sexta-feira, 24 de abril de 2009

CBF não é a única culpada pelo fracasso da Série D

Share |
Por Matheus Mandy

Sou crítico demais da CBF e do senhor Ricardo Teixeira, mas na boa fico puto quando vejo todo mundo colocando a culpa do fracasso da Série D na CBF.

Por mais que seja um regulamento horroroso e confuso, é a tentativa de profissionalizar o futebol brasileiro, e os clubes deveriam ser os mais interessados nisso, mas não, estão apenas visando dinheiro.

Até agora muitos clubes já desistiram da Série D, Ulbra, Veranópolis, Santa Cruz-RS, Democrata e Rio Branco-MG. Fico muito chateado em ver o Joinville, Americano, Vitória da Conquista e Metropolitano se matando para tentar jogar a Série D, mas no campo ficando por muito pouco fora delas. As vagas? Bom, no Rio Grande do Sul a vaga restante que os três clubes acima deixaram passar irá para o São José de Porto Alegre, décimo colocado e em Minas Gerais apenas o Uberlândia confirmou a vaga, o Uberaba que seria o outro beneficiado poderá dar lugar ao Villa Nova, que só escapou do rebaixamento graças ao saldo de gols.

Os clubes também precisam parar de criticar e tentar reverter o quadro. Ano passado o Duque de Caxias subiu para a Série B, conseguindo uma vaga na Série C após três desistências. Viu? Foi mal no estadual, mas conseguiu o acesso para a Série B.

Repito, tinha que haver um parágrafo em qualquer regulamento de estadual onde o clube que o dispute comprometa a disputar a competição subsequente para a qual o estadual dará vaga. Sim, o problema é a questão financeira, compreendo isso. Mas é muito fácil falar que a CBF não repassa verba, e ficar com a bunda na cadeira esperando patrocínio cair do céu.