quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Brasil retorna ao Maracanã e goleia o Equador

Share |


Por Gabriel Seixas


Até que ponto o embalo dos torcedores na arquibancada pode contagiar ou favorecer uma determinada equipe dentro de campo? De fato, é uma sensação indescritível, ainda mais quando uma equipe não atua em um de seus palcos preferidos há sete anos. O reencontro entre seleção brasileira e Maracanã não poderia ter sido melhor: O Brasil goleou o Equador por 5 a 0, num placar construído no segundo tempo. Após um ensaio de vaias dos torcedores, irritados com a atuação da equipe quando o placar ainda estava em 1 a 0, os jogadores canarinhos trataram de “acordarem” em campo e fizeram quatro gols, contando com show do trio Kaká – Ronaldinho – Robinho.

Dunga decidiu manter a equipe que conquistou um empate insosso contra a Colômbia, em 0 a 0. Dessa vez, a idéia era explorar um pouco mais o atacante Vágner Love, que fez uma péssima partida contra os colombianos, e estava engasgado na garganta dos torcedores. Os alas também despontaram como uma boa alternativa para chegar ao gol equatoriano, principalmente pelo lado direito, com Maicon.

Do outro lado, Luis Suárez apostava num ferrolho montado no meio-campo para neutralizar as ações ofensivas da seleção. Urrutia e Segundo Castillo pareciam se entender bem na cabeça-de-área, que também contava com o auxílio de David Quiroz. Sem o destaque Luis Valencia, que atua no Wigan, Walter Ayoví foi o encarregado de auxiliar Edison Méndez na armação de jogadas – que por sinal, foram pouquíssimas até o término do jogo. Benítez foi o único centroavante da equipe, desbancando até mesmo o badalado Carlos Tenório.

O Brasil voltava a repetir os mesmos erros da partida contra a Colômbia. Vários passes errados, buracos deixados pelos lados do campo, e a inoperância dos craques Kaká e Ronaldinho. O Equador, por sua vez, pouco chegava a meta defendida por Júlio César. Nesse vai-e-vem, Robinho teve a primeira oportunidade clara de gol, quando chutou forte rente a trave de Viteri. O goleiro voltou a levar um susto, quando se chocou com Espinoza e acabou deixando a bola livre para Vágner Love, que acertou a trave. E, quando a torcida brasileira já ensaiava uma vaia a equipe, eis que o gol é marcado. E que gol! Robinho lançou Maicon, que arrancou pela ponta direita, deu um “drible da vaca” em Espinoza e cruzou para o desajeitado Vágner Love desencantar, fazendo 1 a 0 Brasil.

Porém, o que chamou a atenção na partida foi a conduta do uruguaio Jorge Larrionda: Kaká foi segurado na área por Hurtado, teve sua camisa puxada pelo equatoriano, mas o juiz nada marcou. Alguns minutos depois, Gilberto tocou com a mão na bola no seu campo de defesa, e o árbitro, novamente, mandou seguir. E o primeiro tempo terminou assim, com reclamação de ambas as partes.

Na volta para o intervalo, Luis Suárez foi ousado: Colocou o atacante Carlos Tenório na vaga do inócuo David Quiroz. O Equador melhorou na partida, e Espinoza cobrou uma falta perigosíssima, que passou rente ao gol de Júlio César. Insatisfeita com a exibição da seleção “canarinho”, a torcida ensaiou nova vaia a seleção. O estopim foi o novo gol perdido por Vágner Love, que fez os torcedores ensaiarem o coro de “Obina, Obina, Obina!”. A seleção logo respondeu, e com estilo: Kaká arriscou o chute de fora da área, mas a bola saiu fraca, sem direção. Porém, Ronaldinho desviou a bola com o pé de direito, e a trajetória da bola enganou Viteri: 2 a 0. Quatro minutos depois, Kaká recebeu na entrada da área e mandou no ângulo do goleiro equatoriano, marcando um golaço.

