quinta-feira, 18 de março de 2010

Internacional e São Paulo em ação pela Libertadores

Share |

Por Gabriel Seixas

- Internacional e São Paulo representaram o Brasil nesta quinta-feira pela Libertadores. Dois jogos, nenhuma derrota. O São Paulo atropelou o Nacional, do Paraguai, enquanto o Internacional empatou sem gols com o Cerro, do Uruguai.

- O estádio Atílio Paiva, na cidade de Rivera, no Uruguai, foi pintado de vermelho nesta quinta. A torcida do Inter compareceu em peso, esperando uma vitória sobre o Cerro, que sem sombra de dúvida, é o adversário mais difícil do Colorado nesta fase de grupos. Mas a partida terminou empatada sem gols.

- O futebol do Inter pode ser dividido em primeiro e segundo tempo. Na etapa inicial, a torcida teve motivos para se empolgar. O 4-2-3-1 promovido por Jorge Fossati estava se encaixando bem: D’Alessandro estava de volta, e só por ser o D’Ale, incomodava a defesa adversária. Edu foi um dos melhores do time, bastante incisivo, sobretudo nos primeiros 45 minutos. Giuliano não foi tão bem como de costume, mas incomodou em pelo menos duas oportunidades o bom goleiro Rolero.

- Faltavam jogadas pelas laterais. Kleber descia pouco, e Bruno Silva saía sem qualidade para o ataque. Pode ter sido ordem de Fossati, pois o time estava jogando com dois zagueiros, e não três. O Cerro incomodou pouco. Nem com o apoio da torcida contava. Parecia que o jogo estava sendo disputado no Beira-Rio, tamanha era a presença da torcida Colorada.

- Na etapa final, aí sim, um jogo fraco, digno de zero a zero (não que o primeiro tempo tenha sido vistoso). Fossati colocou Nei na vaga de Bruno Silva, mas não mudou muito. Os laterais continuavam muito presos, e a partida continuava recheada de faltas cometidas e passes errados.

- Fossati irritou a torcida colocando Andrezinho e Taison nos lugares de D’Alessandro e Giuliano. O Inter continua devendo uma atuação digna de Libertadores, ou mesmo digna de Internacional, pois nem na temporada inteira conseguiu fazer uma exibição convincente. Para o elenco que tem, é pouco. Mas a classificação não parece comprometida, visto que o Colorado tem 5 pontos, dois a menos que o Cerro, mas um confronto direto contra os uruguaios no Gigante da Beira-Rio. E a torcida deve comparecer novamente, esperando uma vitória.

- Já o São Paulo não teve nenhuma dificuldade contra o fraco Nacional (Querido): 3 a 0, gols de Dagoberto, Léo Lima e Washington. O Tricolor lidera o Grupo 2 com nove pontos, um a mais que o Once Caldas, que empatou com o Monterrey em 2 a 2. O público do jogo foi bom: mais de 31 mil torcedores. Ricardo Gomes deixou Cicinho no banco, e nem relacionou Marcelinho Paraíba para o banco de reservas.

- O São Paulo só veio engrenar na partida com o gol de Dagoberto, aos 26 minutos. Aliás, o “eterno menino” do tricolor está jogando muita bola. Dois minutos depois, foi a vez de Léo Lima marcar o dele. 2 a 0 de vantagem, jogando no Morumbi, contra um time que não havia pontuado (e continua sem pontos) na Libertadores, não havia como acreditar em outro resultado a não ser vitória do Sampa.

- Washington ainda fez o terceiro gol na etapa final, fechando o placar. Aliás, “Washingol” deu caneta e tudo. Mas, pra variar, também perdeu gols. Teve ‘olé’ e tudo. Mas, para a torcida são-paulina, duas considerações: 1 – o time, pra variar, não convenceu na bola. 2 – Era apenas o Nacional. Que é Querido.

Goleada do Santos e Estaduais

Share |

Por Gabriel Seixas

- A Copa do Brasil tem mais um time classificado para a 3ª fase. Assim como o Fluminense, o Santos só precisou do jogo da ida para eliminar o Remo. No Mangueirão, 4 a 0 para o time da Vila.

- Um jogo contra o Santos é sempre diferente. Você tem que aprender a respeitar os mais novos. Hoje, a garotada novamente fez a diferença: Sem Robinho, Neymar fez dois gols. Um com direito a “estatuation” (todos os jogadores congelaram na comemoração), e o outro de pênalti, o último da partida. E o de 11.500 da história do Santos.

