quinta-feira, 8 de maio de 2008

São Paulo vence e segue na Libertadores

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite desta quarta-feira, no Morumbi, São Paulo e Nacional do Uruguai realizaram a partida de volta das oitavas-de-final da Libertadores. O tricolor paulista fez o que precisava para seguir adiante na competição, venceu por 2 a 0.

Sem Jorge Wagner, machucado, o São Paulo sofreu durante o primeiro tempo com a falta de criatividade no meio-campo. O Tricolor começou o jogo disposto a sair com a vitória, e procurou o gol desde o início, já que o empate sem gols levaria a partida para a disputa de pênaltis. O problema é que o time estava sentindo dificuldade na armação de jogadas. Ainda assim, na marca dos 17 minutos, a torcida soltou um grito de gol. Éder Luís bateu cruzado da grande área e Miranda deu um carrinho para empurrar a bola para a rede. Mas o juiz viu impedimento no lance e anulou a jogada. O primeiro lance realmente perigoso aconteceu somente aos 33 minutos, com uma cabeçada de Adriano. O goleiro Vieira foi obrigado a se esticar todinho para garantir a defesa. Aos 37, o Imperador acertou a pontaria. Éder Luís lançou a bola na área e Adriano, oportunista, aproveitou a falha na zaga rival e, da pequena área, chutou de perna esquerda para abrir o placar no Morumbi. Aos 40, Rogério Ceni quase ampliou a vantagem após cobrança de falta.

Logo no início do segundo tempo, o lateral Caballero fez outra falta dura e, como tinha amarelo, foi expulso. A torcida tricolor ficou na expectativa de ver o time melhorar em campo. Apesar de ainda ter dificuldades na criação, a vantagem de ter um homem a mais fez com que o São Paulo chegasse mais à área adversária. O Nacional apostava nos contra-ataques e assustou Rogério Ceni aos 11 minutos, em um chute cruzado de Bertolo. Aos 13, a resposta tricolor: Richarlyson arrisca pela esquerda e obriga o goleiro Viera a fazer grande defesa.Na tentativa de aproveitar os espaços e o fato de o adversário tem apenas dez homens em campo, o técnico Muricy Ramalho tirou Éder Luis e colocou Dagoberto para formar um trio de frente com Borges e Adriano. O camisa 11 passou a ser o encarregado de criar as chances para os dois atacantes de área. Adriano ainda ajudava, saindo mais da área para buscar a bola do que costuma fazer. Aos 23 minutos, Hugo perdeu um gol incrível. Sozinho, de cara para o gol, o meia jogou a bola para fora, à esquerda do gol de Vieira Vendo que o São Paulo tinha dificuldades de marcar o segundo, e sabendo que um gol do Nacional dava a vaga aos uruguaios, Muricy fechou a equipe ao tirar Borges e colocar Fábio Santos. Só não esperava que Dagoberto fizesse um golaço. O atacante invadiu a área pela direita, com velocidade, e chutou cruzado, sem chances para Viera. Foi o primeiro dele na temporada. Emocionado, ele comemorou com os companheiros.

O São Paulo fará o clássico brasileiro pelas quartas-de-final contra o Fluminense. O primeiro jogo será no mesmo Morumbi, na próxima semana.