Com a vitória praticamente decretada, o coro dos torcedores no estádio virou festa, assim como a partida. O lance mais bonito do jogo ocorreu no quarto gol: Ronaldinho virou o jogo da ponta direita para a ponta esquerda. Após um leve desvio de Juan, a bola chegou até Robinho. O ex-santista dominou a bola, pedalou pra cima de De La Cruz e arrancou com a bola dominada. Ainda pelo flanco esquerdo, ele entortou o lateral equatoriano com um belo drible de letra, e uma puxeta desconcertante. O drible apelidado de “vai pra lá que eu vou pra cá” (batizado pelo próprio Robinho) encontrou os pés de Elano, que girou o corpo e bateu forte de pé esquerdo, fazendo 4 a 0. Ainda deu tempo para que Kaká, novamente de fora da área, arriscasse um chute despretensioso. A bola, que veio de mansinho para Viteri, acabou sendo traiçoeira e enganou o goleiro, que de quebra, levou um “peru” homérico pra casa. 5 a 0 e fim de baile!

Chile vence a sonha com a Copa

Share |

Por Saimon Nouh


O futebol não foi dos melhores, mas ao menos o Chile conseguiu encerrar um jejum. Jogando em seus domínios, a equipe dirigida pelo argentino Marcelo Bielsa superou o Peru por
2 a 0 nesta quarta-feira, somou seus primeiros três pontos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 (perdeu na estréia por 2x0 para a Argentina) e acabou com um jejum de mais de dois anos sem triunfar em partidas válidas pela competição classificatória. O Chile não vencia um jogo de Eliminatórias desde o dia 8 de junho de 2005, quando fez 2 a 1 sobre a Venezuela. Desde então, foram três partidas válidas pelo classificatório para o Mundial da Alemanha (derrota para o Brasil e empates com Colômbia e Equador) além da derrota por 2 a 0 para a Argentina no último fim de semana, na rodada de abertura da competição que o Chile sonha com uma vaga. Nesta quarta-feira, a seleção comandada por Marcelo Bielsa começou o jogo disposta a encerrar logo esse jejum.

Com forte marcação sobre a saída de bola do Peru, os anfitriões criaram uma oportunidade com Suazo logo no início do jogo e chegaram ao primeiro gol logo aos 11min. Matiaz Fernández um dos destaques do jogo cobrou escanteio da direita e o próprio Suazo cabeceou com categoria, no canto direito do goleiro peruano Butrón. O início movimentado, contudo, durou apenas alguns minutos. O Chile reduziu o ritmo depois de ter feito o gol e passou a tocar a bola lateralmente, sem incomodar a forte marcação imposta pelo Peru e só esperando um contra-ataque para fazer o segundo gol. Os visitantes, por sua vez, mostraram muitas deficiências técnicas e basearam seus ataques em chutões direcionados aos atacantes Farfán e Pizarro (o goleador Guerrero machucado não jogou). Mesmo assim, o Peru criou duas oportunidades para empatar o jogo no primeiro tempo, ambas com Farfán. Numa delas, obrigou o goleiro Bravo a praticar defesa complicada no canto esquerdo. Depois, cruzou para a área e o goleiro chileno cortou mal para o meio. A bola foi na direção do canhoto Vargas, que chutou de direita e mandou perto da trave. Tanto que os mandantes retomaram o controle da partida depois do intervalo, novamente impondo pressão sobre a saída de bola dos visitantes. O Chile se aproveitou muito da fraca zaga da seleção peruana formada por Acasiete e Rodríguez. Quando isso aconteceu, o meia Matias Fernández recebeu um bonito lançamento dentro da área de Vidal, dominou com categoria e tocou por baixo de Butrón para ampliar a vantagem chilena. O gol acabou com a reação peruana e diminuiu mais uma vez o ritmo da partida, que se arrastou até o apito final do experiente árbitro colombiano Oscar Ruiz.

O Peru ocupa a 8ª colocação com um ponto já que na estréia empatou em casa e sem gols com o Paraguai. No dia 18/11 o Peru enfrenta o Brasil em Lima ou em Cuzco. O Chile está na 5ª posição com três pontos. O time perdeu na estréia para a Argentina pelo mesmo placar que venceu hoje. Dia 18 do mês que vêm enfrentarão o Uruguai em Montevidéu.

