quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Goiás vence e assume a segunda colocação

Share |

Por Leonardo Martins

Na continuação da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, Goiás e Flamengo encheram o Serra Dourada para um bom jogo. Os goianos fizeram 2 a 0, levaram o empate, mas no fim fizeram 3 a 2, assumindo a segunda colocação

Estreante Denis Marques perdeu o primeiro, o segundo e o terceiro passe que recebeu. Daí explica-se o domínio do Goiás. O Flamengo simplesmente não conseguiu manter a posse de bola no campo ofensivo

O primeiro chute de perigo foi aos 11 minutos, Felipe Menezes arriscou, Bruno defendeu parcialmente e Aírton teve de colocar para escanteio impedindo a finalização de Iarley. Na chance seguinte saiu o primeiro gol. Amaral subiu mais do que Denis Marques e cabeceou no canto esquerdo de Bruno.

Sem receber bolas pelo ineficiente sistema de criação rubro-negro, Adriano saiu da área para buscar o jogo. Aos 18, ele conduziu, finalizou de fora da área e Harlei teve dificuldade para espalmar.

Quando a partida estava equilibrada, um erro do árbitro Heber Roberto Lopes garantiu o segundo gol ao Goiás. Após cruzamento na área, Léo Lima empurrou Willians e chutou forte de esquerda para ampliar.

O Rubro-Negro teve a chance de diminuir aos 31, mas Denis Marques esbarrou na agilidade de Harlei quando finalizou na entrada da grande área.

Apesar de ter mais posse de bola, o time visitante sofreu com erros de passes, e o buraco defensivo. Júlio César aproveitou a brecha, aos 40, e bateu cruzado, rente à trave do goleiro Bruno, e por pouco não fez o terceiro. O mesmo Júlio César driblou Welinton, Everton, mas bateu em cima do arqueiro rubro-negro.

O Flamengo voltou para o segundo tempo com Petkovic e Bruno Paulo nas vagas de Kleberson e Denis Marques respectivamente, ganhando em movimentação e criatividade. Logo aos dois minutos, a mudança surtiu efeito. Adriano foi puxado dentro da área. Na cobrança do pênalti, Adriano escorregou, mas mesmo assim colocou forte no centro do gol e diminuiu.

O gol trouxe emoção ao jogo. Agitadas, as torcidas incentivaram os times. Aos cinco, Pet driblou um adversário e bateu de longe, mas para fora. A reação se confundiu com o nervosismo. Aírton, Willians, Léo Moura... Todos reclamaram de marcações do trio de arbitragem.

Recuado, o Goiás trouxe o adversário para o campo defensivo. E pagou caro aos 33. Petkovic fez linda jogada individual, passou por dois adversários e chutou no canto esquerdo de Harlei. Um golaço.

A partida ficou emocionante. Aos 41, Zé Carlos deu um peixinho e por pouco não garantiu a vitória dos goianos. Mas o gol derradeiro saiu aos 45. Iarley recebeu na área de Léo Lima e chutou no alto. Festa goiana no Serra Dourada.

Outros jogos

Náutico 1x0 Corinthians
Gilmar

Coritiba 0x1 Santos
Paulo Henrique Ganso

Furacão surpreende o Cruzeiro no Mineirão

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro fez jogo de 6 pontos contra o Atlético-PR no Mineirão. Novamente, as expulsões atrapalharam a Raposa que foi surpreendida pelo Furacão. Uma derrota por 2 a 0 que instaurou a crise na equipe celeste.

O jogo começou com muito equilíbrio, mas pouco futebol. Os paranaenses sempre dependiam das jogadas de Paulo Baier, como no gol anulado de Rhodolfo. Os cruzeirenses encontraram uma marcação eficiente da equipe sulina, um verdadeiro ferrolho. Ferrolho que aumentou quando Bruno Costa foi expulso ao receber o segundo amarelo.

Com um a mais, o Cruzeiro resolveu colocar mais um atacante, Soares no lugar de Elicarlos, porém, a vantagem numérica não foi aproveitada. O time mineiro ficava rondando a área paranaense, mas não conseguia furar a barreira. Por isto, o clube azul só conseguia chutar de longe, mas na única boa chance deste 1° tempo, Bernardo chutou por cima.

Pelo 4° jogo seguido, o Cruzeiro teve jogador expulso, desta vez foi Bernardo que recebeu dois amarelos ainda na 1ª etapa e foi para o chuveiro mais cedo. No intervalo, a esperança de vitória estava na torcida.

Na volta da segunda etapa, o técnico azul tirou Athirson e colocou Diego Renan, Henrique que quebrou um galho na lateral direita, foi para a esquerda. Com o mesmo número de jogadores em campo, o jogo ficou mais aberto e o Furacão acabou marcando. Aos três, Paulo Baier cruzou e Marcinho empurrou para as redes. 1 a 0 Furacão.

Com o gol paranaense, os mineiros se desesperaram em campo ainda mais com as chances perdidas. Wellington Paulista foi o que chegou mais perto e exigiu duas defesas fantásticas de Gallato. Wellington saiu para a entrada de Rômulo. A situação piorou para os azuis quando o Gladiador Kleber foi expulso ao receber o segundo amarelo. Foi a 11ª expulsão cruzeirense no campeonato.

Com a vantagem no placar e no número de jogadores, o Atlético-PR aproveitou-se do desespero cruzeirense para fazer o segundo. Aos 42, Gabriel driblou Marquinhos Paraná e chutou no canto de Fabio, 2 a 0 Rubro-negro. E vaias para a equipe cruzeirense.

O Atlético saiu da zona vermelha com 18 pontos e o Cruzeiro permanece próximo a ela com 17.
Outros Jogos

Avaí 1x0 Santo André
Wilian
São Paulo 3x1 Botafogo
Jorge Wagner, Dagoberto e Washington; Lúcio Flávio