domingo, 8 de maio de 2011

Os estaduais pelo Brasil – 08/05

Share |

Por Leonardo Martins

Campeonato Mineiro

O Atlético conseguiu reverter a vantagem do empate que era do Cruzeiro na Final do Mineiro. O time alvinegro conseguiu a terceira vitória seguida no clássico ao derrotar os celestes por 2 a 1 na Arena do Jacaré só com torcida do Galo. O jogo foi bem disputado, mas o melhor animo atleticano falou mais alto. O Cruzeiro, ainda sentindo a derrota na Libertadores, encontrou dificuldades para jogar seu melhor futebol. O Atlético começou surpreendendo com o gol de Mancini em cobrança de falta logo aos 4 minutos de jogo. O time azul reagiu com Wallyson aos 17 em boa jogada do ataque cruzeirense, mas Patric colocou o alvinegro na frente em ótima jogada aos 39. Os três gols aconteceram no primeiro tempo.

No segundo tempo, o Galo cozinhou o jogo e esperou alguma falha cruzeirense para atacar, o que não aconteceu. Cuca tentou colocar animo na equipe, mas as alterações não surtiram o efeito desejado e lances de emoção, só com Gilberto que acertou a trave aos 35. Para piorar a situação azul na segunda partida, Montillo, o craque da equipe foi expulso e desfalca a equipe. O empate dá o título ao Galo, o Cruzeiro só resta qualquer vitória para levantar o caneco.

Campeonato Paulista

Tudo igual no primeiro jogo entre Corinthians e Santos, um empate com sal e sem gols no Pacaembu aconteceu. A vantagem do empate permanece com o Peixe. O Primeiro tempo foi com poucas chances e muita vontade. Os visitantes foram um pouco melhor, já que tiveram a melhor chance, mas Neymar acertou a trave, o craque Ganso sentiu uma dor muscular e teve que sair no intervalo.

No segundo tempo, o jogo foi melhor e os gols quase apareceram. As duas equipes tiveram boas chances de marcar, mas os goleiros brilharam. Neymar, novamente, acertou a trave de Júlio César e o gol do artilheiro Liédson parou na trave de Rafael. O 0 a 0 ficou de acordo com o que as equipes produziram e o Santos joga pelo empate no jogo de volta na Vila Belmiro para conquistar o Bicampeonato.

Campeonato Gaúcho

No segundo domingo de grenais e, novamente, no Beira-Rio. O Grêmio se aproveitou da apatia da eliminação colorada na Libertadores e saiu na frente com uma ótima vitória por 3 a 2 sobre o rival. E foi um jogo bem disputado com chances para ambas as equipes. O Inter surpreendeu o rival com o gol de Andrezinho no inicio de jogo, mas o Grêmio era superior em campo e o personagem do jogo foi Júnior Viçosa, no primeiro tempo, o atacante perdeu um gol feito e se redimiu com o gol de empate. Mas o Inter também teve chances de marcar o segundo, porém, Marcelo Grohe salvou os gremistas.

Na segunda etapa, o jogo permaneceu animado com as duas equipes buscando o gol. E o Grêmio, assim como o Peñarol na quarta, fez um gol com menos de um minuto de jogo na etapa com Leandro. Era uma nova virada sofrida pelo colorado no Beira-Rio e lá foi o Colorado em busca do empate. O esperado empate veio com o artilheiro Leandro Damião. Mas o personagem do jogo, Júnior Viçosa, voltou a aparecer e de forma decisiva ao marcar o gol da vitória no Beira-Rio, resultado que deixou o tricolor perto do Bicampeonato. No jogo de volta, em casa, o Grêmio pode até perder por 1 a 0 ou 2 a 1 que garante o título.

Campeonato Cearense

O Ceará garantiu o título cearense da temporada ao vencer o segundo turno neste domingo ao golear o Guarani por 5 a 0 na re-inauguração do Presidente Vargas. Foi um show do Vovô que não deu chances ao time do interior. Os destaques da goleada foram Thiago Humberto e Marcelo Nicácio, que marcaram dois gols cada. Osvaldo completou a goleada do alvinegro. 40º título estadual do vovô.

Campeonato Pernambucano

O Hexa do Sport ficou mais distante com a vitória sensacional do Santa Cruz na casa do rubro-negro no jogo de ida por 2 a 0. O jogo foi equilibrado com boas chances de ambas as equipes, mas a Cobra Coral foi mais objetiva e fez o resultado. O Santa abriu o placar em um chutaço de longe de Gilberto na primeira etapa. No segundo tempo, Landu fez o segundo e deu a boa vantagem para jogar no Arruda, com, certeza de, grande público. O tricolor pode perder até por um gol de diferença que voltará a ser campeão após 7 anos de jejum.

Campeonato Baiano

No jogo de ida empate no chamado “Bavi genérico” entre Bahia de Feira e Vitória em Feira de Santana por 2 a 2. O jogo foi bastante movimentado e teve só gols de cabeça. No primeiro tempo, sem gols e muitas chances, mas no segundo, os gols apareceram. Diones e Carlinhos marcaram para o time do interior e Elkeson e Reniê fizeram para o time da capital. Um novo empate dá o título ao Vitória em casa.

Campeonato Catarinense

Uma final interiorana entre Criciúma e Chapecoense e o time da terra do carvão reverteu a vantagem do adversário ao vence-lo por 1 a 0 em casa. O Tigre aproveitou uma das poucas chances que teve e marcou com Talles no segundo tempo. O Criciúma joga por um  empate em Chapecó.