França vence Lituânia e Thierry Henry torna-se o maior artilheiro dos 'Bleus'

Share |

Por Gabriel Seixas


Um dia perfeito para torcedores, Raymond Domenech e jogadores franceses, principalmente para Thierry Henry. Isto porque o camisa 12 da seleção, além de ter marcado os dois gols da vitória francesa contra a Lituânia, também quebrou o recorde de gols marcados com a camisa dos Bleus, que era de Michel Platini. Agora, o atacante do Barcelona soma 43 gols com a camisa da seleção, contra 41 do ex-maestro francês. Com a vitória, a França chega a liderança do grupo, com 25 pontos, 1 a mais que a Escócia, e dois a mais que a Itália, no grupo mais indefinido das eliminatórias.

Raymond Domenech fez algumas substituições em relação a equipe que goleou as Ilhas Faroe, por 6 a 0: Nas alas, Eric Abidal e Lassana Diarra recuperaram as posições que foram ocupadas por Patrice Evra e Bakary Sagna. No meio-campo, Jérôme Rothen, que havia feito boa partida anteriormente, foi substituído pelo winger Florent Malouda, do Chelsea. Para finalizar, o lesionado Anelka deu a vaga para Karim Benzema, que substituiu o centroavante do Bolton à altura.

A França parecia disposta como nunca a marcar o gol. Tanto que, no primeiro minuto de jogo, o ótimo Franck Ribéry arriscou de fora da área, e o Žydrunas Karčemarskas espalmou para escanteio, com a bola encontrando a trave antes de ir para a linha de fundo. A trave trabalhou novamente, dos dois lados, tanto com Malouda pela França, quanto por Audrius Ksanavicius, da Lituânia. Porém, foi a única chance da equipe visitante no primeiro tempo, já que Benzema e Henry desperdiçaram novas chances para os Bleus abrirem o placar.

Domenech ficou estagnado na beira do campo, mas logo mexeu na equipe, e pela única vez no jogo: O lateral Lassana Diarra foi substituído pelo armador Hatem Ben Arfa, passando Toulalan para a lateral. E, repetindo a sua atuação contra Ilhas Faroe, Ben Arfa criava as melhores chances de marcar o primeiro francês. Tanto que o garoto do Lyon foi o autor da assistência para Henry, que não desperdiçou e fez 1 a 0, superando Platini em número de gols com a camisa da seleção (42 a 41). Não demorou muito para que Henry ampliasse a marca: O atacante aproveitou passe de Toulalan e tocou na saída de Karčemarskas, fechando o placar, e decretando uma provável classificação francesa para a Euro 2008.

Destaques positivos: Henry, Toulalan, Ben Arfa

Destaques negativos: Abidal, Lassana Diarra

Eliminatórias da Euro – Mais três seleções já garantiram o bilhete para Áustria-Suíça 2008

Share |

Por Gabriel Seixas


As Eliminatórias para a Eurocopa, que qualificam 14 seleções para a maior competição européia de seleções, garantiu mais três na competição, na rodada de ontem. Além das anfitriãs (Áustria e Suíça) e da Alemanha, que garantiu o passaporte na rodada anterior a esta, as seleções qualificadas são: República Tcheca, que goleou a Alemanha por 3 a 0; A Grécia, que contou com um gol solitário de Amanatidis para vencer a Turquia por 1 a 0, e a Ronia, que passou pela seleção de Luxemburgo, pelo placar de 2 a 0. Confira o balanço da rodada:

