quinta-feira, 1 de maio de 2008

Blues comemoram ida histórica para a final da UCL

Share |

Por Fernando Murilo


Em uma partida excepcional, o time do Chelsea bateu ontem, em Londres, a equipe do Liverpool pelo placar de 3 a 2 e garante pela sua primeira vez na história uma vaga para a final da competição européia mais histórica.

A Partida:

Desde o começo da semana, o treinador Rafa Benítez vinha fazendo fortes declarações sobre o adversário da noite de ontem em Londres, causando um certo frisson em todos os jornais da terra da Rainha. O principal criticado dentre os citados pelo treinador dos Reds, o atacante Didier Drogba, entrou em campo com uma vontade fora do comum, para rebater as críticas dentro das quatro linhas.

Porém, mais experiente, os Reds buscavam os meandros do campo para matar a equipe londrina com as já tradicionais jogadas do capitão Gerrard. Entretanto, esse astro ficou totalmente apagado, ajudando muito pouco na criação das jogadas, sobretudo pela forte marcação da cabeça-de-área dos Blues.

Diante disso, a marcação foi a tônica deste espetáculo, com os volantes tendo uma participação destacada. Claude Makélele pelo lado dos Blues e Javier Mascherano pelo Liverpool se mostravam bem eficientes em seus setores. E num tipo de jogo como este, a técnica individual é o que pode decidir.Pois bem, Kalou em uma jogada individual driblou Abreloua e mandou um balaço de fora da ares, Pepe Reina espalmou e Didier Drogba estava lá para empurrar o rebote, abrindo o marcador.

Após o intervalo, os Reds ajustaram a criatividade do meio-campo, provocando um retraimento natural dos Blues. Porém, após uma linda jogada individual de Benayoun, este rolou para El Niño Torres pegar de bate-pronto e balançar as redes do arqueiro Peter Cech.

A partir do empate, as jogadas começaram a ser mais ousadas, com o meia improvisado na lateral Essien fazendo brilhantes arrancadas pelo flanco direito. Entretanto, o resultado permaneceu igual, levando o jogo para prorrogação.

Na prorrogação é que o jogo esquentou! Após uma jogada individual, a bola sobrou na entrada da área para Essien marcar, mas como Drogba estava a frente do arqueiro Pepe Reina em posição irregular, o gol foi invalidado. No lance seguinte, Michael Ballack, meio sumido em campo, fez jogada na entrada da área, onde Hyppia o derrubou, causando um pênalti que o meia Lampard, que na quinta-feira passada perdeu a mãe fazendo inclusive uma comemoração emocionada, conferiu para os Blues: 2 a 1.

Os Reds se jogaram ao ataque desenfreadamente, com as entradas de Babel e Pennant forçando o jogo pelas pontas. Porém, essa exposição causou o golpe final. Em jogada pela direita, Ballack rolou para Anelka, que havia entrado há poucos instantes, rolar rasteiro para Drogba marcar seu segundo tento na partida.

De nada adiantou o golaço de Ryan Babel, acertando um pombo sem asa de longe, vencendo o arqueiro Cech, pois com os 3 a 2, os Blues estão pela primeira vez na história disputando uma final do campeonato europeu de clubes. É aguardar o grande confronto em Moscou!

Galo Mineiro derrota o Náutico pela Copa do Brasil

Share |

Por Fernando Murilo

Em partida realizada no dia 30 de Abril, em pleno Mineirão, o Atlético-MG derrotou a equipe alvirrubra pelo placar de 1 x 0 , gol anotado pelo atacante Danilinho.

A partida

O treinador da equipe pernambucana Roberto Fernandes resolveu jogar de acordo com a vantagem obtida pela primeira partida, no Recife. Ao invés de utilizar o esquema 3-5-2, tática habitualmente utilizada pelo treinador, ele resolveu optar pelo esquema 3-6-1, reforçando assim a marcação do meio-campo com Alex Sandro.

Já pelo lado da equipe mineira, o treinador Geninho, que, segundo fontes, está em vias de negociação com o Flamengo-RJ, ousou bastante em sua formação, utilizando 4 homens de frente que não possuem como preocupação inicial a marcação, tendo como principal destaque na armação Dejan Petkovic.

O time mineiro vinha passando por uma crise, já que veio de um resultado insatisfatório sobre o maior rival no estado (Cruzeiro) e precisava acima de tudo passar de fase.

Pois bem, o que se viu foi um jogo sem muita criatividade e uma equipe alvirrubra mais bem postada pelo reforço na marcação, buscando sempre a articulação pelo meio-campo com o meia Geraldo. O atacante Felipe, isolado, pouco produziu na primeira etapa, deixando a sensação clara q a equipe do alvirrubro de Rosa e Silva buscava o empate.

Já pelo lado atleticano, o meia sérvio Petkovic mostrava as principais oportunidades para a equipe, criando boas jogadas seja com a bola rolando, seja por bolas paradas. Porém a ineficiência do trio de atacantes, composto por Marques, Danilinho e Almir, prejudicou a equipe mineira.
Veio a segunda etapa e o Náutico realizou de cara a entrada do atacante Warley, para melhorar o combate e a posse de bola do setor ofensivo.

