quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Liga Europa: Encerramento da última rodada da fase de grupos

Share |

Por Gabriel Seixas

Nesta quinta-feira, a fase de grupos da Liga Europa chegou ao fim. Consequentemente, já são conhecidos os 32 classificados para a próxima fase (os dois primeiros colocados de cada um dos 12 grupos mais os oito terceiros colocados da fase de grupos da Liga dos Campeões). O sorteio dos confrontos da próxima fase, que serão realizados no formato de mata-mata, serão sorteados amanhã, bem como os confrontos da Champions League. O Esporte É Vida, é claro, trará todos os confrontos das duas maiores competições europeias. Confira um resumo dos jogos desta quinta que encerraram a fase de grupos da Liga Europa.

Grupo A

Classificado para a próxima fase antes mesmo da rodada começar, o Ajax recebeu o Anderlecht com a “simples” missão de carimbar o primeiro lugar do grupo. Um empate bastava ao time holandês. Mas nem isso conseguiu tranquilizar a equipe: numa atuação apática de todo o time, o Ajax foi derrotado em casa por 3 a 1. O jovem Lukaku, de 16 anos, abriu 2 a 0 para o Anderlecht com dois gols de cabeça. Legear, ainda no primeiro tempo, ampliou. Emanuelson descontou para os donos da casa no segundo tempo, mas foi pouco. Com o resultado, o Anderlecht roubou a liderança do Ajax, mas ambos passam a próxima fase.

No outro jogo do grupo, o desanimado Dinamo Zagreb perdeu em casa para o FC Timisoara por 2 a 1. O Zagreb ainda tinha chances de classificação antes da rodada, mas dependia de um tropeço do Anderlecht (o que não aconteceu). Resultado: acabou perdendo o seu jogo. Bucur abriu o placar para o Timisoara, mas Scutaru, contra, empatou. A seis minutos do fim, Goga fez o gol da vitória dos romenos.

Classificação:

1º Anderlecht - 11
2º Ajax - 11

3º Dinamo Zagreb - 6
4º FC Timisoara- 5


Grupo B

O grupo mais equilibrado da Liga Europa conheceu seus classificados apenas na última rodada. Lille, Valencia e Genoa brigavam por duas vagas. Ambos dependiam apenas de suas forças para avançar. O Lille tinha a missão mais fácil, recebendo o eliminado Slavia Praga. E confirmou o favoritismo e a classificação com a vitória por 3 a 1. Cabaye, Gervinho e Obraniak fizeram os gols do Lille, enquanto o atacante Vlcek fez o gol do Slavia.

Com a vitória do Lille, o jogo entre Genoa e Valencia se transformou em um confronto direto. E mesmo diante de sua torcida, o Genoa decepcionou e foi derrotado por 2 a 1. Bruno Saltor, de cabeça, abriu o placar no finzinho do primeiro tempo para o Valencia. Crespo empatou para o Genoa na segunda etapa. Precisando da vitória, os italianos foram pra cima. Os valencianistas, que jogavam por um empate, desperdiçaram um pênalti com David Villa, que bateu pra fora. Mas o mesmo Villa, nos acréscimos, fez o gol que sacramentou a classificação do Valencia, aproveitando saída de bola bizarra do goleiro italiano Scarpi.

Classificação:

1º Valencia - 12
2º Lille - 10

3º Genoa - 7
4º Slavia Praga – 3


Grupo C

Hapoel Tel-Aviv e Hamburgo, ambos classificados, duelaram em Israel com o objetivo de terminar a fase de grupos na liderança. Melhor para o Hapoel, que venceu pelo placar mínimo. O gol da vitória foi de Yeboah, aos 23 minutos do primeiro tempo.

No outro jogo, o dos eliminados, o Rapid Viena chegou a abrir 3 a 0 no placar, mas permitiu o empate do Celtic em 3 a 3. Dois gols de Jelavic e outro de Salihi (com assistência de Jelavic, homem do jogo), nos primeiros 19 minutos de jogo, deixaram o Rapid Viena com uma vantagem confortável. Mas o atacante Fortuné, com um gol no primeiro tempo e outro no segundo, descontou para os escoceses. E no último minuto, McGowan evitou um vexame do Celtic, que se despediu da competição com apenas uma vitória em seis jogos.

