quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Mercado da bola – 17/12/09
A temporada terminou e o tradicional troca-troca entre os times começou. Como no ano passado, traremos o mercadão atualizado a cada dia. Confira aí o que seu time já contratou.
Atlético Goianiense
-Chegam: Brasão (A.Atlético Paranaense) e Washington (A.Palmeiras)
-Saem: França (G), Fabio Gomes (V), Leandro Carvalho (V) e André Leonel (A.Santa Cruz)
Atlético Mineiro
-Chegam: Nêgo (LD.São Caetano), Jairo Campos (Z.LDU), Rafael Miranda (V.Atlético Paranaense), Leandro (LE.Vitória), Renan (V.Fortaleza), Fabiano Costa (V.Sport), Marcelo Nicácio (A.Fortaleza), Renê (G.Barueri) e Vanderlei Luxemburgo (T.Santos)
-Saem: Celso Roth (T)
Atlético Paranaense
-Chegam: Willian (A.Vila Nova)
-Saem: Everton (Z), Juninho (Z), Rafael Miranda (V.Atlético Mineiro). Brasão (A.Atlético Goianiense), Zulu (A.Criciúma) e Rodrigo Tiuí (A.Sporting)
Avaí
-Chegam: Zé Carlos (G.Paraná), Vandinho (A.Sport), Gabriel (Z.Paraná), Davi (M.Paraná), Fredson (V) e Pericles Chamusca (T)
-Saem: Léo Gago (V.Vasco), Rogélio (Z.Sertãozinho), Eduardo Martini (G.Ponte Preta), Augusto (Z.Goiás) e Silas (T.Grêmio)
Barueri
-Chegam: Anderson (V.Santa Cruz) e Vinicius Eutrópio (T)
-Saem: Neílton (LE.Sorocaba), Marcio Careca (LE.Vasco), Renê (G.Atlético-MG), Ralf (V.Corinthians), Franciscatti (V.Monte Azul), André Luis (Z.São Paulo) e Luiz Carlos Goiano (T)
Botafogo
-Chegam: Jean Carioca (M.Ponte Preta) e Renato Cajá (M.Grêmio)
-Saem: Juninho (Z.Suwon-COR), Flávio (G.Cruzeiro), Léo Silva (V.Cruzeiro), Jobson (A.Brasiliense), Laio (A.Macaé) e Castillo (G.Deportivo Cali-COL)
Ceará
-Chegam: Eduardo (G.Náutico)
-Saem: Marcelo Bonan (G.São Bernardo), Erivelton (Z.Sertãozinho) e Geraldo (M.Itumbiara)
Corinthians
-Chegam: Acosta (A.Náutico), Ralf (V.Barueri) e Tcheco (M.Grêmio)
-Saem: Eduardo Ratinho (LD.Monte Azul), Renato (Z.Monte Azul), Marcinho (M.Monte Azul) e Clodoaldo (A.Monte Azul)
Cruzeiro
-Chegam: Flávio (G.Botafogo) e Léo Silva (V.Botafogo)
-Saem: Thiago Gosling (Z), Gustavo (Z.Vasco) e Andrey (G.Portuguesa)
Flamengo
-Chegam: Obina (A.Palmeiras) e Andrezinho (LE.Volta Redonda)
-Saem:
Fluminense
-Chegam: Sandro (Z.Al Kazma)
-Saem: Radames (V.Botafogo/SP)
Goiás
-Chegam: Angel Rojas (V.Univ.Chile), Mateus (M.Criciúma) e Augusto (Z.Avaí)
SSaem: Adriano Santos (Z.Sertãozinho) e Anderson Gomes (A.Santo André)
Grêmio
-Chegam: Silas (T.Avaí)
-Saem: Thiego (LD.Kyoto Sanga), Heverton (Z.Pão de Açúcar), Renato Cajá (M.Botafogo) e Tcheco (M.Corinthians)
Guarani
-Chegam: Fabinho (LE.Paraná), Juliano (G.Votoraty) e Marcelo Maciel (A.Noroeste)