Porém, mais bem postado e pressionando bastante, o Atlético tentou em várias bolas alçadas na área as chances do tão esperado gol que garantiria a classificação. E ele veio através de uma jogada de linha de fundo do jovem atacante Renan Oliveira, que tocou rasteiro para Danilinho de carrinho abrir a contagem.

O que se viu a partir daí foi um jogo bastante emocionante, pois enquanto o Náutico buscava um gol para garantir a vaga para a próxima fase, chegando a colocar bolas na trave com Warley, Ruy e o zagueiro Vágner. Enquanto isso, o Atlético-Mg usava o contra-ataque como arma para matar a partida, porém sem muita objetividade.

E mesmo com todo o esforço ofensivo da equipe pernambucana, o placar terminou mesmo no 1 a 0, provocando sua eliminação.

Outros Resultados e Próximos confrontos - Por Saimon Nouh e Leonardo Martins

Sport-PE 4x1 Palmeiras-SP - Sport Classificado
Romerito (3) e Dutra; Alex Mineiro

Corinthians-SP 4x0 Goiás-GO - Corinthians-SP classificado
Diogo Rincón (2), André Santos e Herrera

Atlético-GO 1x2 São Caetano-SP - São Caetano classificado
Lindomar; Wellington e Hernani

Juventude-RS 3x1 Corinthians-AL - Corinthians-AL classificado
Mendes (2) e Michel; Fabio Neves

Quartas de Final

Atlético-MG x Botafogo-RJ
Corinthians-SP x São Caetano-SP
Inter-RS x Sport-PE
Vasco-RJ x Corinthians-AL

Cruzeiro perde mas sai no lucro em La Bombonera

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite desta quarta-feira, no caldeirão de La Bombonera, o Cruzeiro abriu as oitavas-de-final da Libertadores para os clubes brasileiros ao enfrentar o atual campeão da competição, o Boca Juniors. O Cruzeiro fez uma péssima partida e perdeu por 2 a 1, mas este gol fez a equipe celeste continuar na disputa.

O técnico Adilson Batista colocou o volante Fabrício no lugar de Jadilson na escalação da equipe azul. Com essa escalação, o Cruzeiro ficou perdido em campo no 1º tempo. O Boca incentivado por sua fanática torcida, foi para cima dos brasileiros e logo chegou ao gol. Aos 6 minutos, Riquelme tabelou com Gonzáles e livre de marcação, mandou no canto de Fábio. Os argentinos viram que os brasileiros estavam desarrumados em campo e continuaram em cima dos celestes. Aos 15 minutos, após bela troca de passes, Palermo chutou com perigo. Os brasileiros não criavam chances, erravam muitos passes e permitia o Boca atacar. A única chegada eficiente da equipe mineira na etapa inicial foi com Ramires que chutou alto, aos 29 minutos. O Boca chegou novamente tabelando e Palermo errou o gol. Aos 45 minutos, o Cruzeiro reclamou de pênalti de Maidana que colocou a mão na bola, mas o juiz não marcou. O resultado de 1 a 0 já era considerado bom devido as circunstancias do jogo. Os argentinos foram muito superiores mas pecaram nas finalizações.

O panorama do jogo não se alterou na 2ª etapa. Os portenhos mandando no jogo e criando muitas oportunidades para matar o jogo, porém perdendo muitas destas chances. A raposa melhorou um pouco, mas continuava acuada em campo e errava muitos passes. O segundo gol boquense quase saiu com os atacantes Palácio e Palermo, este último abusava do direito de perder gol. aos 15 minutos, Adilson mexeu no time ao tirar o atacante Guilherme para a entrada de Jonathan, para reforçar a marcação do lado direito do campo. Mas foi por aquele lado que o Boca chegou ao gol. Aos 19 minutos, em mais uma boa trama Argentina, Riquelme lançou Datolo e o atacante driblou Thiago Heleno e chutou. 2 a 0 Boca e a vaga ficava longe. O goleiro Caranta trabalhou pela 1ª vez na partida aos 21, Charles acertou um bom chute de esquerda e o goleiro argentino fez boa defesa. O Boca perdeu a chance mais inacreditável do jogo. Aos 27 minutos, Palermo surgiu livre e chutou na saída de Fábio, mas a bola bateu na trave. Como diz o ditado: “Quem não faz, leva”, o Cruzeiro chegou ao gol salvador. Aos 32, Fabrício pegou um bom chute
de longe, a bola desviou em Gonzáles e enganou Caranta. Após o gol, as duas equipes ficaram satisfeitas com o resultado da partida e esperaram o final do jogo. final que foi antecipado por causa da pedra que acertou o bandeirinha, o objeto foi jogado da torcida Argentina. O lance foi posto na sumula da partida e será julgado amanhã na sede da Conmebol. O resultado da partida poderá ser alterado com vitória cruzeirense por 3 a 0.

Caso o resultado do jogo seja mantido, o Cruzeiro precisa de uma vitória simples na semana que vem no Mineirão para seguir adiante na Libertadores.