quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mercado da bola – 17/12/09

Share |
Por Saimon Nouh

A temporada terminou e o tradicional troca-troca entre os times começou. Como no ano passado, traremos o mercadão atualizado a cada dia. Confira aí o que seu time já contratou.

Atlético Goianiense
-Chegam: Brasão (A.Atlético Paranaense) e Washington (A.Palmeiras)
-Saem: França (G), Fabio Gomes (V), Leandro Carvalho (V) e André Leonel (A.Santa Cruz)

Atlético Mineiro

-Chegam: Nêgo (LD.São Caetano), Jairo Campos (Z.LDU), Rafael Miranda (V.Atlético Paranaense), Leandro (LE.Vitória), Renan (V.Fortaleza), Fabiano Costa (V.Sport), Marcelo Nicácio (A.Fortaleza), Renê (G.Barueri) e Vanderlei Luxemburgo (T.Santos)
-Saem: Celso Roth (T)

Atlético Paranaense
-Chegam: Willian (A.Vila Nova)
-Saem: Everton (Z), Juninho (Z), Rafael Miranda (V.Atlético Mineiro). Brasão (A.Atlético Goianiense), Zulu (A.Criciúma) e Rodrigo Tiuí (A.Sporting)

Avaí
-Chegam: Zé Carlos (G.Paraná), Vandinho (A.Sport), Gabriel (Z.Paraná), Davi (M.Paraná), Fredson (V) e Pericles Chamusca (T)
-Saem: Léo Gago (V.Vasco), Rogélio (Z.Sertãozinho), Eduardo Martini (G.Ponte Preta), Augusto (Z.Goiás) e Silas (T.Grêmio)

Barueri

-Chegam: Anderson (V.Santa Cruz) e Vinicius Eutrópio (T)
-Saem: Neílton (LE.Sorocaba), Marcio Careca (LE.Vasco), Renê (G.Atlético-MG), Ralf (V.Corinthians), Franciscatti (V.Monte Azul), André Luis (Z.São Paulo) e Luiz Carlos Goiano (T)

Botafogo
-Chegam: Jean Carioca (M.Ponte Preta) e Renato Cajá (M.Grêmio)
-Saem: Juninho (Z.Suwon-COR), Flávio (G.Cruzeiro), Léo Silva (V.Cruzeiro), Jobson (A.Brasiliense), Laio (A.Macaé) e Castillo (G.Deportivo Cali-COL)

Ceará
-Chegam: Eduardo (G.Náutico)
-Saem: Marcelo Bonan (G.São Bernardo), Erivelton (Z.Sertãozinho) e Geraldo (M.Itumbiara)

Corinthians
-Chegam: Acosta (A.Náutico), Ralf (V.Barueri) e Tcheco (M.Grêmio)
-Saem: Eduardo Ratinho (LD.Monte Azul), Renato (Z.Monte Azul), Marcinho (M.Monte Azul) e Clodoaldo (A.Monte Azul)

Cruzeiro
-Chegam: Flávio (G.Botafogo) e Léo Silva (V.Botafogo)
-Saem: Thiago Gosling (Z), Gustavo (Z.Vasco) e Andrey (G.Portuguesa)

Flamengo
-Chegam: Obina (A.Palmeiras) e Andrezinho (LE.Volta Redonda)
-Saem:

Fluminense
-Chegam: Sandro (Z.Al Kazma)
-Saem: Radames (V.Botafogo/SP)

Goiás
-Chegam: Angel Rojas (V.Univ.Chile), Mateus (M.Criciúma) e Augusto (Z.Avaí)
SSaem: Adriano Santos (Z.Sertãozinho) e Anderson Gomes (A.Santo André)

Grêmio
-Chegam: Silas (T.Avaí)
-Saem: Thiego (LD.Kyoto Sanga), Heverton (Z.Pão de Açúcar), Renato Cajá (M.Botafogo) e Tcheco (M.Corinthians)

Guarani
-Chegam: Fabinho (LE.Paraná), Juliano (G.Votoraty) e Marcelo Maciel (A.Noroeste)
-Saem: Márcio Alemão (Z.Ipatinga), Erivelto (A), Ney Paraíba (A), Itaqui (LE.Caxias) e Andrezinho (LE.Botafogo-SP)