-Saem: Márcio Alemão (Z.Ipatinga), Erivelto (A), Ney Paraíba (A), Itaqui (LE.Caxias) e Andrezinho (LE.Botafogo-SP)
Inter
-Chegam: Muriel (G.Portuguesa), Leandrão (A.Vitória), Ramon (LE.Vasco), Titi (Z. Vasco), Adriano (A.Vasco) e Jorge Fossati (T.LDU-EQU)
-Saem: Gottardi (G.Toledo), Alan Kardec (A.Vasco) e Mario Sérgio (T)
Palmeiras
-Chegam: Washington (A.São Caetano) e Willian (M.Vitória)
-Saem: Obina (A.Flamengo), Washington (A.Atlético Goianiense), Francis (V.Bragantino), Paulo Miranda (Z.Oeste), Jumar (V.Vasco), Felipe (M.Rio Branco-SP), Valmir (LE) e Jorge Preá (A.Mogi Mirim)
Santos
-Chegam: Dionísio (V.Santo André), Roberto Brum (V.Figueirense), Hudson (V.Ituano), Adriano (V.São Caetano) e Dorival Junior (T.Vasco)
-Saem: Vanderlei Luxemburgo (T.Atlético Mineiro)
São Paulo
-Chegam: Rafinha (M.Paraná) e André Luis (Z.Barueri)
-Saem: Alê (V.Santo André) e Francisco Alex (M.Sertãozinho)
Vasco
-Chegam: Léo Gago (V.Avaí), Elder Granja (LD.Sport), Gustavo (Z.Cruzeiro), Caique (M.Guarani), Geovane Maranhão (A.Artsul), Marcio Careca (LE.Barueri), Jumar (V.Palmeiras) Alan Kardec (A.Inter), Dodô (A) e Vagner Mancini (T.Vitória)
-Saem: Paulo Sérgio (LD.Portuguesa), Rafael Morisco (Z.Chapecoense), Ramon (LE.Inter), Titi (Z.Inter), Adriano (A.Inter) e Dorival Junior (T.Santos)
Vitória
-Chegam: Élton (M.Náutico), Rafael Granja (M.América-RN), Índio (A.Gyeongnam-COR) e Ricardo Silva (T)
-Saem: Gleguer (G), Badio (G), Robinho (LE.Santa Cruz), Carlos Alberto (V), Magal (V), Gil (V.Santo André), Jackson (M), Willian (M.Palmeiras), Glaucio (M), Adriano (A.Botafogo-SP), Itacaré (A), Leandrão (A.Inter), Leandro (LE.Atlético-MG) e Vagner Mancini (T.Vasco)
Jogadores como Pedro Ken, Thiago Martinelli, Muriqui, Roberto Carlos, Borges, Iarley, Xandão e Léo Lima, mesmo tendo acertado bases salariais com seus novos clubes, não se apresentaram a nova equipe, por isso não estão entre os relacionados.
Liga Europa: Encerramento da última rodada da fase de grupos

Por Gabriel Seixas
Nesta quinta-feira, a fase de grupos da Liga Europa chegou ao fim. Consequentemente, já são conhecidos os 32 classificados para a próxima fase (os dois primeiros colocados de cada um dos 12 grupos mais os oito terceiros colocados da fase de grupos da Liga dos Campeões). O sorteio dos confrontos da próxima fase, que serão realizados no formato de mata-mata, serão sorteados amanhã, bem como os confrontos da Champions League. O Esporte É Vida, é claro, trará todos os confrontos das duas maiores competições europeias. Confira um resumo dos jogos desta quinta que encerraram a fase de grupos da Liga Europa.
