terça-feira, 17 de junho de 2014

Bélgica vira no sufoco

Share |


Em mais um jogo no Mineirão com presença do Esporte é Vida, a surpresa Bélgica estreou na Copa diante da zebra argelina. Com um colorido todo especial nas arquibancadas e quase 57 mil presentes, que viram um bom jogo entre europeus e africanos. Quase que a zebra aparece em terras mineiras, mas os belgas conseguiram a vitória por 2 a 1.

Ao contrario do mar amarelo visto no sábado em invasão colombiana, hoje, as cores nas arquibancadas eram mais diversificadas, o branco da Argélia e o vermelho da Bélgica eram as cores predominantes. Já no campo, a Bélgica entrava como aposta a grande  sensação do Mundial e com  jogadores habilidosos como De Bruyne e Hazard. Os africanos tinham como principal esperança Feghouli, meia do Valência.

Quando a bola rolou, o que se viu foi uma Bélgica nervosa em campo tentando furar a barreira formada pelos argelinos, que apostavam no contra-ataque. E conseguiram dois, um com Mahrez que chutou para longe e o outro, mais efetivo, aos 23 que resultou no pênalti de Vertonghen em Feghouli. Na cobrança, o próprio Feghouli bateu bem e fez a alegria branca no Mineirão.

Os belgas, como não conseguiam furar a retranca, assustavam em chutes de longe e dava trabalho ao goleiro M’Bolhi. Foram dois chutes de Witsel que o goleiro defendeu e na única chance que a Bélgica arrematou da área Chadli arrematou para fora.

Marc Wilmots, treinador belga, insatisfeito com o rendimento em campo, tirou Chadli no intervalo para a entrada de Mertens. No segundo tempo, o jogo continuou no mesmo ritmo com os argelinos tentando segurar o ritmo belga que tentava o ataque a todo custo.   

Enquanto a torcida argelina entoava cânticos de apoio ao time, o time se segurava atrás. Wilmots voltou a trocar nomes no time, sacou Lukaku para a entrada de Origi, e o atacante invadiu a área e chutou para ótima defesa de M’Bolhi. Na sua ultima alteração, a Bélgica sacou Dembele para a entrada do cabeludo Fellaini.

A altura de Fellaini, 1,94m, foi determinante para o empate. Aos 24, De Bruyne cruzou com perfeição para o belga fazer o gol de empate. 1 a 1 e festa vermelha no Mineirão. O gol empolgou os belgas que foram para cima com tudo, mas foi em um contra-ataque puxado pelo marcado Hazard, que achou Mertens. O meia invadiu a área e mandou a bomba para espantar a zebra argelina do Mineirão. A virada por 2 a 1 silenciou a torcida argelina e empolgou a parte vermelha.

Witsel ainda perdeu uma chance de cabeça, mas o gol perdido não fez falta para a estreia da geração promissora da Bélgica com vitória. Os belgas voltam a jogar no domingo contra a Rússia no Maracanã. Já a Argélia enfrenta no mesmo dia a Coréia do Sul em Porto Alegre.

 Coréia do Sul 1x1 Rússia

Em Cuiabá, para finalizar a primeira rodada, confronto entre Rússia e Coréia do Sul, que fizeram um bom jogo. O empate em um gol só ajudou os belgas que terminam a rodada na liderança do grupo H. No primeiro tempo, as duas equipes arriscaram muitos chutes de longe, mas sem sucesso. No segundo tempo, Lee arriscou de longe e o goleiro Akinfeev engoliu um frango histórico e abriu o placar para os coreanos. Logo depois, Kerzhakov empatou para os russos.