Grupo A

Três jogos agitaram a rodada do indefinido Grupo A nesta rodada. Com a volta de Luiz Felipe Scolari no comando da seleção portuguesa, Portugal encontrou dificuldades para derrotar a eliminada seleção do Cazaquistão, por 2 a 1. Sem poder contar com o artilheiro Nuno Gomes, que estava machucado, Felipão chamou Ariza Makukula, destaque positivo do Marítimo nesta temporada, que começou no banco de reservas. Hugo Almeida foi mantido na equipe titular.
O primeiro tempo foi dominado pela equipe portuguesa. Hugo Almeida, ainda no início da partida, teve duas chances de inaugurar o marcador. Maniche, que atua no Atlético Madrid-ESP, acertou uma cabeçada perigosa, que passou rente a trave de David Loria. Insatisfeito com a exibição e os gols perdidos de sua equipe, Felipão fez uma alteração dupla: Lançou o jovem Nani e o estreante Makukula nas vagas de Maniche e Hugo Almeida. E as alterações foram bem sucedidas: Ricardo Quaresma, que agora repete as suas ótimas atuações pelo Porto na seleção portuguesa, invadiu pelo flanco direito e cruzou para Makukula abrir o placar. Cristiano Ronaldo marcou o segundo, após novo cruzamento da ponta, desta vez feito por Nani. Nos acréscimos, Byakov acertou uma boa cabeçada e diminuiu o placar, que não foi suficiente para alimentar a esperança de um fatídico empate no final da partida.

Enquanto Portugal teve dificuldades para vencer o Cazaquistão, a Sérvia esmagou a medíocre equipe do Azerbaijão pelo placar de 6 a 1. Enfrentando uma situação difícil no grupo após três empates seguidos, a Sérvia foi impiedosa com o adversário: Duško Tošić, Boško Janković, Milan Jovanović, Danko Lazović e Nikola Žigić, este último por duas vezes, decretaram a goleada. Samir Aliyev ainda diminuiu o placar, quando o placar do jogo ainda marcava 2 a 1. Žigić, atacante grandalhão contratado nesta temporada pelo Valencia - onde dificilmente deverá ter oportunidade entre os titulares - recolocou a Sérvia entre as equipes que ainda brigam por uma vaga na Euro.

A outra partida do grupo foi marcada por duas equipes que já podem dar adeus ao sonho da Eurocopa: A lgica goleou a Armênia por 3 a 0, e mesmo com a vitória, não tem mais chances matemáticas de se garantir a competição, que será disputada no ano que vem. Wesley Sonck, Moussa Dembélé e Karel Geraerts fizeram os gols da vitória, que foi construída apenas no segundo tempo – quando Rene Vandereycken, técnico belga, trocou o badalado Kevin Mirallas, do Lille, por Sonck, do Club Brugge, autor do primeiro gol.

Situação do Grupo: Polônia (24 pts), Portugal (23 pts), Sérvia e Finlândia (20 pts) ainda disputam duas vagas para a Eurocopa, que ao que tudo indica, será decidida apenas na rodada final. A Polônia depende de uma vitória simples contra a Bélgica, na próxima rodada. Caso Sérvia e Finlândia não vençam um de seus jogos, Portugal também se garante na maior competição européia de seleções.

Grupo B

Foi mesmo um pecado a Ucrânia ter caído no grupo de seleções tão tradicionais, como Escócia, França e Itália. A ótima seleção, hoje comandada pelo armador Maxym Kalynychenko, goleou Ilhas Faroe por 5 a 0, no seu penúltimo jogo na competição. A equipe visitante, ao que tudo indica, deve encerrar a sua participação sem conquistar um ponto sequer, com apenas quatro gols marcados e quarenta gols sofridos (dados estatísticos após o término da partida). A vitória só foi iniciada aos 40 minutos, quando Kalynychenko aproveitou bobeira da zaga e fez 1 a 0. Oleh Gusev, antes do intervalo, marcou mais dois e abriu 3 a 0.
Mesmo sem contar com Andriy Shevchenko, a Ucrânia continuava avassaladora. Kalynychenko marcou mais dois na segunda etapa, aproveitando assistências de Olexiy Gai e Andriy Nesmachniy.