- Os outros dois ficaram por conta de André, que não ganha tantos méritos quanto os outros minutos, mas é fundamental a equipe. Conquistou seu espaço no elenco profissional, e no time titular com muita firmeza.

- Maikon Leite, que estava sumido no elenco profissional do Peixe, entrou e sofreu um pênalti. O volante Rodriguinho, recém-contratado, entrou e fez boa partida. Ele substituiu Ganso, outro que está jogando o fino da bola. Vitória tranquila do Santos, que espera Fortaleza ou Guarani (deve dar Fortaleza) na 3ª fase.

- No Campeonato Cearense, o Maranguape vencia o Itapipoca por 2 a 0, mas vacilou e sofreu o empate. O jogo não interferiu em nada na parte de cima da tabela. Pra fechar, no Campeonato Amazonense, o Nacional venceu o Sul América por 2 a 1 e assumiu a liderança. Roni fez os dois gols do Naca, ambos nos últimos 9 minutos de jogo.

Liga Europa – Oitavas-de-final

Share |

Por Gabriel Seixas

Já estão definidos os oito classificados para as quartas-de-final da Liga Europa. Alemanha, Inglaterra e Espanha classificaram dois times, enquanto os outros dois são da Bélgica e de Portugal.

Surpreendentemente, não há possibilidades de haver um campeão italiano nesta edição da UEL. A Juventus, que abriu uma ótima vantagem no jogo da ida contra o Fulham por 3 a 1, perdeu por 4 a 1 na terra da rainha e está eliminada. E olha que a Juve abriu o placar no segundo minuto de jogo, com Trezeguet, mas Zamora empatou sete minutos depois. Aí entrou em ação o húngaro Gera pelos Cottages: ele marcou um gol no finalzinho da primeira etapa, e outro, de pênalti, no início da etapa final. O placar de 3 a 1 levava a partida para a prorrogação, e com Cannavaro expulso (ainda na primeira etapa), a Vecchia Signora acabou levando o quarto gol aos 37 minutos, do americano Dempsey. E foi um golaço, por cobertura, com classe! Olha que o gol do Fulham demorou a sair, porque o goleiro Chimenti (que substituiu os lesionados Buffon e Manninger na meta da Juve) fez, pelo menos, três boas defesas.

Outro inglês classificado para as quartas é o Liverpool. Sem dificuldades, os Reds atropelaram o Lille por 3 a 0. Pra variar, os destaques da vitória foram os craques Gerrard e Torres, que aos poucos, recuperam a velha forma. Gerrard marcou de pênalti aos nove minutos de jogo. O placar igualava a vitória do Lille por 1 a 0 no jogo da ida, mas a situação seria definida na etapa final: Torres fez mais dois e fechou a vitória. O outro compatriota do Lille que ainda estava na disputa, o Marseille, também perdeu: 2 a 1 para o Benfica, em casa. O artilheiro Niang colocou os franceses na frente, porém Maxi Pereira (que havia marcado para o Benfica no primeiro jogo), empatou. O gol da classificação veio no último minuto, com Alan Kardec, ex-Vasco. Fazendo jus ao nome, um gol espírita, que classificou o Benfica. Antes de entrar no jogo, o técnico dos encarnados, Jorge Jesus, havia dito a Kardec que ele marcaria um gol. E marcou.

Oito gols agitaram o sensacional empate entre Werder Bremen e Valencia, que acabou em 4 a 4. Os valencianistas se classificaram pelos gols marcados nesse jogo, fora de casa, já que no jogo da ida, na Espanha, os times empataram em 1 a 1. E mais do que tudo, essa classificação deve ser creditada a David Villa, o nome do jogo: ele abriu o placar aos 3 minutos, e aos 15, Juan Mata ampliou. Hugo Almeida descontou, mas ainda no primeiro tempo, Villa abriu 3 a 1. O resultado permitia ao Valencia jogar pelo empate, ou seja, sofrer até dois gols para avançar de fase. E acabou levando dois, marcados por Frings, de pênalti, e Marko Marin. Mas ele de novo, David Villa, fez questão de tranquilizar os torcedores espanhois, marcando o quarto gol. Outro artilheiro, Pizarro, empatou para o Werder, mas não foi suficiente para classificar os Papagaios. Villa saiu como herói, assim como David Silva, que deu três assistências, todas no primeiro tempo.

