segunda-feira, 24 de maio de 2010

Flamengo esquece trauma na Libertadores e derrota Prudente

Share |

Por Gabriel Seixas


- O Flamengo entrou em campo para enfrentar o Grêmio Prudente visando a reconciliação com a torcida, após mais uma dramática eliminação na Libertadores. Bem, mas se contarmos apenas os que compareceram ao estádio, apenas 3.978 pagantes teoricamente esqueceram a perda da vaga no último meio de semana. Mesmo diante de um Maracanã vazio, o Fla venceu por 3 a 1. Pra variar, com dificuldades.

- Além de Kleberson, que se juntou ao grupo da seleção brasileira em Curitiba, o técnico rubro-negro Rogério Lourenço ganhou os desfalques de Petkovic e Adriano, ambos lesionados. As novidades ficaram por conta do jovem Camacho no meio-campo, e de Bruno Mezenga no ataque, este que deve ser emprestado a um time polonês já nesta segunda-feira. Mesmo modificado, os cariocas atuaram bem no primeiro tempo, porém abusaram de perder gols.

- Aos 14 minutos, Camacho tabelou com Leo Moura e chutou em cima do goleiro Márcio. Pouco depois, foi a vez de Vagner Love receber bom passe, e cara a cara com o goleiro, chutar rente a trave. Após perder inúmeras oportunidades de balançar as redes (foram dez só no primeiro tempo), o Fla inaugurou o placar. No último minuto da etapa inicial, pênalti de Diego em Camacho. Vagner Love, o Artilheiro do Amor, converteu.

- E o Prudente? Bem, o time paulista demorou a acordar no jogo. Mas quando finalmente os paulistas resolveram ameaçar o Fla, nos primeiros minutos da etapa final, empataram o jogo. O estreante Wanderley recebeu de Henrique Dias, invadiu a área e tocou na saída de Bruno para deixar tudo igual.

- E foi justamente essa a principal virtude do Prudente no jogo: voltar com outra postura para o segundo tempo. Pressionando o Flamengo e chegando com mais freqüência ao ataque, os paulistas foram mais incisivos, e tiveram boas chances de virar o jogo. Bem, também escaparam de sofrer o segundo, quando Leo Moura cruzou, Michael desviou, e o goleiro Márcio salvou o Prudente. Pouco depois, Michael, vaiado, foi substituído por Vinicius Pacheco, que surpreendentemente começou o jogo no banco de reservas.

- Pouco depois foi a vez do jovem Diego Mauricio, artilheiro do Sub-20 flamenguista e recém-promovido ao time profissional, substituir Bruno Mezenga, o ‘Rei do Gado’. Mas as alterações não surtiram efeito imediato, e quem começou a aparecer ativamente no jogo foi o goleiro Bruno. Ele fez grande defesa em finalização de Wanderley, e na cobrança de escanteio, desviou com a ponta dos dedos uma cabeçada de Fernando.

- De repente, o Flamengo voltou ao jogo, e perdeu grande oportunidade com Fernando, que substituiu Camacho, cansado na etapa final. Se o time não teve competência de empurrar a bola pras redes, ao menos a sorte estava a favor. Aos 41 minutos, Juan recebeu ótimo lançamento de Vinicius Pacheco e tentou cruzar de primeira, do flanco esquerdo, dentro da área. Por sorte, a bola bateu na sua canela e foi direto pro gol, encobrindo Márcio.

- Em vantagem, o Flamengo ainda marcou o terceiro nos minutos finais. O jovem Diego Mauricio foi derrubado dentro da área, e o árbitro Francisco Carlos Nascimento apontou pênalti. Novamente ele, Vagner Love, converteu a penalidade, chegando a três gols no Brasileirão, um dos artilheiros da competição.

- Fora de campo, o torcedor flamenguista ganhou uma péssima notícia agora pouco: Adriano está fora do Flamengo, decretando assim o fim do Império no time rubro-negro. Tudo indica que o Imperador deve assinar com a Roma para a próxima temporada. Com Mezenga também de saída, as opções de ataque de Rogério Lourenço, além de Vagner Love, se limitam a Diego Mauricio, Denis Marques e Gil. Pouco. Muito pouco.