Classificação:

1º Hapoel Tel-Aviv - 12
2º Hamburgo - 10

3º Celtic - 6
4º Rapid Viena – 5


Grupo G

O Salzburg foi até a Espanha encarar o Villarreal e não decepcionou: venceu por 1 a 0 e se consagrou como o único time a terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento. O Villarreal, que também entrou em campo antecipadamente classificado, entrou em campo poupando vários titulares. Melhor para o Salzburg, que marcou seu gol aos sete minutos do primeiro tempo, com Svento.

Os eliminados Lazio e Levski Sofia também fizeram um ‘amistoso de luxo’. E o técnico da Lazio, Davide Ballardini, provou não estar nem um pouco preocupado com a partida: lançou diversos reservas para encarar os búlgaros. Resultado: derrota por 1 a 0. Foi a primeira (e única) vitória do Levski nesta fase de grupos. O gol da vitória foi marcado por Yovov.

Classificação:

1º Salzburg - 18
2º Villarreal - 9

3º Lazio - 6
4º Levski – 3


Grupo H

Líder isolado do grupo, o Fenerbahçe recebeu o Sheriff, que brigava pela outra vaga do grupo. Mas o Fener não deu chances para o fraco time moldavo: venceu por 1 a 0 e eliminou o adversário. O gol do jogo foi marcado por Boral, ainda no primeiro tempo. Alguns titulares absolutos, como Alex e Cristian, foram poupados. O jogo ainda marcou a despedida do lateral Roberto Carlos do Fenerbahçe. O lateral, ex-seleção brasileira, acertou seu retorno ao Brasil para defender o Corinthians.

Com a derrota do Sheriff, a outra vaga do grupo ficou com o Twente, que empatou com o Steaua em 1 a 1. Kapetanos abriu o placar para o Steaua, mas Stam empatou para o Twente. Os holandeses, que somaram apenas 8 de 18 pontos disputados, chegam para a próxima fase como o time de pior aproveitamento dentre os 24 classificados (sem contar os 8 classificados através da Champions League, obviamente).

Classificação:

1º Fenerbahçe - 15
2º Twente - 8

3º Sheriff - 5
4º Steaua – 4


Grupo I

O Benfica sacramentou a liderança do grupo ao vencer o AEK, em casa, por 2 a 1. O time português poupou vários jogadores para o confronto, mas foi justamente um titular que decidiu a partida: o argentino Di Maria, com dois gols (sendo um sensacional, de letra) garantiu a vitória do Benfica. Blanco ainda descontou para o AEK, que deixa a competição na lanterna do grupo.

No outro jogo, o Everton foi a campo com 10 reservas para encarar o BATE Borisov, em casa. O time sentiu o desentrosamento (e o sono, porque o jogo foi horrível) e perdeu por 1 a 0. O gol do triunfo dos bielo-russos foi de Yurevich.

Classificação:


1º Benfica - 15
2º Everton - 9

3º BATE Borisov - 7
4º AEK – 4


Próxima fase

Os 16 confrontos da próxima fase serão sorteados amanhã. O critério de sorteio será da seguinte forma: os 32 classificados foram divididos em dois potes (pote 1 e pote 2). Ou seja, o times que estão no pote 1 só podem confrontar times do pote 2. Confira como foram organizados os potes:

Pote 1: Anderlecht, Valencia, Hapoel Tel-Aviv, Sporting, Roma, Galatasaray, Salzburg, Fenerbahçe, Benfica, Shakhtar Donetsk, PSV, Werder Bremen, Juventus, Wolfsburg, Marseille e Unirea Urziceni.
Pote 2: Ajax, Lille, Hamburgo, Hertha Berlim, Fulham, Panathinaikos, Villarreal, Twente, Everton, Club Brugge, FC Kobenhavn, Athletic Bilbao, Liverpool, Atlético de Madrid, Rubin Kazan e Standard Liége.

Um comentário:

Willian Kressin disse...

Muito bom o resumo do que aconteceu nos grupos. Agora que o Toulouse está fora, me resta torcer par ao Lille e para o Olympique de Marselha, já que sou muito fã do futebol francês.