quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Liga Europa – Abertura da última rodada da fase de grupos

Share |

Por Gabriel Seixas

A última rodada da fase de grupos da Liga Europa foi inaugurada nesta quarta-feira com 12 jogos, sendo que 6 dos 12 grupos desta fase já tiveram seu desfecho. Dos times que entraram em campo hoje e já estavam classificados antecipadamente para a próxima fase, aparecem Sporting, Roma, Galatasaray, Shakhtar Donetsk, PSV, Werder Bremen e Athletic Bilbao. Outras cinco equipes garantiram presença ao lado destas na próxima fase: Hertha Berlim, Fulham, Panathinaikos, Club Brugge e Kobenhavn. Confira um resumo exclusivo dos jogos desta quarta, lembrando que a rodada será completada com mais 12 jogos válidos por outros seis grupos, que também terão cobertura do Esporte É Vida.

Grupo D

Já garantido não só na próxima fase, como na liderança do grupo, o Sporting poupou alguns titulares para enfrentar o Hertha Berlim, fora de casa. Os alemães, por sua vez, dependiam apenas de si para se classificar. Uma vitória bastava. E foi o que o Hertha conseguiu: o gol da classificação foi marcado por Kacar, aos 25 do segundo tempo. Foi o único gol da partida, o suficiente para colocar o Hertha Berlim na próxima fase ao lado do próprio Sporting.

O Heerenveen, que precisava não só vencer o Ventspils, como torcer por um tropeço do Hertha, fez sua parte, mas acabou eliminado: goleou os letões por 5 a 0. Todos os gols foram marcados no segundo tempo: Väyrynen e Elm abriram 2 a 0 para os holandeses, e Sibon, que entrou durante a partida, marcou mais dois. No finalzinho, o zagueiro Janmaat ainda deixou o seu, mas não adiantou de nada. Tanto Heerenveen quanto Ventspils se despediram da Liga Europa.

Classificação:

1º Sporting - 11
2º Hertha Berlim - 10

3º Heerenveen - 8
4º Ventspils – 3


Grupo E

Garantida na próxima fase, a Roma entrou em campo para visitar o eliminado CSKA Sofia, fora de casa, poupando vários titulares. O que não impediu o time de conseguir uma vitória tranquila por 3 a 0, para confirmar a liderança do grupo. Os garotos Cerci (com dois gols) e Scardina construíram a vitória romana.

No outro duelo da chave, o confronto direto pela segunda vaga entre Basel e Fulham foi cercado de emoção. Precisando apenas de um empate, o Basel entrou em campo com uma postura defensiva, jogando pelo empate, e se deu mal: Zamora marcou 2 gols e abriu uma boa vantagem para o Fulham na etapa inicial. Frei, de pênalti, descontou para o Basel na segunda etapa. Precisando de mais um gol, quem marcou mesmo foi o Fulham, com o húngaro Gera. No finzinho, Streller ainda diminuiu para os suíços, mas já era tarde. O Fulham, assim como a Roma, está na próxima fase.

Classificação:

1º Roma - 13
2º Fulham - 11

3º Basel - 9
4º CSKA Sofia – 1


Grupo F


Já classificado em primeiro lugar, o Galatasaray não conseguiu terminar a fase de grupos invicto. O já eliminado Sturm Graz recebeu os turcos, e venceu por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Beichler, aos 20 do primeiro tempo.

No outro duelo, Panathinaikos e Dinamo Bucareste duelavam pela segunda vaga. O empate favorecia o Panatha, mas o time foi além disso: goleou por 3 a 0. Rukavina abriu o placar, e Cissé, com dois gols, completou a vitória aos gregos. Todos os gols foram marcados no segundo tempo.

Classificação:

1º Galatasaray - 13
2º Panathinaikos - 12

3º Dinamo Bucareste - 6
4º Sturm Graz – 4


Grupo J

Líder isolado do grupo, o Shakhtar visitou o eliminado Partizan, visando manter sua invencibilidade na fase de grupos. Mas os sérvios fizeram a lição de casa, e venceram por 1 a 0. O gol da única vitória do time em toda a competição foi marcado por Diarra, aos seis do primeiro tempo.

Os focos estavam voltados para Brugge e Toulouse, que duelaram pela segunda vaga em confronto na Bélgica. Jogando em casa e por um empate, o Brugge teve as melhores chances (num jogo de baixo nível técnico), e conseguiu marcar o gol da vitória apenas nos acréscimos do segundo tempo. Perisic, o carrasco do Toulouse (ele já havia marcado gol nos franceses na partida realizada na França), fez o gol único do jogo, que classificou o Brugge.

Classificação:

1º Shakhtar Donetsk - 13
2º Club Brugge - 11

3º Toulouse - 7
4º Partizan – 3


Grupo K

Defendendo a liderança da chave, o PSV derrotou o CFR Cluj por 2 a 0, fora de casa, e sacramentou o primeiro lugar. Lazovic, de pênalti, abriu o placar no primeiro tempo. Amrabat completou o placar na etapa final.

Deste grupo, quem se junta ao PSV na próxima fase é o Kobenhavn, que visitou o Sparta Praga e surpreendeu os tchecos: goleou por 3 a 0. O jogo foi marcado pela grande atuação do artilheiro N’Doye, que marcou dois gols no primeiro tempo e deixou o Kobenhavn em ótima vantagem. Precisando do resultado, o Sparta foi pra cima, mas acabou sofrendo outro gol, de Gronkjaer, cobrando pênalti. E quando Pamic foi expulso, as chances de classificação dos donos da casa acabaram de vez.

Classificação:

1º PSV - 14
2º Kobenhavn - 10

3º Sparta Praga - 7
4º CFR Cluj – 3


Grupo L

Já classificados para a próxima fase, Athletic Bilbao e Werder Bremen entraram em campo com o objetivo de garantir a liderança do grupo. E nesse duelo particular, o Werder se deu melhor: goleou os espanhóis por 3 a 0. Pizarro, o brasileiro Naldo e Rosenberg marcaram os gols do jogo, todos no primeiro tempo. A título de curiosidade, vale destacar a presença do jovem Jonas Ramalho, de 16 anos, em campo pelo Bilbao. Ele marcou seu nome na história como o primeiro negro a defender as cores do clube. Já o Werder pode comemorar não só a liderança, mas também a sua invencibilidade nesta fase de grupos.

No duelo dos eliminados, o Nacional protagonizou a maior goleada da rodada até o momento: impiedosos 5 a 1 no Austria Viena. E olha que os austríacos abriram o placar, com o brasileiro Schumacher. Mas o artilheiro do time, Micael, e o angolano Mateus viraram o jogo ainda no primeiro tempo. Na etapa final, novamente Micael, Tomasevic e Lopes fizeram os outros gols do Nacional na partida.

Classificação:

1º Werder Bremen - 16
2º Athletic Bilbao - 10

3º Nacional - 5
4º Austria Viena - 2

Nenhum comentário: