pela esquerda, mandou na trave. No rebote, Ruy bateu mal, quase esmagando a bola contra o chão. A zaga cortou. Em novo rebote, Souza mandou por cima.

O Aurora mostrou que é mesmo um time muito fraco. Só ameaçou no começo do jogo, quando o Grêmio ainda esquentava o motor. No primeiro minuto, Paredes até mandou para o fundo da rede de Victor, mas a arbitragem marcou impedimento.

Mais do mesmo. No segundo tempo, o Grêmio seguiu jogando na lata de lixo as possibilidades de balançar a rede rival. Jonas, logo com um minuto, perdeu duas vezes. Primeiro, mandou de bico. O goleiro defendeu. No rebote, o atacante não conseguiu desviar do camisa 1 do Aurora, em noite até então inspirada. Aos seis, Alex Mineiro recebeu de Jonas e, na cara do gol, mandou para fora.

Aí veio o castigo. A etapa final tinha oito minutos quando Alex Mineiro tentou fazer gol de letra. Ao mesmo tempo em que perdeu o gol, o atacante permitiu o contra-ataque boliviano. A bola foi até Paredes, que desviou de Victor para empatar o jogo.

Não bastassem os gols perdidos, Jonas resolveu piorar a situação. De herói no primeiro tempo, virou quase vilão. Quando o Grêmio mais precisava de calma, o atacante foi expulso, acusado de dar cotovelada em um adversário.

Aos poucos, a turma de Celso Roth conseguiu se acalmar e até criou novas chances, mas sem a contundência de antes. Herrera foi a campo e pouco fez. O jogo parecia desenhado para terminar empatado, mas aí brilhou a estrela de Tcheco. Aos 42 minutos, ele bateu falta da entrada da área. O goleiro caiu e ficou só com as penas nas mãos. A bola passou por baixo dele e entrou, decretando a vitória gremista na bolívia.


O Grêmio voltou a liderança do Grupo 7 com 7 pontos e recebe o mesmo Aurora na próxima rodada.

Última rodada eletrizante no Mineiro

Share |
Por Leonardo Martins

O Campeonato Mineiro chegou ao final da 1ª fase na noite de ontem. A última vaga e os confrontos da próxima fase foram definidos, além do último rebaixado a segunda divisão. Foi uma rodada emocionante com 6 jogos simultâneos.

Ituiutaba 1x2 Atlético

O Atlético conseguiu o que nenhuma outra equipe havia feito no Campeonato, vencer o Ituiutaba no pontal do triangulo, e garantiu o primeiro lugar na fase, garantindo a vantagem de dois resultados iguais até a final. O Galo, no dia em que completou 101 anos, deu um presente a sua torcida do jeito que ela gosta, com muito sofrimento. A vitória por 2 a 1 sobre o Boa foi construída numa virada espetacular nos acréscimos do segundo tempo. Paulinho Pedalada abriu o placar no inicio de jogo. E o 1º lugar voltara ao Cruzeiro, que a essa altura já goleava no Mineirão. Depois de uma pressão terrível no segundo tempo dos atleticanos, a torcida já se contentava com o segundo lugar, mas o técnico Leão e os jogadores não. Aos 46, Júnior empatou e encheu a torcida de esperança numa virada, virada que veio no último minuto com Kleber. O 1º lugar estava garantido com 26 pontos. O Boa terminou a fase numa honrosa 3ª posição com 20 pontos.

Cruzeiro 7x0 Democrata

O Cruzeiro precisava vencer e torcer para um tropeço do galo em Ituiutaba para conquistar o 1º lugar na fase. Os celestes fizeram a sua parte e bem, enfiaram a maior goleada do Campeonato, 7 a 0 sobre o Democrata. O destaque da goleada azul foi Kleber, autor de 3 gols. Gerson Magrão, Ramires, Bernardo e Wanderley completaram a goleada. Dava tudo certo para os azuis já que o Galo perdia e o 1º lugar estava nas mãos celestes, mas o Galo virou nos acréscimos e o 1º lugar escapou. Restou aos azuis se conformarem com a segunda colocação com 25 pontos. O Democrata terminou a fase em 6º com 16 pontos.

América 2x1 Uberaba

O América venceu o Uberaba por 2 a 1 e garantiu a 5ª colocação com 17 pontos e o Uberaba ficou na 8ª colocação com 14 pontos. Micão de cabeça marcou para o América na 1ª etapa. O Zebu empatou com Danilo e Leandro Ferreira desempatou para o Coelho no fim de jogo.

Tupi 2x1 Uberlandia

A última vaga a próxima fase foi definida com um confronto direto entre Tupi e Uberlândia em Juiz de Fora. O verde precisava apenas do empate, mas o Tupi fez a classificação chegar na 1ª etapa com gols de Hugo e Léo. Renna diminuiu para os visitantes e os encheu de esperança, mas o Galo Carijó conseguiu segurar a vantagem e a vaga apareceu com 15 pontos e em 7º. O Uberlândia ficou em 9º com 12 pontos.

Villa Nova 2x2 Social

Assim como a vaga para a próxima fase, o último rebaixado a segunda divisão também saiu de um confronto direto. Villa e Social disputaram um jogo dramático e que o Leão conseguiu apenas o que precisava, empatou em 2 gols e continua na elite do campeonato. O Villa conseguiu abrir 2 a 0 com dois gols de Alex, mas o Social marcou 2 gols com Euler e Luizinho e colocou fogo no jogo, pois só faltava um gol para o Saci fugir do descenso, mas o Villa conseguiu segurar a pressão e se livrou da degola no saldo de gols. As duas equipes terminaram com 7 pontos, mas o social caiu em 11º.

Guarani 0x0 Rio Branco

O Guarani não conseguiu vencer no mineiro e terminou na última posição. A última chance de vitória foi desperdiçada com um empate sem gols com o Rio Branco. Foram apenas 3 pontos conquistados em 11 jogos. O Rio Branco terminou a fase em 4º
com 17 pontos.

Confrontos das quartas de final

Atlético x Uberaba
Cruzeiro x Tupi
Ituiutaba x Democrata
Rio Branco x América