Inter
-Chegam: Muriel (G.Portuguesa), Leandrão (A.Vitória), Ramon (LE.Vasco), Titi (Z. Vasco), Adriano (A.Vasco) e Jorge Fossati (T.LDU-EQU)
-Saem: Gottardi (G.Toledo), Alan Kardec (A.Vasco) e Mario Sérgio (T)

Palmeiras

-Chegam: Washington (A.São Caetano) e Willian (M.Vitória)
-Saem: Obina (A.Flamengo), Washington (A.Atlético Goianiense), Francis (V.Bragantino), Paulo Miranda (Z.Oeste), Jumar (V.Vasco), Felipe (M.Rio Branco-SP), Valmir (LE) e Jorge Preá (A.Mogi Mirim)

Santos

-Chegam: Dionísio (V.Santo André), Roberto Brum (V.Figueirense), Hudson (V.Ituano), Adriano (V.São Caetano) e Dorival Junior (T.Vasco)
-Saem: Vanderlei Luxemburgo (T.Atlético Mineiro)

São Paulo
-Chegam: Rafinha (M.Paraná) e André Luis (Z.Barueri)
-Saem: Alê (V.Santo André) e Francisco Alex (M.Sertãozinho)

Vasco
-Chegam: Léo Gago (V.Avaí), Elder Granja (LD.Sport), Gustavo (Z.Cruzeiro), Caique (M.Guarani), Geovane Maranhão (A.Artsul), Marcio Careca (LE.Barueri), Jumar (V.Palmeiras) Alan Kardec (A.Inter), Dodô (A) e Vagner Mancini (T.Vitória)
-Saem: Paulo Sérgio (LD.Portuguesa), Rafael Morisco (Z.Chapecoense), Ramon (LE.Inter), Titi (Z.Inter), Adriano (A.Inter) e Dorival Junior (T.Santos)

Vitória
-Chegam: Élton (M.Náutico), Rafael Granja (M.América-RN), Índio (A.Gyeongnam-COR) e Ricardo Silva (T)
-Saem: Gleguer (G), Badio (G), Robinho (LE.Santa Cruz), Carlos Alberto (V), Magal (V), Gil (V.Santo André), Jackson (M), Willian (M.Palmeiras), Glaucio (M), Adriano (A.Botafogo-SP), Itacaré (A), Leandrão (A.Inter), Leandro (LE.Atlético-MG) e Vagner Mancini (T.Vasco)

Jogadores como Pedro Ken, Thiago Martinelli, Muriqui, Roberto Carlos, Borges, Iarley, Xandão e Léo Lima, mesmo tendo acertado bases salariais com seus novos clubes, não se apresentaram a nova equipe, por isso não estão entre os relacionados.

Liga Europa: Encerramento da última rodada da fase de grupos

Share |

Por Gabriel Seixas

Nesta quinta-feira, a fase de grupos da Liga Europa chegou ao fim. Consequentemente, já são conhecidos os 32 classificados para a próxima fase (os dois primeiros colocados de cada um dos 12 grupos mais os oito terceiros colocados da fase de grupos da Liga dos Campeões). O sorteio dos confrontos da próxima fase, que serão realizados no formato de mata-mata, serão sorteados amanhã, bem como os confrontos da Champions League. O Esporte É Vida, é claro, trará todos os confrontos das duas maiores competições europeias. Confira um resumo dos jogos desta quinta que encerraram a fase de grupos da Liga Europa.

Grupo A

Classificado para a próxima fase antes mesmo da rodada começar, o Ajax recebeu o Anderlecht com a “simples” missão de carimbar o primeiro lugar do grupo. Um empate bastava ao time holandês. Mas nem isso conseguiu tranquilizar a equipe: numa atuação apática de todo o time, o Ajax foi derrotado em casa por 3 a 1. O jovem Lukaku, de 16 anos, abriu 2 a 0 para o Anderlecht com dois gols de cabeça. Legear, ainda no primeiro tempo, ampliou. Emanuelson descontou para os donos da casa no segundo tempo, mas foi pouco. Com o resultado, o Anderlecht roubou a liderança do Ajax, mas ambos passam a próxima fase.