Já a seleção da Geórgia ganhou um destaque positivo nessa rodada. Mesmo sem ter pretensão alguma na competição, a equipe soube se valer pelo mando de campo, e venceu a surpreendente seleção da Escócia por 2 a 0. Os escoceses, por sua vez, mantém a segunda posição com 24 pontos, mas agora a equipe é obrigada a vencer a Itália, jogo que será realizado no dia 17 de Novembro. Caso haja empate, terá que torcer para sua concorrente direta tropeçar contra Ilhas Faroe – uma missão praticamente impossível -, enquanto uma derrota a elimina matematicamente da competição.
Klaus Toppmöller, técnico da equipe mandante, armou uma equipe bastante jovem, se tratando de média de idade. Giorgi Makaridze e Mchedlidze, de apenas 17 anos, atuaram entre os onze nesta partida, disputada em Tbilisi. A juventude não foi sinônima de inexperiência, e o garoto Levan Mchedlidze aproveitou escanteio cobrado por Zurab Menteshashvili para abrir o placar. Era o seu primeiro gol pela seleção, acabando com qualquer esperança de uma goleada escocesa na partida.
A Geórgia resistiu a pressão escocesa, e aos 19 minutos, David Kvirkvelia deu um ótimo lançamento para outro David, o Siradze. O atacante saiu na cara do gol e deslocou Gordon, marcando o segundo e fechando o placar.

A outra partida do grupo, que terminou com uma vitória da França sobre a Lituânia por 2 a 0 – onde Thierry Henry quebrou o recorde de gols marcados com a camisa da seleção – ganhará destaque no Esporte é Vida, como de praxe.

Situação do Grupo: França (25 pts), Escócia (24 pts) e Itália (23 pts) lutam, acirradamente, por duas vagas na Euro 08. Apesar de França e Escócia terminarem o mês na frente, a Itália tem um jogo a menos, contra a Escócia fora de casa. Grupo totalmente indefinido, e zebras podem pintar por aqui.

Grupo C

A Noruega conseguiu um importante feito na tarde de hoje, jogando contra a Bósnia-Herzegovina. Além de sair vitoriosa da partida, com um placar de 2 a 0, também entrou no G-2 da competição, superando a Turquia. O confronto direto contra os turcos, no dia 17 de Novembro, deve decidir a segunda vaga do Grupo 3, já que a primeira foi preenchida pela Grécia.
Com o gramado escorregadio, a Noruega não soube se impor claramente desde o início da partida. John Arne Riise era a principal peça ofensiva da equipe, mas nem este estava em uma tarde tão feliz assim. Porém, ele foi o autor do cruzamento que encontrou a cabeça de Erik Hagen, que inaugurou o placar. Quem estava inspirado era o homônimo: Bjørn Riise, atacante do Lillestrom, aproveitou cruzamento perfeito de Pedersen e abriu o placar. Agora, os comandados de Åge Hareide jogam em Oslo contra a Turquia, decidindo quem preenche a última vaga do grupo. Uma vitória classifica os noruegueses matematicamente.

Quem garantiu vaga na Eurocopa 2008, com duas rodadas de antecedência, foi a Grécia. A equipe de Otto Rehhagel derrotou a Turquia pelo placar mínimo, em Istambul, gol marcado por Ioannis Amanatidis. Agora, os gregos terão a chance de ganhar o bi, já que são os atuais campeões do torneio. O caminho da vitória parecia difícil, já que Katsouranis desfalcava a equipe. Amanatidis e Gekas, que formavam a dupla de ataque, eram as referências do time grego. Por outro lado, Hamit Altintop, que vive excelente fase pelo Bayern München, também estava fazendo uma bela partida, tornando-se o dono da equipe e criando jogadas efetivas de gol. Porém, no segundo tempo, Sâmaras lançou Amanatidis, que tocou na saída do goleiro e marcou o gol da classificação. Agora, a Turquia precisa vencer a Noruega para se manter viva na disputa. Mesmo com um empate, a equipe ainda teria chances matemáticas, porém não dependeria apenas de suas forças para chegar a Euro.