Outro jogo recheado de gols (e emoções) foi entre Anderlecht e Hamburgo, vencido pelo Anderlecht por 4 a 3, mas que classificou o Hamburgo para as quartas, pois os alemães venceram a primeira partida por 3 a 1. Boateng colocou o HSV na frente aos 43 minutos, mas antes do intervalo, os belgas surpreendentemente viraram o jogo, com o menino prodígio Lukaku e Suarez, de pênalti. Biglia e Boussoufa abriram 4 a 2 para o Anderlecht na etapa final, mas os belgas ainda precisavam de mais um gol para garantir a classificação. Resultado: o Hamburgo diminuiu, com Petric, e carimbou a vaga.

O Standard Liège, que derrotou o Panathinaikos por 2 a 0 no jogo da ida, fora de casa, só sustentou a vaga jogando em casa, e vencendo por 1 a 0. O gol foi de Mbokani, no finalzinho do 1º tempo. Wolfsburg e Rubin fizeram um jogo equilibrado: Kasaev colocou o Rubin na frente, garantindo provisoriamente os russos na próxima fase, mas no segundo tempo, Oba-Oba Martins empatou. Como o primeiro jogo entre os times foi 1 a 1, a partida foi para a prorrogação. E no último minuto da etapa final, Gentner fez o gol da classificação do Wolfsburg.

Fechando a rodada, o Atlético de Madrid empatou com o Sporting em 2 a 2, em Portugal, e garantiu sua classificação. O grande destaque da partida foi Agüero: ele abriu o placar aos três minutos, mas aos 19, Liedson empatou para os Leões. Mas aí apareceu novamente Agüero, colocando o Atlético na frente. Aos 45 do primeiro tempo, o brasileiro Anderson Polga empatou. Os gols marcados fora de casa classificaram os espanhois, pois no jogo da ida, a partida terminou sem gols, na Espanha. A partida também ficou marcada pelo confronto das torcidas dos dois times, antes da partida iniciar. Foram atiradas pedras nos arredores do estádio José Alvalade por parte das duas torcidas.

O sorteio dos confrontos das quartas-de-final da Liga Europa será nesta sexta-feira, assim como os da Champions League. O Esporte É Vida vai acompanhar a definição dos confrontos, não perca!

Copa do Brasil – 2ª fase: Jogos de ida

Share |
Por Gabriel Seixas

15 jogos movimentaram a rodada da Copa do Brasil nesta quarta-feira. E apenas um time conseguiu classificação antecipada para a próxima fase: o Fluminense, que venceu o Uberaba fora de casa por 2 a 0. Alan fez os dois gols, em partida que Fred deixou o campo contundido, com suspeita de estiramento.

Outro carioca, o Vasco, abriu a rodada e só empatou em 1 a 1 com o ASA de Arapiraca. Os alagoanos abriram o placar com Júnior Viçosa, mas na etapa final, o destaque cruzmaltino, Philippe Coutinho, empatou de pênalti, com paradinha. O Botafogo também ficou em boa situação ao vencer o Santa Cruz, em Recife, por 1 a 0. Herrera fez o gol da vitória, que só foi concretizada porque os jogadores do Santa não estavam afiados na pontaria. Jogaram melhor, criaram mais chances e ainda perderam um pênalti, com Elvis.

Sem alguns titulares, o Palmeiras foi ao Pará enfrentar o Paysandu e venceu por 2 a 1. Lincoln abriu o placar para o Verdão, mas ainda no primeiro tempo, Bruno Rangel empatou. Na etapa final, Ewerthon sacramentou a vitória (com direito a "Armeration" coletivo na comemoração). Foram os primeiros gols de Lincoln e Ewerthon com a camisa alviverde. Em confronto de times paulistas, Ponte Preta e Portuguesa empataram em 1 a 1. Heverton colocou a Lusa na frente, mas Diego, em linda cobrança de falta, empatou.

Os goianos se deram bem na rodada. O Atlético Goianiense recebeu o Bahia e venceu por 2 a 0. Rodrigo Tiuí, no primeiro tempo, e Marcão, na etapa final, marcaram. Já o Goiás venceu o São José do Amapá por 1 a 0, em Macapá, mas não evitou o jogo da volta. O gol único foi marcado por Rafael Moura. Quem também venceu fora de casa por 1 a 0 foi o Vitória, que derrotou o Náutico com gol de Bida. O Timbu abusou de perder gols, principalmente com Bruno Meneghel.

A grande surpresa da rodada foi a vitória da Chapecoense, lanterna do 2º turno do Campeonato Catarinense, sobre o Atlético/MG por 1 a 0, em Chapecó. O gol do jogo foi marcado por Sagaz, que certamente foi muito “sagaz” para balançar as redes.

