quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sofrido!! Brasil passa a final

Share |


O dia foi de festa no Mineirão, que se coloriu de  verde e amarelo para a semifinal entre Brasil e Uruguai. Foram mais de 57 mil pessoas que compareceram ao Gigante da Pampulha e deram força para a nossa Seleção, mas também viram uma atuação aquém das possibilidades. No fim, a vitória suada por 2 a 1 levou o Brasil a mais uma final de Copa das Confederações.

O show da torcida visto em Fortaleza e em Salvador se repetiu no Mineirão, onde o hino acabou e a torcida completou no grito. As duas equipes iniciaram o jogo apostando em seus trios. Neymar, Hulk e Fred pelo lado amarelo e Forlán, Suarez e Cavani pelo lado portenho.

Mas quando a partida iniciou, o que se viu foi um Uruguai jogando nos erros brasileiros e dificultando as ações do escrete canarinho. Erro que apareceu aos 12 minutos, quando David Luiz derrubou Lugano na área e o juiz marcou pênalti. E foi Forlán bater, o craque da última Copa do Mundo bateu e Júlio César fez uma excelente defesa, fazendo o torcedor esquecer da falha no jogo contra a Holanda na Copa passada e também levando delírio ao Mineirão.

O jogo em si, após o pênalti, foi muito fraco. O Brasil com o velho problema da criatividade inexistente que vem atrapalhando o time em campo com Oscar apagado em campo. E o Uruguai se preocupando mais em marcar o Brasil, indo pouco ao ataque. A Seleção tinha mais posse de bola, porém, faltava objetividade.

No meio do primeiro tempo, surgiram os pedidos dos atleticanos que foram ao jogo pelo atacante Jô, mas o titular da 9, Fred, tratou logo de calar a boca deles. Eram 41 minutos quando Luis Gustavo lançou Neymar que dividiu a bola com Muslera, dando rebote ao Mineiro, ex-América e Cruzeiro, marcar e fazer a festa com a torcida mineira. 1 a 0 Brasil.

No segundo tempo, o Uruguai veio para cima e logo empatou a partida. Aos dois minutos, Cavani aproveitou trapalhada de Thiago Silva e chutou a direita de Júlio César. 1 a 1 e partida ganhando tons dramáticos.

Com a partida empatada, o jogo voltou ao mesmo panorama do primeiro tempo. Os brasileiros ficando com dificuldades de criatividade e os uruguaios pobres ofensivamente e marcando muito bem. A torcida pediu outro jogador do Galo, Bernard, que foi chamado por Felipão e foi comemorado quando entrou no campo em lugar do esforçado Hulk.

A torcida tinha razão, pois Bernard entrou e melhorou a seleção, armando a movimentação desejada pela torcida. As jogadas começaram a aparecer e as chances ocorreram, até o sumido Oscar apareceu em campo, Oscar que deu lugar a Hernanes, mas o meia da Lázio não alterou muito os rumos do jogo.

E Neymar? O camisa 10 estava sumido em campo e só apareceu de forma curiosa. Quando Alvaro Gonzalez foi substituído por Gargano, o uruguaio passou atrás do jogador brasileiro que estava se preparando para cobrar escanteio e provocou, a resposta de Neymar foi mandar um beijo ironicamente para o jogador da Celeste.

Quando a partida já se encaminhava para uma prorrogação dramática. O Mineirão soltou um grito de alívio com o gol de desempate. Aos 40 minutos, Neymar, no mesmo lado que mandou beijos para o uruguaio, cobrou escanteio e coube a Paulinho, o volante artilheiro, testar para o fundo das redes de Muslera e colocar o Brasil em uma final em casa.  Delírio pela segunda vez da torcida mineira.

Nos últimos minutos, coube ao Brasil se segurar e aguardar o fim do jogo para carimbar a passagem para a final da Copa das Confederações no domingo no Maracanã. E vale uma citação a torcida de Belo Horizonte que deu show na partida de hoje, não deixou de apoiar o time em campo e foi recompensada com a vitória suada.

Amanhã sai o outro finalista da Copa das Confederações com o confronto europeu entre Espanha e Itália que se enfrentam em Fortaleza e terá cobertura do Esporte é Vida.

Outra da Copa das Confederações

- Se em campo, os mineiros deram um show, nos arredores do estádio, os vândalos voltaram a atacar nas manifestações. Assim como no último sábado, a manifestação começou pacífica no centro de BH e seguiu rumo ao estádio do Mineirão, mas os vândalos voltaram a quebrar tudo na barreira de Policiais perto do Gigante da Pampulha. Houve confronto com a PM na Avenida Antônio Carlos.