Grupo A
Classificado para a próxima fase antes mesmo da rodada começar, o Ajax recebeu o Anderlecht com a “simples” missão de carimbar o primeiro lugar do grupo. Um empate bastava ao time holandês. Mas nem isso conseguiu tranquilizar a equipe: numa atuação apática de todo o time, o Ajax foi derrotado em casa por 3 a 1. O jovem Lukaku, de 16 anos, abriu 2 a 0 para o Anderlecht com dois gols de cabeça. Legear, ainda no primeiro tempo, ampliou. Emanuelson descontou para os donos da casa no segundo tempo, mas foi pouco. Com o resultado, o Anderlecht roubou a liderança do Ajax, mas ambos passam a próxima fase.
No outro jogo do grupo, o desanimado Dinamo Zagreb perdeu em casa para o FC Timisoara por 2 a 1. O Zagreb ainda tinha chances de classificação antes da rodada, mas dependia de um tropeço do Anderlecht (o que não aconteceu). Resultado: acabou perdendo o seu jogo. Bucur abriu o placar para o Timisoara, mas Scutaru, contra, empatou. A seis minutos do fim, Goga fez o gol da vitória dos romenos.
Classificação:
1º Anderlecht - 11
2º Ajax - 11
3º Dinamo Zagreb - 6
4º FC Timisoara- 5
Grupo B
O grupo mais equilibrado da Liga Europa conheceu seus classificados apenas na última rodada. Lille, Valencia e Genoa brigavam por duas vagas. Ambos dependiam apenas de suas forças para avançar. O Lille tinha a missão mais fácil, recebendo o eliminado Slavia Praga. E confirmou o favoritismo e a classificação com a vitória por 3 a 1. Cabaye, Gervinho e Obraniak fizeram os gols do Lille, enquanto o atacante Vlcek fez o gol do Slavia.
Com a vitória do Lille, o jogo entre Genoa e Valencia se transformou em um confronto direto. E mesmo diante de sua torcida, o Genoa decepcionou e foi derrotado por 2 a 1. Bruno Saltor, de cabeça, abriu o placar no finzinho do primeiro tempo para o Valencia. Crespo empatou para o Genoa na segunda etapa. Precisando da vitória, os italianos foram pra cima. Os valencianistas, que jogavam por um empate, desperdiçaram um pênalti com David Villa, que bateu pra fora. Mas o mesmo Villa, nos acréscimos, fez o gol que sacramentou a classificação do Valencia, aproveitando saída de bola bizarra do goleiro italiano Scarpi.
Classificação:
1º Valencia - 12
2º Lille - 10
3º Genoa - 7
4º Slavia Praga – 3
Grupo C
Hapoel Tel-Aviv e Hamburgo, ambos classificados, duelaram em Israel com o objetivo de terminar a fase de grupos na liderança. Melhor para o Hapoel, que venceu pelo placar mínimo. O gol da vitória foi de Yeboah, aos 23 minutos do primeiro tempo.
No outro jogo, o dos eliminados, o Rapid Viena chegou a abrir 3 a 0 no placar, mas permitiu o empate do Celtic em 3 a 3. Dois gols de Jelavic e outro de Salihi (com assistência de Jelavic, homem do jogo), nos primeiros 19 minutos de jogo, deixaram o Rapid Viena com uma vantagem confortável. Mas o atacante Fortuné, com um gol no primeiro tempo e outro no segundo, descontou para os escoceses. E no último minuto, McGowan evitou um vexame do Celtic, que se despediu da competição com apenas uma vitória em seis jogos.
Classificação:
1º Hapoel Tel-Aviv - 12
2º Hamburgo - 10
3º Celtic - 6
4º Rapid Viena – 5
Grupo G
O Salzburg foi até a Espanha encarar o Villarreal e não decepcionou: venceu por 1 a 0 e se consagrou como o único time a terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento. O Villarreal, que também entrou em campo antecipadamente classificado, entrou em campo poupando vários titulares. Melhor para o Salzburg, que marcou seu gol aos sete minutos do primeiro tempo, com Svento.