No outro jogo do grupo, o desanimado Dinamo Zagreb perdeu em casa para o FC Timisoara por 2 a 1. O Zagreb ainda tinha chances de classificação antes da rodada, mas dependia de um tropeço do Anderlecht (o que não aconteceu). Resultado: acabou perdendo o seu jogo. Bucur abriu o placar para o Timisoara, mas Scutaru, contra, empatou. A seis minutos do fim, Goga fez o gol da vitória dos romenos.

Classificação:

1º Anderlecht - 11
2º Ajax - 11

3º Dinamo Zagreb - 6
4º FC Timisoara- 5


Grupo B

O grupo mais equilibrado da Liga Europa conheceu seus classificados apenas na última rodada. Lille, Valencia e Genoa brigavam por duas vagas. Ambos dependiam apenas de suas forças para avançar. O Lille tinha a missão mais fácil, recebendo o eliminado Slavia Praga. E confirmou o favoritismo e a classificação com a vitória por 3 a 1. Cabaye, Gervinho e Obraniak fizeram os gols do Lille, enquanto o atacante Vlcek fez o gol do Slavia.

Com a vitória do Lille, o jogo entre Genoa e Valencia se transformou em um confronto direto. E mesmo diante de sua torcida, o Genoa decepcionou e foi derrotado por 2 a 1. Bruno Saltor, de cabeça, abriu o placar no finzinho do primeiro tempo para o Valencia. Crespo empatou para o Genoa na segunda etapa. Precisando da vitória, os italianos foram pra cima. Os valencianistas, que jogavam por um empate, desperdiçaram um pênalti com David Villa, que bateu pra fora. Mas o mesmo Villa, nos acréscimos, fez o gol que sacramentou a classificação do Valencia, aproveitando saída de bola bizarra do goleiro italiano Scarpi.

Classificação:

1º Valencia - 12
2º Lille - 10

3º Genoa - 7
4º Slavia Praga – 3


Grupo C

Hapoel Tel-Aviv e Hamburgo, ambos classificados, duelaram em Israel com o objetivo de terminar a fase de grupos na liderança. Melhor para o Hapoel, que venceu pelo placar mínimo. O gol da vitória foi de Yeboah, aos 23 minutos do primeiro tempo.

No outro jogo, o dos eliminados, o Rapid Viena chegou a abrir 3 a 0 no placar, mas permitiu o empate do Celtic em 3 a 3. Dois gols de Jelavic e outro de Salihi (com assistência de Jelavic, homem do jogo), nos primeiros 19 minutos de jogo, deixaram o Rapid Viena com uma vantagem confortável. Mas o atacante Fortuné, com um gol no primeiro tempo e outro no segundo, descontou para os escoceses. E no último minuto, McGowan evitou um vexame do Celtic, que se despediu da competição com apenas uma vitória em seis jogos.

Classificação:

1º Hapoel Tel-Aviv - 12
2º Hamburgo - 10

3º Celtic - 6
4º Rapid Viena – 5


Grupo G

O Salzburg foi até a Espanha encarar o Villarreal e não decepcionou: venceu por 1 a 0 e se consagrou como o único time a terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento. O Villarreal, que também entrou em campo antecipadamente classificado, entrou em campo poupando vários titulares. Melhor para o Salzburg, que marcou seu gol aos sete minutos do primeiro tempo, com Svento.

Os eliminados Lazio e Levski Sofia também fizeram um ‘amistoso de luxo’. E o técnico da Lazio, Davide Ballardini, provou não estar nem um pouco preocupado com a partida: lançou diversos reservas para encarar os búlgaros. Resultado: derrota por 1 a 0. Foi a primeira (e única) vitória do Levski nesta fase de grupos. O gol da vitória foi marcado por Yovov.