Existem trocadilhos piores, como este que vem por aí: o Fortaleza abriu a contagem contra o Guarani com gol de Tatu, que “cavou” (haha) um espaço na defesa do adversário e abriu o placar. Nos acréscimos, Turatto decretou a vitória do Leão por 2 a 0. Outro nordestino, o Sport, empatou com o Paraná em 1 a 1. Poderia ter vencido, se Eduardo Ramos não tivesse perdido um pênalti nos minutos finais.

No Maranhão, o Atlético Paranaense decepcionou e só empatou com o Sampaio Corrêa em 1 a 1. Paulo Baier colocou o Furacão na frente, em cobrança de falta, mas Rhodolfo, contra, deixou tudo igual. O Grêmio derrotou o Votoraty por 1 a 0, com gol de Jonas, e também não correspondeu às expectativas de eliminar o jogo da volta.

Fechando a rodada, o Corinthians Paranaense venceu o Ceará de virada por 2 a 1, em casa. Já o Coritiba saiu na frente do Avaí com gol de Rafinha, mas no último minuto da etapa final, Vandinho fez um golaço para os catarinenses, que terão a difícil missão de vencer o Coxa no Couto Pereira para passar de fase. Amanhã teremos Remo e Santos, em Belém, fechando os jogos de ida da 2ª fase.

Corinthians vence o Cerro Porteño com gol de Ronaldo; Confira também: Estaduais.

Share |
Por Gabriel Seixas

- O Corinthians conseguiu uma importante vitória fora de casa sobre o Cerro Porteño, por 1 a 0, e se isolou na liderança do Grupo 1. O único gol da partida foi marcado por Ronaldo, que quebrou um jejum de cinco jogos sem balançar as redes. O Timão chegou aos sete pontos, quatro a mais que o vice-líder Racing, do Uruguai, que tem um jogo a menos.

- Mano Menezes surpreendeu ao deixar Jorge Henrique no banco e escalar Dentinho como titular. Danilo também começou a partida desde o início, e o time do Corinthians, com três jogadores que sabem marcar na meiuca (Ralf, Jucilei e Elias) não deu chance para os paraguaios. Mano foi inteligente na escalação.

- O destaque negativo do time corinthiano foi o lateral-direito Moacir. Inoperante no apoio, e fraco na marcação, deu espaço para o Cerro atacar por aquela faixa do campo. Mas nada que tirasse a vitória do time alvinegro. A torcida anseia pela volta de Alessandro. Nas arquibancadas, outro fato a se lamentar: torcida do Cerro Porteño atirando objetos na torcida corinthiana. Não é novidade os torcedores do Cerro protagonizarem cenas como essas - aliás, são geralmente bem piores.

- O fato é que o Corinthians não tem um rival à altura no seu grupo. Talvez o Independiente Medellín, mas o próximo jogo entre os times é no Pacaembu, onde é obrigação do Corinthians vencer. Essa vitória no jogo de hoje deixou o Timão em ótima situação. Só um milagre tira o time da próxima fase.

Estaduais na quarta-feira

Alguns estaduais tiveram jogos nesta quarta-feira. Caso do Campeonato Carioca, que teve jogo isolado entre Volta Redonda e Macaé, pela 4ª rodada. Jogando em casa, o Voltaço deu mole nos minutos finais, e perdeu por 2 a 0. Aos 44 do 2º tempo, André Gomes abriu a contagem de falta, e aos 49, Marciel sacramentou a vitória do Macaé, que chegou aos 6 pontos no Grupo 2, na 4ª posição. O Volta Redonda está em 5º no Grupo 1, também com seis pontos.

No Cearense, três jogos pela 6ª rodada do 2º turno. O Crato recuperou a liderança ao vencer o Limoeiro, de virada, por 2 a 1. O ex-líder, Guarany de Sobral, ficou no empate com o Guarani de Juazeiro em 1 a 1. No outro jogo, o Quixadá surpreendeu e venceu o Ferroviário por 2 a 1, com dois gols de Bruno.

Por fim, no Campeonato Amazonense, quatro jogos: são simplesmente quatro times empatados com 12 pontos na liderança até o momento. Um deles é o Fast/Ulbra, que derrotou o Manicoré por 3 a 1, com direito a dois gols de Marinélson. Outro é o Penarol, que manteve 100% de aproveitamento em casa ao derrotar o atual campeão América por 2 a 1.

Outro time com 12 pontos é o Princesa dos Solimões, que fez nada mais, nada menos que 4 a 0 no tradicional São Raimundo, que vive fase lamentável: é o antepenúltimo, e não deve passar dali. O outro time que está na liderança é o Sul América, que enfrenta o Nacional (10 pontos) amanhã. Qualquer seja o placar do jogo, teremos um líder. E pra fechar, o Manaus Compensão goleou o lanterna ASA por 4 a 0 e chegou aos 10 pontos, despontando como zebra na briga pelo 1º turno.