Malta e Moldávia jogaram apenas para cumprir tabela, e a seleção que levou a melhor foi a segunda. Mesmo jogando fora de casa, os comandados de Igor Dobrovolskiy fizeram um jogo eletrizante contra os mandantes. Em apenas 12 minutos de jogo (dos 24 até 36 do primeiro tempo), a Moldávia abriu, com facilidade, 3 a 0. Igor Bugaev, de pênalti, e o artilheiro Viorel Frunza, por duas vezes anunciavam uma goleada épica para a seleção. Porém, Malta reagiu, e Terence Scerri, de fora da área, diminuiu o placar. De pênalti, o atacante do Coventry City, Michael Mifsud descontou, e pôs fim ao jogo. As duas equipes estão eliminadas da competição.

Situação do grupo: Grécia (25 pts) está classificada para a Euro 2008; Noruega (20 pts) e Turquia (18 pts) brigam pela outra vaga, e farão um confronto direto em Oslo, na próxima rodada.

Grupo D

O que já era esperado, foi comprovado no jogo de hoje, entre Alemanha e República Tcheca. A primeira seleção já estava classificada para a Euro, enquanto a segunda necessitava apenas de uma vitória para se garantir lá. E, sem fazer por menos, golearam os alemães por 3 a 0, e garantiram o passaporte para Áustria-Suíça. O primeiro gol saiu em jogada trabalhada: Jaroslav Plašil encontrou Jan Köller livre na área, e o atacante tocou para Sionko, que da entrada da área, venceu Hildebrand e abriu o placar. Poucos minutos depois, Marek Matějovský, após driblar Frings e Metzelder, tocou com categoria no canto de Hildebrand, marcando um bonito gol. Mesmo com o retorno de Bastian Schweinsteiger, a Alemanha não se encontrou na partida. E os tchecos fizeram mais: Daniel Pudil lançou o inspirado Plašil, que finalizou bonito e marcou com categoria, quebrando a invencibilidade dos alemães nas eliminatórias.

Jogando apenas para cumprir tabela, o País de Gales, que apresenta uma campanha decepcionante no grupo – 13 pontos em 10 jogos – venceu San Marino por 2 a 1, mas continua na vice-lanterna do Grupo D. Robert Earnshaw e Joe Ledley fizeram os gols da vitória galesa, enquanto Andy Selva, pouco antes do intervalo, marcou o segundo gol de San Marino na competição, o primeiro na partida. Irlanda e Chipre também se defrontaram, e para surpresa de todos, os cipriotas arrancaram um empate, mesmo jogando fora de casa. Stelios Okkarides, a dez minutos do fim, abriu o placar para o Chipre, o que parecia suficiente para a vitória e a consolidação da equipe no terceiro lugar (!!!) do grupo. Porém, o lateral Finnan, do Liverpool, marcou um gol nos acréscimos e decretou o empate, mantendo os irlandeses na terceira posição, somando 16 pontos, contra 14 dos cipriotas.

Situação do grupo: Alemanha e República Tcheca, com 23 pontos, já estão na Eurocopa do ano que vem. Resta saber apenas quem fica com a primeira posição do grupo. Os alemães recebem o Chipre e o País de Gales, enquanto os tchecos recebem a Eslováquia e visitam o Chipre.

Grupo E

A Rússia pode ter dado o primeiro passo rumo a classificação para a Eurocopa 2008. Os comandados de Guus Hiddink receberam a Inglaterra, e não se intimidaram com o “dream team” inglês. O atacante do Spartak Moscow - Roman Pavlyuchenko - que entrou no segundo tempo, marcou os gols que deram a vitória sobre os ingleses por 2 a 1, em Moscou. Mesmo em terceiro, com 21 pontos, os russos tem um jogo a menos que os ingleses, vice-líderes com 23. A partida restante será decidida contra Israel, enquanto na última rodada, os russos visitam a Andorra e os ingleses recebem a líder do grupo, Croácia.
O primeiro gol do jogo não foi marcado pela beleza, ou por uma jogada trabalhada: Micah Richards deu um bico do canto de defesa, que encontrou Michael Owen. O eterno menino prodígio encontrou Rooney, que encobriu Vladimir Gabulov e abriu o placar.
Hiddink estava impaciente no banco de reservas. A dupla do Spartak, Dmitri Torbinskiy e Pavlyuchenko, entrou na metade do segundo tempo. E foi Pavlyuchenko que aproveitou pênalti sofrido por Zyrianov – e cometido por Rooney -, cobrando com categoria e empatando o jogo. Poucos minutos depois, ele voltou a marcar, aproveitando rebote de Robinson na pancada de Arshavin.