Classificação:

1º Salzburg - 18
2º Villarreal - 9

3º Lazio - 6
4º Levski – 3


Grupo H

Líder isolado do grupo, o Fenerbahçe recebeu o Sheriff, que brigava pela outra vaga do grupo. Mas o Fener não deu chances para o fraco time moldavo: venceu por 1 a 0 e eliminou o adversário. O gol do jogo foi marcado por Boral, ainda no primeiro tempo. Alguns titulares absolutos, como Alex e Cristian, foram poupados. O jogo ainda marcou a despedida do lateral Roberto Carlos do Fenerbahçe. O lateral, ex-seleção brasileira, acertou seu retorno ao Brasil para defender o Corinthians.

Com a derrota do Sheriff, a outra vaga do grupo ficou com o Twente, que empatou com o Steaua em 1 a 1. Kapetanos abriu o placar para o Steaua, mas Stam empatou para o Twente. Os holandeses, que somaram apenas 8 de 18 pontos disputados, chegam para a próxima fase como o time de pior aproveitamento dentre os 24 classificados (sem contar os 8 classificados através da Champions League, obviamente).

Classificação:

1º Fenerbahçe - 15
2º Twente - 8

3º Sheriff - 5
4º Steaua – 4


Grupo I

O Benfica sacramentou a liderança do grupo ao vencer o AEK, em casa, por 2 a 1. O time português poupou vários jogadores para o confronto, mas foi justamente um titular que decidiu a partida: o argentino Di Maria, com dois gols (sendo um sensacional, de letra) garantiu a vitória do Benfica. Blanco ainda descontou para o AEK, que deixa a competição na lanterna do grupo.

No outro jogo, o Everton foi a campo com 10 reservas para encarar o BATE Borisov, em casa. O time sentiu o desentrosamento (e o sono, porque o jogo foi horrível) e perdeu por 1 a 0. O gol do triunfo dos bielo-russos foi de Yurevich.

Classificação:


1º Benfica - 15
2º Everton - 9

3º BATE Borisov - 7
4º AEK – 4


Próxima fase

Os 16 confrontos da próxima fase serão sorteados amanhã. O critério de sorteio será da seguinte forma: os 32 classificados foram divididos em dois potes (pote 1 e pote 2). Ou seja, o times que estão no pote 1 só podem confrontar times do pote 2. Confira como foram organizados os potes:

Pote 1: Anderlecht, Valencia, Hapoel Tel-Aviv, Sporting, Roma, Galatasaray, Salzburg, Fenerbahçe, Benfica, Shakhtar Donetsk, PSV, Werder Bremen, Juventus, Wolfsburg, Marseille e Unirea Urziceni.
Pote 2: Ajax, Lille, Hamburgo, Hertha Berlim, Fulham, Panathinaikos, Villarreal, Twente, Everton, Club Brugge, FC Kobenhavn, Athletic Bilbao, Liverpool, Atlético de Madrid, Rubin Kazan e Standard Liége.

Giro pela Europa – 17/12/09

Share |

Por Leonardo Martins

Campeonato Inglês

A Premier League chegou a 17ª rodada e foram 8 jogos neste meio de semana. O líder Chelsea venceu no sufoco o lanterna Portsmouth por 2 a 1. Os azuis de Londres são seguidos pelo Manchester United, que venceu o Wolves com tranqüilidade por 3 a 0. O Arsenal perdeu contato com os primeiros colocados ao empatar com o Burnley em um gol. A surpresa da competição é o Aston Villa, 4º colocado, que nesta rodada venceu o Sunderland por 2 a 0. O Tottenham se recuperou da derrota na última rodada e interrompeu a seqüência invicta de 9 jogos do Manchester City ao vencer por 3 a 0. O Liverpool vem se recuperando no campeonato, nesta rodada, os Reds venceram o Wigan por 2 a 1. Outros Jogos: Bolton 3x1 West Ham e Birmingham 2x1 Blackburn

