segunda-feira, 23 de junho de 2014

Brasil rumo a Belo Horizonte e México rumo a Fortaleza

Share |


A última rodada do Grupo A foi boa e com muitos gols. Em Brasília, o Brasil recuperou seu futebol e venceu com tranquilidade a seleção camaronesa por 4 a 1, garantindo o primeiro lugar da chave. Já no Recife, Croácia e México decidiram a segunda vaga no grupo, os mexicanos, apoiados pela torcida, conseguiram a vitória por 3 a 1.

O Brasil voltou com o time da Copa das Confederações com a volta de Hulk no lugar de Ramires. Camarões, já eliminado, não contou com Eto’o, machucado, mas endureceram o jogo. No Recife, as duas equipes entraram com o que tinham de melhor, os croatas com Modric e Mandzukic e os mexicanos com Giovani dos Santos e Rafa Marquez.

A bola rolou nos dois jogos. No Nacional, o Brasil conseguiu se impor diante dos africanos e, desde os primeiros minutos, dominou o jogo com movimentação e posse de bola. A torcida apoiou e fez uma bonita festa, porém, a lateral direita continuava falha. Neymar, mais uma vez, era a referencia e chamou a responsabilidade para si criando jogadas e infernizando a zaga camaronesa.

Já no Recife, os croatas começaram melhores, mas esbarraram na defesa mexicana que estava bem disposta. As chances apareceram no lado mexicano para a alegria da grande torcida mexicana que invadiu a capital pernambucana. Herrera acertou o travessão e Peralta perdeu um gol feito.

Em Brasília, Camarões assustava em chegadas, mas tinha uma defesa frágil. Explorando esta fragilidade que os anfitriões abriram o placar com o craque da equipe, Neymar. Aos 17, Luiz Gustavo apareceu na esquerda e cruzou para o camisa 10 fazer a festa dos quase 70 mil torcedores que compareceram.  A vaga estava encaminhada.

No Nordeste, o gol brasileiro animou o jogo, mas as chances continuavam escassas. Voltando a Capital, o gol de Neymar relaxou a Seleção e Camarões cresceu em campo, em uma sequencia de bolas levantadas, quase que Thiago Silva marcou gol contra, pois a bola bateu na trave. Na sequencia, Matip aproveitou e empatou o jogo. Se Camarões virasse o jogo e o jogo na Arena continuasse sem gols, as vagas eram das duas Seleções.

Porém, quando se tem um jogador como Neymar, a torcida pode esperar que ele resolve. E foi isto que aconteceu, aos 35, o craque fez ótima jogada e chutou no contra- pé de Itandje para explodir o Mané pela segunda vez. E quase fez o terceiro ao pegar um lindo chute de primeira, mas esbarrou na defesa de Itandje. Alivio com o futebol apresentado no primeiro tempo.

Primeiro tempo, que no Recife terminou sem muitas emoções. Emoções que viriam no segundo tempo em muita quantidade. O resultado em Brasília dava a classificação ao México, por isso, a Croácia foi com tudo para cima, mas viu um atropelo dos mexicanos.

Os gols mexicanos ficam para depois, já que no Nacional, Felipão mudou e não se arrependeu. Fernandinho entrou na vaga do sumido Paulinho e deu outra cara ao time brasileiro. Em quatro minutos, o volante do Manchester City já tinha feito mais que o anterior em dois jogos e meio. Outro sumido neste período, Fred, enfim, apareceu ao chutar para a defesa do goleiro camaronês. Até as boas jogadas reapareceram e sem depender de Neymar. O camisa 9 fez o gol e quebrou o jejum, aos 4, Marcelo cruzou e o atacante estava lá para marcar seu primeiro gol no Mundial do Brasil.

Com o primeiro lugar praticamente garantido, o Brasil tirou o pé e fez um jogo de toque de bola. Em Recife, o México chegou a ameaçar o primeiro lugar do Brasil com três gols rápidos e um verdadeiro atropelamento. Começou aos 25 com o gol de Rafa Marquez, de cabeça, o que garantiu a vaga aos mexicanos e fez explodir a torcida verde em Pernambuco. Quatro minutos mais tarde foi a vez de Guardado fazer o segundo e aos 36, Chicharito Hernandez, que havia saído do banco, anotou o terceiro gol mexicano e igualou o saldo brasileiro. Se acontecesse mais um  gol de Camarões ou do México,  o Brasil jogaria contra a Holanda.

Mas para sacramentar a posição na chave, a novidade da equipe brasileira, Fernandinho, concluiu boa trama entre Oscar e Fred e fez o quarto gol brasileiro. O ex-Atlético-PR garantiu, com essa entrada, praticamente, a vaga no time titular. Neymar ainda foi poupado ao dar lugar a Willian no meio da segunda etapa. O bom futebol e a torcida voltaram aos jogos do Brasil.

Em Recife, Perisic fez o de honra dos croatas já no fim de jogo, mas nada que atrapalhasse a vitória e a classificação mexicana as oitavas de final que foi bastante comemorada diante da torcida do país dos sombreiros. O México faz um confronto com a poderosa Holanda, o jogo é no domingo em Fortaleza.

A próxima parada da Família Scolari é em Belo Horizonte. O Brasil faz as oitavas-de-final no Gigante da Pampulha contra um freguês nosso, o Chile, sábado. O jogo terá cobertura in loco do Esporte é Vida.

Jogos de Amanhã

Grupo D – 13h – Natal – Uruguai x Itália
                            Belo Horizonte – Costa Rica x Inglaterra

Grupo C – 17h – Cuiabá – Japão x Colômbia
                            Fortaleza – Costa do Marfim x Grécia

Holanda vence o Chile

Share |


A Arena Corinthians viu uma decisão na abertura da 3ª rodada. Decisão entre Holanda e Chile para o primeiro lugar do Grupo B da Copa do Mundo. Os holandeses foram precisos dentro da sua tática e ganharam por 2 a 0 e conseguiram a liderança do Grupo.