Próxima rodada (4ª rodada):

Quarta-feira (26/05)

19h30
Vitória x Atlético-MG
Grêmio x Avaí
Fluminense x Flamengo

20h30
São Paulo x Palmeiras

21h50
Cruzeiro x Botafogo
Santos x Guarani
Grêmio Prudente x Corinthians

Quinta-feira (27/05)

21h00
Atlético-PR x Atlético-GO
Goiás x Vitória
Vasco x Internacional

Corinthians derrota Fluminense e é o único 100% no Brasileirão

Share |

Por Gabriel Seixas


- Não que se esperasse tranquilidade, mas o Corinthians teve de suar muito para vencer o Fluminense, neste domingo, no Pacaembu. O futebol objetivo e ofensivo do Timão se limitou aos primeiros onze minutos, o necessário para que Chicão, cobrando falta, fizesse o gol da vitória dos alvinegros. A vitória permite ao Corinthians ser a única equipe com 100% de aproveitamento no Brasileirão, isolada na liderança com nove pontos.

- Antes de o Fluminense ameaçar consideravelmente a vitória do Corinthians, o Timão foi muito superior nos primeiros minutos. Pressionando a saída de bola e saindo rápido nos contra-ataques, os paulistas criaram boas chances de gol. Na primeira, aos 5 minutos, Roberto Carlos assustou em cobrança de falta lateral, que saiu por cima do gol de Rafael.

- E novamente na bola parada, aos 11 minutos, Chicão cobrou falta pelo lado direito com maestria, por cima da barreira, no canto esquerdo do goleiro Rafael. Ficou a impressão de que o goleiro tricolor poderia ter chegado na bola, mas não há como tirar o mérito do zagueiro corinthiano, que conciliou força com precisão na batida.

- A partir de então, o jogo passou a ser dominado pelo Fluminense. Conca, até então bem marcado pela defesa adversária, se soltou mais em campo, porém o time insistia nas jogadas pelo meio. Em algumas oportunidades, a bola até chegou aos atacantes Rodriguinho e Fred, este último voltando de sua sétima contusão com a camisa tricolor. Aos 16 minutos, Fred chutou cruzado e Felipe espalmou pra escanteio.

- A pressão continuou, e aos 37, a arbitragem anulou um gol legal de Rodriguinho pelo tricolor. Três minutos depois, o time ainda desperdiçou a melhor chance do empate: Carlinhos, recém-chegado do Santo André, cruzou com perfeição para Fred, que sozinho, na pequena área, cabeceou pra fora.

- O panorama não mudou no segundo tempo: pressão total do Fluminense. Diguinho, que sofreu com as críticas de Muricy Ramalho à beira do campo, cruzou para Fred, que de carrinho, completou pra fora. Aos 21 minutos, o árbitro Leonardo Gaciba deu pênalti do goleiro Felipe em Fred, mas logo voltou atrás porque o assistente havia marcado impedimento no lance.

- Muricy usou as armas que tinha, lançando os atacantes Alan e André Lima nos lugares de Carlinhos e Diguinho. Mesmo com quatro atacantes, os cariocas não tiveram êxito ofensivamente. Sorte do Corinthians, que se segurou como pôde, e agora desfruta da condição de líder isolado – e 100%.

Curtinhas:

- No Mineirão, o Atlético-MG precisou apenas dos últimos 45 minutos para atropelar seu xará, Atlético Paranaense: 3 a 0. Os atacantes Muriqui e Diego Tardelli fizeram os dois primeiros gols, e o experiente meia Ricardinho completou o placar. No gol marcado por Muriqui, os jogadores do Galo homenagearam o ídolo Marques na comemoração, que recentemente anunciou sua aposentadoria. O Atlético Paranaense pode ficar sem técnico durante a semana – Leandro Niehues deve pedir o boné.

- Jogando em casa, o Ceará conseguiu sua segunda vitória em três rodadas no Brasileirão: 1 a 0 sobre o Vitória. O gol do jogo foi marcado nos minutos finais de partida, através de Washington, que aproveitou ótima jogada de Misael. No fim do jogo, muita festa no estádio Castelão, completamente pintado de preto e branco.