Os eliminados Lazio e Levski Sofia também fizeram um ‘amistoso de luxo’. E o técnico da Lazio, Davide Ballardini, provou não estar nem um pouco preocupado com a partida: lançou diversos reservas para encarar os búlgaros. Resultado: derrota por 1 a 0. Foi a primeira (e única) vitória do Levski nesta fase de grupos. O gol da vitória foi marcado por Yovov.
Classificação:
1º Salzburg - 18
2º Villarreal - 9
3º Lazio - 6
4º Levski – 3
Grupo H
Líder isolado do grupo, o Fenerbahçe recebeu o Sheriff, que brigava pela outra vaga do grupo. Mas o Fener não deu chances para o fraco time moldavo: venceu por 1 a 0 e eliminou o adversário. O gol do jogo foi marcado por Boral, ainda no primeiro tempo. Alguns titulares absolutos, como Alex e Cristian, foram poupados. O jogo ainda marcou a despedida do lateral Roberto Carlos do Fenerbahçe. O lateral, ex-seleção brasileira, acertou seu retorno ao Brasil para defender o Corinthians.
Com a derrota do Sheriff, a outra vaga do grupo ficou com o Twente, que empatou com o Steaua em 1 a 1. Kapetanos abriu o placar para o Steaua, mas Stam empatou para o Twente. Os holandeses, que somaram apenas 8 de 18 pontos disputados, chegam para a próxima fase como o time de pior aproveitamento dentre os 24 classificados (sem contar os 8 classificados através da Champions League, obviamente).
Classificação:
1º Fenerbahçe - 15
2º Twente - 8
3º Sheriff - 5
4º Steaua – 4
Grupo I
O Benfica sacramentou a liderança do grupo ao vencer o AEK, em casa, por 2 a 1. O time português poupou vários jogadores para o confronto, mas foi justamente um titular que decidiu a partida: o argentino Di Maria, com dois gols (sendo um sensacional, de letra) garantiu a vitória do Benfica. Blanco ainda descontou para o AEK, que deixa a competição na lanterna do grupo.
No outro jogo, o Everton foi a campo com 10 reservas para encarar o BATE Borisov, em casa. O time sentiu o desentrosamento (e o sono, porque o jogo foi horrível) e perdeu por 1 a 0. O gol do triunfo dos bielo-russos foi de Yurevich.
Classificação:
1º Benfica - 15
2º Everton - 9
3º BATE Borisov - 7
4º AEK – 4
Próxima fase
Os 16 confrontos da próxima fase serão sorteados amanhã. O critério de sorteio será da seguinte forma: os 32 classificados foram divididos em dois potes (pote 1 e pote 2). Ou seja, o times que estão no pote 1 só podem confrontar times do pote 2. Confira como foram organizados os potes:
Pote 1: Anderlecht, Valencia, Hapoel Tel-Aviv, Sporting, Roma, Galatasaray, Salzburg, Fenerbahçe, Benfica, Shakhtar Donetsk, PSV, Werder Bremen, Juventus, Wolfsburg, Marseille e Unirea Urziceni.
Pote 2: Ajax, Lille, Hamburgo, Hertha Berlim, Fulham, Panathinaikos, Villarreal, Twente, Everton, Club Brugge, FC Kobenhavn, Athletic Bilbao, Liverpool, Atlético de Madrid, Rubin Kazan e Standard Liége.