Já classificadas, as duas equipes mudaram um pouco a escalação. O Chile sem Vidal, poupado, mas contando com a torcida que lotou parte da Arena Corinthians. A laranja sem o artilheiro van Persie, suspenso, com isso, Kuyt entrou em seu lugar. Coube a Robben aparecer como a referencia do time.

Quando a bola rolou se viu um jogo de muito estudo e poucas chances no primeiro tempo. O Chile tinha o domínio da posse de bola, mas encontraram uma muralha laranja intransponível, pois os holandeses procuraram jogar no contra-ataque.

Foi um primeiro tempo um pouco sem graça para os brasileiros que foram a Arena Corinthians. Chance de gol só apareceu aos 38 minutos quando Robben puxou contra-ataque e chutou com perigo para o gol de Bravo e foi este o primeiro tempo.

No segundo tempo, o jogo continuou sem chances e Robben o único que tentava algo por parte da Holanda. No inicio da etapa, o camisa 11 exigiu grande defesa de Bravo com um chute característico pela diagonal.

Jorge Sampaoli, técnico da Roja, promoveu a entrada de Valdívia para melhorar a armação. O “Mago” entrou para a alegria dos palmeirenses no estádio e vaias dos corintianos. Mas o camisa 10 chileno pouco mudou a seleção que continuava preso a muralha holandesa.

Percebendo a zaga baixa do Chile,  van Gaal promoveu a entrada do grandão Fer no lugar de Sneijder, apagado. E a tática deu certo. Aos 31, Janmat cruzou com precisão para o centroavante cabecear longe do alcance de Bravo. Festa laranja em São Paulo.

Robben voltaria a aparecer nos acréscimos para sacramentar a vitória laranja. Em outra arrancada do holandês, ele cruzou para Depay rolar para o gol de Bravo. Era o primeiro lugar da chave garantido.

Os adversários dos dois times nas oitavas-de-final serão conhecidos ainda nesta segunda-feira com a definição do grupo A.

Austrália 0x3 Espanha

Em Curitiba, os campeões mundiais não saíram do Brasil com zero ponto. A Espanha derrotou a Austrália num jogo com cara de amistoso por 3 a 0. David Villa, em um golaço de letra, abriu o placar no primeiro tempo para os espanhóis. Na etapa final, Fernando Torres e Juan Mata completaram o placar para a despedida melancólica da Fúria desta Copa no Brasil.

Empate emocionante na Amazônia

Share |


A Copa chegou a metade dos jogos disputados, no 32º jogo, Portugal e Estados Unidos realizaram mais um jogo emocionante em Manaus. Os lusos iam dando adeus ao Mundial até os 49 minutos da segunda etapa quando marcaram o gol de empate em dois gols.

Portugal entrou em campo com uma nova formação, alguns lesionados, outros expulsos e mais alguns por ordem técnica, mas o craque Cristiano Ronaldo continuava sendo a referencia do time. Já do lado americano, também algumas alterações.

O calor de Manaus estava lá e era adversário para as duas equipes. Portugal foi para cima e logo conseguiu o gol. Aos cinco, cruzamento da esquerda e a zaga falhou, a bola sobrou para Nani fuzilar Howard e fazer a festa portuguesa na Amazônia.

Querendo descontar a goleada sofrida para a Alemanha, os lusos não diminuíram o ritmo, mas se desconcentrava na defesa e dava espaços para Dempsey e Bradley. Foram quatro oportunidades da dupla, mas que não foram com sucesso. Era um bom jogo e com velocidade apesar do clima quente e úmido da Amazônia. CR7 estava apagado como na estreia em Salvador e contribuía para o pouco volume português.

Somente aos 44 minutos que Portugal teve outra chance para aumentar o marcador. Nani encheu o pé e Howard falhou, a bola bateu na trave e voltou para o próprio português que exigiu uma grande defesa do arqueiro norte-americano. Ainda no primeiro tempo, teve a primeira parada técnica por conta do calor manauara.

No segundo tempo, os norte-americanos seguiam mais efetivos no jogo e criando chances. Aos 9,  Bradley quase fez  ao chutar e Ricardo Costa tirar em cima da linha; Aos 18, Jones fez um golaço ao acertar um chute longe do alcance de Beto, 1 a 1 e festa Ianque.

O gol acordou os portugueses que foram para cima com Nani e Cristiano Ronaldo, mas, novamente, os portugueses se descuidaram na defesa e tomaram o gol. Aos 36, Zusi cruzou e Dempsey fez de barriga. 2 a 1 e os portugueses estavam dando adeus a Copa.

Mas, no último lance, aos 49, Cristiano Ronaldo cruzou e Varela apareceu para cabecear e dar uma sobrevida aos portugueses na Copa. 2 a 2 e fim de jogo.

Na última rodada, todas as equipes do grupo tão com chance de classificação. No Recife, a favorita Alemanha pega os Estados Unidos e em Brasília, Portugal enfrenta Gana. As duas partidas acontecem na quinta-feira.

A terceira rodada começa nesta segunda-feira com as definições dos Grupos A e B. As 13h, os classificados Holanda e Chile duelam em São Paulo para ver quem fica em  primeiro lugar no Grupo B. No mesmo horário, Austrália e Espanha fazem uma triste despedida em Curitiba. As 17h, o Brasil precisa da vitória contra Camarões, já eliminado, em Brasília, para terminar em primeiro lugar na chave. Já México e Croácia fazem confronto direto para ver quem se classifica no Recife.