Flamengo joga mal, e perde o jogo e a liderança para a Universidad de Chile

Share |
Por Gabriel Seixas

No confronto dos líderes do Grupo 8, o Flamengo defendia o 100% de aproveitamento nesta edição da Libertadores contra a Universidad de Chile, em Santiago. Os torcedores da “La U” deram um show nas arquibancadas (justamente no estádio do maior rival, Colo Colo), e viram seu time vencer por 2 a 1. Os gols dos chilenos foram marcados por Vargas e Seymour, e no intervalo deles, Rodrigo Alvim fez o único gol do Flamengo, que cai para a vice-liderança do grupo com seis pontos, um a menos que a Universidad de Chile. Os dois times voltam a se enfrentar na próxima rodada, no Maracanã.

A partida não foi muito boa no primeiro tempo, mesmo porque os dois times não pareciam muito inspirados. O Fla teve a primeira chance, aos cinco minutos: Juan cobrou falta e Adriano cabeceou no travessão.

O time rubro-negro parecia sem vontade, errando muitos passes. O Império do Amor não funcionou em nenhum momento da partida, o que prejudicou o desempenho do time. Tanto que o outro lance de perigo do time, aos 29 minutos, veio de um bicão da defesa. Vagner Love controlou a bola e arriscou, mas a bola foi por cima.

Quatro minutos depois, outra tentativa rubro-negra, essa muito mais clara. Vinicius Pacheco cobrou escanteio, Álvaro desviou e Vagner Love, sozinho, testou pro gol, mas Conde espalmou. Aos 37, foi a vez de Adriano arriscar de longe, como nos velhos tempos. A bola passou com perigo.

As melhores chances eram criadas pelo Flamengo, mas a Universidad de Chile não estava morta. E como prova disso, aos 43 minutos, veio o gol. Montillo cruzou da direita, e Eduardo Vargas se antecipou a Bruno, completando de cabeça para o gol.

Andrade não mexeu no intervalo. Mas poderia ter mexido. Kleberson estava muito mal no meio-campo, errando muitos passes, assim como Vinicius Pacheco, que já está devendo uma boa atuação. O time rubro-negro sentia a falta de um volante de contensão, pois Willians sozinho não dava conta.

O outro volante era Rodrigo Alvim, e foi dele o gol de empate aos cinco minutos. Léo Moura tabelou com Adriano e bateu pro gol, mas Conde espalmou. Na sobra, Alvim tocou para o gol vazio, no ângulo, fazendo seu segundo gol na Libertadores. Os chilenos reclamaram de uma possível participação irregular de Vagner Love no lance (estava impedido), que realmente aconteceu.

A partir daí, os chilenos começaram a sufocar o Flamengo. Aliás, a Universidad de Chile logo retomou a vantagem, aos 10 minutos. Seymour arriscou um chute da intermediária, e Bruno falhou feio: deixou a bola escapar debaixo de seus braços.

Bruno se redimiu (ou não) em uma série de ocasiões. Aos 13, ele evitou um gol de Montillo, que desceu pela esquerda e cortou um zagueiro antes de bater. Aos 16, foi a vez de Olivera arriscar, e Bruno fez uma defesa sensacional. Percebendo a apatia de seu time (tardiamente), Andrade pôs Fierro no lugar de Kleberson. Petkovic parecia uma opção melhor.

A situação não surtiu efeito, e a La U continuou a pressionar. E novamente com Olivera, teve nova chance de ampliar, mas novamente Bruno salvou o Flamengo. O time rubro-negro só veio acordar aos 25 minutos, num chute cruzado de Fierro, que Conde encaixou. Nem parecia que os jogadores do Fla estavam jogando uma Libertadores, tamanha a apatia do time.

O Flamengo voltou a escapar de levar o terceiro gol aos 27 minutos. Contreras tentou um cruzamento da direita, mas quase acabou encobrindo Bruno, que espalmou pra escanteio.

A última chance de empate do Flamengo veio aos 33 minutos. Vagner Love entrou livre pela esquerda (se antecipando a Petkovic, que também estava no lance), e na hora da conclusão, cara a cara com Conde, chutou pra fora a chance de sair de Santiago com um ponto ganho. Foi a segunda derrota do time na temporada, depois da semifinal da Taça Guanabara, em que o time perdeu para o Botafogo por 2 a 1. Resta ao Fla vencer o novo confronto entre os times, no início de Abril, para recuperar a liderança do grupo.