Completando o grupo, a Macedônia goleou Andorra em casa, por 3 a 0. Ilco Naumoski e Goce Sedloski, em 44 minutos, abriram 2 a 0 para os macedônios. Na segunda etapa, os andorrenhos não reagiram, e Goran Pandev, destaque do jogo e craque da Lazio, aproveitou bom passe de Naumoski e fechou o marcador.

Situação do Grupo: Croácia (26 pts), Inglaterra (23 pts) e Rússia (21 pts) lutam por duas vagas para se garantirem na Euro. A vantagem dos croatas, além dos 3 pontos a frente da Inglaterra, é o jogo a menos que lhe resta, contra a Macedônia. Uma vitória garante os croatas na Eurocopa, ano que vem.

Grupo F

O Grupo F também parece encaminhado quanto as duas vagas que ainda restam para a Eurocopa. A Dinamarca, que até rodadas atrás era carta fora do baralho, entrou no páreo com a convincente vitória sobre a Letônia, por 3 a 1. Jon Dahl Tomasson, cobrando pênalti ainda aos sete minutos, abriu o placar, marcando seu 49º gol pela seleção. Martin Laursen aproveitou cruzamento de Rommedahl e ampliou a vantagem. O letão Jurijs Zigajevs, que entrou no intervalo, acertou um ótimo cruzamento para Gorkss diminuir. No fim, Rommedahl aproveitou levantamento de Leon Andreasen e fechou a conta.

Jogando para cumprir tabela, o Liechtenstein recebeu a Islândia e venceu pelo placar mais elástico da história da seleção: 3 a 0. Com o triunfo, a equipe soma 7 pontos, mas ainda permanece em último. A Islândia é a penúltima, somando um ponto a mais.
Aos 27 minutos, Burgmeier, o melhor jogador da partida até então, deu ótimo passe para o camisa 10 Mario Frick abrir o placar. Contando com boas intervenções de Peter Jehle, goleiro do Boavista, o Liechtenstein foi a luta e marcou o segundo e o terceiro, através de Thomas Beck.

Fechando o grupo, a Suécia recebeu a Irlanda do Norte e empatou por 1 a 1, ficando muito próxima da vaga para a Euro 2008. A equipe comandada pelos atacantes Johan Elmander e Zlatan Ibrahimovic parecia consolidar sem dificuldades a sua vaga, quando Tobias Linderoth cobrou falta, Kim Källström desviou e Olof Mellberg completou para o gol, fazendo 1 a 0. David Healy respondeu, mas o chute do artilheiro das eliminatórias passou rente a trave de Isaksson. O jogo continuou aberto no segundo tempo, e o médio Källström, do Lyon,a certou a trave. E já que “quem não faz, leva”, Lafferty entrou na área e passou por dois marcadores, empatando a partida.

Situação do grupo: Suécia (23 pts) e Espanha (22 pts) estão muito próximas de garantirem suas vagas para a Euro 2008, ainda na próxima rodada. Dinamarca e Irlanda do Norte (17 pts) dependem de uma combinação bastante improvável para se garantirem lá.

Grupo G

Eurocopa, aqui vou eu! A terceira e última classificada para a Euro após o término desta rodada é a Ronia, que derrotou Luxemburgo fora de casa por 2 a 0, e retorna a competição após a disputa em 2000. Os comandados do técnico Victor Piturca começaram bem, e por duas tentativas, Nicolae Dică chegou próximo do gol. Porém, antes do intervalo, o atacante do VfB Stuttgart - Ciprian Marica – deu ótimo passe para Florentin Petre marcar o primeiro dos romenos. O segundo também veio com participação de Marica, que recebeu passe de Daniel Niculae e marcou o gol, fechando a conta, garantindo os romenos na Euro que será realizada na Áustria e na Suíça.