Giro pela Europa – 17/12/09
Por Leonardo Martins
Campeonato Inglês
A Premier League chegou a 17ª rodada e foram 8 jogos neste meio de semana. O líder Chelsea venceu no sufoco o lanterna Portsmouth por
Classificação depois de 17 rodadas
| CLUBE | PG | JG |
1 | Chelsea | 40 | 17 |
2 | Manchester United | 37 | 17 |
3 | Arsenal | 32 | 16 |
4 | Aston Villa | 32 | 17 |
5 | Tottenham | 30 | 17 |
6 | Liverpool | 27 | 17 |
7 | Birmingham | 27 | 17 |
8 | Manchester City | 26 | 16 |
9 | Fulham | 23 | 16 |
10 | Sunderland | 21 | 17 |
11 | Stoke City | 21 | 16 |
12 | Blackburn | 19 | 17 |
13 | Burnley | 19 | 17 |
14 | Wigan | 18 | 17 |
15 | Everton | 17 | 16 |
16 | Hull City | 17 | 17 |
17 | Bolton | 16 | 16 |
18 | Wolverhampton | 16 | 17 |
19 | West Ham | 14 | 17 |
20 | Portsmouth | 11 | 17 |
Campeonato Francês
Resultados
Lyon 2x0
Le Mans 1x0
PSG 1x1 Lens
Classificação
1 Bordeaux 37
2 Olympique de Marselha 31
3 Montpellier 30
4
5
6
7 Auxerre 28
8 PSG 26
9
10
11
12
13
14 Sochaux 22
15 Lens 22
16 Nice 20
17
18 Le Mans 13
19
20
Liga Europa – Abertura da última rodada da fase de grupos

Por Gabriel Seixas
A última rodada da fase de grupos da Liga Europa foi inaugurada nesta quarta-feira com 12 jogos, sendo que 6 dos 12 grupos desta fase já tiveram seu desfecho. Dos times que entraram em campo hoje e já estavam classificados antecipadamente para a próxima fase, aparecem Sporting, Roma, Galatasaray, Shakhtar Donetsk, PSV, Werder Bremen e Athletic Bilbao. Outras cinco equipes garantiram presença ao lado destas na próxima fase: Hertha Berlim, Fulham, Panathinaikos, Club Brugge e Kobenhavn. Confira um resumo exclusivo dos jogos desta quarta, lembrando que a rodada será completada com mais 12 jogos válidos por outros seis grupos, que também terão cobertura do Esporte É Vida.
Grupo D
Já garantido não só na próxima fase, como na liderança do grupo, o Sporting poupou alguns titulares para enfrentar o Hertha Berlim, fora de casa. Os alemães, por sua vez, dependiam apenas de si para se classificar. Uma vitória bastava. E foi o que o Hertha conseguiu: o gol da classificação foi marcado por Kacar, aos 25 do segundo tempo. Foi o único gol da partida, o suficiente para colocar o Hertha Berlim na próxima fase ao lado do próprio Sporting.
O Heerenveen, que precisava não só vencer o Ventspils, como torcer por um tropeço do Hertha, fez sua parte, mas acabou eliminado: goleou os letões por 5 a 0. Todos os gols foram marcados no segundo tempo: Väyrynen e Elm abriram 2 a 0 para os holandeses, e Sibon, que entrou durante a partida, marcou mais dois. No finalzinho, o zagueiro Janmaat ainda deixou o seu, mas não adiantou de nada. Tanto Heerenveen quanto Ventspils se despediram da Liga Europa.
Classificação:
1º Sporting - 11
2º Hertha Berlim - 10
3º Heerenveen - 8
4º Ventspils – 3
Grupo E
Garantida na próxima fase, a Roma entrou em campo para visitar o eliminado CSKA Sofia, fora de casa, poupando vários titulares. O que não impediu o time de conseguir uma vitória tranquila por 3 a 0, para confirmar a liderança do grupo. Os garotos Cerci (com dois gols) e Scardina construíram a vitória romana.
No outro duelo da chave, o confronto direto pela segunda vaga entre Basel e Fulham foi cercado de emoção. Precisando apenas de um empate, o Basel entrou em campo com uma postura defensiva, jogando pelo empate, e se deu mal: Zamora marcou 2 gols e abriu uma boa vantagem para o Fulham na etapa inicial. Frei, de pênalti, descontou para o Basel na segunda etapa. Precisando de mais um gol, quem marcou mesmo foi o Fulham, com o húngaro Gera. No finzinho, Streller ainda diminuiu para os suíços, mas já era tarde. O Fulham, assim como a Roma, está na próxima fase.