Classificação depois de 17 rodadas

CLUBE

PG

JG

1

Chelsea

40

17

2

Manchester United

37

17

3

Arsenal

32

16

4

Aston Villa

32

17

5

Tottenham

30

17

6

Liverpool

27

17

7

Birmingham

27

17

8

Manchester City

26

16

9

Fulham

23

16

10

Sunderland

21

17

11

Stoke City

21

16

12

Blackburn

19

17

13

Burnley

19

17

14

Wigan

18

17

15

Everton

17

16

16

Hull City

17

17

17

Bolton

16

16

18

Wolverhampton

16

17

19

West Ham

14

17

20

Portsmouth

11

17

Campeonato Francês

Resultados

Valenciennes 0x0 Auxerre

Lorient 1x2 Olympique Marseille

Lyon 2x0 Boulogne

Monaco 1x0 Rennes

Nancy 2x0 Nice

Le Mans 1x0 Grenoble

Montpellier 0x1 Bordeaux

PSG 1x1 Lens

Classificação

1 Bordeaux 37

2 Olympique de Marselha 31

3 Montpellier 30

4 Lyon 29

5 Lille 28

6 Valenciennes 28

7 Auxerre 28

8 PSG 26

9 Lorient 26

10 Rennes 26

11 Monaco 25

12 Toulouse 24

13 Nancy 23

14 Sochaux 22

15 Lens 22

16 Nice 20

17 Saint-Etienne 15

18 Le Mans 13

19 Boulogne 12

20 Grenoble 6

Liga Europa – Abertura da última rodada da fase de grupos

Share |

Por Gabriel Seixas

A última rodada da fase de grupos da Liga Europa foi inaugurada nesta quarta-feira com 12 jogos, sendo que 6 dos 12 grupos desta fase já tiveram seu desfecho. Dos times que entraram em campo hoje e já estavam classificados antecipadamente para a próxima fase, aparecem Sporting, Roma, Galatasaray, Shakhtar Donetsk, PSV, Werder Bremen e Athletic Bilbao. Outras cinco equipes garantiram presença ao lado destas na próxima fase: Hertha Berlim, Fulham, Panathinaikos, Club Brugge e Kobenhavn. Confira um resumo exclusivo dos jogos desta quarta, lembrando que a rodada será completada com mais 12 jogos válidos por outros seis grupos, que também terão cobertura do Esporte É Vida.

Grupo D

Já garantido não só na próxima fase, como na liderança do grupo, o Sporting poupou alguns titulares para enfrentar o Hertha Berlim, fora de casa. Os alemães, por sua vez, dependiam apenas de si para se classificar. Uma vitória bastava. E foi o que o Hertha conseguiu: o gol da classificação foi marcado por Kacar, aos 25 do segundo tempo. Foi o único gol da partida, o suficiente para colocar o Hertha Berlim na próxima fase ao lado do próprio Sporting.

O Heerenveen, que precisava não só vencer o Ventspils, como torcer por um tropeço do Hertha, fez sua parte, mas acabou eliminado: goleou os letões por 5 a 0. Todos os gols foram marcados no segundo tempo: Väyrynen e Elm abriram 2 a 0 para os holandeses, e Sibon, que entrou durante a partida, marcou mais dois. No finalzinho, o zagueiro Janmaat ainda deixou o seu, mas não adiantou de nada. Tanto Heerenveen quanto Ventspils se despediram da Liga Europa.

Classificação:

1º Sporting - 11
2º Hertha Berlim - 10

3º Heerenveen - 8
4º Ventspils – 3


Grupo E

Garantida na próxima fase, a Roma entrou em campo para visitar o eliminado CSKA Sofia, fora de casa, poupando vários titulares. O que não impediu o time de conseguir uma vitória tranquila por 3 a 0, para confirmar a liderança do grupo. Os garotos Cerci (com dois gols) e Scardina construíram a vitória romana.

No outro duelo da chave, o confronto direto pela segunda vaga entre Basel e Fulham foi cercado de emoção. Precisando apenas de um empate, o Basel entrou em campo com uma postura defensiva, jogando pelo empate, e se deu mal: Zamora marcou 2 gols e abriu uma boa vantagem para o Fulham na etapa inicial. Frei, de pênalti, descontou para o Basel na segunda etapa. Precisando de mais um gol, quem marcou mesmo foi o Fulham, com o húngaro Gera. No finzinho, Streller ainda diminuiu para os suíços, mas já era tarde. O Fulham, assim como a Roma, está na próxima fase.