Quem deu um importante passo para chegar onde a Romênia está neste momento foi a Holanda. A Laranja Mecânica não teve dificuldades para passar pela Eslovênia, por 2 a 0, e agora só depende de suas forças para chegar a Euro – no caso, vencer Luxemburgo por um placar simples. A dupla Wesley Sneijder – Klaas-Jan Huntelaar começou a surtir efeito aos 14 minutos, quando o atacante do Ajax lançou o winger do Real Madrid, que abriu o placar. Sem Rafael van der Vaart (machucado), além de Robin van Persie e Arjen Robben, que saíram de campo também lesionados, a Holanda explorou bastante a ginga dos dois garotos, que pareciam conduzir a equipe a mais uma goleada. Enquanto Sneijder acertou a trave pela Laranja, Branko Ilič exigiu boa defesa de Maarten Stekelenburg, que substituiu o também lesionado Edwin van der Sar. Porém, a Holanda só ampliou aos 43 do segundo tempo, quando Clarence Seedorf, até então sumido do jogo, serviu Huntelaar, que não desperdiçou e fechou o placar.

Quem praticamente deu adeus a disputa foi a Bulgária. Numa perseguição acirrada contra a Holanda, os búlgaros deram mole e ficaram apenas no empate com a fraca seleção da Albânia, em 1 a 1. Poderia ser pior, caso Berbatov não tivesse marcado o gol de empate aos 42 do segundo tempo!
A Albânia abriu o placar logo aos 32 minutos, quando Dlodian Duro levantou na área e o volante búlgaro Radostin Kishishev mandou contra a própria meta. Petrov e Berbatov eram as principais esperanças para a virada, mas ambos não estavam em noite feliz. A equipe continuava correndo sérios riscos de levar o segundo gol, quando nos últimos momentos da partida, onde os búlgaros já se conformavam com a derrota, Petrov serviu Berbatov, que empatou o jogo. A festa poderia acabar novamente, quando Igor Tomašić tocou a bola com o braço na área. Na cobrança do pênalti, o albanês Skela teve seu pênalti defendido por Petkov.

Situação do grupo: Romênia (26 pts) está classificada para a Euro 2008; Holanda (23 pts) e Bulgária (19 pts) disputam a outra vaga.

Paraguai vence o Uruguai

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite desta quarta-feira, em Assunção, Paraguai e Uruguai fizeram um tradicional jogo do continente válido pelas Eliminatórias Sulamericanas para a Copa 2010. Em um jogo disputado, os donos da casa venceram por 1 a 0 e começaram bem a caminhada para a Copa.


Os uruguaios foram para o jogo com 3 volantes e 3 zagueiros para tentar anular as jogadas dos paraguaios mas não funcionou a estratégia, pois o Paraguai começou pressionando e indo para o ataque. O Paraguai variava as jogadas pelo meio e pelos lados do campo e levou perigo na cabeçada de Cabañas que Carini fez uma boa intervenção. Logo depois, os paraguaios chegaram ao gol. Cabañas invadiu a área pelo lado esquerda e tocou para Valdez, sozinho, empurrar para o gol, aos 18 minutos. O Paraguai, mesmo com o gol, continuou melhor no jogo e criou muitas chances, todas desperdiçadas pelo ataque. O Uruguai estava mal no jogo, não tinha criatividade e não assustava o gol paraguaio. A única boa chance uruguaia no 1º tempo foi um chute defendido por Villar.


O 2º tempo começou e o Paraguai começou a administrar o resultado, tocando a bola. O jogo piorou bastante no 2º tempo, mas o Uruguai melhorou um pouco, mas a falta de criatividade no meio atrapalhou bastante a Celeste. O Paraguai também não criava chances de ampliar e o resultado foi justo por causa do ótimo primeiro tempo paraguaio.


O Paraguai terminou a rodada em 3º lugar, empatado com o Brasil, que é 2º, mas perdendo no saldo de gols, na próxima rodada, os paraguaios enfrentam o Equador em casa. O Uruguai vem uma posição abaixo dos paraguaios com 3 pontos e na próxima rodada recebe o Chile em Montevideu.