Classificação:
1º Roma - 13
2º Fulham - 11
3º Basel - 9
4º CSKA Sofia – 1
Grupo F
Já classificado em primeiro lugar, o Galatasaray não conseguiu terminar a fase de grupos invicto. O já eliminado Sturm Graz recebeu os turcos, e venceu por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Beichler, aos 20 do primeiro tempo.
No outro duelo, Panathinaikos e Dinamo Bucareste duelavam pela segunda vaga. O empate favorecia o Panatha, mas o time foi além disso: goleou por 3 a 0. Rukavina abriu o placar, e Cissé, com dois gols, completou a vitória aos gregos. Todos os gols foram marcados no segundo tempo.
Classificação:
1º Galatasaray - 13
2º Panathinaikos - 12
3º Dinamo Bucareste - 6
4º Sturm Graz – 4
Grupo J
Líder isolado do grupo, o Shakhtar visitou o eliminado Partizan, visando manter sua invencibilidade na fase de grupos. Mas os sérvios fizeram a lição de casa, e venceram por 1 a 0. O gol da única vitória do time em toda a competição foi marcado por Diarra, aos seis do primeiro tempo.
Os focos estavam voltados para Brugge e Toulouse, que duelaram pela segunda vaga em confronto na Bélgica. Jogando em casa e por um empate, o Brugge teve as melhores chances (num jogo de baixo nível técnico), e conseguiu marcar o gol da vitória apenas nos acréscimos do segundo tempo. Perisic, o carrasco do Toulouse (ele já havia marcado gol nos franceses na partida realizada na França), fez o gol único do jogo, que classificou o Brugge.
Classificação:
1º Shakhtar Donetsk - 13
2º Club Brugge - 11
3º Toulouse - 7
4º Partizan – 3
Grupo K
Defendendo a liderança da chave, o PSV derrotou o CFR Cluj por 2 a 0, fora de casa, e sacramentou o primeiro lugar. Lazovic, de pênalti, abriu o placar no primeiro tempo. Amrabat completou o placar na etapa final.
Deste grupo, quem se junta ao PSV na próxima fase é o Kobenhavn, que visitou o Sparta Praga e surpreendeu os tchecos: goleou por 3 a 0. O jogo foi marcado pela grande atuação do artilheiro N’Doye, que marcou dois gols no primeiro tempo e deixou o Kobenhavn em ótima vantagem. Precisando do resultado, o Sparta foi pra cima, mas acabou sofrendo outro gol, de Gronkjaer, cobrando pênalti. E quando Pamic foi expulso, as chances de classificação dos donos da casa acabaram de vez.
Classificação:
1º PSV - 14
2º Kobenhavn - 10
3º Sparta Praga - 7
4º CFR Cluj – 3
Grupo L
Já classificados para a próxima fase, Athletic Bilbao e Werder Bremen entraram em campo com o objetivo de garantir a liderança do grupo. E nesse duelo particular, o Werder se deu melhor: goleou os espanhóis por 3 a 0. Pizarro, o brasileiro Naldo e Rosenberg marcaram os gols do jogo, todos no primeiro tempo. A título de curiosidade, vale destacar a presença do jovem Jonas Ramalho, de 16 anos, em campo pelo Bilbao. Ele marcou seu nome na história como o primeiro negro a defender as cores do clube. Já o Werder pode comemorar não só a liderança, mas também a sua invencibilidade nesta fase de grupos.
No duelo dos eliminados, o Nacional protagonizou a maior goleada da rodada até o momento: impiedosos 5 a 1 no Austria Viena. E olha que os austríacos abriram o placar, com o brasileiro Schumacher. Mas o artilheiro do time, Micael, e o angolano Mateus viraram o jogo ainda no primeiro tempo. Na etapa final, novamente Micael, Tomasevic e Lopes fizeram os outros gols do Nacional na partida.
Classificação:
1º Werder Bremen - 16
2º Athletic Bilbao - 10
3º Nacional - 5
4º Austria Viena - 2