Classificação:

1º Roma - 13
2º Fulham - 11

3º Basel - 9
4º CSKA Sofia – 1


Grupo F


Já classificado em primeiro lugar, o Galatasaray não conseguiu terminar a fase de grupos invicto. O já eliminado Sturm Graz recebeu os turcos, e venceu por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Beichler, aos 20 do primeiro tempo.

No outro duelo, Panathinaikos e Dinamo Bucareste duelavam pela segunda vaga. O empate favorecia o Panatha, mas o time foi além disso: goleou por 3 a 0. Rukavina abriu o placar, e Cissé, com dois gols, completou a vitória aos gregos. Todos os gols foram marcados no segundo tempo.

Classificação:

1º Galatasaray - 13
2º Panathinaikos - 12

3º Dinamo Bucareste - 6
4º Sturm Graz – 4


Grupo J

Líder isolado do grupo, o Shakhtar visitou o eliminado Partizan, visando manter sua invencibilidade na fase de grupos. Mas os sérvios fizeram a lição de casa, e venceram por 1 a 0. O gol da única vitória do time em toda a competição foi marcado por Diarra, aos seis do primeiro tempo.

Os focos estavam voltados para Brugge e Toulouse, que duelaram pela segunda vaga em confronto na Bélgica. Jogando em casa e por um empate, o Brugge teve as melhores chances (num jogo de baixo nível técnico), e conseguiu marcar o gol da vitória apenas nos acréscimos do segundo tempo. Perisic, o carrasco do Toulouse (ele já havia marcado gol nos franceses na partida realizada na França), fez o gol único do jogo, que classificou o Brugge.

Classificação:

1º Shakhtar Donetsk - 13
2º Club Brugge - 11

3º Toulouse - 7
4º Partizan – 3


Grupo K

Defendendo a liderança da chave, o PSV derrotou o CFR Cluj por 2 a 0, fora de casa, e sacramentou o primeiro lugar. Lazovic, de pênalti, abriu o placar no primeiro tempo. Amrabat completou o placar na etapa final.

Deste grupo, quem se junta ao PSV na próxima fase é o Kobenhavn, que visitou o Sparta Praga e surpreendeu os tchecos: goleou por 3 a 0. O jogo foi marcado pela grande atuação do artilheiro N’Doye, que marcou dois gols no primeiro tempo e deixou o Kobenhavn em ótima vantagem. Precisando do resultado, o Sparta foi pra cima, mas acabou sofrendo outro gol, de Gronkjaer, cobrando pênalti. E quando Pamic foi expulso, as chances de classificação dos donos da casa acabaram de vez.

Classificação:

1º PSV - 14
2º Kobenhavn - 10

3º Sparta Praga - 7
4º CFR Cluj – 3


Grupo L

Já classificados para a próxima fase, Athletic Bilbao e Werder Bremen entraram em campo com o objetivo de garantir a liderança do grupo. E nesse duelo particular, o Werder se deu melhor: goleou os espanhóis por 3 a 0. Pizarro, o brasileiro Naldo e Rosenberg marcaram os gols do jogo, todos no primeiro tempo. A título de curiosidade, vale destacar a presença do jovem Jonas Ramalho, de 16 anos, em campo pelo Bilbao. Ele marcou seu nome na história como o primeiro negro a defender as cores do clube. Já o Werder pode comemorar não só a liderança, mas também a sua invencibilidade nesta fase de grupos.

No duelo dos eliminados, o Nacional protagonizou a maior goleada da rodada até o momento: impiedosos 5 a 1 no Austria Viena. E olha que os austríacos abriram o placar, com o brasileiro Schumacher. Mas o artilheiro do time, Micael, e o angolano Mateus viraram o jogo ainda no primeiro tempo. Na etapa final, novamente Micael, Tomasevic e Lopes fizeram os outros gols do Nacional na partida.

Classificação:

1º Werder Bremen - 16
2º Athletic Bilbao - 10

3º Nacional - 5
4º Austria Viena - 2